[Resenha] Não Fale Com Estranhos

Detalhe Final
Título Original: The Stranger
Autor(a): Harlan Coben
Editora: Arqueiro                 Páginas: 304
Lançamento: 2016               ISBN: 9788580415711 
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

O estranho aparece do nada e, com poucas palavras, destrói o mundo de Adam Price. Sua identidade é desconhecida. Suas motivações são obscuras. Mas suas revelações são dolorosamente incontestáveis. Adam levava uma vida dos sonhos ao lado da esposa, Corinne, e dos dois filhos. Quando o estranho o aborda para contar um segredo estarrecedor sobre sua esposa, ele percebe a fragilidade do sonho que construiu: teria sido tudo uma grande mentira?  Assombrado pela dúvida, Adam decide confrontar Corinne, e a imagem de perfeição que criou em torno dela começa a ruir. Ao investigar a história por conta própria, acaba se envolvendo num universo sombrio repleto de mentiras, chantagens e assassinatos. Intrigante e perturbador, Não Fale Com Estranhos é mais que um suspense de tirar o fôlego. É uma reflexão sobre o bem e o mal, o amor e o ódio, o certo e o errado, os segredos, as mentiras e suas consequências devastadoras.
Mentira tem perna curta? Com certeza e nesse livro mentiras não faltam. Então vamos para outra pergunta… É melhor saber toda a verdade e sua paz acabar de forma irreversível ou viver na ignorância e aparentemente feliz?

Olha, eu sempre fui a favor da mais pura verdade, mas depois de conferir esta história fiquei incerta sobre isso, pois cada personagem que desvendou uma mentira teve sua vida totalmente destruída.

Harlan Coben chega com Não Fale Com Estranhos para nos desestabilizar. O meu divo tem o dom de criar enredos que a princípio parecem algo sem nenhum sentido. Não sem sentido literalmente, mas com situações que você fica surpreso e nem desconfia como pode levar à algo mais grave. Mas conforme vamos nos aprofundado em suas tramas, não só passamos a noite em claro, como nos surpreendemos com os brilhantes desdobramentos da história.

E mentira é o tema em alta nesta trama. Harlan apresenta um personagem sem nome e de intenções obscuras que aborda pessoas na rua, no bar e em qualquer outro local de fácil acesso para revelar um segredo sobre a esposa, o marido, os filhos e afins, alguém bem próximo desta “vítima”. Daí em diante a dúvida prevalece e o bichinho da desconfiança toma o controle.

Adam Price ficou sabendo que a esposa Corinne fingiu estar grávida. Qual motivo? Uma pergunta que ele teve respondida e desejou sinceramente nunca tê-la feito. A verdade não era a melhor solução, pelo visto uma mentira era mais confortável.

Adam foi o primeiro de muitos abordados pelo estranho e daquele dia em diante entrou numa espiral descendente. Sua vida perfeitamente construída foi por água abaixo e a esposa confrontada com o segredo fugiu. Ele mergulha numa investigação por respostas e pelo paradeiro de Corinne. O que vem a cada passo desse caminho é perigoso e sombrio.

Entre os demais que falam com o estranho, acredito que o caso de maior relevância após o de Adam é o de Heidi que descobre algo sobre a filha. Embora Adam e Heidi não se conheçam suas histórias vão se conectar e graças a isso trazer uma policial para a jogada. Esta policial será essencial para Adam e para o desvendar de inúmeros mistérios.

Qual razão para uma falsa gravidez? Quem anda matando pessoas depois que Adam começou a fazer perguntas? Onde está Corinne? Corinne estava encrencada ou era uma mentirosa nata? Quem é o estranho?

Harlan não é chamado de mestre das noites em claro à toa. Ele sabe criar tramas intrigantes, inovadoras e com personagens bem reais. Você se coloca na pele de cada um  e se pega imaginando qual seria sua atitude numa situação tão controversa quanto a apresentada. Tenta de verdade tomar uma decisão, não que isso vá mudar a história, mas você vai se esforçar para faze a escolha certa.

Diversas vidas são apresentadas ao leitor e a vontade de entender a conexão entre elas é um dos motivos que faz você ler sem parar até a última página. Eu amo os livros de Harlan e este aqui não me decepcionou. É muito bom ler uma história que te faça sentir vontade de agir, de tomar parte na história. De maneira engenhosa e hábil o autor nos torna um detetive, nos intriga e faz com que nossa imaginação alce vôo na tentativa de juntar peças.

Caramba! Literalmente olho por olho. A escolha do autor para o desfecho não foi nada ortodoxa, mas nem assim menos justa. Foi algo meio primitivo que mostrou que, por mais evoluído que o homem seja, o desejo de proteger a família é mais instinto do que razão. Condenar? Sim? Não? Talvez? Eu aceitei de boa a escolha, embora acredite que os verdadeiros culpados tenham tido um destino bem fácil. Há segredos que são melhores adormecidos. Leiam Harlan Coben.



  


2leep.com

21 comentários:

  1. Cara!
    Estou super com vontade de ler esse livro! Adoro um mistério!

    Beijocas,
    Rebeca Grauer, O Cafofo Literário

    ResponderExcluir
  2. Aaiin qro mto ler esse livro!
    Desde q vi me interessei pela história, tô super curiosa pra saber o que vai ser do destino dos personagens, e claro, qro descobrir que segredo eh esse!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Divo, que saudade tenho dos livros dele!!!
    Não sei por que parei... ou dei um tempo... Preciso voltar.
    Seis Anos Depois está na lista para ser o primeiro da volta, e este acaba de ocupar o segundo lugar ♥

    Adorei a resenha!!!

    Bjksssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi comentários muito bons sobre esse autor.Parece um daqueles que veio para nos matar com suas palavras né? Eu vou procurar saber mais sobre seus livros, i'm promess :)


    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. sempre leio muitas resenhas positivas dos livros do autor, esse por exemplo é uma unanimidade, todos sempre tem uma critica positiva, tão positiva que me faz reconsiderar de meu julgamento inicial de que não iria curtir por não ser algo que eu usualmente leio!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Quero muito ler algum livro do autor, e esse é um dos que pretendo ler logo, pois parece ser muito interessante. Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cida.
    Eu amei esse livro. Assim como todos os outros que li do Harlan. Ele é sensacional no que escreve. Sabe que também fiquei com essa questão depois de ler o livro. Acho que no caso deles era melhor ter ficado com a mentira. Não teria destruído tantas vidas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Não conheço ainda a escrita de Harlan Corben, mas só ouço elogios! Tenho muita vontade de ler algumas obras dele, mas falam tão bem de todas que fica difícil de escolher por onde começar. Ótima resenha!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida!

    Lá no blog quem leu foi a Marise e ela tb adorou!! Ainda não li nada do autor, mas tenho vontade de ler, ele parece conseguir realmente nos envolver nas suas histórias!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!
    Tudo bem?
    Escrevi essa resenha há algumas semanas também. Esse foi o primeiro livro do Coben que li e posso falar? Me apaixonei pela escrita dele. Que diálogos inteligentes! Sem contar que ele passa ao leitor situações - como essa da mentira e sobre suas descobertas - e teorias que faz você realmente refletir. E com essa ele mostrou que realmente há casos e casos né? Como você disse, cada pessoa que descobriu as mentiras de pessoas importantes para elas, tiveram suas vidas destruídas.

    Boas leituras.

    B-jão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Instagram: @vidaeletras

    ResponderExcluir
  11. Eu sou do time do prefiro verdades amargas, então... é melhor saber a verdade pq uma aparência feliz ainda não é felicidade de fato!

    E nossa!!! Que resenha passional!!! Uauuuuuuuuu!!! A Marise gosta muito do Harlan, mas poxaaaa a pessoa fica até com vergonha de não ter lido ainda um autor que desperta tanta paixão \o/

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida, sua linda, tudo bem?
    Agora estou com medo da gravidade dessas mentiras, ou melhor dizendo, das consequências geradas pela revelação delas. Porque era melhor não saber? Concordo com você o que mais está me intrigando é a relação entre as vítimas e o motivo desse estranho estar fazendo tudo isso. Como ele sabe tanto da vida dessas pessoas e o que ele ganha destruindo essas vidas? Estou louca para ler!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie Cida =)

    Adivinha quem ainda não criou vergonha na cara para ler Harlan Corben? Sim eu rs... Sou caso sério viu. Mas com tantos livros na estante e lançamentos interessantes, sempre acabo deixando alguns títulos de lado.

    Esse livro em especial vem sendo bastante elogiado, o que torna a tarefa de escolher um por qual começar ainda mais dificil.

    Beijos e uma ótima semana para você;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ps: Estou lendo a Casa da Praia e não estou aguentando de curiosidade para saber que é o assassino. Socorro!! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane! Você vai ficar bem surpresa com a verdade. Quero ver a resenha.

      Excluir
  14. Oi, Cida!
    Eu só tenho lido resenhas positivas sobre esse livro e sempre ouvi elogios ao Harlan. Adoro livros que prendem assim, que fazem a gente tentar tirar nossas conclusões e que mantém a gente intrigado e ligado o tempo todo.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  15. Já quero ler!!! Fiquei curiosa com essa tal Corinne e quero saber o motivo da falsa gravidez.
    Adoro a escrita do Harlan Coben, ele é um autor sensacional.

    http://simplesmentelivs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Hey! Estou super ansiosa para ler esse livro, e faz muito tempo que não leio um bom suspense, vou confiar na sua resenha e estou participando do concurso!
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá Cida,

    Gostei demais desse livro, o autor a cada novo livro consegue nos surpreender não é a toa que é conhecido como o mestre das noites em claro....demais....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Quando começo um livro dele é pra dormir lá pelas 3 da manhã porque o sono pede, mas por querer eu continuava xD
    Noites em claro mesmo. Esse é o cara da insônia. E que história sensacional essa parece ser. Outra muito bem arquitetada e com esse pano de fundo da mentira e suas consequências deve ter muita coisa bombástica aí. Pode ser até clichê, mas num livro do Coben? Parece até inédito, não é não? Estou ansiosa pra ver se é bom assim mesmo. Ainda mais com esse final olho por olho que falou. Acho que tenho mais um do autor para favoritar aí.

    ResponderExcluir
  19. Que história instigante!! Corinne parece esconder muitas coisas!! Mas quem será este estranho? Gosto deste mistério e suspense todo que o livro parece conter!! Fiquei com muita vontade de conhecer esta história!!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!