[Resenha] O Mistério do Grêmio

O Mistério do Grêmio
Autor(a): Luis Eduardo Matta
Editora: Editora Sesi –SP                   Páginas: 216
Lançamento: 2015                             ISBN:9788582056837
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
O Mistério do Grêmio conta a história de Luciana, uma garota resolvida que, aos 16 anos, foi eleita presidente do Grêmio Estudantil da Escola Aurora, onde cursa o ensino médio. Depois de muita insistência, ela consegue que a diretora da escola concorde em ceder um espaço maior e mais adequado para a sede do grêmio. Feliz com a inauguração oficial da nova sede, Luciana nem se importa com os boatos de que o prédio onde agora está instalado o grêmio seja mal-assombrado. As atividades na nova sede começam muito bem, até que coisas estranhas começam a acontecer...

O Mistério do Grêmio, de Luis Eduardo Matta,  inaugura a coleção policial infantojuvenil da Editora Sesi –SP. Eu já havia lido um livro do autor e gostado muito, aliando isso ao tema desta obra, logo decidi fazer a leitura e posso dizer conheci uma história de mistério deliciosa.

Luciana é uma menina determinada que ao se tornar presidente do grêmio estudantil da Escola Aurora não sossegou enquanto a diretora não cedeu um espaço maior e melhor para a sede do grêmio. Como a escola possuía um prédio antigo sem uso, a diretora reformou parte do local para Luciana se instalar. No entanto, a sala escolhida não era bem vista. Lá, há treze anos atrás, uma aluna havia sido encontrada morta.

No dia da inauguração da nova sede do grêmio acontecimentos estranhos marcaram a cerimônia e se não bastasse isso para assustar o pessoal, um roubo também surpreendeu Luciana. Será que isso era obra de um fantasma? Será que a aluna morta – Maria Lucinda -, não queria que ninguém usasse sua sala?

O fato é que Luciana acaba se vendo obrigada a descobrir se existe mesmo um fantasma e, mais ainda, o que realmente aconteceu com Maria Lucinda. Nossa presidente é atacada na sede do grêmio e quer entender o que está acontecendo. Junto com o namorado embarca numa investigação que vai revelar segredos do passado muito bem guardados e um possível crime.

A narrativa é deliciosa e fluida. Há detalhes na medida certa para você criar suas próprias teorias e tentar descobrir o mistério que cerca o grêmio e a morte de Maria Lucinda.

Luciana é uma protagonista cheia de energia e determinação, sua força contagia o leitor, o que torna a leitura bem empolgante. É uma menina que luta pelo que quer, uma detetive nata que tem ideias brilhantes para encontrar respostas.

O autor criou um mistério cheio de entrelinhas e você precisa estar atento aos detalhes para juntar as peças. Saiba que tudo e todos escondem algo. Passado e presente se misturam e uma série de fatos aleatórios se unem para formar um quebra cabeça. Confesso que parte do enigma eu desvendei, mas não ele todo. A história é curta, mas completa e sem pontas soltas.

É uma leitura que vai agradar o público alvo por ser ágil, jovial, atual e inteligente, mas o leitor mais velho vai se ver naquele momento nostalgia pura ao reencontrar uma trama que remete à uma coleção de livros que ganhou muitos corações. Qual coleção? A Coleção Vaga-Lume.

Eu era apaixonada por esta coleção e ler O Mistério do Grêmio foi simplesmente um presente. Luis Eduardo Matta mais uma vez trouxe uma boa história e me surpreendeu com a qualidade de sua narrativa. É um livro juvenil , por isso a trama não vai ser complexa e profunda, tenham isso em mente, mas cumpre o papel dentro do que foi proposto. Eu recomendo sem dúvidas.


2leep.com

9 comentários:

  1. Adorei, mulher!!

    Esses livros do Sesi estão um escândalo de tanto amor!

    E eu adoro livros que tenham fantasmas!! você sabe disso!! Estou encantada ♥ Muito encantada!

    Bjkssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida,
    Confesso que não me sinto atraída por esse livro. Acho que não faz meu gênero, sabe? Mas ótima resenha!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um ótimo livro, gostei da resenha e conheci um livro novo para mim.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida!
    Lendo a sinopse já me lembrei os livros da Vaga-Lume que você citou depois, deu uma saudade aqui.
    Com certeza era o tipo de livro que eu amava ler lá nos meus 12/13 anos, mas que também gostaria de ler hoje.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!
    Gosto desse tipo de leitura e ainda mais sendo uma história de mistério moldada a um público jovem sem deixar de levar umá leitora como eu a viver momentos nostálgicos.
    Beijinhos
    http://saletadeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cida!
    Eu curto esse tipo de literatura pra curar ressaca e passar o tempo.
    Acho que sou uma das poucas que não leu a Coleção Vaga-lume.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. oi Cida, que enredo cheio de mistérios! ja fiquei um pouco interessada e cogitando mil situações para Maria Lucinda

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada deste autor, mas adorei sua resenha!

    http://colecionadoresdelivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Não conhecia o livro. Gostei bastante do mistério que envolver a história, gostaria mto de conhecer mais detalhes do livro...
    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!