[Resenha] Mentira Perfeita

Mentira Perfeita
Autor(a): Carina Rissi
Editora: Verus                      Páginas: 462
Lançamento: 2016               ISBN: 9788576864585
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa qualquer coisa mesmo! por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente... Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se Um Marido, uma história que se passa no mesmo universo da primeira. Aqui você vai conhecer novos personagens inesquecíveis, além de rever aqueles que já moram no seu coração.
Existe mentira perfeita? Acredito que não, mas neste livro de Carina Rissi talvez possamos acreditar em uma mentira que pode ter um resultado perfeito para duas pessoas que precisam de um grande amor em suas vidas e nem se deram conta disso. Estou falando de Marcus e Julia.

Julia é uma moça que carrega desde a infância o medo de ser abandonada. Filha de uma mãe viciada em drogas, foi criada pela tia Berenice. Atualmente a vida da moça é focada no trabalho e nos cuidados com a tia que sofre de problemas cardíacos. Dona Berê precisa de um coração e não há sinal de um doador por aí. Achando que vai perder a tia a qualquer momento, Julia inventa um noivo de mentira para deixar os últimos dias de sua mãe de criação mais alegres. A felicidade dela é tanta que melhora e resolve organizar o casamento do século para a Juju!

Marcus é irmão de Max (protagonista do livro Procura-se um Marido) e luta diariamente para recuperar o movimento das pernas que perdeu em um acidente de moto. Um dos seus maiores desejos é morar sozinho, mas a família só vai permitir isso se ele arrumar um cuidador. O rapaz não quer uma babá e tem a brilhante ideia de inventar uma pessoa para ocupar o cargo.

Julia precisa de um noivo. Marcus de uma cuidadora. Ele sente uma forte atração por ela. Já ela o vê como um cretino. Contudo precisam de ajuda e surge então uma parceria improvável. Ambos vão mentir para as famílias e assim tentar resolver seus problemas, mas como todo mundo sabe que relacionamentos deste tipo resultam sempre em confusão, podem esperar por uma história divertida e cheia de loucuras no melhor estilo Rissi de escrever um livro. Risadas e suspiros garantidos.

Carina tem uma narrativa envolvente e desde as primeiras páginas captura o leitor com seu texto leve e divertido. É uma história cheia de clichês e situações loucamente absurdas, mas são clichês bem legais e loucuras deliciosas de acompanhar. Pode ser previsível, mas ainda assim você não consegue largar.

As mentiras de Julia e Marcus os colocam em confusão atrás de confusão, especialmente ela que precisa lidar com uma tia de personalidade indomável e voluntariosa. O que Julia tem de quietinha, dona Berê tem de incendiária. Impossível não rir com as colocações desta senhora e a forma como sempre consegue o que quer. Ela é uma romântica incorrigível e vai causar muita bagunça com seus livros antigos e filmes preto e branco.

Julia é uma garota que teme ser ousada e Marcus entra em sua vida para impor desafios. Como dizia dona Berê: Julia levava a vida, não vivia a mesma. A relação dos dois é entre tapas e beijos e você torce para que ele consiga tirá-la da redoma na qual se isola. Mas não pensem que é somente ele que faz a diferença, Julia entra na vida de Marcus para mostrar o quanto ele pode viver normalmente dentro de suas limitações.

É um romance que começa da maneira errada, mas se prova certo. Julia e Marcus são perfeitos um para o outro, não por serem parecidos e sim por serem totalmente opostos e aquilo que faltava na vida um do outro.

Eu caí de amores por este cara provocador, inteligente e sexy. A autora trouxe um protagonista com charme e sensualidade que transbordam das páginas. Muita gente por aí vai querer um Marcus em sua vida. Julia é moça batalhadora e de muito caráter e mesmo com seus traumas não perde tempo lamentando. É uma boa protagonista em vários aspectos, mas em partes eu gostaria de que tivesse agido com mais maturidade e determinação, que as pessoas não a tratassem constantemente de maneira tão protetora, como se fosse quebrar facilmente. 

O que mais gostei nesta história foi a forma como Carina abordou a deficiência de Marcus. Ela não o mostrou como alguém limitado e enfurecido com a vida e sim como alguém que se adaptou muito bem e luta para se recuperar. Claro que ele surta em alguns momentos e com bons motivos, mas mais do que isso, sua jornada mostra como é possível recomeçar.

Adorei a crítica sutil inserida na trama sobre a falta de respeito com os deficientes, desde uma vaga reservada para eles ser ocupada por uma pessoa que não precisa , até um local sem rampas de acesso. No entanto, nada é mostrado no sentido de fazer você sentir pena, ao contrário, é uma história que busca um lado positivo da situação, que inspira e motiva. Ainda podemos encontrar uma abordagem sobre doação de órgãos e adoção.

Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se um Marido, mas podem ler sem ter lido o anterior que dá para entender direitinho. Vai ter spoilers com certeza, mas mesmo eu que os abomino, não me incomodei e fiquei cheia de vontade de conferir a história do casal do livro anterior – Max e Alicia. Os dois aparecem aqui diversas vezes e acho que vou me identificar muito com esta garota que tem jeito de ser bem maluquinha.

O livro é narrado em primeira pessoa pelos pontos de vista de Marcus e Julia e assim conseguimos acompanhar cada passo desta “mentira perfeita” e como a mesma transformou a vida destes dois. Uma história para rir, chorar e suspirar. Adorável. 

2leep.com

15 comentários:

  1. Adorei sua resenha. Legal ela colocar um personagem principal com alguma deficiência, uma coisa que nunca li.
    Falam muito bem da autora, não é?

    http://colecionadoresdelivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero, preciso ler! Você me convenceu, arrematou a coisa... Esse é um romance com cara de comédia romântica eu já me peguei rindo e suspirando na resenha imagina nos livros!!!

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  3. Pirada com as resenhas desse livro gte!!!
    Aaaai qro mtooooo ler! Gostei mto de como a autora descreve cada detalhe da história!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida...
    Todo mundo falando/lendo esse livro e eu aqui com muitas leituras atrasadas, oh vida viu.
    Até agora só li resenhas positivas, o que aumenta minha vontade de ler.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  5. oi Cida, eu sou fã da Carina e adorei a história de Marcus e Julia, a autora foi super feliz ao trazer um enredo diferenciado e cuidadosamente escrito, sem perder a leveza que já virou sua marca registrada!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desse livro, mas meu preferido da Carina continua sendo Perdida, porém Mentira Perfeita entrou para a minha listinha de melhores livros do ano.

    Beijokas da Mylloka :*
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Daqui a pouco eu não vou me aguentar mais de tanta ansiedade que estou para ler esse livro. Geral está falando bem dele, quero ler em breve!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  8. Olá, Cida.
    Você não leu o anterior? Eu amei Procura-se um marido. Foi o primeiro livro que li da Carina e virei fã. Mesmo sendo bem clichê, é como você disse, a gente não consegue largar. Quero muito ler esse também e assim que der vou ler, porque o Marcus participa do livro anterior e gostei muito dele lá.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oie Cida =)

    Da Carina até hoje só li Perdida e mesmo não gostando muito da protagonista, adorei a escrita da autora. Quer muito ler os demais livros da autora, pois pelo que percebo todos tem essa narrativa deliciosa e envolvente.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Eu ganhei esse livro no Mochilão da Record e estou pirando para ler, só vejo resenhas positivas! Adorei como você detalhou cada ponto na sua resenha, positivos e negativos, fiquei com ainda mais vontade de ler!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cida!
    Eu estou com esse livro aqui pra ler, mas quero ler antes Procura-se Um Marido.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Oi, Cida! Eu nunca li nada da Carina, mas tenho visto nas últimas semanas muitas resenhas de "A mentira perfeita" e muitos elogios a respeito da escrita da autora desde sempre.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  13. Bem, pra começar, essa capa está lindinha.
    Segundo, adorei a resenha!! Eu nem tinha vontade de ler este livro, mas agora até que bateu aquela vontadezinha, rsrs.
    Fiquei com vontade de conhecer o Marcus e a Julia.
    Outra coisa, todos os livros deveriam vir com essas críticas, uma leve bronca mesmo. Quem sabe assim o mundo vai mudando um pouquinho por vez. Aliás, não o mundo, as pessoas :)

    Bjksssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  14. Sou louca para ler Procura-se um Marido, achei a ideia geral desse spin-off muito interessante, pensava precisava da leitura do primeiro livro para entender, bom saber que o livro funciona sozinho também.
    Gostei muito da sua resenha, espero ter oportunidade de ler o livro um dia.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  15. Cida, vc precisa ler "Procura-se Um Marido". Eu sou apaixonada pelo casal, o livro foi incrível. E esse aí já está na minha listinha de desejados tb. Não gosto muito de narração em primeira pessoa, mas se for como o livro anterior, isso não interferirá em nada a minha boa opinião sobre ele!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!