[Resenha] Herdeira do Fogo

Herdeira do Fogo
Título Original: Heir of Fire (Throne of Glass #3)
Autor(a):  Sarah J. Maas 
Editora: Galera Record         Páginas: 518
Lançamento: 2015               ISBN: 9788501401403 
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Celaena ressurge das cinzas ainda mais forte e letal. E parte em uma jornada em busca de uma obscura verdade: uma informação sobre sua herança e seus antepassados que pode mudar sua vida e o futuro de dois reinos para sempre. Enquanto isso, forças sinistras começam a despontar no horizonte e têm planos malignos para dominar o seu mundo. Agora, depende de Celaena encontrar coragem para enfrentar tais perigos, além de seus próprios demônios, e fazer a escolha mais difícil da sua vida.

Herdeira do Fogo, de Sarah J. Maas, é terceiro volume da série Trono der Vidro publicada no Brasil pela Galera Record. Está série de fantasia figura entre as minhas favoritas e posso dizer que a cada livro a autora consegue me surpreender mais. Não há maldição do segundo livro, nem enrolação. Temos é ação e emoção do começo ao fim de cada um dos volumes. Confira aqui as resenhas anteriores.

Ela foi a Assassina de Adarlan. Ela foi escrava nas minas de Sal de Endovier. Ela foi a campeã do rei. Agora ela é a herdeira das cinzas em busca da chama que vai torná-la a herdeira do fogo.

Desde o começo Celaena, Chaol e Dorian estiveram próximos, nem sempre juntos, mas no mesmo local. Agora tudo mudou, desde os acontecimentos reveladores de Coroa da Meia –Noite, tanto a relação deles quanto os mesmos foram transformados.

Celaena está do outro lado do mar em busca de respostas que possam ajudar a derrubar o Rei de Adarlan. Chaol para salvar sua amada fez um acordo com o pai e agora vai ter que abandonar o posto de capitão da guarda real. E Dorian está tentando esconder do pai que possui magia. Os três estão mais solitários do que nunca e vemos claramente como isso está refletindo em seus humores e disposição. Dor, mágoa, saudades, culpa, vergonha são apenas parte dos sentimentos que carregam no coração.

A narrativa em terceira pessoa nos transporta para onde eles estão, permitindo assim que possamos acompanhar as jornadas individualmente. Há ainda um quarto foco, as bruxas há tanto esquecidas e que se aliaram ao Rei de Adarlan. Elas são um enigma dentro do contexto geral.

Esta alternância de cenários e personagens é instigante. Você fica querendo saber tudo o que estão vivendo, nem consigo determinar qual ponta deste quadrado é mais interessante. Maas ampliou sua trama ao separá-los e ainda nos trouxe novos cenários, experiências e personagens.

Celaena irá dividir a cena com Rowan, um príncipe feérico linha dura. Chaol se une ao primo da assassina – Aedion –, para deixar Dorian seguro quando partir. E Dorian busca conforto nos braços de Sorscha, uma jovem curandeira do palácio.

Há um crescimento visível na trama tanto em relação aos personagens quanto ao cenário que precede a batalha que teremos para derrubada do tirano. Maas possui uma criatividade sem precedentes, quando acredito que ela não pode mais inovar me surpreendo ao ver a história ficando mais rica, mágica, profunda e intensa. O lado sombrio está bem mais evidente. A exploração minuciosa de cada personagem conduz para outro patamar.

Chaol me deixou muito irritada com sua relutância para escolher um lado, tanto que até Dorian o advertiu a cerca disso. Ele é bom, quer ajudar, mas ainda não tem a coragem para abraçar a causa.

Dorian me deixou triste, não exatamente ele, mas sua solidão. E mesmo sem chão e rumo, me fez gostar ainda mais dele ao mostrar como Celaena é importante. Eu torço tanto para  que um dia eles fiquem juntos, mesmo depois de tantos acontecimentos que mostrem o contrário.

Manon Bico Negro e suas bruxas são a incógnita. Trouxeram outra dinâmica para a trama. Ela é controversa e acredito que vai ser fator decisivo na hora certa. Uma personagem tão forte quanto Celaena.

E nossa protagonista está maravilhosa e na sua melhor fase. Bem, na primeira parte do livro – Herdeira das Cinzas –, ela está destruída, mas a jornada de auto-descoberta que trilha é incrível e redentora. Celaena Sardothien vai literalmente renascer como a fênix. Uau! Fascinante e comovente. Não tenho palavras para expressar a grandeza desta evolução, fiquei arrepiada. A segunda parte intitulada  Herdeira do Fogo é adrenalina pura. Ao lado de Rowan, ela vai incendiar tudo. E não posso deixar de dizer o quanto ele é ótimo também.

Eu fico totalmente absorta neste mundo de fantasia de Sarah J. Maas, não é algo muito fácil de explicar, mas já vi outros fãs da série e sei que são tão apaixonados pelo universo de Trono de Vidro como eu, até mais se duvidar. Aqui temos magia em diversas formas e uma mitologia ao redor da mesma complexa e bem construída. As cenas de luta e batalha são realistas e sangrentas, mas é mesmo a batalha pessoal de cada um que impressiona.

O final foi mais um soco no estômago. Todos os livros terminam de forma marcante, mas este aqui com certeza foi o mais agridoce. Se por um lado Celaena vai nos dar muita alegria, por outro temos Dorian e Chaol em situações de partir o coração. Já comecei o quarto e não sei como é possível, mas está ainda mais empolgante. Corre para ler!


2leep.com

24 comentários:

  1. Oi Cida,
    Essa série está na minha lista a muito tempo e eu nunca consigo ler.
    Vejo tantos elogios... E a capa até que é bonita.
    Acho que quero ler livro físico, tipo de história que quero ter em mãos.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, preciso retomar minha leitura com está série, eu li o primeiro livro e Amei!!!
    Que bom que a série está cada vez melhor..

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila! Eu gosto muito por nunca cair na mesmice.

      Excluir
  3. Oie,
    nossa ainda não comecei a ler esta série, vejo muito comentários positivos sobre ela.
    Esta na minha lista de leitura

    bjs
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. A gente pega séries e ficamos nos perguntando onde a autora/o autor consegue tanto pique para prender o leitor. Bom saber que com essa série é exatamente assim. Fiquei fascinada e já quero ler.
    http://revelandosentimentos.blogspot.com - Top Comentarista. 2 livros para o vencedor. Participe.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cida.
    Eu nunca li nada da autora, mas só vejo elogios aos livros dela. Meu sobrinho tem os três primeiros livros e já pedi para ele me emprestar hehe. Gostei de saber que a protagonista está no auge nesse volume. Geralmente acontece o contrário, começa bem, e vai decaindo para se reerguer no ultimo hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oie Cida =)

    Estou doida para ler essa série. DOIDA! Tudo na premissa dela, faz meus olhos brilharem rs...
    Os livros já estão na minha lista de desejados e espero ter a oportunidade de em breve mergulhar no que parecer ser um mundo fantástico que a autora criou.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida!
    Ainda não li nenhum livro da série, mas sua resenha está tão empolgada que fico com vontade de começar.
    Adoro histórias de fantasia e essa série parece ser ótima!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito boa Sora, esta vale a pena acompanhar.

      Excluir
  8. cida, como ele faz parte de uma série que só conheço por resenhas não me desperta muito interesse, mas é ótimo ver pelas suas palavras que o livro tanto te agradou
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cida, tudo bem?

    Que resenha destruidora foi essa? ADOREI.
    Esse negócio de renascer das cinzas como a fênix foi sensacional! hahaha
    Eu nunca tive tanta curiosidade para ler a série assim, mas todo mundo fala tão bem dela...o cenário criado pela autora é um pouco diferente dos do que eu estou acostumada, mas acho que seria fantástico desbravar esse universo.
    Vou procurar saber quantos livros são no total!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É quase isso mesmo, ainda mais por ela ter magia de fogo. São seis livros e o livro de contos.

      Excluir
  10. Assim como a Sora, eu tbm não li nenhum livro da série e pelo jeito vou demorar para ler porque eu tenho vários livros na fila ^^

    Beijokas da Mylloka :*
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida!

    Ainda não li nenhum livro da série, mas desde que teve o encontro do grupo editorial record e vi uma blogueira falando do livro e fiquei com vontade de ler! Sim, eu vou correr pra ler! E poxa, acho mega interessante o final de cada livro ser marcante, isso faz com que a gente fique empolgada, algo muito importante em séries!


    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a Iza que falou toda emocionada sobre a série.Eu sou mais tímida e não quis ir lá falar também.

      Excluir
  12. Oi Cida, sua linda, tudo bem?
    Ai, você me deixou toda ansiosa, esse universo criado pela autora parece ser incrível!!! Eu estou esperando todos os livros saírem, salvo engano são seis, eu já tenho os 3 primeiros, falta o conto e o lançamento. Quero ler tudo de uma única vez!!!Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cida!
    Pulei sua resenha porque agora que vou ler Coroa da Meia-noite e não quero spoilers.
    Quando li Trono de Vidro, me perguntei onde eu estava que não havia começado antes essa série.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  14. Não li nenhum livro dessa série ainda, MAS ESTOU NAMORANDO ELA HÁ TEMPOS! <33
    E depois dessa resenha então.. arrepiei junto com você. PRECISO. D:
    http://www.arquivosderafaela.com/

    ResponderExcluir
  15. Oii,
    Amei a resenha. Queria ler essa serie agora =D
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Vira e mexe eu vejo alguém falando desses livros! Não tem mais jeito. Eles acabaram de entrar para minha lista de leitura. Adorei a resenha.

    http://quantomaislivrosmelhor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida...

    Gostei bastante da resenha, sou muito fã de livros de fantasia.
    Essa série me parece ser muito boa, marcante, tenho certeza que vou amar desfrutar dessa leitura.
    A série já estava na minha lista de leitura, agora ela vai ganhar prioridade.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene! Leia sim, depois passa aqui e me fala se gostou.

      Excluir
  18. Oi, cidaa! Eu preciso começar a ler essa serie logo, parece uma serie MUITO incrível! Eu vou ler trono de vidro esse ano, ja ta no meu video de 16 livros para 2016 e ja sei que vou amar e querer ler todos hhaha

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Infelizmente não consegui ler da Sarah ainda, mas eu gosto mto do modo que escreve suas obras, sempre com gosto de qro mais!
    Adoreeei!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!