[Editora Arqueiro] Profundo & Intenso

Oi gente!

Este mês entre os lançamentos da Editora Arqueiro temos os livros Profundo e Intenso, de Robin York‏, que tratam sobre um tema em evidência na mídia: vingança pornô (revenge porn). 



O que é vingança pornô (revenge porn)?


A pornografia de vingança (em inglês, revenge porn) é uma expressão que remete ao ato de expor na internet fotos e/ou vídeos íntimos de terceiros sem o consentimento dos mesmos, geralmente contendo cenas de sexo explícito que mesmo quando gravadas de forma consentida, não tinham a intenção de divulgá-las publicamente. Após o fim do relacionamento, uma das partes divulga as cenas íntimas na internet como forma de "vingar-se" da pessoa com quem se relacionou. [Fonte Wikipedia]

Na obra de York, a protagonista Caroline Piasecki, vê sua vida se transformar em um pesadelo quando o ex-namorado espalha fotos dela nua na internet. De uma hora para outra, sua reputação é arruinada e o futuro promissor que a aguardaria após a faculdade já não parece tão garantido. Desesperada, ela tenta fazer com que as imagens sumam da rede e, ao mesmo tempo, procura se defender da multidão de pessoas que a julgam.

Eu nem imagino o quanto isso deve ser horrível. É uma evidência da faca de dois gumes que é a tecnologia, ou melhor dizendo, do uso que as pessoas fazem da mesma. A internet, as redes sociais e afins, podem nos proporcionar uma imensidão de coisas boas, mas ao mesmo tempo uma pessoa má pode aproveitar a acessibilidade e destruir a vida dos outros sem nenhum escrúpulo. É cruel, mas infelizmente real.

Acredito que ser exposto desta forma,  destrói o emocional de qualquer ser humano, mas o pior mesmo deve ser a sensação de  ser traído por aquela pessoa que depositamos nossa confiança e muitas vezes amor. 

Vejam uma nota da autora, que consta em Profundo, falando sobre vingança pornô. Ela faz um apelo para que esse tipo de ação se torne um crime previsto por lei. 








Confira aqui um trecho do livro Profundo.

O que vocês acham? Vocês conhecem alguém que já passou por isso? 


2leep.com

14 comentários:

  1. Oi, Cida, tudo bem?

    Assim que eu soube o tema dos livros eu fiquei muito interessada! Em um primeiro momento eu pensei que fosse apenas mais um NA como tantos outros, mas parece que não vem ao caso.
    Gostaria muito de ler ambos e espero fazer isso em breve. Muito importante esse trabalho de conscientização da autora, parabéns pra ela!


    Beijooo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cida!
    Graças a Deus nunca passei por isso e não conheço ninguém que também tenha passado.
    Infelizmente, as mulheres ainda são as principais vítimas disso :(
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  3. Oie Cida =)

    Eu demorei bastante para conseguir começar a escrever sobre o tema. É complicado você pensar que isso é muito mais do que uma obra de ficção e que ninguém está livre disso. Acho que é um tema que merece sim ser debatido e principalmente combatido com leis mais eficazes.

    Bem curiosa para ler o livro.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida!
    Maravilhosa a sua apresentação.Uma agressão que a mulher sofre que não tem como não se abalar emocionalmente. Durante a minha pesquisa fiquei impressionada com o número de casos e uma campanha como esta promovida pela Arqueiro só vem a ajudar e apoiar essas vítimas.
    Beijos

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  5. acho super válido a editora abrir um espaço para promover essa discussão!
    os casos de exposição pública de algo intimo tem ganhado mais força com as redes sociais e internet em larga escala, ao passo de que as leis precisam ser ajustadas e prever punição, como no caso da nossa lei brasileira, o mais bacana é que essa divulgação maciça leva o diálogo e principalmente a informação!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Cida, eu achei muito importante o tema abordado pelos livros Profundo e Intenso, um ato como esse deve ser considerado crime sem dúvida alguma, e deve entrar em vigor o quanto antes.
    Não conheço ninguém que passou por isto, mas pensar que não importando quem divulgue esse tipo de foto, quem é sempre ferida e mal falada é a mulher e aqueles que convivem com ela, é realmente revoltante.
    É uma ótima iniciativa, ótimo post e espero ver em breve uma resenha dos livros.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, é um assunto bastante polêmico, perturbador e importante de se discutir.
    Me interessei bastante!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Cida.
    Esse é um ótimo assunto a ser debatido. Eu também não consigo me imaginar em um tipo assim de situação, acho que eu enlouqueceria. Infelizmente as pessoas acham bonito compartilhar esse tipo de coisa, sem nem pensar que a pessoa pode não ter dado o seu consentimento para aquilo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Com certeza esses livros Top está na minha lista para ler. Achei muito importante a Nota da autora.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida,

    Eu ainda vou ler esses livros, só não peguei agora pq a lista de leitura está enorme, acho o tema e a proposta da blogagem coletiva super válido para uma discussão mais profunda sobre o assunto!

    Bjs, Mi

    Pop Notas

    ResponderExcluir
  11. Cida!
    Não sou muito a favor de vingança de nenhum tipo, mas após ler a nota da autora, fiquei bem interessada pelo livro.
    “Saber de cor não é saber: é conservar aquilo que se deu a guardar à memória.” (Michel de Montaigne)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida,
    Como essa capa me enganou e isso reflete ao que a personagem passa no decorrer da história pelo visto. Parecia um doce romance, mas que se torna um pesadelo. Nunca li nada parecido, mas acho super importante levantar a bandeira de que isso é crime sim!
    Quero ler!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Achei muito legal essa blogagem coletiva!!! Fiquei muito feliz em saber que esses livros abordam um tema tão importante e que infelizmente é pouco falado e que acontece com muita frequência. Fiquei muito curiosa em relação aos livros, principalmente pra saber como a autora conduziu a história. Já adicionei na lista, beijo!

    ResponderExcluir
  14. Esse projeto da editora Arqueiro é muito bacana, o tema que os dois livros tratam é bem polêmico, nunca tinha visto um livro que o tivesse como base de história. Enfim, as leis para esse tipo de crime tem de ser mais severas, sim! Abraços!
    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!