[Lançamentos] Editora Biruta (@EditoraBiruta)

Oi gente!

Confiram a novidade da Editora Biruta!

“Aqui fiz amigos e vivi os momentos mais felizes da minha vida, brincando e aprendendo muita coisa com os livros da minha biblioteca. Depois veio a notícia de que o prefeito queria vender este terreno pra derrubar tudo o que tem nele – a biblioteca, o teatro, duas escolas, uma creche, dois serviços de saúde e uma unidade da APAE – e construir um prédio de apartamentos no lugar. Fiquei assustado e com medo – isso não pode acontecer!”



Quando a biblioteca de seu bairro é ameaçada de extinção, Heitor não mede esforços para defendê-la e, aos doze anos de idade, participa de sua primeira luta política. Para alcançar seus objetivos, o protagonista contará com a ajuda de seu melhor amigo e de outros moradores do bairro, além de companheiros inesperados: os personagens de seus livros preferidos, como a Narizinho, dos livros de Monteiro Lobato; o Boka, do livro Os meninos da rua Paulo; o Daniel, O menino mágico; e o Paulo, do livro Um bolo no céu. 

Em Os Meninos da Biblioteca, o autor transforma em aventura infantojuvenil sua própria luta política, vivida entre 2010 e 2012, quando a Prefeitura de São Paulo ameaçou vender o famoso Quarteirão da Cultura, que abriga, até os dias de hoje, a Biblioteca Municipal Anne Frank, no Itaim Bibi, em São Paulo. 

Com uma narrativa envolvente, João Luiz cria diálogos que proporcionam uma reflexão a respeito da conscientização social e o envolvimento de adolescentes em lutas por melhorias na sociedade. Além disso, incentiva a leitura e resgata algumas aventuras clássicas da literatura infantojuvenil.

Os traços criativos e expressivos de Rômolo entram em harmonia com o texto, ilustrando de forma divertida o modo como os acontecimentos se encaixam na mente do jovem Heitor. 

Ao final, o autor compartilha um material complementar, com fotos dos locais citados na história, além de algumas notícias veiculadas na época em que houve a real luta pela preservação da biblioteca Anne Frank.



Sobre o autor
João Luiz Marques é jornalista, nascido em São Paulo. Também se formou em Filosofia e fez extensão universitária em Jornalismo Cultural e Jornalismo Literário. Foi assessor de imprensa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Trabalha com assessoria de imprensa e, há mais de dez anos, atende editoras, inclusive infantojuvenis. Mantém um blog de incentivo à leitura, o Blog do Le-Heitor. Os meninos da Biblioteca é seu primeiro livro.

Sobre o ilustrador
Nascido em Foz do Iguaçu, Rômolo D´Hipólito é graduado em Design Gráfico. O artista já teve seus trabalhos reconhecidos e premiados pela Folha de S. Paulo e pelo Festival Animamundi. Vive em São Paulo desde 2008 e trabalha com ilustrações para livros, revistas, jornais, peças publicitárias e projetos de arte comissionada.


2leep.com

6 comentários:

  1. o flor, eu adoro a linha infantil e juvenil da editora!
    sou fã!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. adoro os lançamentos infantis da editora, são super legais!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cida!
    Não fiquei interessada nesse lançamento, tô meio enjoada de livros que falam de prefeitos tentando derrubar construções importantes.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida...
    Este não é um lançamento que me chamaria atenção logo de cara, mas eu o leria sem problemas.
    Vou aguardar resenhas.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei da ideia deste livro e, como adoro um bom infantojuvenil, fiquei interessada em lê-lo!

    Beijocas, Cida.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, tudo bem?

    Eu não sou muito fã de livros infantis, mas adoro saber das novidades, pois vivo comprando para os meus priminhos. Gosto de incentivar eles na leitura.

    Boa dica :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!