[Resenha] Um Conto Sombrio dos Grimm

Um Conto Sombrio dos Grimm
Título Original: A Tale Dark & Grimm (A Tale Dark & Grimm #1)
Autor(a): Adam Gidwitz
Editora: Galera Júnior          Páginas: 272
Lançamento: 2015               ISBN: 9788501102706
Capa Um Conto Sombrio dos Grimm AG V5.ai ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
João e Maria perambulam por oito fábulas e acabam provocando muitas risadas... e um pouquinho de choro também! João e Maria fugindo da própria história? Mas o que pode ter acontecido? Seus pais eram reis!! Os meninos tinham tudo que desejassem... não? Humm. Talvez a história não seja bem assim. Mas, então, qual a verdade? Descubra, acompanhando João e Maria em oito fábulas horripilantes. Em meio a muita aventura, os irmãos se deparam com bruxas, magos, caçadores com uma mira infernal, padeiros com fornos perfeitos para assar crianças... Tudo isso pode ser muito assustador, mas, diferente de outros contos de fada, é TUDO verdade! Ou, pelo menos, o mais próximo do que os próprios Grimm imaginaram.

Um Conto Sombrio dos Grimm, de Adam Gidwitz, publicado pela Galera Record, selo Júnior, reconta a história de João e Maria, mas não de maneira doce, nem com o objetivo de um final feliz, ao contrário, desde as primeiras páginas o autor-narrador, em um tom jocoso e que preza o humor ácido e a tragédia, nos conduz por uma aventura que tende a resgatar a essência dos contos de Grimm, divaga sobre a forma como os contos de fadas foram mudados a cada nova adaptação, ficando mais leves e indicados para colocar crianças para dormir. Ele nos alerta para tirar os pequenos do recinto e ficar preparados para muito sangue e mortes, afinal está cansado de histórias fofinhas e chatas, quer ação. Eu que adoro contos de fadas de qualquer forma e especialmente em sua forma original, mergulhei na leitura.

Continue lendo se tiver coragem…
O tom da história é convidativo, o autor trava uma conversa com o leitor, sua ironia é hilária e em momento algum soou como algo negativo, eu ri várias vezes com seu jeito de nos preparar para o que viria pela frente, cada pausa servia apenas para atiçar minha curiosidade em relação aos novos infortúnios dos personagens.

A história de João e Maria contada aqui começa bem antes da trajetória dos pequenos na floresta e da chegada na casa de doces da bruxa, na verdade o início é com a morte de um rei e o juramento que ele arranca de seu mais fiel servo de proteger o filho, mas o jovem príncipe acaba entrando em confusão quando resolve casar com uma bela princesa, em seguida ambos têm um casal de filhos que vêm a ser nossos pequenos conhecidos. Os irmãos passam por uma experiência horrível com os pais e fogem de casa, pois ao perderem suas cabeças – literalmente – acreditam que merecem viver em um lar de amor, não de matança e que precisam de pais nos quais possam confiar, aí sim surge a casa da bruxa, só que longe de ser o primeiro desafio dos irmãos é apenas o começo de uma jornada cheia de aventuras sangrentas e cruéis.

A história é empolgante, ainda mais quando sabemos que o que está ruim vai ficar pior, já que o narrador afirma isso todo o tempo, são tantas reviravoltas e outros contos mesclados com o principal que o resultado foi genial, eu gosto deste tipo de história e o melhor é quando são recriadas, afinal a essência nós já conhecemos, mas ver que alguns autores ainda ousam e criam algo inusitado e diferente é excelente. O clima sombrio foi o que mais gostei e nem de longe imaginei para onde os casal de irmãos iria seguir, a relação de ambos é forte e valorizada a cada nova etapa da história, é uma união bem bonita e ambos são ótimos personagens, mas é mesmo Maria quem rouba a cena, a garota é muito corajosa e tem um coração enorme, sempre pensava nos outros antes dela e acaba sendo a parte dominante da dupla. João foi ao fundo do poço e voltou, mas nem assim chegou a ter metade da força da irmã.

A cada capítulo os dois enfrentam algo novo, resolvem a situação ali e seguem adiante rumo ao desfecho inesperado e nesta hora tudo que foi vivido anteriormente e as experiências adquiridas vêm para ajudá-los, aqui o autor resgatou e conectou tudo que apresentou, formando algo único que nos passa uma importante mensagem sobre ganância e seus males, sobre a virtude dos sacrifícios e do arrependimento, e mais ainda, sobre a melhor maneira de lidar com nosso erros. Muito bom, leitura rápida e divertida, um tantinho sombria, mas que vale a pena sem dúvidas.

Vejam bem, o mundo dos Grimm pode ser um lugar bem angustiante. Mas vale a pena ser explorado. Afinal de contas, é nas zonas mais escuras da vida que se encontra a beleza mais iluminada e a sabedoria mais profunda.
2leep.com

17 comentários:

  1. pelo visto parece ser uma história mais adulta! não sei se me arriscaria, mas com certeza é um livro que merece uma maior atenção
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adooro esses contos, sério.
    Estou querendo até colecionar essas versões de contos de fada.
    Esse livro me chamou a atenção desde a sinopse até a capa!

    Beijos
    ooutroladodaraposa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cida :D

    Adoro ler suas resenhas, sempre tão bem escritas e cocompleta! Estava bem curiosa sobre este livro, e gostei de saber mais sobre ele! :) Adoro contos de fadas e releituras, e achei legal o modo como o autor narra, pelo que você disse, e também pelo toque sombrio do livro... pois muitos dos contos originais não são nada bonitinhos, como conhecemos hoje. Quando puder, vou ler este livro!

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  4. Heey!
    Adorei a premissa do livro e, pelo que li em sua resenha, que por sinal está muito bem escrita, é um livro maravilhoso.
    Eu amei seu blog e já estou seguindo ^^
    Abraços :)
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cida!
    Eu quero ler este livro. Definitivamente é o tipo de leitura que me agrada e assim como você, adoro um conto de fadas. Melhor ainda quando determinados autores sabem dar uma nova roupagem à trama. Espero poder ler muito em breve e não me decepcionar. Sem falar que o fato de ele unir outras histórias me deixou curioso.
    A capa é linda! <3
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. nooo eu tava no site vendo ele pra comprar agorinha mesmo! tb adoro conto de fada, ainda mais recontos deles com autores contemporâneos
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cida!

    Quero muito ler esse livro, adoro contos de fadas, desde as primeiras versões mais sombrias e sangrentas - nada infantis - até as adaptações da Disney. Por isso, fiquei eufórica quando vi que "Um conto sombrio dos Grimm" seria lançado. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oláá
    Nossa, essa edição está liiinda, muito legal. Sua resenha ficou ótima, e espero poder ler em breve esse livrinho tão fofo, que bom que gostou.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Cida!
    Adoro as releituras dos contos e se são dos Grimm ainda melhores porque eles tem uma forma diferente de contar as histórias.
    Ver que o autor deu um novo tom a João é Maria é muito interessante e curioso.
    “A sabedoria começa na reflexão.”(Sócrates)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, amei esse último quote. E adoro essas recriações, ainda mais de um clássico como esse. Vai destruir infâncias, com certeza. kkkkkkkk A sua resenha me deixou morrendo de curiosidade e a capa está linda demais, muito convidativa. Foi pra lista!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros de contos dos Grimm mas são muito elogiados e tenho vontade de lê-los um dia. Essa capa é linda e adorei a história de João e Maria contada de uma forma bem inusitada.

    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  12. Acho bacanas essas releituras de contos de fadas mas ainda não peguei uma realmente boa que me prendesse a atenção. No entanto gostei muito dessas resenha.O livro parece assustador e ao mesmo tempo divertido e curioso...e adorei essa capa!

    ResponderExcluir
  13. OI Cida!
    Nem conhecia esse livro ainda menina, que legal!!
    Ainda mais sabendo que é João e MAria e vem recheado de ironia.
    Adorei conhecer através de sua resenha!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Adorei a resenha e quero muito, muito esse livro.
    Ele parece ser do estilo que eu gosto!
    Beijos

    itgeekgirls.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida, tudo bem?

    Que maravilha de livro. Não conhecia, mas já quero. Eu só conheço a versão infantil então estou doida para conhecer a versão assustadora :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida, tudo bom?
    Eu acho bacana essas novas visões dos contos de fadas, como você disse, a versão original a gente já sabe de cor. Acho interessante porque a história tem essa pegada sombria.
    A capa é muito linda.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Cidoca!
    Esse eu ainda não conhecia. Mas fiquei muito curiosa pra ler pela sua resenha.
    Eu amo releituras, acho tão bacana! Vou anotar pra ler mais pra frente!

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!