[Resenha] Garota Online

Garota Online
Título Original: Girl Online (Girl Online #1)
Autor(a): Zoe Sugg
Editora: Verus                      Páginas: 308
Lançamento: 2015               ISBN: 9788576864158
Garota online OK
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||


Penny tem um segredo. Com o nickname Garota Online, ela escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida. Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum. De repente, Penny percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre. Garota Online é um livro encantador, que traduz exatamente o que significa crescer e se apaixonar na era digital.
Um incidente incitante.

Garota Online é o primeiro livro da série de mesmo nome, da blogueira Zoe Sugg ou Zoella. Eu não nego que a primeira vez que ouvi falar de Zoe foi quando a Verus anunciou o lançamento do livro, eu sigo algumas blogueiras gringas, mas ela não é, ou melhor, não era uma delas. Claro que fiquei com vontade de ler o livro, eu não tenho pretensão de escrever nenhum, mas queria muito conferir como uma blogueira/vlogueira havia se saído nesta empreitada. Pelo que vi, Zoe usou um ghost writer, mas em nada afetou sua obra, este é um livro simplesmente adorável, fofo demais.

Penny é uma adolescente como tantas outras por aí, sente diariamente a pressão e a necessidade de ser descolada e se encaixar, isso é uma eterna tortura, diferente de outras garotas, especialmente da melhor amiga Megan, ela não é fútil e superficial, desejosa de chamar atenção 24 horas por dia, é na verdade uma garota sensível, que adora tirar fotos e imortalizar nas imagens lugares, sentimentos e momentos únicos. De forma a desabafar e conseguir ser ela mesma, cria um blog anônimo, o Garota Online, ali ela é autêntica e não precisa fingir gostar do que não quer para agradar e ser aceita. Sua sinceridade e mais ainda, coragem para expor medos e incertezas, ganha um público cada vez maior, a cada dia mais e mais pessoas acessam seu blog e deixam ali seus comentários. O blog é seu cantinho mais querido, somente o melhor amigo Elliot sabe a verdade e é durante uma viagem para Nova Iorque, quando a mãe vai organizar um casamento, que Penny mais expõe sua vida online. Ela conhece Noah, o garoto mais carismático e gentil de todos os tempos, e não resiste, quer gritar para o mundo que está apaixonada, mas a questão é: até onde devemos compartilhar nossa vidas nas redes sociais?

… eu serei de verdade  neste blog. E continuarei sendo irreal na vida “real”.

Eu gosto bastante de livros protagonizados por adolescentes, especialmente quando a personagem em questão não está no topo da pirâmide de popularidade, é divertido ver como tentam sobreviver neste universo competitivo. Eu sei que nem sempre as histórias enveredam por este lado mais leve, quando o bullying é o tema central, o assunto fica sério e muitas vezes triste, mas em Garota Online, Zoella optou por algo descontraído, apostando em uma trama adocicada, com personagens cativantes, ambientada num cenário moderno e abordando uma temática atual.

Penny é aquela protagonista que ganha você logo de cara, uma menina inteligente e com inseguranças e sonhos condizentes com sua idade, sofre de ataques de pânico desde um acidente de carro, mas longe de soar dramático, soa de maneira engraçada, pois ela mesma se considera um desastre iminente, é atrapalhada e protagoniza vexames homéricos.

Embora a história traga dois garotos como presenças marcantes na vida da garota, não há o temido triângulo amoroso, isso porque seu melhor amigo Elliot é  gay e faz somente o papel de amigo, nada além, no entanto é o AMIGO, leal, prestativo e gentil. Um nerd que rouba a cena e rivaliza com a protagonista na hora de ganhar nosso coração.

Noah é o outro garoto, o típico  gatinho americano dos sonhos, o príncipe de Penny, cheio de charme, mas logo percebi que escondia algo, este seu lado misterioso me intrigou, mas prestem atenção, Penny nem percebeu este detalhe de tão caidinha que estava. Há uma perfeição na interação dos dois e muito mel e fica claro que algo estava prestes a acontecer.  É certo que ambos eram bem solitários e seu encontro foi providencial, se almas gêmeas existem, eles são o exemplo.

O romance dos dois é clichê, a trama em si tem vários clichês, mas bem desenvolvidos e por isso torna-se extremamente agradável. Boa parte da história acontece na época do Natal em NY, quando Penny chega na cidade para se hospedar em um hotel chiquérrimo é tão empolgante, é como estar lá, e depois quando anda pela cidade fica melhor ainda.

É uma trama leve, mas com uma mensagem bem legal e importante sobre exposição e uso da internet e suas redes sociais, como tudo, é uma faca de dois gumes, pode ser algo bom ou ruim, dependendo de como for utilizada. Penny viveu os dois lados, o blog foi seu espaço para desabafo, mas também acabou sendo algo usado para lhe magoar. O cuidado online deve ser grande, muitas vezes as pessoas não nos entendem bem e acabam nos julgando, uma palavra aleatória pode causar um estrago, algo inofensivo ganha grandes proporções, como diria Elliot, viral. A dica é: use com moderação e consciência.

Garota Online tem final fechado mesmo sendo parte de uma série, eu adoraria conferir mais aventuras de Penny ao lado de sua família linda e seu incrível amigo Elliot. E claro, vivendo outro Dia do Mistério Mágico com Noah.

Garota Online, saindo do ar xxx







2leep.com

29 comentários:

  1. Que bacana o livro! Já havia ouvido falar sobre, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha! Parece ser uma história leve e tranquila, perfeita para passatempo e ressaca literária! Fiquei curioso...

    Beijos,
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que legal parece ser esse livro. Mesmo retratando uma história jovem, com certeza mexe com a cabeça dos adultos também.
    A capa, a sinopse e a sua resenha são lindas. Adorei compreender um pouquinho mais sobre esse livro!

    ResponderExcluir
  3. foi o que mais me atraiu esse mês e é bom saber que a história é tão boa quanto a premissa
    Quando der, de uma passada no blog, adorarei sua visitinha!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida!
    Eu também não conheço a blogueira/escritora, mas também não costumo visitar blogs estrangeiros.
    A história do livro parece ser bem legal, além de trazer um alerta para os jovens em geral.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar desse livro e sua resenha foi muito bacana, dá pra perceber que você gostou do livro de verdade. Por mais que eu ache a sinopse fofinha não sei se leria...tô velha, sabe? hahahahaha

    Beijo
    Tamires

    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Amiga primeiramente parabéns pela sua resenha, porque ficou um espetáculo.
    Fiquei bastante curiosa para saber desse livro e por conta disso acabei comprando por esses dias, porque peguei vários lançamentos e estou bastante curiosa, porque o livro me parece ser bastante envolvente. Adorei sua resenha e me conquistou pra te falar a verdade. Parabéns amiga e continue assim viu ? =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/dia-de-quote-2.html

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e nunca tinha ouvido falar dessa blogueira, então fiquei ainda mais curiosa para fazer a leitura. Parece ser um livro interessante. Gosto dessas séries onde o livro tem um final fechado e não fica dependendo os próximos. A capa está linda!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha gostado bastante da premissa do livro, depois dessa resenha que super recomendou, quero mais ainda. O assunto abordado é bem atual e daqueles que discutir sobre nunca é demais, por isso me chamou tanto a atenção. Sem falar na capa do livro que é muito linda!

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    não conhecia o livro, mas achei muito legal.
    Fiquei bem curiosa.
    dica mega anotada e indo para o meu skoob rs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu já tinha visto todo mundo falando sobre o lançamento desse livro e só por ele ser da Zoella eu já me interessei, eu gosto muito do canal dela e imaginei que ela escrevesse bem também.
    Achei bastante interessante, por falar de uma blogueira, o que me chamou bastante atenção!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  11. Oie, Cida =D

    Amei sua resenha! Ainda bem que estou com o livro aqui para ler, porque depois desta sua crítica fiquei morrendo de vontade de conferir. Ando lendo livros com histórias mais densas e pesadas, ou até mesmo tristes, e estou precisando de uma leitura mais leve e gostosa como esta. O livro parece realmente ser muito fofo. Espero ler em breve!

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  12. Que legal a temática em si, é um grande alerta para esses nossos dias atuais, Cida. Estamos vivendo num grande incidente. Parece forte e empolgante.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cida!

    Que resenha linda, me convenceu a ler "Garota Online"! Quando vi o livro pela primeira vez, não fiquei empolgada nem curiosa para lê-lo (pensei que seria autobiográfico), mas depois de saber sua opinião, como não querer esse livro para ontem? rs. Acho que irei adorar a história e os personagens tanto quanto você. Penny parece ser um amor e super cativante, assim como Elliot. Aliás, saber que parte da história se passa durante o Natal me animou ainda mais.
    Adorei a dica! Até assisti alguns vídeos da Zoella, rs. :)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida, tudo bem?
    Definitivamente me arrependo por não ter pedido este livro. A cada nova resenha fico cada vez mais encantada *-*, deve se rum livro fofo, mas que é possível tirar um lição muito importante.
    Ótima resenha flor.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida!
    Adorei a resenha e saber sua opinião sobre o livro.
    É o tipo de leitura que gosto e acho que vou furar a fila, Quero conhecer as Penny e o Noah :)
    Beijos

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida, sua linda, tudo bem?
    Primeiro, vou falar, adorei a forma como terminou a resenha: super criativa e tudo a ver com o livro: garota on line saindo do ar. Adorei sua resenha, saber que sou fã dos seus textos. Acabei de ler uma resenha desse livro e fiquei encantada, pois parece ser um romance muito fofo. Mas você me apresentou a alguns fatos que não sabia. Esse mistério sobre ele, fiquei curiosa. E a mensagem sobre bullying e sobre exposição nas redes sociais. Nem precisamos ir tão longe, você falando com uma pessoa pode ter uma palavra mal interpretada e vivenciar muita confusão, imagine na internet que o alcance é imensurável? Adorei o livro e coloquei na lista.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Como você quando fiquei sabendo que a Verus ia lançar esse livro fiquei curiosa, mas não sou de seguir blogs gringos. kkkkkk'
    Fiquei contente de conhecer mais um pouco do livro a respeito de sua resenha. Acho que a internet pode tanto ser usada para o bem ou o mal. Quero saber qual a mensagem que esse livro passa. Gosto de clichês e não me importo pelo livro ter um pouco disso. Espero em breve conhecer a obra.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio: Romances de Época

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida,
    Ainda não havia lido nenhuma resenha sobre o livro, mas gostei da trama, que além de ter um romance fofo, ainda deixa um alerta bem bacana. Dica anotada!!

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Na minha família existem duas pessoas que sofrem com ataques de pânico e também tenho quatro amigas próximas com o mesmo problema, sendo que uma delas passou seis meses internada em um hospital e quase veio a falecer devido à síndrome do pânico. Quando li a sua resenha e vi na sinopse que o livro aborda esse assunto, já coloquei ele na lista. Quero muito entender mais sobre o assunto para poder ajudar as pessoas que eu amo. Mesmo sabendo que este assunto não é abordado como assunto central.
    Quanto ao livro, eu particularmente não conhecia a blogueira Zoella e fiquei bastante curiosa quanto ao canal da mesma pela quantidade de inscritos e pelo talento da menina. Adoro romances adolescentes leves e fofos para ler entre um livro que me deixou de ressaca literária e outro. Então este acaba de entrar para a lista.

    Beijos e parabéns pela resenha.
    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Na minha família existem duas pessoas que sofrem com ataques de pânico e também tenho quatro amigas próximas com o mesmo problema, sendo que uma delas passou seis meses internada em um hospital e quase veio a falecer devido à síndrome do pânico. Quando li a sua resenha e vi na sinopse que o livro aborda esse assunto, já coloquei ele na lista. Quero muito entender mais sobre o assunto para poder ajudar as pessoas que eu amo. Mesmo sabendo que este assunto não é abordado como assunto central.
    Quanto ao livro, eu particularmente não conhecia a blogueira Zoella e fiquei bastante curiosa quanto ao canal da mesma pela quantidade de inscritos e pelo talento da menina. Adoro romances adolescentes leves e fofos para ler entre um livro que me deixou de ressaca literária e outro. Então este acaba de entrar para a lista.

    Beijos e parabéns pela resenha.
    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Amei sua resenha e me deixou curiosa a ler e descobrir um pouco mais sobre esse livro que de fato me encantou pela capa, confesso rsrs

    ResponderExcluir
  22. Apenas doida para ler esse livro. Quando vi que a zoella ia lançar um livro e ele ia sair aqui no brasil também fiquei super feliz. Pelo jeito é um romance bem fofo, né? Estou ansiosa para ler e cheia e expectativas. :)

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Amei a resenha, me fez querer mais ainda ler o livro.... Primeiro pq tb curto muito o enredo e tramas com contexto adolescente, segundo porque minha filha se chama Penny então além da sua descrição que me fez apaixonar-me mais, eu já amo esse nome e essa personagem rs.... Espero ganhar o livro.
    Bianca Valente
    biancasvalente@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito da temática abordada nesse livro , e creio que gostarei muito da leitura.. ^^

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito da temática abordada no livro, e creio que gostarei muito da leitura, ótima resenha.. ^^

    ResponderExcluir
  26. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece ser ótima.

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia a autora. O livro trata de um assunto um pouco complicado e atual, alguns acham bobagem. Não conheço ninguém com ataque de pânico, mas achei o livro bem interessante.

    ResponderExcluir
  28. parece ser mtoo bom o livroo, em todas as resenhas que li falam mto bem dele, ja estou ansiosa para lê-lo.. ameeei a resenhaaa bjooos.
    hellennita f.s

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!