[Desafio Literário] Aquele Verão

Oi galera!

Este ano resolvi diminuir a fila de livros não lidos, para isso vou contar com a ajudinha do Desafio Literário No Clima do Mês, que consiste em ler por mês um livro de determinado tema. Para maiores detalhes acesse a postagem do desafio aqui. Estou atrasada com a postagem do livro de Janeiro, com o tema verão, mas antes tarde que nunca. O livro escolhido foi “Aquele Verão”, de Sarah Dessen. Confiram!

AQUELE VERÃO


Há muita coisa acontecendo na vida de Haven... Primeiro, o casamento do pai com Lorna Queen, a “Mulherzinha do Tempo” da televisão local. Depois, o casamento da irmã Ashley com o chato Lewis Warsher, que não parece combinar com Ashley de jeito algum. Haven também não consegue ignorar o fato de ter quase um metro e oitenta e cinco de altura e ainda continuar crescendo. Ela mal consegue ver quem ela é agora ou onde ela pode se ajustar. Então, o antigo namorado de Ashley, Sumner Lee, aparece e reacende as lembranças de Haven do verão quando seus pais eram felizes, a irmã era descolada e despreocupada, e tudo era perfeito... ou pelo menos assim parecia.
Verão é um tema nostálgico, marca importantes momentos da juventude, de amadurecimento e descobertas.

Escolhi este livro por ser de uma autora que gosto muito, que  me deixou impressionada com os livros O Que Aconteceu Com o Adeus e Just Listen. Em ambos elas nos apresentou jovens protagonistas e seus dramas, mas longe de soar com algo derrotista, com garotas se mostrando vítimas da situação, ela criou personagens fortes, espirituosas e que dão esperança ao leitor ao encarar seus problemas e dar a volta por cima, não são perfeitas e invencíveis, apenas humanas e muito reais, eu esperava a repetição da fórmula neste livro, mas não foi o que aconteceu.

Aquele Verão, apresenta Haven, uma garota que na minha opinião estava perdida na própria vida. Afetada pelo divórcio dos pais, pela proximidade do casamento da irmã e pelo seu crescimento absurdo, ela não se sentia a vontade em lugar nenhum, nem consigo mesma. Ela passa o tempo todo de um lado para o outro, sem chegar em lugar nenhum e reclamando muito, eu não aguentava mais suas lamúrias sobre ser muito alta, além disso a preocupação excessiva com a vida alheia fez com que não vivesse a sua. Suas memórias do passado mostram como sempre foi uma coadjuvante, nunca a protagonista dos acontecimentos. Haven é sem carisma e insípida.

Eu comecei a ler e não conseguia entender onde a história ia parar, pensei que a garota iria viver um romance ou simplesmente superar suas frustrações, mas não, ela narra vários acontecimentos, passa por alguns apuros, mas no final fiquei com a impressão que não tivemos um final, que a história não teve um objetivo. Não há um romance, nem uma mudança significativa na vida dela, na verdade não acontece nada. Faltou profundidade nos personagens e nos sentimentos.

Aquela expectativa, de encontrar uma mocinha forte em uma trama empolgante e inspiradora, não foi suprida, eu nem acreditava que fosse mesmo um livro de Dessen, isso prova que até mesmo bons autores tem momentos ruins. Eu recomendo os dois livros anteriores que li sem medo, mas este aqui só se você quiser conhecer todas as obras da autora, no meu caso não acrescentou nada. 

(That Summer, Sarah Dessen, 2012, 200 páginas, Editora Id, Skoob, Goodreads)

O tema de Fevereiro é:
Carnaval*: histórias na época do baile ou passadas nesta época, vale também o tema no título.
Volta às Aulas: histórias passadas em escolas e faculdades.
*Dependendo do ano o tema poderá ser para o mês de Março.



2leep.com

13 comentários:

  1. Ai gente! Eu morro de vontade de ler um livro da Sarah Dessen, principalmente "O Que Aconteceu com o Adeus"
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cida!

    Esse livro sempre chamou minha atenção, mas agora, vejo que não apreciaria a história pela falta de profundidade. Uma pena, pois a premissa era bem interessante e dava pano para a manga. Ainda assim estou curiosa para ler algum livro escrito pela Sarah Dessen.
    Aliás, gostei do desafio! :)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida!
    Gostei da sua opinião sincera e acho que também não gostaria do livro. Protagonistas fracas e insossas simplesmente não me descem. Perco o interesse super rápido! :(
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Cida, querida, participei de um desafio mensal desses ano passado. O desse ano vai ser mais difícil cumprir, apesar de mais fácil por ser bimestral... acumulei livros urgentes de resenha, já viu, né?
    Gostei do tema e nem sei se tenho algo sobre aqui em casa... Pena que a coisa não engrena nessa leitura. Mas talvez seja só isso mesmo, um verão e o que aconteceu ali, sem pretensões. Mas como gostamos de aprofundamento, ficamos mais exigentes e pode mesmo ser frustrante não ir para lugar algum, não é?
    Beijo! Boa sorte no desafio.
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum livro que trate do carnaval, então adorei essa dica. Acho que vou aproveitar o feriado para ler algum livro desse gênero, aí depois digo o que achei. Combina muito com clima, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Cida.

    Eu não conhecia esse livro, mas a sinopse não me chamou atenção e a sua resenha confirmou o que eu achava do livro...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. É que este foi o primeiro livro dela. Mesmo tendo sido lançado aqui no Brasil depois, o coitadinho foi estreia.
    Mas é legal pra ver como ela evoluiu né?
    Ainda bem, rsrs.

    Adorei seus comentários. E gostei do desafio heim!! Vou acompanhar ;)

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Também já li esse livro e achei muito chato...
    Vai fazer a lista com sugestões para este mês?

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida, sua linda, tudo bem?
    Quando vi o nome da autora eu corri para ler a resenha. Pois eu conheço os livros que você citou antes e sempre tive muita vontade de lê-los. Mas que pena que o livro não te agradou e não acrescenta nada ao leitor. Gostei da sua sinceridade.
    Os outros estão mais do que anotados.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida.
    Que pena que o livro não foi bom como os outros da autora. As vezes a gente le uma coisa só por ter o nome do autor e acaba se surpreendendo pro lado negativo né.
    Espero que a leitura desse mês seja melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre quis ler algo da autora mas sempre vou protelando
      o desafio começou com tudo!
      http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

      Excluir
  11. IIIIH, não SU-POR-TO livros assim!!
    Não li esse, mas pelo que vc falou, acho que eu não iria gostar!
    Odeio personagens, e não gosto kkk de pessoas que vivem nessa onde de auto piedade, não tem nada mais ridículo que isso!
    Pq a vida muitas vezes é uma #@$%* para todo mundo, e sempre, todo dia! Sem descanso!
    Se formos ficar só reclamando e não tentar mudar, nada vai melhorar , nunca.
    Então, nem leio esse tipo, porque meu tempo é precioso. ♥
    bjooos
    anairados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. OI Cida, que bom que você está conseguindo cumprir o desafio. Este é um livro que quero muito ler, mas ainda não tive oportunidade. Que pena que este livro não te agradou, eu gosto muito da autora e espero gostar.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!