[Clube da Liga] Resenha + Sorteio Caixa de Pássaros

Caixa de Pássaros
Título Original: Bird Box
Autor(a): Josh Malerman
Editora: Intrínseca               Páginas: 272
Lançamento: 2015               ISBN: 9788580576528
CAIXA_DE_PASSAROS_NAO_ABRA_OS_ ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Caixa de Pássaros - Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

O que diz o Clube da Liga

Um misterioso surto começou a ser noticiado na TV, se espalhou pela internet e fez a população entrar em pânico. Alguma coisa desencadeou uma reação terrível nas pessoas, fazendo com que elas atacassem as outras brutalmente e depois cometessem suicídio da forma mais bizarra possível. Ninguém sabe de onde isso surgiu e por que se espalhou em escala global. A única coisa que se sabe é que basta estar de olhos abertos para ser afetado.

O livro possui uma narrativa empolgante que não deixa o leitor perdido nas mudanças de capítulos entre o passado e o presente da protagonista Malorie. Começa contando desde quando ela vivia uma vida normal até o seu presente, em que ela luta pela sobrevivência. Isso é surpreendente pela sagacidade do autor em transpor a barreira do tempo e dançar entre o passado distante, o passado imediato e o presente, sem deixar o leitor sequer desorientado.

Cada personagem tem suas particularidades, e todos são importantes na trama para torná-la ainda mais angustiante e nada previsível. Malorie não apenas retrata a luta pela sobrevivência em um ambiente caótico como também sintetiza vários temores maternos.

O autor apresenta um enredo bem articulado numa narrativa fluida e enigmática permeada de situações cabulosas e inimagináveis, interligando os fatos cuidadosamente. Esse é o diferencial da história criada por Josh: ele estimula o leitor a especular em busca de algo racional, a buscar explicações e criar teorias. A ansiedade em descobrir o que são as criaturas, de onde surgiram e como agiam, te faz virar cada página.

Como sempre, a Intrínseca arrasou no trabalho gráfico. A capa transmite ao leitor o clima de tensão e escuridão do livro, de bônus ela apresenta uma textura levemente áspera, simulando uma caixa. Sua diagramação é simples, com folhas amareladas, letras capitulares, fontes e margens confortáveis. As primeiras páginas trazem galhos de árvores secas (típicas de florestas mal assombradas) para você já entrar no clima, os quais se repetem no início de cada capítulo.

Minhas impressões

Eu escolhi este livro para ler acreditando na promessa de uma história assustadora e enigmática, confesso que estava lendo num ritmo lento, intercalando com outros livros, até que a leitura tornou-se coletiva junto com alguns amigos e tive que parar tudo e me dedicar somente à ele, não só por estar a cada minuto mais envolvida na história, mas também pela empolgação de ler em grupo e partilhar impressões a cada virada de página. Assim a leitura foi muito mais prazerosa e de agora em diante vocês verão aqui no blog outras resenhas neste estilo, o nosso Clube de Leitura da Liga vai marcar presença frequentemente em cada mês, apresentando para vocês nossas leituras especiais.

Voltando à Caixa de Pássaros, eu fiquei apaixonada pela narrativa de Josh. Caramba! O cara sabe criar um enredo que deixe você absorto e imaginando milhares de teorias para desvendar seu mistério. A narrativa inteligente e bem estruturada, foi capaz de me levar para dentro da história, tamanho foi seu cuidado ao descrever situações e sentimentos. Embora seja em terceira pessoa, fiquei tão conectada com as aflições e medos dos personagens que a sensação era de estar ouvindo a história da boca de cada um, algo característico de narrativas em primeira pessoa. A alternância entre passado e presente, algo que aprecio bastante foi um artifício que serviu com genialidade para despertar a curiosidade, eu queria, ou melhor dizendo, necessitava entender o mistério atual e para isso precisei buscar as respostas no que ficou lá atrás.

Eu não vou dizer que gostei totalmente dos personagens, complexos e perturbados, a situação caótica pela qual o mundo estava passando serviu para despertar em cada um instintos que nem mesmo eles acreditavam possuir. Em alguns casos isso soava de maneira nobre, já em outros fiquei na dúvida se valia tudo pela sobrevivência, e ainda havia uma terceira situação, onde a loucura aflorou e tudo ficou ainda pior. Mesmo a protagonista, que fez tudo para proteger os filhos, não conseguiu me cativar, isso porque a frieza foi mais forte, algo necessário para se manter firme, mas um pouco cruel também. É certo que Josh usou seus personagens para mostrar como o caráter humano pode ser flexível e mutável conforme dificuldades surgem em nossas vidas.

A trama é bem desenvolvida, fica a cada página mais e mais intensa nos conduzindo à um clímax mirabolante, contudo o final não traz todas as respostas, é conclusivo em partes, mas você ainda fica com aquelas dúvidas, dá vontade de reler e ver se algo ficou para trás. Foi intencional? Pode ser que sim, pode ser que não, mas é certo que vai gerar muita polêmica, há pontos de vista variados sobre cada elemento, inclusive em relação ao próprio título da obra, um segundo volume seria bem-vindo.

O "Clube do Livro da Liga" é formado por amigos que resolveram arriscar uma leitura coletiva e se surpreenderam com a interação que foi proporcionada. Temos muitos gostos e ideias em comum, além de muitas discussões e risadas. Ninguém nunca irá nos entender, ainda bem. O post funciona como uma coluna, onde vocês, leitores, poderão conferir a resenha coletiva seguida da opinião individual de cada participante, e ainda vão poder participar da promoção para concorrer ao livro do mês! Aproveitem!Os blogs: Arquivo PassionalEntre Palcos e Livros | Este Já Li | Leitora Viciada | Leituras da Paty | Livros e Chocolate | Mais que Livros | Meus Livros Meu Mundo | Meus Livros Preciosos | Moonlight Books Prazer, Me Chamo Livro | Revista SA | Segredos Entre Amigas | Seguindo o Coelho Branco | Todas as Coisas do Meu Mundo  
SORTEIO

REGRAS OBRIGATÓRIAS:
1. Ter endereço fixo no Brasil
2. Comentar na resenha de um dos blogs participantes (links acima) a Rafflecopter giveaway ATENÇÃO: 1. A promoção começa dia 18/02 e termina dia 15/03
2. Perfis fakes ou criados exclusivamente para promoções serão desclassificados;
3. O sorteado receberá um email e terá 48 horas para respondê-lo. Caso não seja respondido será feito um novo sorteio;
4. O livro será enviado em até 30 dias. 
5. Não nos responsabilizamos por eventual extravio ou problemas com o correio, nem caso o endereço para envio seja passado errado.
2leep.com

33 comentários:

  1. tem um jeito de ser meio que nem eu sou a lenda… acho que não leria, pelo que publico por aqui ja deve ter percebido que não me atraio por histórias assim
    achei legal a iniciativa de montar esse clube :)
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mulher do céu!!!
    Gostei desse negócio das pessoas saírem por aí matando as outras e se matando depois. E que bom que tem bizarrices.
    Eu tô curiosa, foi resolvido o problema dos surtos? E por que aconteceu isso?? E eu vou ter que ler né, pra saber esses negócios todos.

    Amei a resenha!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gosto desse tipo de leitura. A capa chama atenção. E quando você iniciou a resenha parecendo pouco entusiasmada quase parei de ler rsrsrs Ainda bem que não o fiz, deixou-me curiosa e com vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. Caramba! Deve ser um livro e tanto ein? já tinha visto alguns comentário, mas nunca uma resenha. Agora preciso lê-lo. São poucos autores que sabem fazer em terceira pessoa a narrativa do livro e ainda assim nos conectar tanto aos personagens. E isso foi um ponto que me deixou louca de curiosidade. Sem dúvidas, o livro entrou nos meus desejados.
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
  5. Jura que a Malorie não te conquistou, Cida? Nossa, eu entrei na pele dela e fiquei angustiada pelo seu sofrimento. Acho que eu teria os mesmos questionamentos que ela em relação à criação dos filhos.
    Como eu disse na minha resenha, não queria continuação porque achei a história fechada, mas um livro sob outro POV seria legal.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Participando!
    O livro é bem interessante, não leio muito livros do gênero, mas gostei deste

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Cida, amore,
    Realmente não tem o que falar da escrita impecável do autor, seus passeios pelos tempos da narrativa foram incríveis.
    Fiquei frustrada pelo final, mas acho que foi intencional!
    Beijos
    www.todasascoisasdomeumundo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Já estou participando, porque esse livro tá me colocando louca. Preciso dele, preciso. Só li o primeiro capítulo e já fiquei ansiando pelo resto. A narrativa parece ser impecável.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Cida,

    Não conhecia esse livro e não li nada do gênero ultimamente, interessante essa liga que foi criada, achei o título e a capa fortes...ótima dica.....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Estou curioso por esse livro desde que vi a capa pela primeira vez. Desde então, cada detalhe a mais que eu fico sabendo só aumenta minha vontade de lê-lo. Quero muito descobrir mais sobre os ataques seguidos de suicídios bizarros, a questão de manter os olhos fechados, as criaturas e até o próprio título do livro.

    ResponderExcluir
  11. Cida, a forma fria como a protagonista lidou com a situação toda teve o efeito contrario em mim. Eu curti porque é muito diferente de mim. Não sei se eu pulso firme assim, o que provavelmente me levaria a morte ou a dos meus filhos hahah
    Eu também quero um segundo volume, mas tenho medo que isso possa estragar todo o brilhantismo do primeiro. Bem,só da para esperar.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que livro interessante! Fiquei na ponta da cadeira só na resenha, imagina no livro. Muito bom quando a gente mergulha assim na leitura. Às vezes o início é meio lento, mas quando o livro deslancha, é uma maravilhosa. E eu gosto desses finais que deixam coisas abertas. Fica pro leitor decidir e ficar pensando no assunto. ;)

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cida!
    Esse lado frio da protagonista também me incomodou. Como mãe, eu discordei dela em alguns pontos.
    E me imaginando na situação dela, teria algumas atitudes diferentes. Mas entendo também que cada um reage de maneira diferente, né.
    Outra coisa que me incomodou foi o final inconclusivo e cheia de perguntas não respondida.
    Eu realmente não curti isso, e me fez tirar uma estrela do livro. Mas repito, a historia é muito boa! Espero também um segundo volume para que ele possa se redimir. hahaha

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida!

    Eu também adoro narrativas que alternam entre o presente e o passado... e li devagar, mas por outro motivo, porque eu precisava parar para respirar depois das cenas mais fortes. Mas fiquei completamente viciada desde o início. Quanto à Malorie, acho que ela foi a que mais sofreu com as coisas que teve que fazer, principalmente com relação aos filhos... imagino a dor que ela deve ter sentido a cada dia vendo eles crescerem daquele jeito. Ela me cativou.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Oiee

    Estou mega curiosa com essa leitura mesmo não sendo meu gênero preferido espero ler e breve participando da promoção.

    Beijos
    wwww.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida.
    Sim, a leitura em grupo foi muito prazerosa e divertida, eu amei.
    Sério que Malorie não te cativou? Eu gostei da personagem justamente pela força que teve em agir tão friamente para conseguir manter os filhos vivos e a salvo.
    Ah sim, eu retornei ao livro em certo ponto e reli pra ter certeza que não tinha deixado passado algo rsrs, essa falta de respostas me deixou doida.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida!
    Já eu adorei a Malorie, como mãe fiquei admirada com sua força e pelo que ela foi capaz de fazer para proteger os filhos. Eu não imaginava que iria devorar o livro como fiz, em oito horas ininterruptas (e tensas!) de leitura, foi uma experiência e tanto! Estou adorando participar do Clube da Liga :)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  18. Nossa o livro parece ser ótimo, história super eletrizante, empolgante, gosto muito de thriller psicológico, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida...
    Para tudo, porque amei essa sinopse. Ainda não tinha visto este livro, e adoro thriller psicológicos, apesar de ter lido pouco ultimamente. Você acaba colocando livros de parceria na frente, e não le tudo o que quer.
    Nem conhecia esse Clube da liga.
    Vou concorrer ao livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. como comentei no blog da tati , o final desse livro tá me matando até agora ;w;
    espero q ele escreva uma continuação viu!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  21. Nossa, sabe que este livro tinha me chamado a atenção. Me lembrou agora uma da Novo Conceito sobre a questão de infecção mas esqueci o nome. Hahahahaahah. O legal é que o ome do livro já dá uma impressão de claustrofobia e medo total.

    Greice Negrini
    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, Cida!
    Aparentemente todos têm reclamado desse mesmo problema em Caixa de Pássaros, esse mesmo final que deixa todo mundo em dúvida e se perguntando se opa, esse foi o final mesmo, mas como assim? Hahaha Mesmo assim eu preciso ler. Pelo que entendi, não é que o final tenha sido exatamente ruim, só foi confuso, certo? Espero que sim :3
    Estou participando da promo!
    Ah, quero muito participar desse Clube do Livro. Tem como? \o/
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ♥

    ResponderExcluir
  23. Que capa e trama bem feita!!! Estou extremamente ansiosa por essa leitura! Adoro livros enigmáticos e assustadores e esse parece ser perfeito! Ah, e uma ótima ideia essa do Clube da Liga... eu e alguns amigos também combinamos de ler o mesmo livro de vez em quando. Muito legal. =D

    ResponderExcluir
  24. Oi Cida, tudo bem??

    Já tinha visto este livro mas nem sabia do que se tratava! Com a resenha e comentários, vi que vou amar com certeza! Adoro esse tipo de história, tensa e com uma trama muito boa e envolvente. Também relatando momentos da humanidade onde é dificil agir com consciencia, que nos leva ao limite e tal... Nos faz pensar se isso ocorresse de verdade né?

    Acredito que seja uma excelente leitura, com certeza vai pra lista, ainda mais depois da resenha, que está muito boa e descritiva! Amei!

    Participando da promoção, quem sabe eu leve este <3
    Torcendo aqui!!

    Beijosss!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu to louca pra ler esse livro Cida!
    Acho que ainda não entendi ele muito bem, mas parece ser angustiante e só isso já me anima rs
    A capa é bem sombria, toda divulgação dele é aliás, então eu to bem curiosa. Narrativas assim sempre me pegam de jeito.

    ResponderExcluir
  26. Preciso desse livro há bastante tempo. Acho a trama super bem construída mesmo já tendo visto blogueiros reclamando que não foi isso tudo, sabe? Acredito bastante no ponto que Josh quis passar: que o caráter humano pode mudar conforme a necessidade. Preciso desse livro, estou torcendo muito *-*
    Beijos,
    mar.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Ei uma resenha sobre esse livro a poucos dias e fiquei muito curiosa para lê-lo, já adicionei até como desejado no skoob ;) Pelo que percebi esse é um tipo de livro que o leitor sente as emoções dos personagens e que tem mt suspense! Estou na expectativa para lê-lo ^^

    @Babistephane

    ResponderExcluir
  28. Quero muitooooooo ler esse livro!!!
    Amei a capa dele, bem sinistra rsrsrs
    A história me lembrou muito um filme que assisti (Achoque é Fim dos Tempos), que não gostei do final.
    Então me deu mais vontade de ler esse para saber se o final será bem desenvolvido, bem feito mesmo!
    Porém, confesso que tenho um pouco de medo de livros de suspense rsrsrs
    Por isso até evito, no entanto, esse me cativou mesmo!!!
    Já marquei na minha listinha para pelo menos começar a lê-lo!!!
    bjooos

    ResponderExcluir
  29. Desejando mto um desses livros..
    Espero ganhar o/

    ResponderExcluir
  30. Eu estava com muita vontade de ler esse livro, mas confesso ser bem medrosa no quesito terror, então fiquei na dúvida.
    Depois da resenha me decidi a dar uma chance. Espero não me assustar.
    Bjs
    suelenmendes27@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Essa capa dá um medinho né, eu estou curiosa para ler essa história. Eu gosto de livros de terror e suspense e espero gostar deste.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Quero muito ler esse livro. Essa resenha só me deixou mais curiso. Espero ganhar *u*

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde!
    Esses livros mais fortes realmente é difícil nos conectarmos inteiramente com os personagens, que são geralmente frios...
    Eu achei linda essa capa, apesar de ainda não ter visto pessoalmente.
    Beijos.

    www.historiamuda.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!