[Resenha] O Diário Secreto de Lizzie Bennet

O Diário Secreto de Lizzie Bennet
Título Original: The Secret Diary of Lizzie Bennet
Autor(a):  Kate Rorick, Bernie Su
Editora: Verus                      Páginas: 364
Lançamento: 2014               ISBN: 9788576863410
lizzie ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries. Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet. De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...
Inteligente e irreverente.

Baseado na web série de mesmo nome, O Diário Secreto de Lizzie Bennet é uma adaptação moderna do clássico romance Orgulho e Preconceito de Jane Austen, um livro leve e divertido, que proporciona aos leitores, que relutam em ler clássicos, a oportunidade de conhecer esta encantadora história de amor
.
Lizzie Bennet é uma universitária de 24 anos que está chegando na fase final de seu curso e resolve criar um vlog para ser seu trabalho final, o equivalente ao nosso TCC. Lá ela nos fala sobre os planos de sua mãe para tentar desencalhar as três filhas solteiras e a enorme vergonha que isso lhe causa; sobre a doçura da irmã Jane e da impetuosidade da irmã Lydia e como é seu relacionamento com ambas, seu medo de sair da casa dos pais e encarar uma vida sozinha; o impacto que a chegada de um rapaz rico na vizinhança causou em sua família e como o amigo esnobe deste dito rapaz lhe deixou bem incomodada, William Darcy era um enigma para ela.

A história narrada em primeira pessoa por Lizzie, é contada em forma de diário de maneira muito intimista. É um texto que flui facilmente e diverte, o humor ácido da mocinha e sua espontaneidade dão a impressão de estar conversando com uma amiga, é hilário. Quem já conhece a história de O&P vai se surpreender e se deliciar ao ver tudo acontecendo em nossos dias, os acontecimentos tão familiares repaginados e despojados.

Embora seja baseado na web série, o que temos aqui vai além, é a invasão dos bastidores. Lizzie conta como surgiu o assunto de cada um de seus vídeos, as situações que antecederam cada acontecimento ali abordado; são os segredos não só dela, mas da família, amigos e claro, de Darcy.

A adaptação foi bem fiel ao original, mas nem por isso a expectativa diminui, os fatos foram bem desenvolvidos e o leitor fica roendo as unhas para ver o desfecho na relação confusa de Lizzie e Darcy, que vai do ódio ao amor, com vexames e reviravoltas. Contudo, o mais genial é a forma como um romance que sempre vi cheio de pompa e circunstância de uma época, cair tão bem em um cenário universitário e em plena era digital. Uma Lizzie estudante idealista e um Darcy dono de uma empresa de alta tecnologia? Eu não poderia crer nisso, mas lendo o livro eu vi ser possível, isso merece destaque, não é apenas recontar a história, é reconstruir a mesma e torná-la crível outra vez.

Quanto aos personagens, as características marcantes foram mantidas, embora a Lydia de hoje seja bem mais agradável e esperta. O nosso Darcy , ainda que esnobe algumas vezes, é um cara doce e cativante, senti falta de mais aparições suas, já que é meu personagem preferido, um livro só por seu ponto de vista seria ótimo.

Lizzie é uma garota a frente de seu tempo, mas me deixou irritada muitas vezes por criticar tanto e não cuidar de sua própria vida, ela precisava amadurecer e viver seus problemas não dos outros, demorou um pouco para que abrisse os olhos e percebesse que era uma espectadora de seu próprio show e não a estrela principal. Não nego que a maior parte de sua atitudes foram por medo de arriscar, mas também foram por amor já que seus laços com a família eram bem sólidos.

Adorei o momento que Lizzie viu suas palavras virarem contra si mesma, Darcy que foi seu maior alvo de críticas, pode afirmar que teve a alma lavada depois disso, afinal os defeitos que ela apontava nele eram os defeitos dela. É uma evolução e nos prova que não devemos julgar uma pessoa apenas pelo que vemos na superfície, devemos antes dar uma chance para conhecê-la melhor, ou seja, não julgue um livro pela capa.

Não ficamos focados apenas no romance de Lizzie e Darcy,  a história trabalha ainda amizades, relacionamentos familiares, escolhas de vida profissional e amadurecimento, especialmente os das três irmãs, acredito que você vá se identificar com várias situações vividas pelas moças, são verdadeiras e próximas de cada um de nós.

Aos poucos estou assistindo os episódios da web série, são legais, mas prefiro o livro, é mais completo em detalhes e sentimentos. Alerto que esta releitura não tem o clima de época que a história original possui, afinal todas aquelas regras sociais não se encaixariam bem nos dias atuais, mas por ser algo bem descompromissado, torna-se mais divertido, é adorável. 







2leep.com

27 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?

    To simplesmente doida para ler esse livro e espero que eu o faça ainda em janeiro. Adoro Jane Austen e, principalmente, Orgulho e Preconceito. Então estou com as expectativas lá no alto para esse livro. Parabéns pela resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha, eu já era fã da web série e da Emma também, e não sosseguei enquanto não comprei o livro, ficou perfeito, li em um dia, maravilhoso. O&P é meu livro favorito.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cila,

    Minha primeira aquisição de 2015, estou esperando o livro chegar. Estou louca pra ler, ainda não li Orgulho e Preconceito, mais ele está na minha meta de 2015, então quero ler os dois na sequência e poder fazer um paralelo com as histórias. Preciso conhecer Mr.Darcy no papel, amo ele no filme.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  4. Acredita que nunca tinha ouvido falar desta web serie, chocada!
    Eu gostei da ideia e parece ser bem divertido, eu nunca fui uma fã Jane austen..vejo pedras voando rsrsrs.
    Mas o livro parece ser bem escrito e vejo tantas resenhas bem positivas que confesso que a curiosidade é bem grande,
    espero poder ler ainda no começo do ano,
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi..
    Tenho muita vontade de ler este livro e não reluto em ler clássicos.
    Não sei se conseguiria ver a série, mas quem sabe agora em 2015 eu leia.
    Ainda tenho vontade de ler Orgulho e Preconceito primeiro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida!
    Não li Orgulho e Preconceito mas amo o filme, e corri para ler a adaptação dessa história assim que foi lançada. Também achei a autora mega criativa ao trazer o enredo para os dias de hoje, ela teve algumas sacadas geniais :)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo joia?
    Já tinha visto algo sobre, achei sua resenha ótima, e estava um pouco na dúvida sobre ele, mas a curiosidade em ler voltou haha;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida, tudo bem?

    Eu pretendo ler esse livro em breve e também quero acompanhar a web série, mas primeiro eu quero ler a versão original do livro :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Como uma boa e fiel fã de O&P, sempre fico entre a curiosidade e o medo de ver e ler esses livros baseados na obra da minha amada Jane, mas pelo jeito a leitura vale a pena, cativa e ainda consegue surpreender mexendo com um texto de mais de 200 anos como Orgulho e Preconceito. Alcançar esses efeitos não é fácil e me convida a leitura, vai para a lista lindamente.

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir
  10. sinto uma vontade enorme de ler esse livro e tambem orgulho e preconceito mas nao tive a oportunidade ainda, ouvi falar da serie tambem mas resolvi ler o livro primeiro :)

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    nossa não conhecia o livro, mas quando você citou Orgulho e Preconceito já me interessei rsrsrr

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não gosto muito de críticas. Aquelas pessoas que mal olham para si e só sabem criticar os outros, acho que eu teria vontade de matar esse personagem na unha. Mas que bom que ele foi bem fiel à adaptação. Bem legal, fiquei curiosa para ler e o fato de trazer para os dias atuais ficou bem bacana

    ResponderExcluir
  13. Quero ler Orgulho e Preconceito antes desse livro pra ter esse gostinho de ver como ficou a história nos tempos modernos.
    A resenha está muito boa! Um abraço, Cida!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha!!!!!!
    Eu ainda não tinha nem considerado a hipótese de ler este livro, mas agora estou revendo isso com cuidado, rs.
    Sério, não é o tipo de livro que eu curta, mas você foi assim tão categórica, até na crítica, que eu estou começando a mudar de ideia!

    Adorei mesmo!!!

    Bjkss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nunca li Orgulho e Preconceito e morro de vontade de ler mas esse livro da Lizzie me chamou bem mais a atenção por ser atual, acho que eu me daria melhor com a leitura dele. Já vi um vídeo e achei bem legal, imagino que o livro seja demais.

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida, tudo bem?

    Uma das minhas metas de 205 é ler mais clássicos e Orgulho e Preconceito está entre eles quero muito ler este livro e adorei a resenha não sabia que era baseado em um vídeo real vou querer ler este também com toda certeza.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  17. oi, eu estou tentada a ler este livro e as ressalvas de sua opinião positiva me deu um up a mais
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Não conhecia a web série, mas já li algumas resenhas desse livro. Acho que vou curtir a história.

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  19. Olá minha querida, tudo bem?
    Estou passando aqui para dizer que eu sinceramente adorei a sua resenha.
    O livro está na minha lista pra falar a verdade.
    Comprei na Black Friday um livro com as 3 histórias famosas da Jane Austen e pretendo ler assim que possivel, porque comprei os outros livros baseados na obra dela. Quero muito poder conhecer, pois todos falam muito bem desse Mr. Darcy. FAMOSO ELE em ?! hehehehe

    Mas olha, amei a sua resenha. Fiquei bastante curiosa quanto a história, embora eu ainda não tenha lido nada sobre o assunto. Mas espero poder gostar tanto como vc gostou =]
    Meus parabéns pela sua postagem. Ficou muito boa mesmo.

    Outra coisa linda, queria te perguntar uma coisa, ou melhor, te fazer um convite.
    Estou convidando alguns blogs que eu gosto para ser parceiro do I LOVE MY BOOKS e gostaria muito de saber se vc gostaria? Se quiser me dá um toque e pode pegar o meu link-me que farei o mesmo com o seu cantinho no meu viu? Pode contar sempre comigo. Beijinhos e parabéns pelo seu lindo blog

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bom?
    Eu ouvi muitos elogios sobre esse livro, mas não sei se irei ler ele, parece ser um ótimo livro, mas tenho tanto o que ler que fico até desanimada quando vejo mais livros hehehe porém quem sabe mais para frente eu dê uma chance a ele, adorei a resenha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  21. Oi Cida, tudo bom?
    Só tenho lido resenhas positivas desse livro. Mesmo não tendo lido Orgulho e Preconceito, eu me interessei pela proposta e o romance dessa adaptação. Acredito que uma nova roupagem para a narrativa, atrai novos leitores e também se torna uma opção leve de uma mesma história.
    Quero acompanhar a Websérie também. Beijos!!!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Ai gente, eu preciso ser esse livro. Mas nunca li nada da Jane, nem Orgulho e Preconceito, e também não vi a série. Será que vou ficar muito perdida ou vou gostar da leitura mesmo assim? Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  23. Orgulho e Preconceito é um dos meus livros favoritos no mundo e foi até um dos temas da minha iniciação científica na faculdade. Por isso, sempre fico aflita quando vejo adaptações... Tenho medo de estragarem a história ou os personagens - especialmente eles.
    Já assisti um episódio e gostei - achei bem divertido! -, apesar de não ter amado como todos amaram... mas enfim, sua resenha tirou boa parte do meu medo, Cida!
    Apesar de que não gostei de como Lizzie foi retratada, provavelmente faz todo o sentido nessa nova narrativa (o que é legal), mas não tem muita coisa (ou nada) a ver com a Lizzie de Jane Austen.
    Acho que darei uma chance, mas não agora, pois preciso me preparar psicologicamente para isso, rs.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Amo diários e já conhecia o livro, então sua resenha só aumentou minha ansiedade para ler o livro.

    ResponderExcluir
  25. Cida, querida, nem de longe imaginei que a história fosse tão atraente! Nossa, adaptar para nossos dias uma trama à la Austen! COnfesso que não li Orgulho e Preconceito, mas o filme é encantador, então pre-ci-so ler o livro!
    Gostei dessa coisa intimista do diário, somos confidentes de Lizzie e podemos saber o que ela pensa a respeito de tudo. E não é difícil imaginar que o drama das irmãs de O&P pode ser tão atual, com a mãe quase negociando arranjos para casar as filhas.
    Adorei!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  26. Eu fiz o caminho inverso do seu, na realidade, eu acompanhava os vídeos da Lizie há muito tempo. Quando vi o lançamento da editora, fiquei maluca para lê-lo. Tanto que agora consegui uma boa promoção nele e finalmente vou poder dar um picato sobre o que achei do livro. Pelo visto o conteúdo é bem amplo e proveitoso. Estou animada, agora... culpa de quem? SUA hahaha

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  27. Fico com um pé atrás sempre que vejo alguma releitura ou adaptação de Orgulho e Preconceito, já que é o meu livro favorito. Darcy sempre será imbatível. Mas eis que gostei da ideia desse livro. Ainda não tinha ouvido falar nem desses vídeos, então darei uma olhada para ver o que realmente acho. Aí verei se encaro a leitura ou não. kkkkk

    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!