[Resenha] Luz e Trevas

Luz e Trevas
Título Original: Darkness & Light (War of the Fae #3)
Autor(a): Elle Casey 
Editora: Geração                  Páginas: 384
Lançamento: 2014               ISBN:9788581303055
GUERRA DOS FAE, V.3 - LUZ E TREVAS ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Jayne Sparks está mais destemida, engraçada e rebelde do que nunca, tendo que enfrentar os problemas causados acidentalmente pelo pixie Tim, aprender a manipular melhor seus poderes com O Verde, conhecer traições de um grande amigo e descobrir quais são os motivos secretos pelos quais há uma guerra incessante entre Faes das Trevas e Faes da Luz. Seus poderes podem torná-la vulnerável às manipulações dos Fae das Trevas, e ela poderá torna-se prisioneira de forças inimigas. Mas sua astúcia sempre estará lá.
Luz e Trevas é o terceiro livro da série A Guerra dos Fae, de Elle Casey, publicada no Brasil pela Geração Editorial – Selo Geração Jovem. Esta série traz as aventuras da jovem Jayne Sparks, que após fugir de casa e enfrentar perigos em uma floresta selvagem, descobriu que não era humana, e sim uma espécie de ser sobrenatural conhecido por fae. Ela passou a viver com outros de sua espécie num complexo habitacional destinado ao treinamento para uma futura guerra entre Luz versus Trevas, mas logo precisou sair de lá para resgatar seu melhor amigo de Ben, um poderoso fae das trevas. Este foi o primeiro combate de nossa protagonista e no momento decisivo da luta o segundo livro termina, nos deixando mais uma vez aflitos pelo que virá a seguir.

A história é retomada exatamente de onde havia parado, a autora não costuma trabalhar com longos intervalos de tempo, assim estamos no meio da disputa de Jayne com Ben para levar Tony, mas a garota acaba se saindo melhor e volta ao complexo para sua rotina, contudo ao levar o amigo de volta desafiou as leis dos fae e mais uma vez protagoniza um discussão acalorada com o Conselho, isso serve apenas para mostrar como ganhou aliados, seu jeito indomável de ser mudou a maneira de pensar deles, é uma cena bem bacana quando todos afirmam estar ao seu lado.

Quem imagina que agora as coisas irão ficar mais calmas, engana-se, Jayne entra em confusão atrás de confusão e corre sério risco de vida. Eu gosto de seu jeito ousado e teimoso, mas pela primeira vez sua rebeldia não foi adequada, por mais que isso a torne uma personagem marcante, senti que faltou maturidade em seu comportamento, no livro anterior vi evolução na personagem, no entanto, desta vez ela precisava ponderar e entender que a situação era diferente e suas gracinhas não iriam dar resultado. Ela precisava sem mais humilde e ouvir os demais, dividir conhecimento e aprender a se defender, pois os fae das trevas são muito mais preparados que os da luz, o pessoal de Jayne é muito tranquilo e se a guerra tivesse começado pra valer agora, teriam sido derrotados. A protagonista precisava encarar com mais seriedade e respeito as pessoas ao seu redor.

Se Jayne não atingiu minhas expectativas, os demais personagens sim, mais vilões apareceram e mostraram que não estão de brincadeira; do lado dos mocinhos Tony e Tim foram destaque, adorei ver seu amadurecimento e crescimento.

A narrativa em primeira pessoa, pela voz de Jayne, é simples e ágil, nos primeiros capítulos a autora retoma acontecimentos anteriores e conceitos de sua mitologia fae, se você ler os livros com um intervalo grande não vai se sentir perdido, eu que li juntos não vi necessidade de rever os fatos. A cada dia mais segredos surgem, torço para que no próximo livro a autora consiga dar respostas e atar todas as pontas soltas. Foi uma leitura empolgante, cheia de momentos críticos e lutas perigosas, mais desafiante que o anterior e seguindo para o combate final. A linha tênue que separava Luz e Trevas ficou mais clara, sabemos agora os reais objetivos de cada lado. O final foi mais um daqueles que você precisa ter o próximo livro em mãos para saber o que irá acontecer. Recomendo a série.





2leep.com

14 comentários:

  1. É incrível a capacidade da autora deixar a gente mega curiosos, né? Confesso que a protagonista deixou a desejar um pouquinho, realmente. Mas os outros foram excepcionais. Já estou ansiando o próximo livro e espero que seja melhor que esse.

    ResponderExcluir
  2. Cida, sua resenha esta ótima, mas acho que eu tenho problema com esse tipo de livro
    :/
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? =)
    Parabéns pela resenha. Eu ainda não li essa série, mas ela parece ser interessante. O único problema pra eu lê-la é que tô realmente tentando fugir das séries ultimamente, hehe. São tantas!

    Narrativas em primeira pessoa é ótimo né? A leitura flui muito bem. Não gosto, porém, dos finais que precisam ter o próximo livro... É muito agoniante.

    Beijos, boa semana!
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olha eu ainda não tive oportunidade de ler esse livro, porque eu ainda não li nem os anteriores da série, mas pouco a pouco estou me convencendo a comprar, porque já li várias resenhas positivas sobre eles e tenho certeza que irei gostar bastante das histórias. Eu fiquei mais encantada ainda com sua resenha, embora eu não esteja entendendo muito porque não conheço muito o enredo de toda a história, mas espero que me impressione. É fantasia né? Me tira essa dúvida. Espero gostar bastante. Se cuida linda e parabens pelo seu cantinho. Tá lindo !!!

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amo séries assim, que nos deixam ansiosos para o próximo livro (assim, no caso da editora lançar as sequências rápido! ;D).
    Não sei se vou gostar dessa teimosia da Jayne.
    Excelente resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
  6. Tem próximo?? Eu achei que fossem só 3.

    Enfim, nem comecei ainda e já quero ler, mesmo tendo mais livros do que eu imaginava.

    Acho que vou gostar dessa série.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cida!

    Não acredito que a personagem principal regrediu, que pena... Havia gostado tanto de saber sobre o amadurecimento dela no segundo livro. Estou curiosa para ler essa série, acho que vou gostar, pois sempre adorei histórias de fantasia.
    Espero ansiosamente pela resenha do quarto livro (aliás, é o último?).

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa! Pelo que vi sim, termina com quatro livros.

      Excluir
  8. Ainda não li nenhum livro dessa série, parece ser ótima e cada resenha que leio dos livros me deixa ainda mais interessada em conferi isso tudo que estão falando.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, ainda não tinha ouvido falar deste livro, gosto muito de livros neste estilo.
    Beijos
    Larissa (www.laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha Cida. Uma pena a Jayne não ter sido tãaao legal assim e não ter o amadurecimento necessário pras situações desse livro. Talvez a autora queira ter deixado a personalidade rebelde e adolescente dela e acabou não dando certo.

    ResponderExcluir
  11. Gosto assim, de vilões que chegam a altura e botam a cabeça dos bonzinhos pra funcionar. Bom, ainda não li o certeiro livro, mas pelo menos sobre cenas de ação, não faltou né? hahaha espero que não.
    :P

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  12. Como ainda não li a série, a vantagem é que não vou ficar louca da vida esperando o lançamento do próximo livro. Quando pegar para ler, estarei com toda a série em mãos. Me parece realmente ser o tipo que devoramos as páginas sem nem perceber. Nem comecei, mas já estou empolgada.
    beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!