[Resenha] Vermelho Como o Sangue

Vermelho Como o Sangue
Título Original: As Red as Blood (Lumikki Andersson #1)
Autor(a): Salla Simukka
Editora: Novo Conceito        Páginas: 240
Lançamento: 2014               ISBN: 9788581635798
VERMELHO COMO O SANGUE ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
No congelante inverno do Ártico, Lumikki Andersson encontra uma incrível quantidade de notas manchadas de vermelho, ainda úmidas, penduradas para secar no laboratório de fotografia da escola. Cédulas respingadas de sangue. Aos 17 anos, Lumikki vive sozinha, longe de seus pais e do passado que deixou para trás. Em uma conceituada escola de arte, ela se concentra nos estudos, alheia aos flashes, à fofoca e às festinhas dominadas pelos garotos e garotas perfeitos. Depois que se envolve sem querer no caso das cédulas sujas de sangue, Lumikki é arrastada por um turbilhão de eventos. Eventos que se mostram cada vez mais ameaçadores quando as provas apontam para policiais corruptos e para um traficante perigoso, conhecido pela brutalidade com que conduz os seus negócios. Lumikki perde o controle sobre o mundo em que vive e descobre que esteve cega diante das forças que a puxavam para o fundo. Ela descobre também que o tempo está se esgotando. Quando o sangue mancha a neve, talvez seja tarde demais para salvar seus amigos. Ou a si mesma.

Na Finlândia o inverno parece ser bem mais frio…

Vermelho Como o Sangue é o primeiro volume da Trilogia da Branca de Neve (Lumikki Andersson), da escritora finlandesa Salla Simukka, aqui vamos conhecer a jovem Lumikki, uma adolescente que mora sozinha, tenta esquecer o passado e quer evitar atenção desnecessária, tudo que deseja é viver tranquilamente, o que se prova impossível no dia que entra em uma sala da escola e encontra várias cédulas de dinheiro secando após alguém lavá-las para remover sangue. Bizarro não? Só que poderia ter sido apenas um acontecimento infeliz se ela tivesse esquecido, o problema é que mesmo querendo ficar longe de encrencas, Lumikki não consegue, sua curiosidade fala mais alto, ou melhor dizendo, seu senso de justiça e veia de Sherlock Holmes, assim ela começa investigar a origem daquele dinheiro e acaba mergulhando num universo de corrupção, tráfico de drogas e queima de arquivos, um paliativo para… assassinatos.

Já li muitos livros do gênero, mas nunca protagonizados por uma garota de dezessete anos, Lumikki não é uma espiã, não é policial, é uma garota comum e corajosa, que mesmo sabendo que algo é perigoso não se importa em arriscar a própria vida na busca pela verdade.

O livro é leve em sua abordagem do mundo de crimes e violência urbana, não que os fatos apresentados sejam superficiais e modestos, há uma violência chocante e uma engenhosa rede da criminal delineada aqui, com direito a policiais corruptos e um chefão da máfia  que ninguém nunca viu e conhece apenas como Urso Polar, e claro, muitas mortes, perseguições e dinheiro sujo (literalmente),  no entanto a autora não apresenta isso com aquela profundidade que embrulha nosso estômago e causa pesadelos, é algo mais sutil, acredito que especialmente para atender um leitor mais jovem e também estar de acordo com os próprios personagens centrais, afinal Lumikki em sua investigação conta com o apoio de alguns colegas da escola e eles ainda não têm aquela visão de mundo tão impura, a história trabalha esta perda de inocência, o choque de sair dos contos de fadas e viver a vida real.

Contos de fadas? Sim! Afinal o nome de nossa protagonista significa Branca de Neve e em toda a trama a autora usa e abusa disso para fazer analogias aos contos, nunca de maneira doce e sim para mostrar como a vida não é tão fácil e que príncipes encantados e finais felizes não existem.

Desde as primeiras páginas o livro me capturou, um crime, sangue e muitos fatos misteriosos, mas embora eu desejasse descobrir a ligação entre estes elementos, o que fascina e intriga é a protagonista, Lumikki é complexa, cheia de segredos e nada fácil de interpretar, posso dizer que no decorrer da leitura, através de suas lembranças do passado e maneira de agir eu descobri algumas coisas, mas nem de longe desvendei a garota, gostei de seu jeito de ser determinado, inteligente, humano e sarcástico, mas ainda assim não sei quem é Lumikki. Há sombras em seu passado, sua vida é obscura e nada alegre, a criação numa casa cheia de tabus a tornou uma pessoa fechada. Sua fuga?A arte e suas investigações amadoras, que no final deram um bom resultado, embora tenha sido algo que a autora poderia ter trabalhado mais detalhadamente, o desfecho foi fácil depois de tantas complicações.

É uma leitura fluida e envolvente, com uma narrativa em terceira pessoa ampla, mostra a trama por vários ângulos, permitindo que tenhamos um cenário mais completo e abrangente. É sem dúvidas um livro instigante e gostoso de ler, que você devora em uma tarde. O final é fechado, mas com certeza as aventuras de Lumikki Andersson estão apenas começando.

“Era uma vez uma menina que aprendeu a ter medo. Contos de fadas não começam assim. Outras histórias, mais sombrias, sim.”









2leep.com

22 comentários:

  1. Amiga, adorei sua resenha. Você me deixou muito instigada a ler o livro. Gostei de saber que não só a história é bem trabalhada, como a personagem bem construída e complexa. Mas confesso, até agora tô sem entender direito o que tem a ver com a história da Branca de Neve.. kkk acho que só lendo para saber. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Já adorei!!! Sangue e assassinato. Adoro!!! E essa relação com a Branca de Neve também me encantou.

    Adorei a resenha!! Quero ler logo com certeza ♥

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida,
    desta vez vou deixar passar.
    Não curti muito a premissa do livro

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiee

    Também gostei bastante desse livro e adorei a Lumikki ela me pareceu um pouco com a Lisbeth Salander e a Aomame da trilogia 1Q84 as duas são misteriosas e gostam de investigar, a leitura flui muito rápida mesmo li em apenas um dia.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Eu já começar a leitura desse livro por no final de semana, agora eu sei que preciso pegar imediatamente! rs Eu adorei as capas da trilogia... pela espessura do livro, creio que não tem muita enrolação e isso foi uma das coisas que me instigou a lê-lo.

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    http://www.wordinmybag.com.br/

    ResponderExcluir
  6. confesso que foi um dos poucos da editora que não chamou minha atenção! meio que fujo de livros com essa premissa!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Mesmo o livro tendo mistérios, analogias aos contos de fada, que é o que gosto muito, alguma coisa não despertou a minha curiosidade.
    Mas quando estiver no clima vou pegar ele pra ler, pois vejo muitos elogios.
    Ótima resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
  8. confesso que foi um dos poucos da editora que não chamou minha atenção! meio que fujo de livros com essa premissa!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cida!
    Gostei bastante do livro. Além da protagonista parecer interessante, fiquei curiosa sobre o desenvolvimento da história, com todos os crimes e mistérios. Um ponto muito positivo pra mim é o final ser fechado, porque ando fugindo um pouco de séries e trilogias.

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sempre quis ver a resenha desse livro desde o lançamento nesse mês, Lumikki parece ser uma personagem de personalidade boa e forte, apesar de seu passo meio que obscuro . Como citado já os mistérios me deixaram bem curiosa a respeito dos corpos. Acho que a branca de neve entra na parte da vida dela, da Lumikki, de como ela é e seu passado, como o do verdadeiro da branca de neve, acho que seria isso.
    Beijos, Cida
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cida! :)

    Não gostei da história, mas depois de ler sua resenha fiquei super curiosa! Não conhecia essa série e confesso que não fiquei empolgada, apesar de adorar contos de fada, mas sua animação me intrigou, então darei uma chance. Um dia.

    Beijocas, querida.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie Cida, tudo bom?
    Eu adoro livros que envolvem investigação e mistério. Fiquei ainda mais instigada por causa da idade da protagonista e sua evidente sagacidade. Além disso, apesar de ser uma série, eu curti que a autora tenha criado um final fechadinho nesse primeiro livro.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida!
    Esse livro me interessou por misturar contos de fadas com esse mundo dos crimes, coisa que eu nunca tinha visto. Já tenho meu exemplar aqui, preciso ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Primeira resenha que leio do livro e não poderia ter sido melhor. Adorei, Cida!
    Quando a minha caixinha da NC chegou esse foi o livro que mais me chamou atenção e adiantei ele na minha fila imensa de leitura. Será o próximo livro que lerei e acho que vai acabar por superar as minhas expectativas. Tem tudo que eu gosto e,como a protagonista não parece ser uma chata, acho que vou adorar!
    Ansiosa desde já.
    Beijos
    Coisas de Meninas.

    ResponderExcluir
  15. Oii Cida, tudo bem? :)
    Bem, eu gosto de livros com essa pegada policial. Mas não sei se gostaria desse em questão, não quando a protagonista é tão jovem e inexperiente. Me faz pensar nas novelas da globo, quando os personagens meio que mandam e desmandam na polícia, sabe? hahahaha

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida.
    Você é a primeira que eu vejo falar tão bem do livro. É ótimo nós que acompanhamos blogs termos sempre dois pontos de vista de um livro. Eu achei que ia ser um adaptação do conto da Branca de Neve mas me enganei profundamente. Acho a capa desse livro linda mas ainda não sinto tanta vontade de lê-lo, pelas resenhas achei a história muito superficial.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, sua resenha foi ótima. Tinha visto um comentário no skoob que destruía o livro, tanto que mudei minha opção de leitura naquele dia. Mas vou ler depois que terminar o que estou lendo agora que não está nada agradável. Mas se muita gente gostou é porque tem uma boa narrativa mesmo.

    Greice

    Blogando Livros

    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  18. Interessante saber mais sobre o livro, até porque a sinopse não revela quase nada e deixa uma curiosidade atroz em quem a lê. Gostei dos seus comentários, só achei uma pena a protagonista (as circunstâncias difíceis de sua vida, sua personalidade, etc) não ter sido explorada de forma mais profunda. Saber que a parte criminosa da história também não foi tão profunda e chocante diminuiu um tanto considerável minhas expectativas, na verdade.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da resenha, o livro é diferente do que eu imaginei, mas mesmo assim eu gostei muito do que li e pretendo ler em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida =D

    Acredita que ainda não terminei de ler o livro? kkk Tive que dar uma pauda por causa de outras leituras atrasadas, mas até onde tinha lido estava curtindo bastante. E adorei vir aqui e ver que você leu o livro e curtiu ele. Se você gostou tenho certeza que vou gostar também =D Adorei o estilo dele, foge um pouco do que vemos de tão batido.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  21. Um conto de fada mais sombrio é bem próximo ao contexto em que as histórias reais foram criadas.
    Tenho uma dúvida e não sei se alguém consegue me dar uma luz: qual o motivo dessa onda de releituras de contos de fadas?
    Porque, fora essa trilogia, foram lançados a Saga Encantadas e as Crônicas Lunares. Além dos filmes previstos para o próximo ano: Caminhos da Floresta, Peter Pan (conto de fada literal, vide Sininho) e Cinderela.
    Tudo tem girado em torno dessa temática.

    ResponderExcluir
  22. Um conto de fada mais sombrio é bem próximo ao contexto em que as histórias reais foram criadas.
    Tenho uma dúvida e não sei se alguém consegue me dar uma luz: qual o motivo dessa onda de releituras de contos de fadas?
    Porque, fora essa trilogia, foram lançados a Saga Encantadas e as Crônicas Lunares. Além dos filmes previstos para o próximo ano: Caminhos da Floresta, Peter Pan (conto de fada literal, vide Sininho) e Cinderela.
    Tudo tem girado em torno dessa temática.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!