[Resenha] Para Onde Ela Foi

Para Onde Ela Foi
Título Original: Where She Went (If I Stay #2)
Autor(a): Gayle Forman 
Editora: Novo Conceito        Páginas: 240
Lançamento: 2014               ISBN: 9788581635675
PARA ONDE ELA FOI ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.
Acredito que todos que leram Se Eu Ficar estavam esperando ansiosamente pela sua continuação, afinal aquele final foi uma maldade! Fala sério! Depois de tanto sofrimento não ter uma conclusão para o casal Adam e Mia foi de partir o coração. Eu queria esta continuação não só para saber sobre o destino dos dois, mas para poder finalmente conhecer melhor Adam, que foi o meu personagem preferido na história e não ganhou muito espaço no livro anterior.

A mudança se faz presente não só na vida de todos, mas também na narrativa, que passa da voz de Mia para a de Adam. Não pensem que vamos seguir do mesmo ponto que terminou o livro anterior, passaram se alguns anos e aquele jovem músico, que teria dado a vida para salvar sua amada, está vivendo a base de remédios para controlar sua ansiedade. Eu comecei a ler e levei aquele choque, me assustei com este Adam tão amargurado, não conseguia entender como ele ficou assim, mas aí parei e pensei, percebi que nunca conheci o rapaz de verdade e que este poderia ser seu jeito de sempre, contudo conforme avancei na leitura tive certeza que foi um coração partido que lhe deixou no fundo do poço.

Não vou entrar em detalhes sobre os acontecimentos que se deram após Mia deixar o hospital, mas não foram nada agradáveis para Adam, a cada página vemos sua dor latente e profunda, tanto no presente, quanto no passado. Os capítulos são alternados entre as duas épocas, mostram não só o começo de tudo com Mia, mas também o que veio depois do acidente, que culminou na vida infeliz que ele leva hoje. É engraçado como estar onde sempre sonhou em sua carreira musical deixou de ser o bastante, a banda de Adam é sensação mundial, ele um astro famoso e rico, mas deixou de fazer música por amor, agora é apenas uma mercadoria. Ele odeia a fama, o assédio, a imprensa. Ele odeia a si e a promessa que fez para trazer Mia de volta.

Distante dos amigos por causa de sua depressão, Adam está prestes a entrar na maior turnê de sua carreira, mas acaba indo ao encontro do que lhe importa, ou melhor, de quem importa, Mia. Em uma noite pelas ruas de Nova Iorque iremos acompanhar um reencontro sofrido e doloroso que servirá para mostrar se esta história de amor terá ou não um final feliz.

A autora poderia ter dado a conclusão para eles no livro anterior, mas optou por esta sequencia, que não é longa e nem cheia de enrolações, é uma história direta mesmo com flashes do passado, que permite preencher as lacunas desta relação,  já que tínhamos apenas o lado de Mia. Tudo acontece em poucas horas, do despertar de Adam em uma manhã nada animadora ao desenrolar de seu dia e a noite com Mia, onde ambos primeiramente agem como dois amigos que se encontraram por acaso até o momento que é preciso por as cartas na mesa a abrir o coração.

Adam é intenso e uma grande confusão de sentimentos, eu o adoro; Mia, por mais que seja exaltada pelo rapaz, ao meu ver é superficial, nem de longe eu vi justificativa para suas ações, como eu gostaria que Adam não a amasse, não entendo a falta de emoção nesta garota, era esperado alguém mais sensível depois de tudo pelo que passou, mas é ele que nos toca com sua fragilidade.

A história é centrada em ambos, senti falta de uma maior participação dos personagens secundários, que são citados todo o tempo, mas não aparecem ativamente, só em lembranças. A autora não é profunda em alguns aspectos, mas mesmo assim este livro foi mais emocionante que o anterior, não chorei, mas consegui sentir na pele o desespero do mocinho, por ele eu quis uma final feliz, ele buscava uma redenção por um pecado que não era de todo seu, era compartilhado e na verdade foi um ato de amor.

Para Onde Ela Foi é uma história de perdas e ganhos, de idas e vindas, encontros e desencontros, mas acima de tudo de perdão e superação, mostra que o que vem depois de uma tragédia pode ser tão ou mais complicado que a própria tragédia em si, salvar-se é importante, mas manter-se de pé com tantas feridas é a verdadeira prova de força. Adam e Mia são sobreviventes de uma grande tragédia. Ela teve o apoio de todos, enquanto ele para ajudá-la esqueceu de si mesmo, tornando-se assim a maior vítima de tudo. Adam era uma garoto apaixonado, sincero e sonhador, que precisava de amor para seguir em frente, não vindo de qualquer pessoa, mas daquela que ele deixou por querê-la mais do que tudo. Uma leitura delicada e sensível para corações feridos e apaixonados.

Lembrei desta frase durante toda a leitura: “Amo a liberdade, por isso as coisas que amo deixo-as livres. Se voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as tive.”








2leep.com

21 comentários:

  1. Oie,
    poxa gostei bastante do primeiro livro, mas acho que não vou gostar deste, mas vou ler de qqer jeito rsrsrs
    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. achei essa trama mais amadurecida, Cida, mais fortalecida, mais instigante do que se eu ficar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida

    O final de Se Eu Ficar foi para maltratar o leitor.
    Adam também foi meu personagem favorito. Tão intenso, tão apaixonado e tão sofrido. No início não queria que ele e Mia ficassem bem, por mim ele seguiria em frente sem ela. Mas a autora conseguiu mudar minha opinião sobre a garota e apesar de não ter concordado com suas ações, entendi porque ela fez o que fez.
    Achei legal o fato da história se passar em 24 h e ser tão intensa e bem desenvolvida.
    O final foi super fofo e eu amei.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  4. Que bom que esse livro é mais emocionante que o anterior, por isso fiquei com mais vontade de ler essa duologia. Apesar de ter um pouco de medo por esse trecho da resenha: "Uma leitura delicada e sensível para corações feridos e apaixonados." *_*
    Boa resenha! Bjs, Cida <3

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida.
    Confesso que estava na dúvida se leria ou não esse livro, mas gostei tanto da sua resenha que vou ler sim!!!
    Adorei a dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida!
    Li "Se Eu Ficar" e concordo com você, aquele final foi uma maldade!
    Não sabia que o livro "Para Onde Ela Foi" acontecia alguns anos depois do primeiro volume, pensei que seria a mesma história só que pela voz do Adam.
    Sério que esse livro é mais emocionante? Nossa, se o primeiro já faz chorar...
    Adorei a resenha, fiquei curiosa para ler!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sa! Eu achei os sentimentos mais palpáveis neste segundo livro, o Adam passa melhor o que sente que a Mia.

      Excluir
  7. Oi Cida

    Nossa amei sua resenha, confesso que eu fiquei bem desanimada com a leitura do primeiro livro, mas agora sua resenha me deu esperanças adoro um drama e acho que lerei esse livro muito em breve.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não li ainda por ter muitos na lista, gostei do Adam, mas não da Mia, achei ela bem chatinha e cheia de mimimi,... gostei também é que Adam narra esse, com certeza ficou mais legal. Ele parece demonstrar muito amor para ela, e você citou dela ser não sentimental, o que me irritou.
    Beijos Cida, ThayQ.

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida.
    Eu não tô empolgada pra fazer essa leitura porque o personagem que mais gostei, Adam, acaba tendo sua personalidade mudada por conta de tanto sofrimento.
    Eu não gostei da Mia desde o princípio, e pelo visto ela continua fria.
    Pelo menos esse livro tem mais emoção, tinha que ser Adam né.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida, tudo bom?
    Linda resenha e respondeu todas as dúvidas que eu tinha com esse livro. Eu não consegui me emocionar no primeiro livro e acho que o problema é a Mia. Ela é muito chata no livro e você fica naquele impasse se sente pena ou raiva. O Adam é um amor e quero conhecê-lo melhor lendo Para Onde ela Foi. Já sei o que esperar da leitura e penso que vou curtir bem mais que Seu eu Ficar.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida!

    Sou obrigada a concordar com você que esse sim, foi bem mais profundo. Quase não me emocionei com Se Eu Ficar, mas com o desespero de Adam, como eu não poderia o fazer? Achei ele um personagem ótimo! Aliás, concordo que Mia é muito superficial.
    No geral, gostei do livro também. Ótima resenha!

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Concordo com você em absolutamente tudo!!!
    Eu gostei do primeiro livro, mas só gostei, não foi nada demais, gostei. Mas este segundo livro tão melhor!! Tão tudo de bom!!!

    A única coisa que não concordei foi com o segundo livro. Acho que foi certo ela ter dado o segundo livro. Justamente por causa do tempo que se passa entre o primeiro e o segundo. Pular toda a parte que aconteceu tanta coisa foi bem legal!! Eu gostei disso!!

    Adorei o livro e a resenha ♥

    Bjksssssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida :)
    Eu acho que fui uma das poucas que não estava muito ansiosa para ler esse livro. Gostei do primeiro,mas não consegui me envolver tanto com a história. Houve momentos de emoção, tensão...mas senti falta do envolvimento com cada um dos personagens.
    Eu pretendo ler Para Onde Ela Foi ainda esse ano. Gostei do Adam e as melhores partes, para mim, era quando ele aparecia. Espero conseguir me envolver dessa vez.
    Adorei sua resenha! Me deu até mais ânimo pra começar a ler.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida...
    Que bom que gostou do segundo livro, a maioria tem gostado. Apesar algumas ressalvas.
    Gostei da sua resenha empolgada.
    Não sei quando lerei os livros.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie Cida =)

    Eu me emocionei muito mais com esse livro do que com o anterior. Não sei quanto a você, mas parece que a forma com o Adam narra o fatos é mais real.

    Adorei a sua resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary




    ResponderExcluir
  16. To com os livros aqui pra ler e não vejo a hora de começar logo pra poder ler a história pelo ponto de vista do Adam, tenho certeza que eu vou gostar muito mais dele.

    ResponderExcluir
  17. Ei Cida!
    Se eu ficar está na minha fila de leituras, me parece uma história linda!
    Com certeza lerei este também...
    Tenho visto seus comentários lá no blog. Desculpe o sumiço, a correria do fim de semestre...
    Bjs...


    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  18. Comecei a ler o Se eu ficar no Kindle e não curti.
    Mas de tanto ler resenhas sobre ele e o Para onde ela foi, fiquei curiosa.
    Agora tô doida pra ler os dois.
    Talvez tenha sido apenas um pouco impaciente :(

    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida, tudo bem?

    Eu ainda não li nenhum dos dois livro, mas eu quero ler logo, pois também não assisti o filme e estou curiosa para ver.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda não li, mas fiquei com vontade.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!