[Resenha] Mentirosos

Mentirosos
Título Original: We Were Liars
Autor(a):  E. Lockhart 
Editora: Seguinte                 Páginas: 272
Lançamento: 2014               ISBN: 9788565765480
15062931 ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cape Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.

Meu primeiro contato com o trabalho de E. Lockhart, foi durante a leitura de O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks , um livro genial, que gostei muito, assim quando vi que a Editora Seguinte lançaria Mentirosos fiquei doida para conferir, recebi a prova do livro e mergulhei na leitura sem ler sinopse, nem nada, apenas confiando no trabalho da autora.

Cadence Sinclair cresceu numa família abastada, que prezava demais as aparências e a perfeição, uma família comandada por um homem severo e controlador. A solidez e tradição de ser um Sinclair era tanto um porto seguro, como também algo opressivo.

As férias de verão de Cadence sempre foram na ilha particular da família, onde ela sempre encontrava os primos Johnny e Mirren, e o amigo Gat, seu grande primeiro amor. O quarteto, conhecido como “Mentirosos”, era inseparável, mas no verão dos quinze algo aconteceu, Cadence foi encontrada quase morta na beira da praia e desde então nunca mais foi a mesma, a menina cheia de energia e vida se foi, hoje é uma garota que sofre de fortes dores de cabeça e vive dependendo de remédios para controlar a dor, suas memórias daquele verão se foram e sua cabeça não funciona tão bem. Ela precisa voltar à ilha e descobrir mais sobre seu acidente, no verão dos dezesseis acaba indo para a Europa com o pai, no dos dezessete está com viagem marcada para a Austrália, mas consegue convencer a mãe e finalmente volta para a ilha, volta para os Mentirosos, no entanto nada mais é como antes.

Confesso que logo nas primeiras páginas me senti perdida, não porque a história estava confusa, eu estava entendendo direitinho cada acontecimento, mas o que não entendia mesmo era onde a autora queria chegar com tudo aquilo, parecia apenas ser a história de quatro jovens e suas férias de verão em uma ilha, até cheguei a pensar, em certo momento, que por Gat ser de origem mais humilde, seu namoro com Cadence fosse ser algo proibido pela família dela e que os dois precisariam enfrentar muitos desafios para ficar juntos, mas ledo engano, não era uma história de amor que a autora queria nos mostrar.

E foi assim no escuro que continuei a leitura, fui do amor ao ódio em cada capítulo, mergulhando nos segredos obscuros do perfeito clã Sinclair, que acaba se revelando nada perfeito, uma família de membros corrompidos pela ganância e mesquinhez, filhas que viam nos pais uma generosa herança e um pai que via nesta falha de caráter a chance de controlar as filhas. Pessoas alheias a dor, o que incomodava era varrido para debaixo do tapete, tornava-se algo impronunciável, quando a avó de Cadence morreu e seu pai se separou da mãe, foram esquecidos, um Sinclair não chorava, não sofria, apenas sorria e era simpático.

E você se pega acreditando que vamos mergulhar mais e mais nesta briga por dinheiro, mas não é isso também, o que precisamos saber é a causa da amnesia seletiva de Cadence, porque ao voltar para a ilha ela vê a família preocupada com outras coisas, não mais apenas com dinheiro, porque o status de perfeição foi esquecido, como em apenas dois verões seu avô ficou velho e frágil, e a grande pergunta: Por que todos, especialmente os Mentirosos, não queriam falar sobre o verão daquele acidente?

Em uma narrativa em primeira pessoa, que usa e abusa de metáforas, E. Lockhart nos engana literalmente, na busca de Cadence para reconstruir os acontecimentos esquecidos somos levados para dentro de algo muito profundo e intenso, eu que estava perdida, me vi devorando o livro em apenas um dia na tentativa de compreender os Sinclair e tudo que os cercava, nem de longe imaginei a verdade por trás daquele acidente, os acontecimentos que antecederam aquela tragédia e a revelação final são de deixar você de queixo caído. Fiquei chocada, passada e nem conseguia dormir sem remoer cada detalhe, cada peça que pareceu simples se tornou fundamental para aquele desfecho. Mentirosos é um livro genial, com uma história inteligente e ousada. Eu não amei desde a primeira página, ao contrário, tive vontade de deixar de lado ao ver o quanto os Sinclair eram horríveis, mas depois eu precisava saber o que tinha acontecido com a garota e continuava lendo sem parar.

É um livro que mexe com seus nervos,  que atiça sua curiosidade e desafia o leitor a encontrar a verdade, eu perdi este desafio, e agradeço por isso, se tivesse previsto o que viria pela frente não teria gostado tanto, a autora me surpreendeu com uma trama incomum e bem estruturada, com seus personagens complexos e extremamente humanos, com sua crítica sutil aos valores morais e caráter e um final totalmente imprevisível.




2leep.com

34 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Uau, esse livro parece ter mesmo uma trama bem estruturada. Adorei saber que no fim deste livro, as peças mais simples foram fundamentais, adoro quando isso acontece!
    Ainda não conheço o trabalho desta autora, mas tenho "O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks" aqui em casa para ler!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sa! Os dois livros são ótimos, mas este aqui eu gostei mais, por causa da maneira como a autora nos engana e não revela suas verdadeiras intenções. É fabuloso.

      Excluir
  2. o enredo é bom e cheio de altos e baixos, que tonam a história bem diferente do que vemos por ai, só que não acho que o leria agora, ando mais focada em ler romances

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Cida =)

    Estou doida para ler esse livro, mas como sempre tenho outros livros na frente e por mais curiosa que eu esteja vou ter que esperar um pouco.

    Gostei muito da narrativa da autora em "O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks", e espero gostar muito de Mentirosos também =D

    Adorei a sua resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Ah, eu preciso desse livro urgentemente! Só vi ótimas resenhas e agora estou morrendo de curiosidade. Estou precisando de livros muito bons para me animarem UAHSUAHS Adorei sua resenha, que bom que conseguiu gostar bastante do livro.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai Cida você me deixou mais curiosa pelo livro do que eu já tava. Parece ser muito bom, apesar da família horrível.

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Vi uma resenha a pouco deste livro e acho que ele deve ser tudo isso mesmo.
    No começo o livro não me chamou muita minha atenção, mas acho que daria uma chance a obra.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiee

    Juro que só pelo título não tinha nenhuma expectativa mas diante de tantos elogios serei obrigada a ler rsrs adoro livro que é inusitado e imprevisível.

    Beijos

    www.livorsechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  8. Arrasou na resenha, Cida! Ficou perfeita demais!
    Esse livro tem sido super bem comentado e eu estou super-hiper-mega curiosa para ler. Achei a trama bem interessante, mas não tinha lido uma resenha ainda (só li os comentários de quem leu). Eu sou apaixonada por esses livros que são um verdadeiro desafio e que são imprevisíveis.
    Não vejo a hora de ter o meu. <3
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro a resenha me deixou bastante interessada em ler, trama sensível, intrigante e super envolvente que atiça a curiosidade para saber como será o final da história.

    ResponderExcluir
  10. Sabe que gostei dessa capa, mas eu também tinha gostado daquela da prova. Rsrsrs. Enfim, um livro que eu gostei das duas capas, imagine se não vou gostar de ler.

    Adorei a resenha, e diferente de você, ainda não tive contato com autor. Porém, acho que vou começar por este livro aí. Achei a resenha mais envolvente!!!

    Bjkssssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cida :D
    Posso dizer uma coisa? Estou curiosa. Mais do que curiosa, estou curiosíssima! A premissa já parecia muito interessante, mas sua resenha me deixou completamente pirada, parece ser um daqueles livros que eu preciso para ontem, estou completamente louca para ler! Sério, essa resenha ficou absolutamente perfeita, acho que nunca fiquei com tanta vontade de ler um livro antes. Parece haver bastante mistério, drama e intriga para me deixar sem chão por um bom tempo. Já adicionei à lista de leitura...
    Beijos e ótima semana!

    Confissões de um Leitor

    ResponderExcluir
  12. ótima resenha.. Não esperava muito do livro antes RSrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Caramba se o livro for tão bom quanto a sua resenha dever ser ótimo, a sua descrição da história me deixou instigada.

    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  14. A resenha é muito boa, parabéns. Me deu vontade de ler. Mas sobre o que é o livro, afinal? Não dá pra contar sem estragar a surpresa no final da história? É romance? É suspense? É algum drama?

    ResponderExcluir
  15. u preciso desse livro urgentemente! Só vi ótimas resenhas e agora estou morrendo de curiosidade.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Só leio resenhas empolgadas, assim como a sua... Menina, esse livro desse ser realmente muito bom, viu?! Deu para sentir o teu envolvimento daqui! :D
    E assim que é bom!

    beijo,
    Mi
    http://inteiramentediva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida,
    Suspenses que mexem com os nervos sempre uma boa pedida.
    A promissa me deixou mega curiosa em relação a tudo, e aos meninos que certamente aprontaram alguma coisa com a moça O.o

    Espero ler em breve

    bjs e um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  18. Dois livros estão na minha lista de leitura. MENTIROSOS e NÃO OLHA PARA TRÁS. Ambos tem algumas coisas em comum. Uma garota que perde a memória, pessoas escondendo segredos, ect. Estou com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida, a primeira vez este livro foi num post da Editora Seguinte e só pelo título e arte da capa já gostei de cara, quando li a sinopose sabia que ia gostar, sua resenha tá super fiel a ideia, quando li me peguei fazendo um paralelo entre E. Lockhart e Hedcliff de Morro dos ventos uivantes!!!

    ResponderExcluir
  20. O livro me parece muito interessante, já está na minha lista!
    Bjss!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Cida!

    Esta é a segunda resenha que leio de "Mentirosos" e já estou super interessada. Adoro um bom suspense, com romance e muito mais. Enfim, estou aqui super curiosa para saber o que houve com a Cadance, além de ver seu romance fofinho com o Gat.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Quando vi a capa e a historia achava que não era tão bom, mas pelas resenhas que li vejo que estava enganada. Muita gente fala muito bem de Mentirosos, estou louca para ler este livro. Parece ser ótimo e surpreendente. Adoro estes livros onde tem mistérios, suspense, são meus preferidos.

    ResponderExcluir
  23. Oi Cida!
    Não conhecia o livro, mas adoro histórias de suspense e já fiquei curiosa para saber o que aconteceu com a Cadence. Gostei da resenha!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  24. Oi Cida..
    Quando li "escrito em primeira pessoa" fiquei muito surpresa kk
    é muito difícil, na minha opinião, escrever nessa modalidade.
    Deve ser surpreendente.. Ainda bem que tu vai sorteá-lo :)

    Beijoss, Aninha.

    ResponderExcluir
  25. o livro "mentirosos' parece ser incrivel. tomara que quando eu for le-lo, ele me surpreenda assim como surpreendeu vc. "mentirosos" e um livro cheio de segredos...

    ResponderExcluir
  26. Oi Cida, tudo bom?
    Eu também fiquei perdida no início da leitura, mas no final eu descobri onde a autora queria chegar. Ela usou uma narrativa extremamente criativa e cheia de metáforas para nos entregar um final surpreendente e devastador. A história começou sem muitas pretensões pra mim e depois entendi porque todos estavam elogiando o livro.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Cida!!

    Estava louca por uma resenha deste livro e quando vi que postou não via a hora de ter um tempinho pra ler!! Adorei sua resenha, fato que vou comprar esse livro agora! Estava esperando alguma opinião de colegas de blog ou alguém próximo e suas resenhas são ótimas, me deixou bem intrigada a ler o livro!

    Ainda não li nada da autora, e espero gostar e enlouquecer tanto quanto você hahaha!
    Excelente resenha!!

    Beijos!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Parece ser um livro genial! Tô muito ansiosa pra ler!
    Gostei disso da autora (ou autor, sei lá) nos enganar quanto ao rumo que a história vai tomar. E de usar muitas metáforas!

    ResponderExcluir
  29. Nunca li nenhum livvro desse autor, mas pelo que pude perceber o autor tem uma narrativa impressionate da qual prende o leitor durante o decorrer da leitura. Espero ter a oportunidade de ler esse livro em breve. Parabens pela resenha.

    ResponderExcluir
  30. Adorei! Uma leitura bem complexa, cheia de metáforas e pontos fortes, não conhecia esse livro, mas já me apaixonei, gosto muito de historias inteligentes, onde o autor consegue prender nossa atenção e nos faz pensar e questionar sobre ética e valores! Não imaginava nem de longe que esse livro fosse assim, perfeito! Parabéns pela resenha, me ganhou de primeira! Bjao!

    ResponderExcluir
  31. Olha, pra ser sincera já tinha visto esse livro por ai, mas não me interessei muito. À primeira vista, pensei que era uma comédia inclusive pelo título). Isso prova o quanto não devemos julgar algo pelas aparências...
    Só que, caramba, você descreveu uma super história: tem romance, ação, drama e mistério. É quase uma novela mexicana (não é uma crítica nem sarcasmo).
    Tô muito curiosa, agora, para saber o final. Espero que a mocinha tenha conseguido descobrir a verdade e dado a volta por cima, depois de tudo.

    ResponderExcluir
  32. Nunca tive contato com o autor, mas vi um vídeo falando sobre o livro, e estava entre os melhores, o que me deu mais expectativas. E agora que vi mais elogios seus e ainda lendo em 1 dia a obra, significa que foi muito bom ler, eu também já tive leituras assim, minhas expectativa com Mentirosos apenas aumentou, nesse BF dia 28 ele já está na lista dos que vou comprar, talvez o único que não seja Hot da lista de compras ♥.
    Beijos até mais.
    ThaynáQ.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!