[Resenha] Se Eu Ficar

Se Eu Ficar
Título Original: If I Stay (If I Stay #1)
Autor(a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito        Páginas: 224
Lançamento: 2014               ISBN: 9788581635415
Se-Eu-Ficar- ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.
Meu interesse no livro surgiu quando vi o trailer do filme há uns três meses atrás, aí descobri que a Novo Conceito traria para nós em agosto e fiquei na espera cheia de expectativas, eu adoro romances com jovens protagonistas, ainda mais mesclado com música e de quebra, uma tragédia para me fazer chorar.

“Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha.”

O livro começa de maneira leve e descontraída (pelo menos até a página 16), o café da manhã na casa de Mia, junto com os pais e o irmão caçula. Ela é uma garota apaixonada por música clássica, por tocar violoncelo e pelo namorado Adam, um músico com a carreira em ascensão. Seus pais são moderninhos e bem –humorados, seu espírito muito mais jovem que o da própria filha, são pessoas legais e o irmão caçula, é um menino cheio de energia. Uma família amorosa e unida, que ao decidir pegar a estrada numa manhã de nevasca, apenas para ver amigos, não esperava que jamais fosse voltar para casa da mesma forma. Um acidente põe fim na alegria, Mia acorda fora do corpo e vê  tudo que perdeu, ela fica gravemente ferida, mas viva, contudo em coma e ao se ver no hospital, entre cirurgias e mais cirurgias, testemunha o desespero dos avós, tios, primos, da melhor amiga Kim e do namorado Adam pela sua recuperação. Eles querem Mia, mas ela não tem certeza se quer ficar, e enquanto tenta decidir se luta pela vida ou desiste, ela nos conta a história de sua vida.

Eu confesso que imaginei que o acidente seria lá pela metade da trama, o trailer do filme me deu a ideia de que tudo começaria lindamente, com o romance de Mia e Adam e depois seria interrompido pela tragédia, assim me surpreendi com o choque disso vindo logo no começo, e mostrado com tantos detalhes que meu estômago deu voltas. A seguir vamos para dentro de um hospital e ficamos com Mia observando.

Fica evidente como Mia é insegura em relação a tudo em sua vida e como acha complicado se encaixar, mas fica ainda mais claro, que vive cercada de pessoas que a amam muito e por causa de cada uma delas teve uma vida boa e não desistiu de seus sonhos. Não vou dizer que admirei Mia, por vezes seu jeito pessimista me deixou irritada, mas por outro lado, eu também já fui adolescente, vivi as expectativas que nos rondam nesta fase e a ansiedade que parece ser parte de todo dia. Escolher caminhos, se sentir parte do mundo. Crescer é difícil, sendo assim Mia é uma personagem muito humana e convincente, uma menina sensível e diferente.

“Não estou certa de que este é o mundo ao qual pertenço.Não tenho certeza se quero acordar.”

Eu captei toda a confusão de sentimentos da garota em cada pedacinho da história, coisas que imaginei de uma maneira acabaram sendo mostradas de outra, confesso que formulei teorias que caíram por terra, em especial ligadas ao romance, que não era um mar de rosas, mas que foi resgatado durante o coma de Mia.

E o coma? Que acontecimento intrigante temos aqui, são tantas histórias e depoimentos de pessoas que já passaram por isso, e me pego imaginando se a história de Mia seria mesmo possível, se a escolha é nossa ou não, pois é isso que autora usa como o gancho para te prender na trama, a escolha de Mia, cabe a ela decidir ficar ou não. Verdade ou apenas ficção? O fato é que você quer que ela lute. Eu queria muito, mas senti sua desistência todo o tempo. Mesmo tendo perdido tanto, ainda havia muito em sua vida, ela precisava ficar por aquela amiga incrível Kim, por aqueles avós amorosos e cheios de fé e por aquele rapaz sensacional, Adam.

Adam! Eu queria tanto ter tido mais dele, que pena que a autora não lhe deu mais espaço, mais cenas, ele aparece, mas eu queria mais de sua doçura. Ele é o amor, me fez pensar se a força deste sentimento pode resgatar alguém de um lugar além da imaginação, trazer esta pessoa de volta.

É um livro que trata de assuntos delicados e coloca o amor em destaque em todas as suas formas, mas confesso que não me emocionei tanto quanto imaginei, fiquei tocada, mas tenho a impressão que será mesmo a adaptação cinematográfica que vai me derrubar, talvez pela presença mais forte da música, ou pelas imagens, desde o trailer estou roendo as unhas e ansiosa, foi ali que a história me pegou, assim preciso ver logo para ter certeza.

Eu gostei de Seu Eu Ficar, no entanto esperava uma abordagem maior em certos aspectos da trama e o final foi maldade. Como assim acabar ali!? Justo ali? Preciso do próximo livro imediatamente. Se ela escolheu ficar ou não? Leiam e descubram.








2leep.com

27 comentários:

  1. Cida, querida, compreendo perfeitamente cada observação sua aqui muito bem colocada. Teremos mais de Adam no próximo, mas um baita spoiler na sinopse do livro 02 me pede para avisar: NÃO LEIAM A SINOPSE DO LIVRO 02, a não ser que já tenham lido este lindo Se eu ficar.
    Amei a trama! O tema é duro, mas eu tb não sofri como imaginava. Apesar da cena em que ela fala de cheirar os cabelos do irmão ter me arrancado lágrimas... vc sabe por quê.
    Acho também que o filme vai complementar na emoção palpável, daquelas que derrubam mesmo... amei o trailer, só espero que seja fiel à obra.
    Beijooo!
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manu eu li a sinopse do segundo e achei um absurdo o spoiler que tem lá, tirou a surpresa do leitor depois do final deste.

      Excluir
  2. OI Cida

    Esse livro é minha leitura do momento e apesar de ainda estar bem no comecinho (logo depois do acidente), sinto que fortes emoções virão e já até senti um aperto no coração em alguns momentos.
    Quanto ao Adam, o próximo livro será narrado por ele, então você terá muito dele para usufruir.
    Espero que a leitura continue tão boa quanto tem sido o início.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caline! Eu vi que é ele o narrador, no final deste tem até uma palhinha do próximo, eu acredito que vá gostar mais ainda, afinal ele foi meu personagem favorito.

      Excluir
  3. Oi Cida
    Em todas as resenhas que eu li de Se eu fica até agora todo mundo fala que acha que o filme vai ser bem mais emocionante, vai chorar mais no filme, etc., o livro não tem mesmo toda essa emoção? Quando comecei a ver notícias dele achei que fosse um livro pra nos fazer chorar horrores rs
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não chorei não. Será que tenho o coração tão duro? :)

      Excluir
  4. Oi Cida, tudo bem?

    Se Eu Ficar será uma das minhas próxima leituras e confesso que não estou com expectativas altas. Acho que irie gostar, assim como você, mas não amar. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Own, li esse livro recentemente também e adorei ! Mal posso esperar pelo próximo também, como assim esse livro acabou daquele jeito ? Maldade dessa escritora em níveis estratosféricos kkkk
    Beijos <3

    - Ana

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii Cida. Adoro resenhas que nem a sua, sincera e detalhada. Parabéns! Eu quero ler o livro logo :) participei de umas mil promoções e não ganhei nenhuma kkkkkkkkk

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  7. capa bem intrigante, aposto que regada de surpresas será a história! qual será a escolha de Mia? ansiosa pra descobrir
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Cida!
    Preciso ler esse livro!
    Vou comprar na Bienal!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. estou meio que me contendo para ler esse livro antes do filme, pq sempre que leio primeiro acabo me decepcionando com o filme, então vou esperar para ver primeiro e depois ler o livro, ainda mais que ele não é muito grande. Já estou me preparando piscicologicamente tbm para sofrer mais emoções

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou contando que o filme seja uma boa adaptação, por isso preferi ler o livro antes.

      Excluir
  10. Oi, Cida!
    Nem se preocupe! O próximo livro será narrado pelo Adam. Então você irá se deliciar bastante com a leitura.
    Eu entendi perfeitamente sua opinião. Meu medo era justamente este: não me emocionar tanto como esperava. Mas aconteceu. Chorei muito e como sou muito emotivo, adorei a história incluindo aquele final torturante. rs
    Achei toda a história em si muito delicada e dolorosamente linda.
    Quero muito ler o próximo livro.
    Ótima resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Le! Eu não chorei não, acho que meu coração anda muito duro. Eu fiquei feliz quando vi que Adam narra o próximo, eu quero mesmo saber mais sobre ele.

      Excluir
  11. Oii Cida! S eu ficar é bom , mas poderia ter sido melhor...é clichê. o Adam é tudo de bom e estou ansiosa para ler o segundo livro narrado pelo ponto de vista dele. Ficaram muitas perguntas na minha cabeça por tudo. Eu também fiquei muito chocada com aquele acidente e os detalhes no começo do livro...tive até pesadelo.Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  12. Achei bem interessante o livro, gostei de cada observação sua, pois são muito importante para os "Devoradores de livros"!

    http://www.turmajovem.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie!! Eu li e minha resenha está pronta. Por isso só agora vim ver a sua, rsrs.

    Ai Cida, eu gostei!! Tenho uma colega que está em coma no hospital; sei lá, estranho como as coisas acontecem. Enfim, sem detalhes tristes... Eu adorei a forma como a autora falou. De maneira leve, mas profunda.
    Concordo com a falta de Adam, mas acredito que ele vem com tudo no segundo livro.

    Minha resenha ficou bem menor que a sua, rsrs. Achei difícil falar deste livro.

    Amei o jeito como você falou.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida,
    estão fazendo tanta propaganda deste livro que estou curiosa.
    Não tinha percebido que é uma série, já me desanimou um pouc.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Cida! Ontem mesmo li uma outra resenha sobre esse livro e fiquei com muita vontade de ler! Não sabia, porém, que é uma série... Isso às vezes me desanima um pouco, mas vocês estão falando tão bem que acho que vou acabar comprando!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  16. Oi amiga,. Eu já li Se eu ficar é concordo com você, eu gostei muito do livro mas esperava mais, esperava um livro que me fizesse chorar horrores e mesmo eu sendo uma manteiga derretida eu não chorei no livro. A insegurança da Mia me decepcionou um pouco.. já no trailer do filme eu chorei, toda vez que assisto choro, então prevejo que o filme será mais emocionante. Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Cida!
    Esse é um dos livros que mais quero ler no momento. Já li milhares de resenhas sobre ele e tô doida pra ler.
    Amei sua resenha! *-*
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Cida, que curioso, tive quase as mesmas impressões que você.. kkkk guria, quando vi aquele acidente nas primeiras folhas fiquei boba.. também pensei que seria mostrado tipo na metade da trama. E o final?? Quase joguei o livro longe.. kkkk não curti que ele acabou de maneira tão abrupta, e eu não sabia que tinha continuação.. então foi um choque inicial para mim. Achei o livro muito bonito, mas não me arrebatou da maneira que eu esperava. Vamos aguardar o próximo, que preciso dizer, não começou me prendendo :( Espero que mude. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida..
    Também gosto de leituras que me emocionam. Vi que todas as pessoas que leram este livro gostaram muito, Pelo menos até o momento não vi nenhuma resenha negativa. O que aumenta minha curiosidade.
    Você disse o mesmo que todo mundo, que o livro não fez chorar apesar de ser emocionante. E o filme vai fazer muita gente derramar lágrimas.
    Bela resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi tudo bom?
    Bom, esse livro foi uma surpresa negativa. Não sei se ele foi lançado antes ou depois da onda A Culpa é Das Estrelas mas sei lá, achei um drama tão exagerado.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Estou louca por esse livro e a cada resenha eu só vejo suspiros e exclamações!
    Estou ansiosa pelo filme também e principalmente pela a triz que vai interpretar, adoro ela!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  22. Eu quero ler este livro antes de sair o filme. A história parece ser muito bonita.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!