[Resenha] Quando Eu Era Joe

Quando Eu Era Joe
Título Original: When I Was Joe (When I Was Joe #1)
Autor(a): Keren David
Editora: Novo Conceito             Páginas: 320
Lançamento: 2014       ISBN: 9788581633398
 ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
[Resenha] Quando Eu Era Joe, Editora Novo Conceito 
Imaginem o que é perder, em uma única noite, sua casa, seus amigos. Como é possível viver mentindo sobre todas as coisas? Bem, mentindo não seria a palavra correta, ocultando seria a melhor colocação. Aos 14 anos, Ty presencia um crime bárbaro em um parque de Londres. A partir desse momento, tudo muda para ele: a polícia o inclui no programa de proteção à testemunha e Ty é obrigado a assumir uma vida diferente em outra cidade. O menino ingênuo, tímido, que costumava ser a sombra do amigo Arron, matricula-se na nova escola como Joe... E Joe não poderia ser mais diferente de Ty: faz sucesso com as meninas, torna-se um corredor famoso... Joe é tão popular que acaba incomodando os encrenqueiros da escola. Ser Joe é bem melhor do que ser Ty. Mas, logo agora, quando ele finalmente parece ter se encaixado no mundo, os atentados e ameaças de morte contra sua família o obrigam a viver no anonimato, em fuga constante e sob a pressão de prestar depoimentos sobre uma noite que ele gostaria de esquecer. Um livro – de tirar o fôlego! – sobre coragem e sobre o peso das consequências do que fazemos.
Tenho certeza que ele não é totalmente inocente…

Quando Eu Era Joe é o primeiro volume da série de mesmo nome, publicada no Brasil pela Editora Novo Conceito. Eu poderia dizer trilogia, já que vi que são três títulos apenas, contudo, muitas vezes trilogias ganham mais livros e então passam a ser séries, então eu prefiro usar série ou saga, quem sabe se o autor decide escrever mais.

Chega de divagações e vamos ao que interessa, a história. Este livro fala sobre Ty, um garoto que aparentemente testemunhou um crime violento, com um toque de crime racial e que precisou ser incluído em um programa de proteção à testemunha após depor sobre o ocorrido. Eu digo “aparentemente testemunhou” porque fica evidente que Ty sabe mais do que está dizendo e eu logo fiquei com a pulga atrás da orelha em relação à sua inocência e envolvimento.

A história se passa em Londres, mas não é aquele tipo de narrativa que te leva ao local, assim tanto poderia ter sido lá, como em Nova Iorque ou São Paulo, eu tinha noção que os personagens estavam em um subúrbio de uma grande metrópole, mas pela pouca inserção de cultura local e detalhes típicos da cidade não viajei, não é ruim, é um fato.

Ty quando entra no programa de proteção ganha o nome de Joe e vê ali sua chance de se reinventar, ele definitivamente incorpora um personagem. Enquanto Ty era um menino normal, sem experiência com garotas e  que vivia na sombra do melhor amigo, Joe é descolado, faz sucesso com as garotas e não é sombra de ninguém, pelo contrário, os outros garotos inspiram-se nele e o seguem. É bem legal ver esta transformação do personagem, essa sua força em ser outro, porém há um conflito interno das duas personalidades, dando uma complexidade única ao personagem.

A história é narrada em primeira pessoal, por Ty/Joe e nos deixa presos do começo ao fim, pois como eu disse, ele esconde algo e isso vai sendo revelado pouco a pouco, conforme ele vai levando a vida e lidando com seus conflitos, logo vamos tendo pecinhas para montar o quebra cabeças.

Ty não tem uma vida fácil, a mudança para sua mãe foi algo devastador, ela entrou em profunda depressão, tirando o sossego do menino com suas crises e lhe deixando muito só, isso faz com que o protagonista busque uma acolhida em outros lugares, com outras pessoas e suas novas interações preenchem a história com muitos dramas adolescentes.

Eu curti a história, tanto pelo lado do mistério relacionado ao crime, quanto pelo clima high school que temos aqui, mas faltou algo. Deixa eu explicar melhor, mesmo sendo tudo bem envolvente, eu pensei que seria aquele livro onde o personagem lutaria pela vida, fugiria dos criminosos e viveria toda a tensão de estar em um programa de proteção à testemunha, mas a abordagem nesse sentido foi rasa, fora um ou outro acontecimento relacionado com isso, o restante foi focado nos dias de adolescente de Ty/Joe, ou seja, uma vida normal de alguém em uma escola nova, em uma cidade nova  e seus dramas.

Dramas? Sim, Ty faz amizade com uma família que tem meninas em situações bem peculiares e vive uma experiência única com a mais nova, não vou falar os detalhes, mas é algo que emociona.

Em suma é um livro bom, que agrada e prende o leitor, o final é uma reviravolta, que deixa todo mundo em dúvidas quanto ao futuro de Ty. Aí você me pergunta se ele tinha culpa no crime, bem, vai ter que ler para saber, não posso revelar se minhas suspeitas foram confirmadas.





2leep.com

32 comentários:

  1. Oi, Cids!
    Quando o livro lançou, fiquei até curiosa pela história, mas acabei desanimando (novamente). Hoje a história já não me chama tanta atenção, principalmente por saber que a ação fica em segundo plano, pelo que entendi.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Eu estou super curiosa pra ler esse livro! Ele me pareceu bem fantástico, mas acho que o autor poderia ter focado um pouquinho mais em Londres (amo essa cidade hehe), outra coisa também foi a questão dele focar mais na vida de adolescente de Joe, ele poderia ter falado mais sobre o drama de fugir de assassinos, de estar em um programa de proteção e etc!!! mas creio que é um bom livro que vale a pena ser lido!


    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  3. não gosto de livros desse gênero, entretanto até tenho vontade de ler esse, pois trata de um tema que eu conheço pouco, a proteção à testemunha e como isso é para a quem tem que fingir ser quem não é!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ter faltado algo, fiquei bem curiosa, o livro parece ser interessante!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!
    Eu achei que a história focaria mais nessa questão do programa de proteção à testemunha, mas pelo visto a mãe do "Joe" foi quem mais sofreu com a mudança, enquanto o Joe enfrenta os dramas adolescentes típicos, que não são poucos. Como é uma série, pode ser que isso ainda mude, tenho um palpite que ele terá que trocar de identidade mais vezes ;)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida :)
    Venho negligenciando a leitura desse livro já faz um tempinho. Ia começar a ler no Carnaval, mas fui passando outros na frente e até hoje não o li. Mas pretendo mudar isso em breve.
    Gostei muito da sua resenha. Eu esperava uma história mais cheia de dramas e lágrimas, acho que esse foi um dos motivos de eu adiar a a leitura.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  7. Oie Cida
    estou muito animada para ler esse livro. Gosto quando o autor vai revelando os segredos da trama aos poucos, deixando com que o leitor una as peças do quebra cabeça.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Já li esse livro e curti a história, mesmo não gostando muito do Ty :p

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  9. Também pensei que no livro teria mais do personagem lutando pela vida ou perseguições e quando percebi que não, acabei adiando a leitura, mas agora fiquei bem ansiosa para ler o livro, ele parece ser interessante.

    Beijos
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. oi Cida!
    Só eu que acho esse cara da capa a cara do Luan Santana????!!
    Já estou namorando esse livro um tempinho....

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece ser muito bom, pelo
    menos é essa a impressão que tenho diante de tantos elogios que tenho lido a respeito dele.
    Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas assim que puder lerei com certeza.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie!!!
    Ai que bom que gostou!! Eu gostei bastante de Joe.
    Gostei bastante também dos policiais, rsrsrs. Enfim, a resenha está ótima!!! Nem tinha percebido que não fala muito assim de Londres. Eu li num embalo tão bom, que foi e eu nem vi.
    Engraçado isso.

    Bjkassssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida!!
    Desde o lançamento eu fiquei desejando este livro, mas só agora descobri que ele é o primeiro de uma série. Isso me deixa ainda mais curiosa para conhecer a história Ty/Joe. Fico tentando imaginar como sua vida se transforma e como ele mesmo se transforma. Deve ser uma leitura interessante e envolvente. =D
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  14. OI Cida,
    tudo bem?
    Desde que o livro foi lançado eu queria muito ler, então, comecei a ler algumas resenhas e fiquei um pouco decepcionada, no momento estou em dúvida se leio ou não.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Esse livro parece ser muito bom!
    Adorei a premissa, com crimes e uma pegada mais high school :D
    E gostei muito da sua resenha, me deu mais vontade ainda de ler!
    Beijos

    http://addictionforbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida, tudo bom?
    Comprei esse livro recentemente em uma promoção, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Talvez eu faça isso depois que o 2º livro for lançado. Acho que a editora não deveria ter colocado um garoto bem mais velho na capa, mas isso não tira meu interesse nessa narrativa.
    Resenha muito boa como sempre.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Estou com esse livro para ler, mas ainda não chegou a vez dele.
    Ele parece ser fantástico.
    Parabéns pela resenha.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li esse livro, mas cada resenha fico curiosa.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Achei a trama desse livro bem interessante. Nunca li nada sobre um personagem que fizesse parte de um programa de proteção a testemunha. Mas, pensei que haveria mais foco em como Ty/Joe seria ligado a isso, e não sobre os dias normais de um adolescente =/
    Mas, de qualquer forma, ainda tenho interesse em ler o livro =)
    Espero que seja apenas uma trilogia e não que seja adicionados novos livros dependendo da reação dos fãs.

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho esse livro e pretendo ler em breve. Já imaginava que seria um livro que iria prender a minha atenção. Sua resenha só veio confirmar isso.

    ResponderExcluir
  21. Já li resenhas sobre esse livro e, sinceramente ? Estou muito afim de ler !
    A começar pelo clima High School, a qual gosto demais. E também tem mistérios e investigações.. aiiin , que tudo *-*
    Eu quero muito ler . Gostei da resenha :3
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  22. Bom, pela capa este livro já não me chama muito a atenção. Ele parece ser um livro teen, que não é o que eu gosto de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito do enredo do livro, só não gostei muito foi da mãe do Tyler, muito infantil e egoísta.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  24. Olá Cida,

    Não gosto da capa desse livro e no início torci o nariz, mas a sinopse é interessante e resenhas positivas que li me animaram, sua resenha me deixou ainda mais curioso, um grande mistério e com reviravoltas, muito bom...abraços.
    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Esse livro já esta na minha lista de compras, mas até agora não consegui comprar. Gostei muito da resenha :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu gostei do que apresentou, mas pelo visto não é aquele livro que você sai falando: UAU.
    Mas a ideia geral parece boa, mas acho que também iria esperar o que você esperou do livro lendo a sinopse.

    ResponderExcluir
  27. Acho que essa oportunidade de se reinventar dá uma história muito boa!
    Parece do tipo que você quer conhecer a nova vida do personagem e ao mesmo tempo quer saber a verdade por trás do crime... mesmo não sendo um livro "memorável", quero ler! :D

    ResponderExcluir
  28. Eu não estava muito interessada no livro, mas depois da sua resenha com certeza vou querer lê-lo.
    Só não curti muito o fato de ser uma série.. sabe, eu já estou cansando disso =/
    Parece que os autores não sabem mais escrever livros únicos! mas, vou dar uma chance a este =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  29. Esse livro esta na minha lista de leituras para 2014. Adoro livros cheios de reviravoltas e suspense, aposto que vou amar esse livro

    ResponderExcluir
  30. O que a pessoa não é capaz de fazer para provar sua inocência, não é?
    O livro parece um atrativo e tanto, ainda não o li, mas gosto de livros cheios de suspenses e espero lê-lo em breve
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  31. Eu gostei bastante dessa resenha e como tenho o livro, vou passar ele mais pra frente na lista de próximas leituras. Mas algo me diz que esse menino esconde mais do que imaginamos...enfim..é apenas uma intuição.
    Gosto muito desse gênero literário e tenho certeza que irei gostar deste livro.

    ResponderExcluir
  32. Pela capa eu não leria, mas pela resenha e lendo melhor a sinopse definitivamente preciso fazer essa leitura, um jovem que entra no sistema de proteção a testemunha e tem que ficar se mudando, imagina isso na cabeça de um adolescente, não é a toa que a cada nova troca ele mude também a personalidade, não tenho uma opinião sobre ele ter participado do crime por não ter lido, mesmo assim já tenho algumas teorias malucas, só resta saber o que virá nos próximos volumes se não irá decepcionar.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!