[Resenha] Recomeço

Recomeço
Título Original: Revived
Autor(a): Cat Patrick
Editora: Intrínseca      Páginas: 304
Lançamento: 2014      ISBN: 9788580574753
Compare & Compre    Skoob   Facebook   
recomeçoo-cat-patrick 
Tudo começou com um acidente de ônibus. Daisy Appleby era pequena demais para lembrar — tem apenas flashes do acidente que a matou, e de ter sido trazida de volta à vida. A partir daquele momento, ela se tornou uma das catorze crianças que fazem parte de um programa secreto do governo que visa aprovar um novo medicamento: o Recomeço. Daisy já morreu algumas vezes, e a cada morte ela recebe um novo sobrenome, vai para uma nova cidade e ganha uma nova história. A única constante em sua vida é a própria inconstância. Ao conhecer Matt e Audrey, seus primeiros amigos de verdade, após sua quinta morte, ela tenta criar raízes em mais um lar e começa a descobrir segredos sobre o programa Recomeço. Quanto mais informações vêm à tona, mais Daisy percebe que não passa de um peão em um jogo sinistro, que pode revelar que seu mundo — e tudo no ela que acredita — é uma grande mentira.
Desde que li Deslembrança fiquei querendo mais livros de Cat Patrick, assim ao ver o lançamento de Recomeço, não pensei duas vezes, precisava ler. Então li,  sem olhar a sinopse, sem saber o que iria encontrar, confiando apenas no trabalho de uma autora que soube me impressionar.

A vida de Daisy pode ser tudo menos comum, monotonia passa longe da realidade desta jovem de quinze anos que logo nas primeiras páginas nos dá um susto morrendo. Isso mesmo, não é spoiler, na sinopse consta (eu li quando terminei o livro), que nossa protagonista morreu quando pequena em um acidente de ônibus e foi ressuscitada, desde então ela conseguiu passar por esta experiência algumas outras vezes. Daisy faz parte de um programa ultra-secreto do governo conhecido como Recomeço, que é o desenvolvimento de um medicamento que vence a morte. Tanto ela, como outras crianças que estavam no ônibus, foram cobaias do experimento e depois disso ganharam novos nomes, em alguns casos novas famílias e mudaram de cidade, mas sempre que algo que possa revelar a existência do Recomeço acontece, eles assumem nova identidade e mudam-se outra vez. Daisy passa por isso constantemente, já que a morte lhe encontrou mais de uma vez e ela não pode permanecer no mesmo lugar. Diferente de outros jovens no programa, a garota, que não tinha família, foi realocada com dois agentes que fingem ser seus pais, então para ela tudo é bem normal e sem drama, no entanto, nessa última morte, algo soou dentro dela, a vontade de pelo menos uma vez ter uma vida comum, ao fazer amizade com  Audrey e apaixonar-se por Matt, Daisy quis tudo, menos recomeçar outra vez, contudo há muito em jogo, pessoas muito perigosas pretendem manter o Recomeço em segredo e funcionando sem interferência.

Recomeço poderia ser bizarro com toda esta temática de morte, mas não, é até despojado, uma obra que mostra –se interessante por outros aspectos, deixando o leitor curioso de começo ao fim.

Desde a primeira página fui surpreendida, a morte da protagonista e seu retorno em uma situação surreal, suas muitas vidas e a maneira como encarar isso, pensei mesmo que seria ficção cientifica pura, mas logo a autora enveredou por um caminho mais conhecido, o cotidiano de uma adolescente e o despertar do primeiro amor; mesmo assim em momento nenhum houve previsibilidade no desenrolar da história.

Tanto o título em português, Recomeço, quanto em inglês, Revived, combinam com o enredo, caíram como uma luva para maneira de viver alternativa de Daisy, eu comprei a ideia, embora as formas absurdas, com exceção da primeira, que a autora escolheu para a garota morrer tenham sido difíceis de aceitar.

Eu sou uma pessoa desconfiada, talvez por ter lido muitos livros policiais, então nunca acredito que aquilo posto na nossa frente seja totalmente verdadeiro, então tinha certeza que mesmo a protagonista vivendo feliz naquela loucura, ela não sabia de toda a verdade sobre sua vida, que ali existia algo bem obscuro. E acertei!!!

Tanto o leitor, quanto Daisy descobrem isso juntos, apaixonada pelo garoto mais lindo que conheceu, a garota resolve abrir seu coração para Matt para mostrar como lhe ama e com isso veio a revelação de seu segredo, nesse momento, vendo pelos olhos de alguém de fora, ela percebeu que o Recomeço não era assim tão bom, tão acima de qualquer suspeita. Com a curiosidade desperta, ela entra em uma confusão enorme, pondo em risco sua vida e daqueles que ama.

Foi este clima de mistério e perigo que mais gostei, queria muito saber o que estava embaixo daquela superfície de salvação do programa, sinceramente o livro é curto comparado ao material imenso que a autora tinha para desenvolver, aqui é um caso que eu queria ter uma série em mãos, mesmo o final sendo fechado e satisfatório, se Cat Patrick quiser, pode continuar com as aventuras de Daisy.

Quem leu Deslembrança vai sentir falta neste livro de um casal de protagonistas fofos e um rapazinho dedicado, aqui o romance é menos intenso, confesso que foi onde Daisy não me agradou, ela era muito fascinada por Matt, desesperada até, e como não vi tudo isso por parte dele, acreditei que Daisy estava sendo tola em seu exagero. Já no tocante ao desempenho da protagonista na investigação e em sua amizade com Megan e Audrey, achei muito legal, emocionante mesmo.

Ela é madura ao extremo em algumas partes, em outras é a típica adolescente vivendo suas primeiras experiencias, mas sem dramas, ainda bem.

Esta é uma história que levanta uma questão importante sobre os limites do homem ao lidar com a vida humana como se fosse um Deus, a autora até mesmo dá esse apelido ao chefe do projeto e no final fica provado que algo mais comum e mundano, é o ideal na hora de salvar vidas e seguir em frente.

Com um enredo criativo e original, Cat Patrick conseguiu me surpreender mais uma vez, esta autora gosta mesmo de trazer elementos incomuns para suas obras e assim torná-las uma experiência única. A narrativa em primeira pessoa pela voz de Daisy é jovial e fluida, bem gostosa, consegui ler em uma tarde de tão envolvida que fiquei, gostaria apenas que a questão da conspiração por trás do programa tivesse sido mais profunda, mas mesmo assim a história me conquistou.


2leep.com

32 comentários:

  1. Oi Cida,
    fique na dúvida quanto ao livro, me pareceu interessante, mas não sei rsrssr

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Antes não tinha muita vontade de ler este livro, só achava a capa muito linda, mas a história parece ser tão interessante que fiquei bem curiosa.

    Beijos
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. que enredo estranho, ja pensou se encontrassem um remédio contra a morte?
    e se cada vez que renascêssemos recomeçarmos?
    fiquei de queixo caido
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser bom, mas depois de deslembrança fico com um pé atrás pq não gostei

    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!
    Ainda nenhum dos dois livros da autora publicados aqui no Brasil.
    Este parece ser uma leitura simples, sem grandes acontecimentos. Assim também como "Deslembranças". Mas ao ler sua resenha, acredito que gostarei mais de "Deslembranças" devido ao romance. Venho namorando este livro há um bom tempo.
    Enfim, quero ler ambos e espero gostar. Entendi bem sua opinião e acredito que sentirei o mesmo quando fizer a leitura.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê! Você curte romance não é? Com certeza vai curtir mais Deslembrança, mas acredito que os vários relacionamentos deste aqui também vão te agradar,bjos!

      Excluir
  6. Eu gostei muito de Deslembrança e curti essa forma criativa e diferente da autora ao criar seus enredos. Vou querer ler "Recomeço" com certeza.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, depois me diga o que achou.

      Excluir
  7. no começo, achei o livro meio "bobo", digamos assim. Morrer e voltar a vida 5 vezes ? Como assim ? Mas , na perspectiva de o livro não tratar apenas da surrealidade (se bem que pode não ser tão surreal assim...) e sim de uma história envolta de mistérios - gênero a qual amo - , eu o leria , sim. O fato de eu não conhecer a autora diminui a credibilidade do livro comigo, mas.. eu leria.

    ResponderExcluir
  8. Realmente este livro parece ser muito original, nunca vi nenhum livro ao qual o governo esteja envolvido com a criação de uma droga que reverte a morte... Simplesmente UAU!
    Só não curtir saber que o romance não é lá essas coisas, o romance é justamente o que eu mais curto em um livro =/ mas ainda sim vou querer ler u.u

    worldbehindmywall.fanzoom.net

    ResponderExcluir
  9. Achei interessante mas no momento não leria!
    beijinsss!

    ResponderExcluir
  10. Oie Cida =)
    Ainda não li nada da autora e tua resenha só me deixou ansiosa para está lendo o mais rápido possível.
    Acho que vai ser em pdf mesmo.

    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho Deslembrança mas ainda não li. Adorei a resenha deste livro. Essa coisa toda de morrer e viver de novo.. como pode?? O que ela sente, como é??!! nem fiquei curiosa né?!
    Confeso que o que eu mais gosto nos livros sao os romances, uma pena esse não ser tão intenso, mas vou ler mesmo assim!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  12. Eu já li Deslembrança e gostei bastante.
    Tenho muita curiosidade de ler o livro só achei uma pena saber que o romance dessa história não é muito intenso e foto.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida!
    Achei o enredo diferente, fiquei curiosa em conhecer o programa "recomeço", esses grupos ultra-secretos sempre tem um lado obscuro interessante a ser desvendado.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  14. Oie Cida =)

    Li Deslembrança e gostei bastante, apesar de ter achado o final fraco. Fiquei bastante animada como soube que a Intrínseca ia lançar mais um livro dessa autora, pois ela tem um estilo de narrativa leve que eu gosto.

    Fiquei feliz em saber, que apesar de alguns pontos negativos Recomeços é uma leitura que tem tudo para me cativar.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  15. Cida!!!
    Estava na dúvida se iria ler ou não esse livro, mas depois dessa sua resenha tão empolgante, vou ler com certeza!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Não li nada da autora ainda, estou com Deslembrança para ler ainda, e ao ler essa sua resenha com certeza vou virar fã da autora ^^
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida!
    Ainda não li nenhum livro da autora, e não tinha visto esse Recomeço até entrar no seu blog. :)
    Gostei da resenha, o livro parece ter uma história bem diferente!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  18. Antes de falar da história, preciso dizer que essa capa está linda. Ainda não conhecia o outro livro da autora, mas já procurei saber porque sinto que gostarei muito de ambas as histórias, pretendo ler em breve ou assim que eu tiver tempo e dinheiro disponíveis.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Cida!
    Adorei a resenha e a premissa do livro. Nunca tinha visto um enredo parecido. E o melhor: volume único! Para a minha atual ressaca literária, isso é ótimo! :P
    Lendo sobre o governo, me parece que alguém perdeu um familiar e quis criar esse projeto numa tentativa de recuperar/recompensar a vida que não pôde salvar. Espero que não seja essa a verdade obscura, principalmente se eu decidir ler hahaha!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  20. Eu adorei aquele livro dela, Deslembranças e gostei muito da sua resenha, pois me fez acreditar que vou ter uma boa leitura com este livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li nada da autora, mas esse livro parece ser muito bom, a começar pela capa linda. Quando li a sinopse fiquei um pouco com medo de lê-lo pelo fato de falar muito de morte e recomeço e blá blá, também porque a Daisy me pareceu um pouco imatura, mas depois da sua resenha confesso que já estou quase caindo de cima do muro, hehehehe, parece ser uma obra bacana, bem intensa e misteriosa. Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  22. Oi, que coisa louca essa de morrer e ser ressuscitado, ter que mudar de família e tal, bem diferente e criativo, não li nada da autora, mas adoraria conhecer as obras dela, esse livro não é continuação de Deslembranças é? Fiquei na duvida a historia parece ter começo, meio e fim, ah sei lá estou meio perdida, pena que não tenha um romance do jeito que gostamos, mas acho que pela criatividade da autora a leitura já vale a pena.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é continuação, são somente da mesma autora.

      Excluir
  23. Esse já estava na minha lista, não é muito do meu estilo mas a sinopse me interessou, só que gosto muito de romance, pra mim o livro precisa ter romance kkkkk Nesse tem tão pouco assim? :( Bem, vou ver por eu mesma quando comprar o livro, espero que eu não me arrependa D: kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. Oi Cida, tenho o mesmo mal que você, ficar investigando e desconfiando de tudo, e socorro, fiz isso com todos menos com o real culpado.. que péssima detetive eu sou! kkk Adorei a premissa da história, bem como os personagens, por quem criei enorme empatia, mas senti falta de um "algo mais" sabe. Acabei achando o desenvolvimento meio superficial e também senti que faltou explorar mais acerca do programa e do funcionamento do Recomeço. De qualquer forma, também indico. Beijos e ótima resenha, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Cida...Adorei poder ler sua resenha...Pois quando este livro foi lançado achava que era a continuação do livro anterior da autora, mas agora sei que não é. Mas ainda estou bastante interessada deste historia pois realmente é um tema bem diferente e fiquei curiosa para saber o desenrolar desta trama, e como ainda não li nada da autora, fiquei ainda mais animada!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  26. Oi Cida...Adorei poder ler sua resenha...Pois quando este livro foi lançado achava que era a continuação do livro anterior da autora, mas agora sei que não é. Mas ainda estou bastante interessada deste historia pois realmente é um tema bem diferente e fiquei curiosa para saber o desenrolar desta trama, e como ainda não li nada da autora, fiquei ainda mais animada!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  27. Eu não conheço o trabalho da autora ainda, mas notei que Deslembrança foi muito bem cotado, pelo menos das resenhas que li. Só me enganei com o estilo deste livro, achei que era mais voltado para o romance.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  28. Eu ouvi falarem tão mal de Deslembranças que perdi um pouco da fé na autora, mas a temática desse e sua resenha que parece animada pelo livro me deixaram curiosa.

    ResponderExcluir
  29. Cida,
    Adorei seu deslumbre com a autora!
    Eu achei a ideia muito interessante e de certa forma, um pouco parecido com Reiniciados... Nada é tão bom assim vindo do governo kkkk
    E quanto à intensidade da paixão, não é assim tb na vida real? as garotas não ficam malucas e o cara de boa?

    Beijos
    Chrys Audi
    Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!