[Resenha] Círculo

Círculo
Título Original: Cirkeln (Engelsfors #1)
Autor(a): Mats Strandberg e Sara B. Elfgren
Editora: Intrínseca      Páginas: 416
Lançamento: 2013      ISBN: 9788580574296
Compare & Compre    Skoob   Facebook    

untitled


Minoo sempre foi a melhor da turma, mas não consegue fazer amigos. Vanessa é a garota mais sexy do colégio e namora um cara bem mais velho. Linnéa tem pai alcoólatra e é malfalada na escola. Rebecka parece ter uma vida de contos de fadas, mas esconde de todos que tem um distúrbio alimentar. Anna-Karin sofre bullying e deseja ser invisível. Ida, apesar de popular, é detestada tanto pelos professores quanto pelos alunos. Elas não são amigas nem têm quase nada em comum, exceto o fato de frequentarem o mesmo colégio na cidadezinha sueca de Engelsfors. Quando uma lua vermelho-sangue surge no céu, as seis são atraídas por uma força misteriosa até um parque de diversões abandonado, onde descobrem que são as Escolhidas, um grupo de bruxas ligadas por uma antiga profecia, e que uma força terrível foi libertada. Diante de uma série de suicídios suspeitos, elas precisam se unir e aprender a usar suas habilidades mágicas recém-adquiridas se quiserem sobreviver. Juntas, formam um círculo poderoso, capaz de impedir uma profecia que anuncia o fim do mundo. Separadas, são caçadas por um inimigo misterioso que as persegue dentro e fora da escola.

Eu gosto muito de livros de bruxas e fiquei bem contente quando vi Círculo, primeiro livro da Trilogia Engelfors de Mats Strandberg e Sara B. Elfgren sendo publicado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca e o ponto que mais despertou meu interesse foi ser uma obra sueca, todas  as obras do gênero que li eram americanas e britânicas, é bom fugir dos padrões.

Já li livros policiais suecos e sempre tenho dificuldades com os nomes dos personagens, além de demorar para saber se é um nome masculino ou feminino, eu não consigo guardar, muito menos pronunciar, mas até que em Círculo os autores foram bonzinhos, usando nomes mais simples.

A história começa com um jovem saindo da sala da diretora, após levar aquele sermão e nos corredores do colégio ele começa a ouvir vozes. Apavorado corre para esconder-se em um banheiro, porém não há fuga para aquilo que o persegue, e logo algo bem ruim acontece. Seu corpo é encontrado por sua melhor amiga e uma outra garota, fica evidente para todos que foi suicídio, tanto pelas condições em que foi encontrado, quanto por seu histórico problemático, mas nós sabemos o que aconteceu antes, vimos que naquele colégio na cidade de Engelfors, existe algo maligno e perigoso, então surge a pergunta… Quem está por trás deste crime?

Enquanto o suspense relacionado à esta morte vai tomando conta da história, uma série de fatos estranhos passa a ser parte da vida de seis garotas Linnéa, Ida, Vanessa, Minoo, Rebecka e Anna-Karin, elas descobrem possuir habilidades fora do comum, como o controle da mente e a invisibilidade e têm pesadelos com acontecimentos típicos da Inquisição. Em uma noite, a lua fica vermelho-sangue e todas elas são atraídas para um velho parque abandonado, lá encontram o zelador da escola Nicolaus, tão desorientado quanto elas, mas que sabe que todos estão ali para cumprir uma profecia, ele precisa orientar a Escolhida, o problema é que ele não sabe qual delas é, assim para proteger todo mundo de uma grande perigo, este pessoal vai ter que trabalhar junto e desvendar a magia que possuem. Complicado demais, levando em conta que as meninas não gostam nenhum um pouco uma da outra.

A história é narrada em terceira pessoa, tendo como cenário a cidade de Engelsfors e mais especificamente o colégio, então podem esperar pelo clima high school em toda a narrativa, o que eu gostei muito, dificilmente histórias passadas em ambiente escolar me desagradam.

É um livro com linguagem jovial e os autores preocuparam-se em primeiro apresentar bem suas garotas antes de inserir totalmente a magia no enredo, já adianto que o foco neste elemento ganha mais força da metade do livro em diante, tornando o livro uma mescla de The Secret Circle com Pretty Little Liars, mas as histórias não são iguais, citei estas obras por causa do clima que temos aqui.

Quem pensa que vai ter uma trama com feitiços de sangue, vassouras e afins, não se engane, a bruxaria aqui é mais leve, com poucos rituais, já que as meninas estão ingressando neste universo, então temos que ter calma e ir descobrindo pouco a pouco com cada uma a dimensão de tudo isso.

Gostei muito de encontrar na obra temas como homossexualismo, drogas, bullying, sexo e auto-estima tratados de maneira direta, sem floreios ou moderação, foi algo real e sem aquele lado moralista, mostrando como é, que faz parte da vida desta galera jovem. As protagonistas estão no meio de tudo isso e participando, o que as torna personagens imperfeitas e vivas, nada de mocinhas de porcelana, foi aí que a obra me ganhou de vez, pois as meninas com seus defeitos e problemas, quebrando a cara toda a hora e tentando sobreviver, mostram que são muito humanas, nem seus poderes foram o suficiente para melhorar a vida. Eu passei por vários estágios com cada uma, gostei, desgostei e acabei fã de todas, exceto Minoo, ela não tem carisma nenhum.

É uma obra com suspense do início ao fim e já adianto que muitas respostas não foram dadas agora, confesso que algumas coisas precisavam ser melhor fundamentadas, mesmo sendo série e os autores querendo prender seus leitores até o último livro, em certos momentos é necessário nos situar melhor, por exemplo, achei muito repentina a descoberta de quem estava por trás do assassinato e até mesmo a participação de Nicolaus em tudo foi estranha, eu senti falta de algo ali, para dar mais corpo.

O ritmo é acelerado no começo, no meio fica pausado e nas páginas finais nos leva há um desfecho interessante, principalmente para as meninas, que finalmente entendem que precisam estar juntas para serem mais fortes, mesmo tendo pouca afinidade, contudo, no final elas ficaram mais ligadas e desenvolveram uma relação sadia e de respeito.

Muito bom, sem sombra de dúvidas superou minhas expectativas, alguns comentários que eu havia lido tinham me deixado com o pé atrás com o livro, diminuindo minha empolgação inicial, mas foi até bom que isso tenha acontecido, li com moderação e fui capturada totalmente, desejando muito ler o restante da série imediatamente. Acredito que a magia será mais forte daqui em diante, visto que as protagonistas estão mais situadas e sabem bem onde estão pisando agora.

Círculo teve seus direitos adquiridos para o cinema, então logo mais, bruxas e suspense nas telonas.

“Assim como irmãos não se escolhem, as Escolhidas também não se escolheram. E, assim como irmãs, elas têm que aprender a viver juntas.”



2leep.com

27 comentários:

  1. Aiii, como amei a sua resenha. Estou tão enlouquecida para ler esse livro, mas me decepcionei tanto ultimamente com livros de bruxas que fui deixando de lado, sabe? Por um lado fiquei triste em saber que a "bruxaria" não está presente como eu gostaria no primeiro volume. Por outro, fiquei feliz em saber que a história aborda a complexidade da juventude de maneira crível, algo que gosto muito, assim como você. Valeu pelos comentários, adorei tudo. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida,
    não conhecia o livro e tb gosto de histórias de bruxas, mas este me pareceu meio parado no começo, então não sei se iria gostar tanto, mas anotei a dica

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem?
    A premissa da estória parece interessante. Fiquei curiosa. Não leio tanto autores suecos, mas esse livro me deixou curiosa.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  4. Gostei, vi esse livro ontem na biblioteca e fiquei tentada pra ler, mas pensei que fosse muito aterrorizante e desisti hahah mas pela resenha não parece dar tanto medo, é mais uma história de mistério sobre meninas adolescentes, pensei que fosse de terror...

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Já tinha ouvido falar do livro, acho a premissa dele muito bacana e os comentários sobre a obra são bons de uma maneira geral. Sem contar que adoro histórias com bruxas e vai ter uma adaptação, mais motivos para ler *--*.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie Cida =)

    A sua resenha é a primeira que leio que apresentou pontos positivos do livro. Adoro histórias que envolvam bruxas, mas as primeiras resenhas que li de Circulo me deixaram um pouco desanimadas.

    Pretendo ler ele, só que sem muitas expectativas para não me decepcionar ^^

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Já tinha ouvido falar do livro, acho a premissa dele muito bacana e os comentários sobre a obra são bons de uma maneira geral. Sem contar que adoro histórias com bruxas e vai ter uma adaptação, mais motivos para ler *--*.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. não conhecia o livro e apesar dos inúmeros pontos positivos por você elencados não creio que seja um livro pra mim
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Cida!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro! Como posso nunca ter ouvido falar desse livro? rs.
    Enfim, agora que li a sua resenha (que amei!) fiquei com uma vontade enoooorme de ler o livro!
    Ainda mais depois de saber que vai virar filme *-* rs. Preciso ler antes que isso aconteça!
    Enfim, parece ser um livro muito bom... Envolvente, surpreendente.
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie Cida, o livro parece ser legal, mas pelas característica dele, não é muito meu estilo, não curto muito livros ambientados em escola, muito poucos que me agradam. heheh Nunca li um livro sueco rsrs mas acredito que os nomes devem ser bem difíceis mesmo de lembrar! Achei bacana os temas trabalhados na obra!!!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  11. Esse livro me lembrou Círculo Secreto, que é sobre bruxas também. Conhece?
    Bom, eu adoro CS, acho que vou gostar desse também! HAHA

    ResponderExcluir
  12. Todos os livros que eu já li eram em sua maioria americanos e apenas um espanhol... pronto, para por ai. Fiquei bem ingressada primeiro porque ele é sueco e segundo porque fala sobre bruxos... Faz o tempão que eu não leio nada que preste ao qual envolva bruxos. Depois de Harry Potter nenhum livro com o enredo que gire ao redor da magia para mim prestou =/

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  13. Parece ser bem interessante, e pelo visto o livro não é só para entretenimento já que aborda temas sociais. Além de falar sobre magia e etc o que já é bem legal. Vou dar uma oportunidade ~colocando na lista~

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida,
    Eu ganhei esse livro de natal, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. Fico muito entusiasmada para ler agora.
    Eu adoro livros com bruxas e sabendo que tem suspense, gostei ainda mais. Não sabia que vai ter adaptação :)
    Adorei a resenha.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. olá,
    geralmente livros de bruxaria e afins não me chamam muito atenção (tanto que até hoje não tive vontade de ler HP). Entretanto, tenho uma "tara". digamos assim", por livros de colegial. Não sei porque, mas, quando a história se passa em uma escola (principalmente as High School), fico logo interessada pelo livro (mesmo a sinopse em si não tendo me agradado muito); mudo logo de ideia e penso melhor sobre a ideia de lê-lo.. haha

    ResponderExcluir
  16. Que livro é esse, a capa é linda, eu amei ela, e quero muito ler esse livro, quando vi que tem bruxos no meio dei pulinhos e disse eu tenho que ler esse livro, sou meio louca né, eu sei, mas me apaixonei por Circulo e eu tenho que ler logo, adoro livros com magicas e mutias aventuras, e que super que ele vai virar filme.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. UAUU!
    Fiquei encantada com a história.
    Confesso que me perdi no início com tantas personagens, mas acredito que depois você acostuma com elas.
    Estou muito encantada mesmo, nunca li nada de Bruxas (só Harry Potter) e ainda mais sueco...
    Adorei mesmo, anotei na minha lista!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  18. Eu não conhecia este livro, mas gostei. Achei bem interessante e espero ter tempo para ler em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente, acho que nunca li um livro de autor sueco haha. Nem sabia que esse era. Já me deixou mais interessada, já estava de olho antes por abordar bruxaria, tema que me encanta. Por mais que algumas coisas tenham sido meio repentinas, fiquei bem animada em pegar pra ler!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Já conhecia o livro, mas nem me lembrava do que se tratava. Gostei da resenha, mas não me animei pra ler mesmo com os elogios :(
    bjs
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Cida!
    Mais um que vai pra listinha dos desejados, adoro bruxas e nunca li uma obra Sueca. Acredito que seja um livro que tanto eu quanto a Samantha iremos gostar, tomara que a continuação não demore a sair =)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  22. Não gosto muito do gênero mas alguns temas acordado mim chamou atenção e curiosidade!
    Parabéns pela resenha!
    Beijinss!

    ResponderExcluir
  23. As vezes é muito bom mesmo segurarmos nossas expectativas, pois assim fica mais fácil se deixar contagiar pelo enredo do livro. Não sabia que ele vai virar filme, gostei da novidade.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  24. Olá Cida!!
    Primeira resenha que leio do livro, e confesso que achei sua historia muito interessante. Nunca li um livro com magia e misticismo, mas esse me chamou a atenção, principalmente por saber que irá virar filme!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha! Já tinha visto o livro antes, mas essa é a primeira vez que paro pra ler algo sobre. Achei o enredo muito interessante de maneira geral e depois das suas ressalvas, não tinha como me instigar mais. Já entrou para a minha lista de desejados e espero conseguir ler antes do filme ser lançado!

    ResponderExcluir
  26. Gostei da capa, tem um quê de mistério. E gostei também do fato de seres suecos, acho que não li nada de nenhum autor de lá.

    ResponderExcluir
  27. Amiga,
    Confesso que fiquei meio decepcionada! Pela capa achei que a coisa fosse muito mais macabra... Não esperava uma história teen, mas o começo do livro me deixou intrigada!
    Fiquei curiosa com o mistérios, mas acho que não vou lê-lo por enquanto!

    Beijos
    Chrys Audi

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!