[Resenha] Feitiço

Feitiço
Título Original: Charm (Tales From the Kingdoms #2)
Autor(a): Sarah Pinborough
Editora: Única     Páginas: 248
Lançamento: 2013     ISBN: 9788567028057
42150476
Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades. Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles!
A beleza é perigosa.
Resenha livre de spoilers

Feitiço é o segundo volume da Saga Encantadas da autora Sarah Pinborough, uma saga que traz os contos de fadas que conhecemos desde criança, tão doces e fofos com uma nova roupagem, agora podemos conferir as histórias com mais ousadia, sensualidade e sem nenhuma doçura. 

Eu gostei bastante do primeiro livro Veneno (confira a resenha aqui), que trazia uma nova Branca de Neve, foi ousado e surpreendente e esperava que Feitiço, que traz Cinderela, seguisse a mesma linha, mas foi ainda melhor.

A Cinderela tolinha e conformada cede lugar para uma garota ambiciosa, ardilosa, totalmente sem escrúpulos... e muito fogosa. Isso mesmo! Ela não quer viver para sempre como a faxineira da madrasta. Cinderela quer casar com um belo príncipe e sentir-se não só amada, mas totalmente desejada. Com este sonho em mente, ela não mede esforços e quando vê a chance de conseguir tudo isso e muito mais, esquece família, orgulho e sua segurança, fazendo um pacto arriscado com sua fada madrinha, que não é tão boazinha assim.

Como no livro anterior, os elementos básicos da história são conservados, a madrasta e as irmãs, o baile, a fada-madrinha, o sapatinho, mas passam por adaptações bem significativas, eu gostei particularmente da renovada na família de Cinderela, aqui seu pai ainda está vivo e a madrasta e as irmãs gostam dela de verdade, quem é má é Cinderela, não elas. A fada madrinha é alguém que nem de longe eu imaginaria que seria, uma das muitas surpresas que a autora reservou para seus leitores.

Surpresa é a palavra chave e inovação também não pode deixar de ser citada, a autora prepara muitas reviravoltas em sua trama, e une os personagens de Veneno com os de Feitiço, o casamento da história de Branca de Neve com o da Cinderela é genial.

A leitura é dinâmica, um livro que dá para ler em uma sentada só e diverte do começo ao fim. A narrativa é detalhada, mas não cansativa, preocupada tanto em nos descrever cenários, quanto personagens, ouso dizer que neste segundo livro a autora conseguiu dar mais corpo e alma para eles, deixando os mais vivos e humanos. Embora seja uma história de fantasia e magia, cada personagem vive dilemas muito comuns para nós, misturando assim o real com o imaginário.

O que mais gosto além das surpresas, é o toque sensual e amadurecido da história, e o principal, o jeito perverso que as antigas mocinhas adquirem, deixando-as muito mais espertas e destemidas. Cinderela é complexa, hora é boa, hora é má, mas no fundo mesmo é uma garota legal, que sabe se adaptar. Versátil.

E para os românticos de plantão, vamos ter alguns casais por aqui, os mais improváveis de todos os tempos. E para quem gosta de mistério, a autora proporciona bons momentos para você por seu lado detetive em ação.

Enfim, Feitiço é um excelente livro, que traz para nossa vida adulta as história da infância por uma nova perspectiva e de maneira empolgante, chega mesmo a tirar nosso ar com seu final e mesmo com tantas surpresas, que poderiam nem passar pela nossa mente, acaba fazendo muito sentido e o leitor pensa como nunca outro autor pensou em fazer algo semelhante. 

Não sou muito de citar diagramação de livros nas resenha, mas a Saga Encantadas possui livros caprichados, a editora foi muito feliz em sua edição, que é delicada e linda.

A saga não é para crianças, possui cenas mais picantes, indicadas para maiores de 18 anos.


2leep.com

24 comentários:

  1. Olá!
    Confesso que me apaixonei quando li Veneno! Muito bom, e muito diferente!
    E estou muito ansiosa para ler Feitiço, agora ainda mais! rs.
    Ótima resenha.
    beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que máximo Cida, fico feliz que a história tenha evoluído, vou querer ler, ainda mais que o lançamento do desfecho da trilogia está tão próximo.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis! Foi bem rápido o lançamento, é ótimo porque assim mão esquecemos nada e ficamos totalmente no clima.

      Excluir
  3. Oi Cida!
    Não li o livro anterior, mas lembro da sua resenha dele. O segundo livro parece ser ainda melhor! Estou louca para ler essa série.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li Veneno por falta de verba, mas pelo que ouvi da autora, os livros são muito bons.
    Amei a sua resenha, apesar de ela ter me deixado mais louca ainda pra ler o livro.
    Na primeira oportunidade que tiver vou comprar Veneno. *-*

    Sera que os livros são independentes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não você precisa ler na ordem. Na verdade se você ler o primeiro, fica bem satisfeita com o desfecho, mas se optar por ler os demais, deve ler toda a série.

      Excluir
  5. Particularmente, adoro "re-contagens" de qualquer coisa clássica - talvez por ter feito duas dúzias delas como exercícios de escrita no ensino fundamental... Não conhecia a série, mas vou dar uma olhadinha. Ótima resenha e muito bem articulada, como sempre!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, uma Cinderela malvada? Consigo nem imaginar isso... Acho que vou ter que tirar esse livro da minha estante e ler. E fiquei curiosa ao saber que as histórias desse e do volume anterior se cruzam!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gente, essa capa é muito poder. Nunca tinha visto esse livro, mas vou procurar. Adorei a resenha, parabéns.
    Beijos,
    Monomaníacas

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Ainda não li nenhum livro da série, mas vejo críticas positivas sobre todos.
    Confesso que estou cada vez mais curiosa, mesmo não sendo muito fã de estórias com princesas. rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. gosto dessas versões criadas, mais adultas e amadurecidas sem perder o básico da história
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou doida para ler os livros desta série, mas ainda não os comprei :(

    Adorei a resenha.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa Cida, adorei! Adoro quando os autores fazem uma releitura e, apesar de manter traços originais, inovam. Imagina só uma Cinderela sem escrúpulos e fogosa?! Genial! Preciso ler esse livro. Valeu pela dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  12. Gente, não conhecia essa série.
    Fiquei super interessada. Adoro essa releituras de contos de princesas e tal.
    Quero ler.
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Já coloquei o primeiro livro entre meus desejados e agora coloco também o segundo. Gosto dessas releituras, mas é como se minha infância fosse sendo destruída kkkkk

    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  14. Estou namorando esta série a um tempão, mas sempre coloco outros livros na frente e acabo não comprando! Mas estou louca para ler, tanto Veneno como Feitiço parecem ser ótimos e adoro conhecer outros lados das histórias que todos nós conhecemos, vou me divertir muito conhecendo essa versão menos amável da Cinderela! rs
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkkkk é bom deixar avisado mesmo, para algum desavisado não deixar uma criança ler esses livros, eu ainda não li nenhum da saga, mas estou super ansiosa e agora lendo essa resenha fiquei tão ansiosa para ter o livro agora aqui comigo, é uma Cinderela meio má, super legal, quero só ver essa estoria ai dela ser meio que fogosa hahahaha estou até vendo, vou me divertir muito com essa saga, quero ler em seguida um atras do outro, por isso só começarei a ler quando eu tiver os três livros.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, não é para crianças de jeito nenhum!

      Excluir
  16. Eu ganhei Veneno ontem , esperando a chegada dele . Fico feliz em conhecer já um pouco da estória do segundo livro da série . Eu achei bem interessante isso a autora pegar estórias que marcaram a infância de muitos e dar um tcha .. mudar um pouco .. gostei :)

    ResponderExcluir
  17. Cida que ótima sua resenha já estava ficando intrigada com algumas resenhas desse livro, ficou tão claro lendo aqui, essa série está na minha meta de leitura de março!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  18. Amei a saga Encantadas <3 é tão bom ver os contos de fadas para adultos <3. Pretendo ler a saga assim que tiver um tempinho.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  19. Absolutamente encantada pela ideia da autora e ler a resenha só me deu mais vontade ainda de comprar esses livros. Parecem tão incríveis *-*

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda não li Veneno, porém estou bem ansiosa para poder lê-lo. A resenha está perfeita.

    ResponderExcluir
  21. A cada resenha que leio da trilogia ela parece melhor.
    Mas ainda não li Veneno, mas pelo jeito a trilogia toda vale a pena.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!