[Resenha] A Primavera Rebelde

A Primavera Rebelde
Título Original: Rebel Spring (Falling Kingdoms #2)
Autor(a): Morgan Rhodes
Editora: Seguinte      Páginas: 472
Lançamento: 2013      ISBN:  9788565765275
1456121_376415842492066_1478673488_n

Depois que o rei Gaius de Limeros conquistou as terras de Auranos e subjugou o povo sofrido de Paelsia, passou a dominar toda a Mítica com seu punho de ferro. A rica população de Auranos parece não se importar com o novo governante, desde que seus privilégios sejam mantidos; os paelsianos, como sempre, aceitam seu destino de exploração. Mas a tranquilidade é só aparente - grupos rebeldes começam a surgir nos reinos dominados, questionando as mentiras e os métodos sangrentos do novo rei. Enquanto isso, Gaius obedece à sua mais nova conselheira e dá início à construção de uma estrada passando pelas temidas Montanhas Proibidas. Mas essa via não servirá apenas para interligar os três reinos - ela faz parte de uma busca pela magia elementar, perdida há mil anos, que conferirá ao tirano um poder supremo. O que ninguém esperava era que essa obra desencadearia uma série de eventos catastróficos, que mudarão aquelas terras para sempre e forçarão Cleo, Magnus, Lucia e Jonas a tomar decisões até então inimagináveis.
Se você não leu o livro anterior, pule o terceiro parágrafo.
Gosto de aventuras passadas em cenário medieval, sempre acontece a perfeita união de magia e muita ação e esta série da escritora Morgan Rhodes, atende isso plenamente. Eu havia apreciado muito o primeiro livro, A Queda dos Reinos (confira a resenha aqui) e confesso que estava com medo da continuação, imaginem minha surpresa quando encontrei uma trama ainda melhor!!
Esta série conta a história de uma terra cheia de magia, Mytica,  que com o passar do tempo foi perdendo seus encantos e dividindo-se. Seu povo passou a seguir três soberanos diferentes, divididos em três territórios: Limeros, Auranos e Paelsia. No primeiro livro há uma guerra e um só destes soberanos sobrevive, dominando assim tudo e todos. Neste contexto conhecemos quatro jovens muitos especiais, Cleo, a princesa; Jonas, o rebelde; Magnus, o herdeiro e Lucia, a feiticeira. Pessoas muito diferentes, que tiveram suas vidas ligadas pela tragédia e magia, e que serão essenciais para o destino de tudo e todos.
O clima em Mytica não poderia estar mais tenso e sangrento, após a vitória do rei Gaius, o povo está sem rumo, sem saber se o novo rei é bom ou não, aqueles que acreditam no pior formam as facções rebeldes e tentam organizar uma revolução na tentativa de uma revanche. Gaius é frio e cruel, está cheio de planos e nem seu herdeiro, príncipe Magnus, entende as intenções do pai. Enquanto isso, a princesa Cleo é prisioneira e finge aceitar essa condição;Jonas reconsidera seus antigos ideais de vingança e decide-se por uma luta mais abrangente e menos pessoal e Lucia dorme.
Desde as primeiras páginas o perigo é palpável e sinceramente eu não sabia se chegaria ao final em companhia dos quatro protagonistas, são tantas situações perigosas e com jeito de fim da linha, que só podemos esperar o pior. A narrativa em terceira pessoa manteve-se da mesma forma que no livro anterior, com  capítulos dedicados a cada um dos quatro jovens, mas também abriu espaço para outros personagens que ganharam importância na história. É abrangente e consegue nos mostrar tudo que está acontecendo, como em tempo real, garantindo mais dinamismo aos acontecimentos e fluência na leitura.
Se no livro anterior achei o começo lento devido ao tempo que a autora usou para nos inserir em seu universo, aqui não há nada disso, tudo já foi bem explicadinho em A Queda dos Reinos e fora alguns momentos com lembranças dos personagens sobre o começo de tudo, não encontramos uma reprise dos fatos, o que na minha opinião é ótimo, não gosto nada de ler séries que ao tentar nos fazer lembrar o autor repete os outros livros. A evolução então é visível e muitas coisas novas são inseridas. Não fiquei perdida, foi como estar de volta em casa depois de uma viagem.
A maior mudança foi relacionada aos personagens, foi algo tão grande, que acabei mudando totalmente de opinião, antes eram Magnus e Lucia meus queridos e senti muita raiva de Cleo e Jonas, agora são estes dois últimos que ganharam meu coração e minha torcida. Ela deixou seu egoísmo para trás e tornou-se uma pessoa humilde, ele impetuoso e cego pelo ódio, ficou mais sereno e maduro.Vejo aqui nossos futuros heróis.
Nada é imutável nesta vida e algo que concordo plenamente é que aprendemos com nossos erros. Rhodes usou e abusou desta ideia na sua história e pela primeira vez em muito tempo as esperanças que nutri em uma sequencia aconteceram, a transformação dos personagens, os possíveis casais… e muito mais. Não foi previsível, foi surpreendente e satisfatório, tive a sensação que minha resenha anterior foi lida pela autora e ela resolveu atender um pedido (sonho meu).
Guerras sangrentas, cenários áridos e outros de sonho, magia e muita maldade e estratégia. Não esperem por algo doce e terno, aqui até os amores têm sua dose de crueldade.
É uma série muito promissora e A Primavera Rebelde não pode ser visto como um livro elo, aquele desenvolve os fatos trabalhados no primeiro sem avanços significativos, apenas preparando o leitor para a sequencia, pelo contrário, tanta coisa acontece aqui e as cenas finais são tão intensas, que imagino uma ameaça de ataque cardíaco no terceiro livro. Ação e emoção em igual medida e o único elo presente são as alianças que se formam, muitas totalmente improváveis, algumas efêmeras e outras duradouras.
O final é o encerramento de mais um ciclo, e com caminhos indefinidos para Cleo, Jonas, Magnus e Lucia. Hoje eles estão cada um de um lado da batalha por Mytica e sua magia, mas eu torço para que no final todos sobrevivam e sejam amigos, afinal estes jovens são a esperança de um futuro melhor, basta superarem suas limitações e ouvirem mais seus corações.


2leep.com

17 comentários:

  1. Oi Cida, ainda não li nada desta série e acho que foi aqui que conheci o primeiro livro, ele está nos desejados, mais ainda não comprei..
    Gostei de saber que vc gostou do livro.. Acho as capas lindas também!!

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/01/resenha-brilho.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Cida!
    Amei sua resenha! Parece ser um livro que vai me prender muito...
    Só não gosto das capas... Mas acho que a série vai me conquistar, quero ler logo!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que bom que a trama conseguiu ser ainda melhor e não caiu na "maldição do segundo livro". Tô doida pra ler!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o primeiro livro, mas achei o enredo bem interessante! Leio muito estórias com romances e é sempre bom ler algo diferente e com mais ação de vez em quando, e esta série parece ser bem legal! Que bom que o livro foi melhor do que você esperara, fiquei com vontade de ler :)
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!
    Que bom que o livro não enrola, detesto séries com aqueles volumes "dispensáveis", acho que os autores não tem mesmo que economizar na história não, e pelo jeito a Morgan Rhodes tá mandando ver. Gostei da empolgação.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Elis, o ritmo é bem acelerado, acontece muita coisa e você ainda quer mais, é indicado para jovens e a Sa iria adorar.

      Excluir
  6. Oi, eu não conhecia este livro, mas a história parece ser bem interessante.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Desde o lançamento do primeiro livro eu tenho muita vontade de ler a saga. E saber que o segundo não deixa a desejar só me motiva!
    Espero conseguir comprá-los em breve! ^-^
    Cida, achei bem interessante você avisar em qual paragrafo há spoiler do livro anterior, se não se importar eu gostaria de usar essa ideia quando for resenhar continuações, pois é muito difícil não falar sobre o que trata a história do segundo sem retomar o primeiro.
    Bjus
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna! Claro que pode usar a ideia no seu blog, fique a vontade. Bjos!

      Excluir
  8. Ainda não li essa série, mas tenho muita vontade, parece ser muito interessante Acho as capas desta série muito lindas e eu adorei sua resenha, me animou ainda mais para ler a série logo.

    Beijos
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. com esse nome eu pensei que fosse um romance :(
    deu uma decepcionada agora!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii!!
    Ainda não tinha lido nada sobre essa série, mas fiquei curiosa já que sou fã do gênero!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  11. Não li nada dessa série e me interessei, acho as capas bem bonitas. Em breve vou ler vou tentar ler e sua resenha super me animou :)
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nunca me interessei por essa série. Não sou muito fã desses livros de lutas e guerras medievais, magia e um tanto de fantasia infelizmente. Embora a história pareça interessante, não me vejo lendo nada do tipo.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro!
    Parece ser bom e com certeza já vou add!
    5 Estrelas é leitura na certa!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  14. Ola
    Eu adorei a resenha!
    Eu pessoalmente gosto muito desse estilo (magia,mundos mágicos), mas nunca li um livro desse gênero! Me interessei bastante pela sinopse, e to louca pra ler:)
    seguindo...bjs

    thereasonwebnovela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nossa, 5 estrelas? Fiquei aqui me coçando para lê-lo. Não lembro da primeira resenha e li esta com cautela. Vou voltar lá para lembrar do que se trata direito. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!