[Resenha] Amber House

Amber House
Título Original: Amber House (The Amber House Trilogy #1)
Autor(a): Kelly Moore, Tucker Reed, Larkin Reed
Editora: Jangada      Páginas: 352
Lançamento: 2013      ISBN:  9788564850446
42140096



Sarah nunca tinha pisado em "Amber House", a imponente propriedade pertencente à família havia três séculos, onde dizem estar escondidos diamantes entre aquelas paredes. Ao se mudar com seu irmão e sua mãe, a garota logo se sente atraída tanto pelo belo Richard, que lhe apresenta um mundo de riqueza e privilégios, quanto pelo enigmático Jackson, que a desafia a encontrar os diamantes. Sarah começa a ter visões da história da mansão e pouco a pouco, descobre os segredos de Amber House: crimes antigos e traições recentes. Ela precisa descobrir logo as respostas para todos os enigmas existentes, antes que o passado aprisione a todos para sempre.


Um passado que assombra o presente com seus ecos e que irá definir o futuro.

Amber House, publicado no Brasil pela Editora Jangada, é o primeiro volume da trilogia de mesmo nome das autoras Kelly Moore, Tucker Reed e Larkin Reed. Kelly iniciou esta trama em meados de 1980, mas acabou deixando o projeto parado, há alguns anos atrás suas filhas encontraram o manuscrito e retomaram o trabalho. Eis aqui o resultado.

Esta história reúne elementos bem atrativos como uma casa antiga cheia de segredos, romance, mistério, lendas, visões do passado, traição e crimes adormecidos. Uma mescla bem casada, que prende o leitor do começo ao fim.

Eu gosto de histórias passadas em casas antigas, isso exerce um fascínio sobre mim difícil de explicar, é um sentimento de exploradora que surge e quero desvendar todos os segredos que tal lugar esconde. Quando comecei a ler Amber House estava com as expectativas elevadas e posso dizer alegremente que foram atingidas, a casa não é uma casa apenas, é um lugar que existe há mais de três séculos, com enigmas ocultos em seus espelhos, jardins e passagens secretas. A casa é um personagem, tem vida e nos permite uma viagem no tempo através dos ecos dos passado.

Com a morte da avó, Sarah Parsons finalmente conheceu Amber House, a casa construída por sua família em sua chegada ao EUA, um local lindo, rico em relíquias e história, e possivelmente assombrado. O lar de piratas e pessoas loucas. Lá, a garota teve a oportunidade de conhecer suas origens e um dom especial... Sarah conseguia voltar ao passado ao tocar os objetos e assim viu toda a vida de cada pessoa que viveu ali, inclusive a de sua mãe. A garota percebeu que nunca soube nada sobre a história de sua família, ao passo que todos os moradores daquele local pareciam saber tudo, a casa era venerada por toda e qualquer pessoa nas redondezas, e Sarah não conseguia entender por qual motivo. Sua curiosidade aumentou ao notar o rancor que a mãe tinha do local e ao saber por um jovem que lá residia, que ali havia um tesouro escondido. Usando de certas artimanhas, a menina convenceu a mãe a permanecer mais tempo ali, assim poderia buscar as respostas para tantas perguntas.

É a partir deste interesse de Sarah na casa que o história segue, as autoras usaram de uma narrativa em primeira pessoa, pela voz da protagonista, para nos inserir em uma trama cheia de peças soltas e muito suspense. Seguimos com a garota por este local mágico e cheio de vida, para descobrir uma história intrigante e com uma pitada de sobrenatural muito interessante. A história tem uma atmosfera envolvente e obscura (senti medo em muitas partes), sabia que havia ali muito escondido, mas nada foi revelado rapidamente, as autoras souberam criar um clima carregado de tensão e mistério, de forma a despertar a nossa curiosidade.

Sarah é uma excelente personagem, que cresce conforme a trama avança. Uma menina agradável, gentil, boa filha e boa irmã. Dona de uma paciência enorme para lidar com a mãe, uma mulher oportunista, fria e arrogante. Se a mãe é totalmente detestável, não posso dizer o mesmo do irmão caçula, Sammy, um garotinho autista de nos cativa prontamente. É a mocinha que convence em sua jornada, ela começa totalmente perdida e vai aos poucos absorvendo a nova realidade que encontrou, ela não acredita em tudo de maneira repentina, pelo contrário, vai aceitando conforme a razão permite, mas é claro que em determinado momento não há mais como negar que aquele local é fora do comum, então ela mergulha de vez na alma de Amber House.
“…me fascinava e me repugnava. Senti-me triste. O passado e o futuro de alguma forma haviam se confundido, aqui em Amber House. Eu não gostava disso. Eu só queria ser meu antigo eu de novo. Alguém mais simples. Mais inocente.”
Além dela, temos uma gama de personagens ligados a casa, cada um parte daquela história, com cicatrizes fundas e muitas e muitas camadas. São poucos os livros que encontro os personagens cebola, e este foi um deles, eu particularmente aprecio este desnudar, onde a cada camada tirada vemos uma alma mais e mais densa.

Não vou entrar em detalhes sobre cada fato que é descoberto ali, mas posso dizer que literalmente o passado e o futuro se encontram. E enquanto isso, o presente também traz cenas deliciosas de acompanhar, como o interesse amoroso de dois jovens por nossa doce protagonista, mas não pensem em um triângulo amoroso clichê, é algo muito mais profundo que liga estes corações.

A narrativa segue uma evolução perfeita, introduzindo, ambientando e nos levando até um desfecho totalmente inesperado. Eu acreditava em um final leve depois de tanta tensão, mas as autoras conseguiram fazer algo ainda mais forte e chocante. É um final fechado, mas não deixa de abrir portas para novas aventuras de Sarah.

Com uma pesquisa histórica apurada, cenários ricamente descrito em detalhes e aquele clima de suspense, além de personagens com uma profundidade única, Amber House é um dos melhores livros que li, um YA extremamente inteligente, com uma trama única.
“Mas, e por que não? Esta era Amber House, afinal de contas, onde o passado nunca estava morto e enterrado.”



Próximo volume, Neverwas


2leep.com

23 comentários:

  1. Confesso que essa capa é uma tentação . Mas li tantas resenhas desse livro tanto positiva quanto negativas e tenho uma seria duvida se leio ou não. Sou suspeita em falar sobre livros de suspense e fantasia são os gêneros que simplesmente me fazem pirar, porém, não são todos os livros que conseguem. Tenho certeza que um dia irei ler-lo mas não sei quando .

    Parabéns
    Beijos,
    miiheomundoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A capa desse livro é lindíssima e a do próximo livro também.
    Esse livro prova que três cabeças funcionam melhor que uma, adorei o livro que com certeza vai entrar para a minha lista.
    Adoro um mistério aliado a um bom romance, não tem como não querer conferir.

    ResponderExcluir
  3. A capa é maravilhosa, mas ainda não li esse livro. Talvez uma das minhas próximas leituras.

    Beijos
    http://aboutbullshit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. ja ouvi maravilhas sobre o livro e seu enredo cativante! adorei ver que além da nota máxima você ainda deu um coraçãozinho pra obra, prova de que é um texto incrivel!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do enredo! Adoro livros com mistérios no passado, principalmente em casas antigas e este parece ser muito legal, me chamou muito a atenção! A capa é linda e fiquei muito curiosa para saber como termina esta estória, parece ser um ótimo livro! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. O livro parece muito bom. Me lembrou um pouco romances góticos e Jane Eyre, já leu? Adoro livros com essa temática.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, apesar de não ser o estilo q eu costumo ler, fiquei bem curiosa. ^^
    Espero q o final do segundo seja um pouco melhor q o do primeiro.
    As capas são simplesmente maravilhosas! Trabalho excelente do pessoal da editora.
    Gostei.

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida!
    Quando eu via esse livro imaginava apenas um romance romântico, talvez histórico. Mas você mostrou que é bem mais. Também gosto de lugares antigos, eles nos transportam... não igual a Sarah, mas acho válido!
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  9. Ameiiiii! To aqui doida por esse livro. Dificil de achar nas livrarias online, e onde tem é caro!!! Mas achei uma nova "terradosaber" que ta por 27 e o frete 4 reais! Acho que vou me arriscar haha sua resenha me deixou agoniada pra ler logo. Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida!
    Primeira vez que vejo esse livro e já estou com vontade de ler. Também gosto de histórias com casas antigas, apesar de na vida real ter um pouco de medo delas, sei lá o porquê.
    Também adorei a capa!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida!!
    Amber House foi uma das minhas melhores leituras de 2013, uma história cheia de segredos e surpresas maravilhosas. E que final inesperado e perfeito foi aquele? Não faço ideia do que o próximo volume nos reserva, estou bem ansiosa pela continuação.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  12. A sua resenha me tirou qualquer dúvida de se leio ou não este livro, vou comprar!

    Bjs,

    ResponderExcluir
  13. A sua resenha me tirou qualquer dúvida que eu tinha a respeito deste livro!
    Vou comprar, tks

    Bjs,

    ResponderExcluir
  14. Oi, Cida!
    Não conhecia o livro e já fiquei curiosa, gosto de histórias do tipo, principalmente com esse 'quê' de mistério.

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Oiee

    Adorei sua resenha e fiquei com muita vontade de ler o livro.

    A capa é linda! !

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  16. Acho essa capa linda e a premissa muuuuuito interessante. E me interessei ainda mais por saber que é um livro escrito por três pessoas. Estou curiosa em relação ao desenvolvimento e a esse desfecho. Adoro livros que mesmo sendo parte de série\trilogia conseguem ter começo, meio e fim e ainda assim, deixar um gancho para um próximo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oiii!!
    Assim que esse livro foi lançado fiquei louca para lê-lo!
    Agora não tenho mais nenhuma dúvida com relação a história e a narrativa da autora!
    Bela resenha!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  18. Oi, eu adorei a resenha. Eu estou super ansiosa para ler este livro, mas ainda não o tenho.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia esse livro, e pra ser sincera não chamou minha atenção pela capa e premissa. Mas sua resenha por outro lado me convenceu a dar uma chance, parece ser bem meu estilo!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. oie Cida
    Eu não dava nada pelo livro, mas pelo visto parece ser uma trama super original e com um suspense muito bem elaborado. Quero ler.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Cida,

    Eu já conhecia o livro e tenho muita vontade de ler porque também sou apaixonada por casas antigas.
    Adoro esse ligação entre o presente e o passado. A história parece ser ótima.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Cida,
    Ainda não conhecia o livro, primeira resenha que leio e tão positiva ao ponto de ser um dos seus favoritos já é um ponto a favor para eu ler.
    Gosto muito quando os autores conseguem colocar essa riqueza de detalhes em suas histórias, muitas vezes me imagino ali presente diante de tal fato, ainda com esse suspense no ar...
    Com toda certeza o livro tá minha lista de leituras.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  23. OMG, ele é tão bom assim? Poxa, não tinha ideia.. eu comecei a lê-lo semana passada, eu acho, mas só fui até a cena do enterro, ou seja, quase nada, porque tive a sensação da história não engrenar. Agora fiquei curiosa para retomar a leitura. Obrigada. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!