[Resenha] Paredes Vivas

Paredes Vivas
Autor(a): Rosa Mattos 
Editora: Dracaena      Páginas: 196
Lançamento: 2013     ISBN: 9788591559701
Compare & Compre    Skoob   Facebook   
iss
Paredes Vivas conta a história de Mauren, uma jovem de dezoito anos que, após uma tragédia familiar ocorrida na infância, vê sua vida desmoronar aos poucos com a perda e o afastamento das pessoas que ama. Acreditando ser a responsável pela morte do pai e aflita pela doença da mãe, ao completar quinze anos passa a conviver com um espírito, escondido nos desvãos das paredes da casa onde mora. Entre o medo de contar a sua mãe sobre seu amigo invisível e o desejo de se livrar da maldição que ela mesma provocou numa brincadeira no cemitério, Mauren apega-se ao fantasma das paredes criando com ele um vínculo incompreensível que a afasta cada vez mais de uma realidade saudável. Seu apego pela mãe e o desespero em tentar protegê-la, seus temores, suas angústias e manias, sua felicidade ao descobrir o amor e sua difícil relação com os tios são os focos desta história, que termina com uma revelação

Em Paredes Vivas conhecemos a jovem Mauren, que após perder o pai de de maneira trágica, viu sua vida passar por uma grande mudança, sendo a maior de todas a imensa tristeza da mãe. Além disso, a menina passou a ter estranhos pesadelos, que a deixavam com muito medo, era como se ao dormir, viessem visões de dias muito ruins pela frente, um presságio de uma grande tragédia. A vida de Mauren, desde o dia que perdeu o pai, foi marcada por fatos estranhos e peculiares.

Narrado em primeira pessoa por Mauren, esta história é uma mistura de romance, mistério e sobrenatural, a autora conseguiu reunir em quase duzentas páginas, estes três elementos e fazer de sua história algo muito interessante.

A protagonista Mauren, narra a trama, e vemos através de sue ponto de vista, o impacto que a morte do pai causou em sua família, sua mãe, antes vigorosa e presente, passa a ser a sombra da mulher que foi um dia, deixando a menina muito solitária e introspectiva. Mauren conta mais com a presença da empregada e é na escola que sua vida ganha cores, com a chegada de Tobias, um novo aluno. Ao lado dele, ela vive uma aventura cheia de desafios, incluindo lendas urbanas e brincadeiras arriscadas em um cemitério. Mas esta leveza, vinda com a presença de Tobias, logo é substituída por uma problema maior, Mauren percebe que o estado da mãe não é apenas tristeza, existe alguém prejudicando a saúde dela. Existe uma pessoa disposta a matar.

Assim, a menina passa a viver um singelo romance com Tobias, enquanto tenta descobrir um perigoso criminoso, na verdade ela sabe quem está por trás de tudo, mas a questão é descobrir a razão e desmascarar esta pessoa. Tudo isso não acontece rapidamente, são anos da vida da menina que vamos acompanhar. A história inicia com ela entre sete e oito anos, para terminar com ela prestes a ingressar na faculdade.

O que mais gostei foi a construção de sua relação com Tobias, mesmo jovens eles sentiram muita afinidade, e aos poucos vemos uma amizade de infância virar o primeiro amor de duas pessoas doces. São um casal cativante, e Tobias um mocinho muito gente boa, um herói na vida da garota.
O vilão ou vilã da história é uma pessoa com muita maldade no coração e cheia de ganância.Eu senti tanta raiva desta pessoa, não via a hora de ver sua punição chegar.

E lembra que falei que há sobrenatural na história? Isso aí, tem sim e veio como consequência das brincadeiras no cemitério de Mauren e Tobias. Isso foi um elemento surpresa, eu realmente não esperava pelo ocorrido.

Em suma, Paredes Vivas é um livro com uma história gostosa de ler, e mesmo com a vida complicada da protagonista, tem leveza e doçura, embora também seja triste em algumas partes. Uma leitura rápida e gostosa, que prende e cativa o leitor do começo ao fim. Minha ressalva fica para o desfecho, eu preferia um final diferente para a protagonista, mesmo tendo ficado emocionada, eu queria algo menos impressionante. Foi uma escolha ousada, com certeza.


2leep.com

24 comentários:

  1. Ah eu adoro um final ousado! Veremos se esse vai me agradar também... Adorei a resenha, o livro parece ótimo. Já tinha lido uma resenha dele e tô doidinha pra ler!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto esse livro em algum lugar, mas nunca tinha lido nada a respeito. Adorei a sua resenha, a leitura parece ser bastante cativante e a personagem bem construída. Achei a premissa um pouco clichê, mas acho que pela escrita deve valer a pena.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei que o livro fosse basicamente sobre a relação dela com o fantasma, por causa da sinopse. Legal saber que não se foca tanto nisso. Estou doida para ler a história. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fantasma demora para aparecer, até la muita coisa acontece.

      Excluir
  4. Ok, isso sim é uma historia muuuuuuuitooooo sinistra... o_O
    Menininha com uma família destruída q conversa com um fantasma q adquiriu por meio de uma maldição e q vive dentro das paredes da casa dela, muito tenso!
    Isso tem tudo para ser roteiro de filme de terror, serio...

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da história e da resenha. Já me interessei.
    Não é todo livro com fatores sobrenaturais que me atraem, mas pelo que eu entendi neste caso é bem sutil.
    Vou procurar. ;-)
    Beijão. Fica com Deus!
    Jaqueline de Marco
    http://jaquelinedemarco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Quando vi esse livro eu não imaginava que a trama dele fosse assim, fiquei curiosa para saber quem é essa pessoa que quer fazer mal a mãe de Mauren e como ela vai desmascarar a pessoa. Também fiquei com vontade de conhecer o tal Tobias e o lado sobrenatural que parece ser o fator surpresa da história.
    Abraços, Raquel.

    ResponderExcluir
  7. li algumas resenhas sobre esse livro, minha visão é de Mauren como uma menina especial e de muita garra, acho que sua história pode ser fascinante
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida!
    Não conhecia esse livro. :x
    Mas admito que fiquei bem interessado. A história parece ser muito boa.
    E sem falar que possui elementos que eu adoro como suspense, romance ect. Eu, particularmente adoro.
    Em suma, adorei ter lido sua resenha, porque eu realmente quero ler esse livro.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Oie Cida =)

    Já tinha visto esse livro em alguns blogs, mas a sua é a primeira resenha que eu leio.
    A história parece ser bem interessante. Gosto quando os autores conseguem dosar a parte mais tensa da história e dar ao livro um toque mais leve.

    Fiquei curiosa para conhecer a história =D
    Parabéns pela resenha!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary



    ResponderExcluir
  10. Oi Cida, gosto muito de elementos surpresas e fiquei bem curiosa, mais acho que fiquei com medo de ler este livro, só por causa disso.. Já imagino o que seja e se for o que estou pensando eu não quero ler hehe.. É sério.. rsrs sou muito medrosa..
    Parabéns pela resenha!!

    Beijinhos e tem resenha nova no Daily,
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/12/resenha-teardrop-lagrima.html

    ResponderExcluir
  11. Menina não conhecia esse livro, parece ser bem bacana. Fiquei curiosa por esse elemento surpresa aí, e para conhecer a vilã também hahaha
    Beijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  12. Gostei demais de sua resenha, me deu mais vontade de ler.

    ResponderExcluir
  13. Oie, não é a primeira resenha que leio desse livro e fiquei muito interessada na leitura.
    Uma mistura de romance com uma temática sobrenatural que me atrai muito.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. esses dias eu baixei esse livro na amazon. fiquei feliz que sua resenha me animou pra ler, estava com medo de ser algo que eu não fosse gostar
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  15. Este livro já está na lista, mas pela sua resenha vou passar na frente de outros e comprar primeiro rsrsrs.
    Quantas estrelas você deu?

    Bjs,

    ResponderExcluir
  16. Este livro já está na lista, mas pela sua resenha vou passar na frente de outros e comprar primeiro rsrsrs.
    Quantas estrelas você deu?

    Bjs,

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida!!
    Acho muito bonito ler sobre uma história de amizade infantil que evolui para o amor romântico, fiquei curiosa com o toque sobrenatural que há na história e com medinho desse final!
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  18. Eu acabei de pegar o livro para o kindle, não sabia o que esperar da história, só tinha lido a sinopse.
    Poxa vida, vou gostar disso!! Sobrenatural, um tiquinho de drama, romance, tudo que gosto em forma de livro!!
    Adorei a dica, vai pular na frente sim!!

    Bjkas


    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/


    Ah! Por favor, vote na minha foto para o concurso cultural. Faltam 3 dias e vale 1 voto por dia. Conto com você! http://bit.ly/194R4NV

    ResponderExcluir
  19. Apesar de ser bem pequeno, fiquei bem curiosa, desde a sinopse já me interessei.
    Na resenha, dá pra ver que a história não é focada só no fantasma, tem toda uma trama no livro (que me parece foi bem desenvolvida)...
    Me interessei mesmo, vou ler! ^^

    ResponderExcluir
  20. Este livro eu nunca tinha ouvida falar mesmo. Mas ele me chamou atenção, eu realmente gostei da sinopse dele. Já entrou para a minha lista.

    ResponderExcluir
  21. Oie Cida
    Recentemente eu li Paredes Vivas é curti muito o livro. Gostei muito do personagem Tobias, onde ele me fez gostar mais da trama e também toda parte sobrenatural.
    Parabéns pela resenha.

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!