[Resenha] Dias de Sangue e estrelas

Dias de Sangue e Estrelas 
Título Original: Days of Blood & Starlight (Daughter of Smoke & Bone #2)
Autor(a): Laini Taylor
Editora: Intrínseca      Páginas: 448
Lançamento: 2013      ISBN:9788580574067
SANGUE E ESTRELAS

Karou, uma estudante de artes plásticas e aprendiz de um monstro, por fim encontrou as respostas que sempre buscou. Agora ela sabe quem é - e o que é. Mas, com isso, também descobriu algo que, se fosse possível, ela faria de tudo para mudar: tempos atrás Karou se apaixonou pelo inimigo, que a traiu, e por sua culpa o mundo inteiro foi punido. Na deslumbrante sequência de Feita de fumaça e osso, ela terá que decidir até onde está disposta a ir para vingar seu povo. Dias de sangue e estrelas mostra Karou e Akiva em lados opostos de uma guerra ancestral. Enquanto os quimeras, com a ajuda da garota de cabelo azul, criam um exército de monstros em uma terra distante e desértica, Akiva trava outro tipo de batalha: uma batalha por redenção... por esperança. Mas restará alguma esperança no mundo destruído pelos dois?
Dias de Sangue e Estrelas é o segundo livro da série Feita de Fumaça e Osso, da escritora Laini Taylor, publicada no Brasil pela  Editora Intrínseca. Esta série nos apresenta um mundo onde há uma batalha entre anjos e demônios, estes últimos chamados aqui de quimeras. Pode até ser um tema clichê, mas não se enganem, a mitologia criada por Laini para estas criaturas é muito interessante e inovadora, tendo feito com que eu favoritasse o primeiro livro, tamanha minha satisfação com o universo que ela criou. Confira a resenha aqui

A protagonista da série é Karou, uma jovem criada pelos quimeras, mas que não vive no mundo deles, Eretz, e sim em nosso mundo. Ela, uma jovem estudante de artes, que nas horas vagas roubava dentes e ainda tinha tempo para apaixonar-se por um belo anjo, Akiva, termina o primeiro livro descobrindo que tudo que acreditou ser verdade era uma mentira, melhor ainda, uma ilusão, pois ela havia perdido parte de suas memórias e acreditava que sempre tinha sido apenas um garota mortal. Ledo engano, Karou que significa esperança, volta agora para salvar um povo do qual nem sabia ser parte.

Este livro começa exatamente de onde o outro terminou, vemos aqui um anjo torturado pelo abandono e ódio da mulher amada, ao passo que ela está resolvida a deixar este amor amaldiçoado de lado e abraçar uma guerra. O casal que nunca realmente conseguiu mais que momentos juntos, mas nem por isso teve um sentimento menos intenso, está separado e de lados opostos de uma contenda de séculos, que pode ser ou não resolvida agora.

O livro é narrado em terceira pessoa e nos mostra mais uma vez a imensidão do mundo de anjos e quimeras. Desta vez o cenário deixa de ser a cidade de Praga e fica mais centrado em Eretz, com algumas cenas passadas no mundo humano. A guerra é o centro de tudo, após os anjos terem arquitetado um grande massacre dos quimeras, tudo é um grande banho de sangue. Se no primeiro livro a autora apenas falou do ódio entre estas criaturas, aqui ela mostra ele em seu grau máximo. O livro tem cenas muito fortes, e por vezes tamanha violência me deixou chocada e como o coração na boca, Taylor não poupa detalhes na descrição de suas cenas de batalha, mas mais ainda, ela te choca pelo tom passional que dá à tudo. São tantos sentimentos e emoções em cada linha, que tiram o fôlego.

Eu amo a narrativa de Taylor e a forma como ela constrói seu texto, mesmo chocando pela força da violência, também te faz viajar através de sua linguagem poética e ilustrada. Nada é dito de forma simples, ela cria um pano de fundo, uma imagem para tudo, os nomes dos livros são um belo exemplo disso, muito significativos. É uma narrativa elaborada e detalhada, mas nunca cansativa. Os capítulos são curtos e fluem tranquilamente, sempre terminando de forma impactante, que te deixando muito aflito e ansioso por mais.

Nesta guerra horrorosa, vemos que todos estão perdidos, eu sentia que não era uma batalha por conquista, era por vingança, apenas vontade de fazer o outro sofrer. Mas eu fui surpreendida ao notar que havia por baixo de tudo aquilo segundas intenções, pessoas muito espertas e más, que desejavam mais, que queriam mesmo é dominar o mundo, inclusive o nosso. Eu confesso que as cenas sangrentas forma muito pesadas, e este foi um ponto que me deixou incomodada o outro foi Karou.

Nossa protagonista, tão viva e audaciosa, cede lugar para uma mulher sem rumo, submissa e que esqueceu seus valores e convicções. Literalmente aliou-se ao seu maior inimigo. Karou sofreu tantas perdas, que perdeu-se de si. Eu fiquei muito irritada com ela, pensando até quando aquela letargia iria continuar e fiquei feliz quando a amizade sincera foi o elo que a conectou ao seu verdadeiro eu. Karou se recupera e aí sim tudo muda. Eu vi a garota de cabelo azul ressurgir da cinzas, mesmo que ainda não tenha concordado com certas atitudes, no entanto sua decisão final, totalmente insana, a fez ser perdoada. Karou é cheia de defeitos e fraquezas, como nós, e no final não há como não ficar torcendo por ela. Mesmo não sendo totalmente humana, ela é mais próxima de nós, do que você pensa.

Akiva foi muito mais ativo neste segundo livro, corajoso demais e mesmo longe de Karou, ele foi sua força. Sabe aquele homem que te tira dos eixos, mas não deixa de ser seu porto seguro? É controverso, mas este é nosso anjo.

“Nós sonhamos juntos com um mundo refeito, ficava pensando. Tinha sido o sonho mais lindo, que só podia ter acontecido como acontecera: um sonho que nasceu da misericórdia e se alimentou de amor. E ela não conseguia pensar no futuro, na paz, sem se lembrar da mão de Akiva em seu coração e da sua no dele.”

Além de ir mais fundo na personalidade destes dois personagens, vamos conhecer muitos outros, entra muita gente nova e temos a oportunidade de saber mais sobre a origem de tudo e suas motivações.

Dias de Sangue e Estrelas foi feito para angustiar e refletir, muito mais forte e intenso que Feita de Fumaça e Osso, deixa o clima introdutório do anterior, para dar espaço ao avanço da trama para algo que deverá culminar no destino final de dois povos antes inimigos, que terminam aqui questionando-se sobre a racionalidade de sua inimizade, ou seja, podem aguardar por novas alianças. Este livro é definitivamente um elo de ligação entre o começo e o fim de tudo.

“São criaturas agarrando a vida com mãos manchadas. Há muita coisa entre os dois, todos os vivos e todos os mortos, mas por um instante tudo se desfaz e o estopim queima mais forte e com mais força, e Karou e Akiva quase sentem como se estivessem se tocando. Amanhã eles vão dar início ao apocalipse. Esta noite eles se permitem olhar um para o outro, apenas um pouco mais.”

O final mais uma vez foi de arrasar, eu estou ansiosa para ler o próximo e espero que não tenha que esperar praticamente um ano para isso, pois foi este o intervalo entre a leitura do primeiro e este. Mesmo com os pontos que me deixaram incomodada, no todo, foi uma leitura muito satisfatória. A autora conseguiu segurar a história, soube como prender e não caiu na mesmice, há muita originalidade nesta série, e não canso de ressaltar isso como seu ponto mais forte. Espero que tenham a oportunidade de ler.


2leep.com

30 comentários:

  1. Oi Cida,
    confesso que não gostei do primeiro livro e tinha desistido da série, mas você me fez pensar um pouco mais nela. Não sei se compraria o livro, mas talvez lesse sem problemas se ganhasse rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. O livro é muito bom.
    Apesar dos dois estarem separados, fui ainda mais intensa a ligação deles.
    Com certeza o terceiro livro, será de tirar o folego.
    Amei sua resenha!

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Cida, dá pra ver que você curtiu bastante a história, ainda não li o primeiro livro, por isso me senti meio perdida em alguns pontos e no proprio enredo da história!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gente li por cima porque ainda não li o primeiro, essas capas são a coisa mais linda né?
    Vou ler o primeiro em breve...ta aquii em casa lindo esperando rs
    Byezinho, Paula
    http://interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga!

    Nossa, estou louca por esse livro. Amei demais Feita de fumaça e osso, inclusive favoritei também. Ah não creio que a Karou ficou assim.., Odeio quando fazem isso com meus personagens, como foi com a Tris de Divergente, que no segundo livro estava totalmente sem rumo. Mas fico feliz em saber que pelo menos ela se "redime". Ótima resenha!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou, nem parecia nossa jovem corajosa de cabelos azuis, mas ainda bem que antes do final ela deu uma despertada.

      Excluir
  6. Ah eu estou louca para ler esse livro! Li o anterior e fiquei super curiosa, o final foi ótimo.
    A capa desse é tão linda *-*

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Ainda não li o primeiro livro da série, mas tenho mt curiosidade.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Ainda não li o primeiro livro, mas várias pessoas já me falaram que ele é muito bom!
    Quero ler o primeiro livro e o segundo ;)
    Parabéns pela resenha

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. Tô doida pra reencontrar meu lindo Akiva <3
    Espero ansiosamente pra ler esse livro, não aguento mais rsrs Adorei o primeiro e tenho certeza, pelas resenhas que tenho lido, que tb vou adorar essa continuação *-*

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é tudo de bom mesmo e neste livro, sofrendo por amor, está mais fofo ainda.

      Excluir
  10. Quero muito ler esse livro, esse e o anterior que ainda não tenho... =/
    Gostei da resenha, me deixou mais curiosa ainda!

    ResponderExcluir
  11. Uau Cida, que resenha fantástica.. chegou a inclusive me fazer ver o livro com outros olhos.. kkkk se não fosse aquela narrativa do início que para mim foi arrastada, teria curtido muito mais.. mas aquele final, nossa, é para matar mesmo.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  12. Estou bem relutante de ler esse livro, acredita?
    Já li tanta coisa mais ou menos do início dele que ando nervosa para pegá-lo.
    Mas se o final convence, então acho que o livro deve ainda ser lido esse mês!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Hey Cida!

    Esse parece ser o livro que se aprofunda mais na história e seus mistérios, mas no quesito capa eu gosto mais do primeiro porque eu gosto muito de azul! ^-^

    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  14. Não sei porque eu não me interessei por essa série, mesmo todos dizendo ser perfeita!
    Mesmo assim, amei sua resenha, como sempre!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida, eu nem tinha visto que já tinha saído o segundo livro ;x Com a quantidade de livros que tenho perdi um pouco a vontade de começar essa série, mas parece interessante.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Eu estou louca para ler feita de fumaça e fogo já faz um tempão, amo livros que envolvem anjos e demônios, gosto de acreditar que ainda há alguma salvação para alguns demônios e alguns livros me proporcionam isto. Enfim, como eu ainda não li o primeiro livro nem tenho muito o que falar, afinal de contas, não estou familiarizada com os personagens, mas pelo o que você passou da resenha o livro parece ser bom. É muito legal quando um autor consegue terminar o livro de uma forma que nos deixe com expectativa para o próximo, né? Só que o ruim disto é que na maioria das vezes os intervalos de tempo de um livro para o outro são sempre longos, a única série que lançou bem rapidinho foi o Acampamento Shadow Falls,s e não me engano os 5 livros foram lançados todos em apenas 2 anos

    ResponderExcluir
  17. Oiii!
    Querendo loucamente ler esse livro! Acho as capas divinas, e a história faz meu gênero!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  18. Oiee Cida =)
    primeira resenha que leio do livro, tenho o primeiro aqui, mas não sei se começarei a leitura, não tenho esse, mas um dia farei, espero que o livro me cative, como foi contigo.

    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  19. Tenho na minha estante Feito de Fumaça e osso,mas ainda não pude ler e estou super animada para a leitura destes livros, mas confesso que dei uma "lidinha" na resenha.... Espero conferir em breve...

    ResponderExcluir
  20. Oie amiga
    Eu fiquei receosa em ler essa resenha, mas enfrentei..rsrsrs pois eu estava me segurando para não ler nada da continuação. Eu comprei o segundo livro, mas estou com medo de ler. Tipo, Feita de Fumaça e Osso foi tão perfeito que tem medo de Dias de Sangue e Estrelas não superar minhas expectativas, mas pelo que li, mesmo com suas ressalvas, o livro foi muito bom.
    Já fico pensando nas cenas de guerra, não vou aguentar. Como você descreveu está muito intensa, nossa vou sofrer com esse livro.
    Parabéns pela resenha.
    Ah amiga, sabe que essa série vai virar filme? Fiquei sabendo....vamos esperar!
    Beijos

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  21. Li o primeiro livro e me tornei fã incondicional da série, original, ágil e com um romance lindo não tem como não gostar do livro, por isso espero ansiosamente ter a oportunidade de ler o segundo livro que vem ainda maior e promete revelar mais dessa guerra que Laini criou, não posso dizer nada a não ser: Preciso deste livro!

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. AMEI sua resenha, também espero que a continuação saia logo!!!! Não quero esperar mais um ano pra ver o desfecho :)
    É o próximo na minha lista de compras!!!


    Beijos ;)

    PS: Você já viu a capa do próximo livro?? É MUITO linda!

    ResponderExcluir
  24. Ainda não li nenhum livro da série, mas fiquei curiosa pra conhecer essa história. Pelo que li na resenha vale a pena a leitura né? Acho que vou tentar ler a série então!
    Abraços!
    :D

    ResponderExcluir
  25. Livro publicado pela Intrínseca ------> Está na cara que ele é perfeito. Ele foi muito bem divulgado na Bienal do Rio deste ano, embora eu não tenha comprado ele.Porém estou ansiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  26. Ele é perfeito capa, história. Adorei ele, está mto bem divulgada na mídia!!!!

    ResponderExcluir
  27. Tenho o Fita de fumaça e osso, me falta o segundo. Quero ler os dois seguidos e também torço para que o terceiro não demore muito, já até vi a capa americana e é linda.

    ResponderExcluir
  28. Ainda não tenho o primeiro livro, mas estou bem curiosa para acompanhar a série. A resenha está ótima, e da vontade de começar logo.
    soniacarmo
    retalhosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!