[Resenha] Sombras Vivas

Sombras Vivas
Título Original: Fearless (Mirrorworld #2)
Autor(a): Cornelia Funke
Editora: Seguinte     Páginas: 304
Lançamento: 2013       ISBN:9788565765190

Compare & Compre    Skoob   Facebook   
55020_gg

Já faz quase um ano que Jacob Reckless conseguiu salvar seu irmão Will de ser transformado em goyl - uma criatura fria e violenta, com pele de pedra e olhos dourados. Desde que conheceu o Mundo do Espelho, uma terra em que os personagens dos contos de fadas convivem com os humanos e revelam seu lado mais sombrio e ameaçador, o jovem passou a frequentá-lo cada vez mais, fazendo dali a sua verdadeira casa. Mas tinha sido a primeira vez que alguém de sua família tinha chegado até lá - e ainda por cima entrado em apuros. No fim, o preço por livrar o irmão do perigo acabou sendo muito alto: ele teve que pronunciar o nome da Fada Escura, e agora uma mariposa amaldiçoada repousa em seu peito, esperando até que consiga mordê-lo seis vezes, para então voltar a ter vida, retornar para sua dona e levar consigo a vida de Jacob. Mas em algum lugar no Mundo do Espelho deve haver um remédio. Sua última esperança é uma antiga lenda sobre uma balestra, que, quando usada com ódio, é capaz de destruir exércitos inteiros com uma só flecha, e, quando usada com amor, pode curar quem estiver à beira da morte. 

E vamos então para o segundo volume da série Reckless, de Cornelia Funke, Sombras Vivas, publicado no Brasil pela Editora Seguinte. A série que fala do fantástico mundo atrás do espelho, descoberto por Jacob Reckless em sua infância, o mundo que ele fez ser seu lar, seu refúgio.

Quem leu minha resenha de A Maldição da Pedra (aqui) sabe o quanto eu curti a leitura. Me vi em um mundo de fantasia tão encantador e ao mesmo tempo assustador, que como amante do gênero, me senti em casa, em uma das melhores aventuras que já li. E olha aí gente, não é um livro com crianças, os personagens são adultos, então é um livro bem mais complexo.

No livro anterior conhecemos Jacob Reckless, um jovem que perdeu o pai para o desconhecido e até hoje não sabe se ele está vivo ou morto, e em sua busca descobriu um espelho mágico que servia de portal para um outro mundo. Jacob ficou tão maravilhado com o mundo atrás do espelho que passou a viver mais tempo lá do que aqui. Um dia seu irmão caçula o seguiu e acabou sendo vítima da maldição da pedra. Disposto a salvá-lo, sem preocupação com o preço, Jacob arriscou tudo pela vida de Will, lutando batalhas e desafiando a poderosa magia das fadas. Esta perigosa jornada foi resolvida, mas o preço que Jacob pagou, nós vamos conhecer aqui, em Sombras Vivas.

Saudades. Este é o sentimento que inunda o livro, mas não relacionado a sentir falta do que está longe, e sim do que não será possível ter outra vez. Jacob está no processo de despedidas, de dizer adeus a tudo.  Ele está pagando o preço por ter lutado por Will. 

No começo ele tenta encontrar uma solução para o problema que está enfrentando, mas nada funciona e conforme suas esperanças vão sendo exterminadas, ele decide dividir o desespero com alguém, que não poderia ser outra pessoa além de sua companheira de jornada, a corajosa e doce raposa-menina FuxJuntos, porém desesperados, eles tentam achar uma solução, que vem de onde menos sonhavam, uma descoberta do malandro anão Valiant, antes um inimigo, agora um amigo, mas nem por isso digno de confiança.

Valiant encontrou um túmulo de um grande rei, o cruel Caçador de Bruxas, que diz a lenda, possuía uma arma muito poderosa, capaz de matar não só o líder de um exército, mas todos os seus soldados, se você usasse ela em um rei, eliminaria seu reino. Uma arma de um homem que matava bruxas e bebia seu sangue para aumentar o poder, mas a tal arma fatal, se usada para matar por amor, salvaria a vida da vítima.  Então, nas mãos de Fux, poderia ser a salvação de Jacob.

Nosso herói, parte então na maior caça ao tesouro de sua vida, que pode mesmo ser a última, e nesta jormada, vai encontar todos aqueles que já conheceu, amigos e inimigos, e ainda conhecer novos. Pode ser a salvação, ou a perdição. Qual será o destino reservado para Jacob Reckless?

Narrado em terceira pessoa, este livro me levou para um lugar que eu havia visitado antes, mas diferente da vez anterior onde vivi muita ação e correria, desta vez o ritmo é mais delicado e pausado, tem sim muito dinamismo, mas Cornelia que prefere fazer você saber das coisas no calor do momento, vivendo a situação, acabou mudando seu jeito e trouxe uma narrativa mais densa e íntima, que mergulhou não só em um mundo diferente, mas foi fundo no coração e alma dos personagens, me tocando profundamente.

Eu gamei em Jacob, achei ele o mocinho mais corajoso e lutador de todos os tempos, um herói, que lutava mais pelos outros que por si, e ao vê-lo perdido e em risco de vida senti um nó na garganta, as primeiras cinquenta páginas do livro já deixaram meu coração apertado e pequeno. Não deu para ficar imune a sua dor, é triste demais ver ele dando adeus a vida e mais ainda, ver seu tormento ao contar a Fux.

Que lindos e fofos estes dois, eu fiquei meio revoltada pela maneira que ele agiu no livro anterior, confuso em relação a namorada do irmão, Clara, afinal Fux ama Jacob e vê-la deixada de lado não foi legal, mas agora ele só pensou nela, só lembrava dela, e percebemos que algo mais forte existe ali. O sentimento é recíproco, mas como os dois são muito teimosos, não admitem.

O amadurecimento da série é perceptível, cresce e evolui junto com os personagens. Tudo está mais denso e sério, mas a doçura continua. Os personagens, depois de muitas experiências estão vendo as coisas de outra maneira, valorizando mais sentimentos e atitudes. A autora foi cuidadosa ao mostrar as marcas do tempo em cada um, vemos isso nitidamente. E o universo do espelho que achei fascinante, agora ficou sensacional. Embora Cornelia insira muitos elementos vindos de grandes contos de fadas, ela cria muito também, é tanta coisa original, tanta magia. Que imaginação!

Sombras vivas é doce a acre. Doce quando vemos o nascer de um grande amor, acre por isso acontecer frente a morte iminente. É bem assim, sem esperanças. Mas eu torcia por um final feliz. Foi uma leitura muito gostosa, que curti demais, a autora me surpreendeu e achei este livro até melhor que o primeiro. É muito bom ver quando uma série torna-se mais forte e interessante a cada livro, sem deixar a peteca cair. Esta aventura é fechada, assim como a anterior, mas deixa uma série de questões para serem solucionas, entre elas, a verdade sobre o desaparecimento do pai de Jacob e a importância do próprio protagonista. Ele não é um qualquer e com certeza está ligado ao mundo atrás do espelho. Como? Não sei, só no próximo livro.



O primeiro livro foi publicado pela Editora Companhia das Letras, já este aqui saiu pelo selo jovem da editora, Editora Seguinte.
2leep.com

25 comentários:

  1. Oi Cida, fui para o final da resenha para evitar spoilers, e fico feliz em saber que o segundo livro é tão bom quanto o primeiro. Às vezes é difícil o autor manter a qualidade na sequência e o que mais gosto é ver a evolução dos personagens e da história, o que pelo visto aconteceu em Sombras Vivas. Valeu pela dica novamente. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida,
    nossa não conhecia o livro, mas já gostei. A capa não me agradou muito, mas adorei a sua resenha.
    Vou add ele agora mesmo no skoob para não esquecer :)

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida td bem??
    Pelo visto o livro é bom msm, ganhou tds as estrelinhas hein?!
    Hehehehehehe

    Vou anotar pra lê-los depois, o 1 e esse2!


    Bjooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Essa coleção parece realmente ter lhe conquistado.
    Não li a resenha toda para não pegar spoilers - já que você me atiçou para iniciar a serie - e ter todas as surpresas ao ler.
    Foi bom saber do amadurecimento do livro, e sobre a qualidade superar o primeiro. É realmente muito bom quando os autores conseguem esse feito =))

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este livro não caiu na maldição do segundo livro, fiquei muito feliz por ter em mão uma história que amadurece com os personagens. É excelente.

      Excluir
  5. Eu não conhecia esse livro e também não o livro anterior. Espero vir a fazer isso em breve, pois estou muito curiosa sobre a história. Parabéns pela resenha, está ótima.

    ResponderExcluir
  6. gente uau cheio de uma coisa que eu adoro: universo fantástico <3
    fiquei empolgada com a leitura, espero adquirir o livro logo *u*

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Nossa, legal que a sequência não te desapontou! Geralmente, elas desapontam e acho que isso acaba estragando a série :/

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Hey!

    Não li a resenha por se tratar da continuação de um livro que ainda não li, mas como comentei lá na resenha do primeiro, estou louca pra ler a serie!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie:)
    Adorei a resenha, mas eu não sei se leria a série. Não faz muito meu estilo:(

    Beijoss
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha me interessado pela série quando li sua resenha de A Maldição da Pedra.
    Saber que o segundo livro também é bom me deixou com mais vontade de ler, porque eu tenho alguns problemas com séries, que as vezes vão enchendo linguiça e a história acaba ficando sem graça =/
    Eu acho bacana e também já comentei antes sobre o fato dos personagens serem adultos.
    As capas são estranhas, mas quero ler.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glaucea! A autora não fica com floreios não, ela deixa a história correr solta e traz em cada livro uma nova aventura, deixa sim alguns mistérios no ara, afinal é uma série, mas sem deixar você descontente.

      Excluir
  11. se fosse pela capa não leria de jeito nenhum, mas a resenha agrada!

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia a história mas gostei da resenha, o livro parece ser muito bom *-*

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  13. Oie Cida
    sua resenha me deixou profundamente arrependida de não ter começado a ler essa série!!
    Bom saber que é um livro mais voltado pro público adulto, pois já li um infantojuvenil da Cornelia e adorei.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você leu O cavaleiro fantasma, não é? Eu também e gostei mais desta série aqui, então se você curtiu o outro, vai amar este aqui.

      Excluir
  14. Oi Cida, eu já li um livro da autora e a viagem que fiz com o livro foi tão boa que sempre tive curiosidade de ler outras obras dela. Essa parece garantir muita aventura e mistério e já fiquei meio que encantada pelo Jacob e imaginando o que ele teve que passar pelo irmão. A premissa é muito interessante, essa estória do espelho me lembrou o livro "Alice no país dos espelhos", uma obra fascinante. Gostei da dica, vou anotar.
    Abraços, Raquel
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Raquel, mas a Alice não podia ir e vir quando quisesse e o Jacob pode.

      Excluir
  15. Eu li a resenha do primeiro e gostei muito, mas esse me pareceu ser ainda melhor.
    Tô curtindo essa série, já vou adquirir os meus.

    ResponderExcluir
  16. Olá Amiga
    Estou muito interessada nessa série.
    Desde sua resenha do primeiro livro eu fiquei muito interessada na série, e fico feliz que a série continua muito boa.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Jéssica - Leitora Sempre
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  17. Cida, sua danadinha, já coloquei a Maldição da Pedra e Sombras Vivas nos meus desejados, só tô com medo desse final, mas se vai ter continuação, não pode ter morrido todo mundo, agora tô torcendo pelo Jacob =)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Elis, não é tão trágico. Eu lembrei da Sá quando li, ela curte livros de aventura e fantasia né? E acho que você vai gostar também, bjos!! Adoro aumentar sua lista de desejados.

      Excluir
  18. Eu não gostei da capa deste como não gostei do outro, mas o que importa é o enredo e ele me parece seguir tão bom quanto o primeiro. Me apaixonei ainda mais pelo livro no momento que você disse: "Doce quando vemos o nascer de um grande amor, acre por isso acontecer frente a morte iminente. É bem assim, sem esperanças." me passou que o livro é bem dramático e eu gosto disso.

    ResponderExcluir
  19. Muito legal saber que os livros da séries vieram com premissas bem diferentes, uma com mais aventuras radicais e o outro mais intimista com um certo romance. A capa eu gostei mais da do primeiro livro. Eu fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  20. Adoro histórias cheias de mistérios e suspense. Li a resenha do primeiro livro e acredito que essa deva ser ainda melhor.
    Para mim os personagens de séries precisam realmente crescer, espero poder ver isso também nessa série.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!