[Resenha] Garotapop.com

Garotapop.com
Autor(a): Carolina Estrella
Editora:  Planeta (selo Jovem)     Páginas: 93
Lançamento: 2013      ISBN: 9788542201789

Gatorapop
Bárbara Soares tem 18 anos e acabou de entrar na faculdade de publicidade mais importante do Rio de Janeiro. Depois de anos de estudos, Babi decidiu mudar de estilo e fazer novos amigos através de um blog de crônicas na internet. Ao criar o Garotapop.com, Babi conquista uma legião de fãs na internet e se torna uma das garotas mais populares da rede, deixando de lado o seu lado Nerd. Com a autoestima elevada, ela ganha confiança para paquerar o garoto mais disputado da faculdade e se torna uma celebridade universitária. Só que seus planos de ser popular vão por água abaixo quando conhece Lucas, um garoto inteligente e carinhoso que vai despertar em seu coração o amor pela literatura e poesia. Entre Tuítes, mensagens no Facebook, postagens em blog e perguntas no Formspring, Bárbara conta a sua história de uma forma irreverente e totalmente cativante.


Garotapop.com é o novo livro da escritora, jornalista e blogueira, Carolina Estrella, publicado pela Editora Planeta. Eu conheci a Carolina no Entre Linhas e Letras, mais um dos eventos literários que fui aqui em São Paulo. Ela é uma meninona, toda meiga e ao ler este livro, vi que ela deu um pouco de si aos seus personagens. Foi fácil vê-la com esta turma, bagunçando na faculdade.

Aqui vamos conhecer Bárbara Soares, recém saída do ensino médio e prestes a entrar na faculdade. Após  o período de tensão e estudos para o vestibular ela esta decidida a retomar sua vida social, arrasar na faculdade e ser um ícone no mundo virtual. Ela cria o garotapop.com, um blog onde vai dividir com seus leitores toda sua experiência (dos longos 18 anos de sua vida), e dar conselhos para a galera. Lá ela desabafa, conta suas alegrias e frustrações. Esta pestinha é metida a sabichona.

“…meu perfil completo. Queridas amigas do colégio, não se assustem. Eu mudei! Agora estou vitaminada, poderosa e altamente perigosa"!”

Na faculdade, nem tudo são flores, e logo as picuinhas e fofocas têm início. É amiga falsa, é gatinho querendo só uns pegas, é a galera do fundão e o nerd do Lucas. Ai, que nerd musculoso!!!

Vamos lá, passar um tempo com Babi no curso de Propaganda e Marketing?

Ela: garota popular, bonita, namoradeira, estudiosa, romântica... Opa! Como assim popular e estudiosa, romântica e namoradeira,  não são bem qualidades que combinam, afinal se ele fosse estudiosa, seria nerd, não popular.

Bem, Babi é uma mistura, de tudo ela tem um pouco, e conforme vamos mergulhando nesta história, percebemos que nem ela sabe ainda qual sua tribo. Os populares e suas atitudes a incomodam, mas a atenção e dedicação do nerd da sala também, embora neste último caso seja mais por não entender todo o calor e conflito de emoções que sente ao estar perto de Lucas.

Uma protagonista divertida, como eu disse sabichona, mas que sabe agradar. Algumas vezes sua relutância em aceitar seus sentimentos me tiraram do sério, e seu namoro com o gatão da sala foi um terror, ela sabia que não ia dar em nada, mas insistia. Tirando estes surtos de ausência de bom senso e suas fase de maria vai com as outras, Babi soube achar seu jeito e sua tribo, e foi ótima ao se encontrar.

Eu olhava para ela e pensava...  "Não é tão tipo popular como que quer mostrar. É sim uma garota mais para o lado nerd." Eu não via a hora que ele aceitasse isso.

O cenário é uma faculdade no Rio de Janeiro, mas também viajamos pelo mundo virtual, afinal ela é uma blogueira e olha que legal, Lucas (o nerd), também, embora seus blogs sejam bem diferentes, eles acabam se encontrando. Twitter, skoob e outras redes sociais atuais, vão ajudar muito no romance que virá pela frente.

É claro gente. Esta aversão toda pelo Lucas só poderia dar em uma coisa... AMOR. Eu logo desconfiei que ali iria surgir algo, e não deu outra, mas saber se deu certo e se eles ficaram juntos… Ah! Você vai ter que ler.

Lucas é tudo de bom, e não dá moleza para a Babi. Ele era bonzinho, mas quando ela merecia, ai, ai. Cada conversa no twitter. Este é nosso Don Juan as avessas.

Narrado em primeira pessoa por Babi, é um livro bem dinâmico, com uma linguagem bem jovial e atual. Dá asas à imaginação, e pensei em vários caminhos que a autora poderia criar para seus personagens, acertei alguns, outros eu nem sonhei.  Achei muito legal a abordagem das redes sociais, mostrando bem como estamos ligados neste mundo, mas a autora deu um toque bem legal dentro deste contexto, que é o de tomar cuidado com a exposição, por mais que seja um local onde mostramos nossa opinião e ideias, devemos resguardar nossa vida íntima e pessoal, ou seja, tudo tem limite, use com moderação.

Falando em moderação, ela trabalhou bem a questão de bebidas alcoólicas  Babi é totalmente avessa aos porres e sabe que pode muito bem ter diversão com um bom suco. Não sou contra bebidas, mas sou contra exageros.

Garotapop.com é bem divertido, confesso que teve algumas situações bem absurdas e outras até um pouco fora da realidade de muita gente que vai ler, afinal nem todos tem paitrocinio,  (viagem para Nova Iorque de presente e para curar dor de cotovelo, por exemplo), mas entretêm bem e cumpre seu papel. Só gostaria que o romance tivesse sido um pouco mais intenso e que a personagem Martinha, amiga ou ex-amiga de Babi,  tivesse aparecido mais, a garota tinha potencial para uma grande vilã. No entanto, para o público jovem, está na medida, menos denso, mais suave.

Gostei muito, Carolina Estrella sabe escrever uma boa aventura-romântica, jeitinho de Sessão da Tarde, que me deu boas horas de diversão. Você vai encontrar um enredo que soa familiar, que tem personagens que você acha que é aquele conhecido seu, você vai sentir-se bem a vontade aqui. Recomendo muito e queria ver um romance mais adulto desta escritora. Quem sabe uma Bia formada e partindo para a vida profissional.


Comentou?
Inscreva-se no Top Comentarista aqui


2leep.com

37 comentários:

  1. Oi Cida,
    não conhecia o livro, mas parece ser o meu estilo de leitura e escrita rsrrss

    adorei
    dica anotada.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha!! é a primeira resenha desse livro que eu leio e confesso que gostei muito! espero conseguir esse livro em breve para conhece logo o Lucas e a Babi!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar do livro, mas me interessei bastante. Gosto quando os autores colocam e-mails e afins em seus livros. Mostram bem a realidade, e no que a juventude de hoje está ligada.
    Bom saber também que é nacional, o que temos que combinar, estão arrasando nesse ano!!!

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, e pode ter certeza que o conteúdo é muito atual mesmo.

      Excluir
  4. Ainda não li nenhum livro dela, mas já vi ótimos comentários. Não sabia que esse livro era dela, achei a premissa interessante e fiquei curiosa para saber sobre a Babi e sobre o romance dela com o Lucas.
    Abraços, Raquel.

    ResponderExcluir
  5. Estou querendo ler muito esse livro. Ontem fui na fnac e até peguei ele na mão, mas acabei não levando nada. Estou bem curiosa, mas não gosto como, pelo menos foi o que deu a entender, a autora coloca o estereotipo de "nerd" em uma pessoa que é inteligente, existe muita diferença entre os dois, e isso me incomodou um pouco. Não perdi a vontade de lê-lo, mas agora fiquei com um pezinho atrás. Vou ler assim que tiver a oportunidade e ver se é apenas impressão ou se é isso mesmo.

    Beijos, Rê.

    ResponderExcluir
  6. Oi flor :) Esse livro parece ser bem fofo, adoro esses livros bem juvenis, bem leves, é ótimo pra descansar a cabeça né? Achei a capa bem bonita e fiquei com muita vontade de ler!
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descansa mesmo e este livro ainda tem um clima de verão.

      Excluir
  7. Ah o livro não me pareceu um must nem nada assim, mas tenho apostado nos nacionais e as experiencias tem sido boas. Acho que vou botar na listinha e deixar ele na estante pra aquele dia em que eu quiser uma leitura leve pra passar o dia! Amei a resenha!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é bem estilo Infanto-juvenil e eu gosto de livros assim ,pois são leves e rápidos de se ler. Gostei muito da resenha e amei a capa.

    ResponderExcluir
  9. Oie:)
    Adorei!! Parece ser o tipo de livro que eu gosto. Amo romances leves e divertidos...
    Amei a resenha, só me deixou mais curiosa rsrsrs
    Beijoss
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. o livro parece ser bem jovial, alegre e com um ar de chick lit, eu curti essa dica!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu tinha lido sobre o lançamento do livro, mas não o comprei ainda. Parece ser bem legal. Ótima resenha.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Parece ser um daqueles livros para ler sem compromisso e se divertir bastante. Eu já ouvi falar de outros livro da autora (ou será que estou viajando?), mas adorei a premissa desse.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela tem O Garota Apaixonada Ju, mas este eu não li.

      Excluir
  13. Parece ser um livro legalzinho, bem como você falou "meio sessão da tarde"...
    Não sei se leria, mas quem sabe! ^^

    ResponderExcluir
  14. Oi amore :) Adorei o livro, já estou pensando seriamente em comprá-lo, mesmo eu não gostando muito de capas com pessoas bem de pertinho (esqueci o nome que se fala haha) eu gostei bastante dessa!
    beijos

    pomardoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Querida! Adoreeeeeeeeeeeeei demais a sua resenha! Deu para ver que você se envolveu mesmo com a história e captou direitinho a mensagem da confusão de personalidade. Muito lindo! <3 Eu estou treinando uma escrita mais madura, só que não me sinto segura para publicar ainda. O máximo que consegui vou um conto sobre o meu processo de emagrecimento. É adulto, mas não é tão intenso. Se você tiver curiosidade. Ele se chama Como perder 10 kg depois de um pé na bunda: https://www.amazon.com.br/dp/B00F84OQIK

    Beijos,

    Carolina Estrella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Que legal que você está nesta busca, eu acho que vai ficar bem legal, mesmo um livro mais maduro, se tiver este seu toque bem humorado, vai dar certo. Vou conferir este que você deixou o link. Bjos!!!

      Excluir
  16. Oie Cida =)

    Ah!! Só pela sua resenha já deu para perceber que esse livro escorre açúcar de tão doce. Amo livros fofos assim, que fazem vc ficar sonhando acordada com o príncipe encantado rs...

    Adorei!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  17. Oie amiga
    Parabéns pela resenha. Ficou ótimo. Eu conheci a Carolina na Bienal de SP ano passado é ela é uma
    fofa. Estou muito curiosa para ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Não sei que seria uma leitura que eu gostaria de fazer, na dúvida quem sabe.
    Acho que se visse em uma livraria seria o que menos me interessaria.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Cida! Já tinha visto esta capa circulando pelas redes sociais, mas não tinha me interessado, não! Até que, ao ler a sinopse e sua resenha, fiquei um pouco curiosa. A história aparenta ser bem melosa, né? Posso estar enganada, mas é o que aparenta. Por ser uma leitura bem jovial, me remete a algo super divertido e com altos e baixos; acho que me arriscarei a ler. Beijocas.

    ResponderExcluir
  20. Oiee, tudo bem? Nunca tinha visto esse livro mas me pareceu bem legal, aquele famoso clima de sessão da tarde como vc mesma disse kkk
    Estou te seguindo já ^^
    Bjs
    closettgarden.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Cida :)
    O livro parece bem divertido, essa fase de se perder nas tribos é uma tragedia na vida da pessoa, rsrrss, são tanto tropeços, rsrs, mas no fim tudo fica bem, não é?
    E essa coisa de nerd sarado? Gostei, onde eu encontro um?
    rsrs
    Bjos
    Até a próxima.

    Rafa Melody
    rafaacarvalho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lucas é um charme, e tem um gênio. Bjos!

      Excluir
  22. Oie Cida
    parece ser super divertido, e sem tem nerd na história, eu já fico interessada rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  23. Oiee, Cida sua linda s2
    aaah, primeira resenha que li desse livro, gostei muito da tua opinião, eu já queria o livro agora mais que nunca. amei sabe que é uma leitura divertida, gosto disso, creio que terei bom momento com o livro
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  24. Oi Cida,
    Eu não conhecia esse livro, mas de cara a capa já me conquistou. Fora que tem um título interessante, e amei a Sinopse e a Resenha. Se parece exatamente com o tipo de livro jovem e bem humorado que eu gosto de ler. Já entrou pra minha lista, sem dúvida nenhuma.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia o livro, nem a autora, mas gostei de “Garotapop.com”, e acredito que ele é capaz de proporcionar uma leitura bem agradável.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, Cida! Como vai?
    Conheci o "Garotapop.com" pelos lançamentos do Skoob. Nem passou pela minha cabeça que poderia ser de uma autora brasileira! (Até porque eu só olhei a capa, achei interessante e nem li a sinopse.) Porém, agora que eu li a sinopse e a resenha, fico feliz pela autora trabalhar com esse tipo de escrita, mais fofinha e juvenil, sem tanto drama, suspense, seres de outro mudo - apesar de que, né, amo. Quero muito ler.
    Ótima resenha! <3
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Me parece ser um daqueles livros que é bem gracinha mas que tem seu lado de Estou te ensinando alguma coisa! Eu gosto disso, ainda mais quando é bem sutil!
    Nunca tinha ouvido falar do livro, mas com certeza assim que puder vou dar uma chance!

    Beijo
    http://heysisteraj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Cida!
    Conhecia Carolina Estrella na Feira do livro de Osasco, quando ela ainda estava divulgando o Garota apaixonada em Apuros, ela é muito simpática. A Samantha adorou o livro e acho que iria curtir bastante esse também!
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  29. Que livro fofo. Só de ler a resenha me deu uma saudade da adolescência e dos tempos de faculdade! hehe Valeu a dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  30. Difícil encontrar no meio literário um "nerd musculoso" o.O Gostei da ideia, a autora fugiu do estereótipo comum. GarotaPoP.com já estava na minha lista e agora ainda mais haha pois sei que irei gostar de ler, e também sei, que assim como você me irritarei com a guria em algumas partes, ninguém merece ações "maria vai com as outras" :P

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  31. Primeira vez que ouço falar do livro, mas fiquei com tanta curiosidade de conhecer a Bia e essa sua vida de universitária. Deve ser realmente um livro divertido e ainda por se tratar de um assunto bem normal na vida de muitas adolescentes. Gosto de leituras leves.

    ResponderExcluir
  32. Não conhecia o livro mas me interessei pela história. Principalmente por seu um livro nacional que se passa no Brasil. Temos que valorizar e dar uma chance!
    Tenho certeza que será uma leitura agradável.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!