[Resenha] A Bruxa de Near

A Bruxa de Near
Título Original: The Near Witch (The Near Witch #1)
Autor(a): Victoria Schwab
Editora:  Planeta          Páginas: 240
Lançamento: 2013      ISBN: 9788542201673
bruxa de near, a



Na cidade de Near não existem estranhos e a velha história da Bruxa é contada apenas para assustar as crianças. Estas são as verdades que Lexi Harris ouviu durante toda a vida. Mas quando um estranho, um garoto que parece desaparecer como fumaça, surge em uma noite do lado de fora de sua casa, ela sabe que algo não está correto. Na noite seguinte, crianças começam a desaparecer de suas camas sem deixar qualquer vestígio e o estranho é o principal suspeito. Mas quando o garoto se oferece para ajudar na busca, algo no coração de Lexi diz que ele esconde outros segredos e não é o culpado. Ela estaria imaginando ou o vento parecia sussurrar através das paredes? Quando a busca pelas crianças se intensifica, o mesmo acontece com a necessidade de Lexi de saber sobre a Bruxa que talvez não seja só uma história para dormir...
Bruxas! Que tema mais atual para o mês outubro. Não acham? Fã de sobrenatural como sou, não poderia deixar de conferir Bruxa de Near, primeiro livro da série de mesmo nome, da autora Victoria Schwab , publicado no Brasil pela Editora Planeta.

Lexi Harris é uma rastreadora, aprendeu este ofício com o pai morto há três anos, e embora seu tio Otto não aprove uma garota fazendo este trabalho, ela sempre dá um jeitinho. Pula pela janela e vai em busca do que e de quem está desaparecido. Otto acredita que lugar de mulher é na cozinha, mas com a sobrinha isso nunca vai dar certo, ele até faz gosto em um namoro entre ela e Tyler, um dos garotos da vizinhança, mas Lexi vê o rapaz como amigo, só amigo.

Todos vivem na cidade de Near, um lugar que considero atemporal, você não consegue definir se eles vivem em um passado secular, nos dias atuais ou em um futuro distante. Near está acima do velho e do novo, é um local onde a magia existe, e todos, sem exceção, acreditam em bruxas e no poder que elas têm sobre a terra, ar, água e fogo. No entanto, diz a lenda, que a Bruxa de Near, um dia tão amada pelas crianças, foi responsável pela morte de um garoto. Punida com o exílio, deixou para trás apenas sua história e o povo de Near com medo dela e de todas as suas irmãs.

Em Near, existem apenas histórias sobre a bruxa e cantigas de rodas que não deixam esquecer sua lenda. Near vive em um universo próprio, onde estranhos não são bem- vindos,  somente seus moradores  e seus filhos são aceitos ali. Porém, dois acontecimentos mudam a rotina deste lugar, a chegada de Cole, um estranho e o desaparecimento das crianças da vila. Existe uma ligação entre ambos?  Para os moradores locais sim , mas para Lexi, existe algo maior, talvez a Bruxa de Near não esteja viva apenas nas histórias e nas cantigas de roda.

O livro é narrado em primeira pessoa por Lexi, e vemos assim a saga da jovem que lutava para mostrar que uma mulher era tão capaz de ser forte e inteligente quanto um homem, e mais ainda, ser corajosa para lutar contra antigos medos e crenças.

Lexi é uma garota que quer ter seu lugar no mundo e ser respeitada, seu guia sempre foi o pai, e após a morte deste, as lembranças de cada momento que passaram juntos, são a força da menina. Ela admirava demais o pai, queria ser como ele. E a oportunidade de mostrar seu valor surge com a chegada do estranho e o desaparecimento das crianças, ambos mistérios que Lexi precisa desvendar.

Não vou dizer que Lexi é a melhor protagonista de todos os tempos, gostei sim dela, mas muitas vezes faltou energia para reagir, embora ela até tenha corrigido isso nos momentos finais da trama, mas na minha opinião demorou um pouco. O que realmente me impressionou foi seu amor pela família e fé, Lexi não deixava de acreditar nas coisas, mesmo que fossem totalmente impossíveis, ela tinha uma esperança tão grande em seu coração de que poderia salvar aquele lugar, custe o que custasse, que faz você querer bater em quem tentava impedir a jovem (querido tio Otto).

Agora, quem eu gostei mesmo foi o estranho, Cole, todo sério e mistérios. Sabem aqueles caras torturados pelo passado e cheios de segredos? Aqueles enigmas de atiçam nossa curiosidade? Pois é, Cole chegou em Near em uma noite sombria e fez o coração de Lexi bater mais forte ( e o meu também).

E posso dizer que não só o rapaz é um mistério, Near toda é, gostei muito da maneira como a autora criou este clima ao redor da cidade, com lendas e mitos de bruxas muitos sombrios, que te fazem viajar. Eu adorei a descrições dos locais, que não te fazem apenas ver como, mas sim sentir a aura, ver as cores. Imaginem, na calada da noite, ser despertado de seus sonhos pela música cantada pelo vento, um som que encanta e seduz, fazendo você abrir as janelas e mergulhar na escuridão da noite. A história é para sentir, tem cheiros e sensações palpáveis.

Me perdi em Near, embora tenha achado que o romance de Lexi e Cole tenha sido muito repentino, que tenha faltado mais emoção por parte deles, mas a trama em si é muito envolvente. É muito bom desvendar a cidade e encontrar em suas cantigas distorcidas a verdadeira história da Bruxa, algo muito macabro, oriundo de muita mágoa e injustiça. Pode parecer apenas um livro de bruxas, mas não é só isso, você vê nas entrelinhas uma mensagem importante sobre medo e mudança, mais justamente o medo da mudança e também um incentivo para acreditar e lutar pelos seus sonhos.

Mesmo sendo parte de uma série, a história termina fechada, não fica gancho para a sequencia, acredito que no próximo livro teremos uma aventura nova, no mesmo cenário e com os mesmos personagens, mas uma independente da outra.


2leep.com

26 comentários:

  1. Adorei conhecer mais um pouquinho sobre esse livro que estou com tanta vontade de ler! Ele parece mesmo ter algo diferente que me faz querer ler porque hoje em dia as histórias de bruxas vem decaindo um pouco. Espero gostar da história assim como você :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida!
    Também sou fã de sobrenatural e o tema "Bruxas" me atrai bastante! Gostei da forma como você retratou a cidade de Near, me deu vontade de dar um passeio por lá e quem sabe trombar com o Cole ;)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga! Se curte o tema, assiste a série Witches of East End, está demais.

      Excluir
  3. Eu não conhecia o livro, e por incrível que pareça, apesar de seguir a linha de livros que gosto, este não me atraiu, não pretendo ler, a não ser que ganhe uma promoção :))
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de resenha, adorei a dica de leitura :o) Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    como você, sou fã de sobrenatural e amo bruxas! Sua resenha me deixou louca por esse livro, achei o fato de não ser possível definir quando a história se passa, assim como todos na cidade acreditarem em bruxas, bem legal! A capa é linda! Ótima resenha, parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. gente senti um amorzinho pelo cole xp
    gostei da história, me encantou e eu ador bruxas.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia o livro, mas achei interessante a cidade ter sua própria personalidade , também gostei do tema, já que não li muitos livros sobre bruxas. Dica anotada!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse livro me chamou muita atenção quando o vi no skoob, eu gosto de livros que falam de bruxas e magias e nem me lembro qual foi o último que li. Gostei da trama, mas não tanto quanto pensei. Parece ser um livro leve, eu esperava mais emoção kkk mas como não li ainda não posso falar. A cidade e suas lendas me deixaram bem curiosa.
    Abraços, Raquel.

    ResponderExcluir
  9. Oie Cida
    com essa capa e esse título, impossível não se interessar.
    Amei o enredo, e gostei ainda mais de saber que a cidade toda é um mistério, isso já me instigou.
    Quero ler.
    bjos e bom domingo
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de livros narrados em primeira pessoa porque posso sentir tudo melhor sobre o personagem. A capa é tão linda e eu adoro histórias com bruxas!
    Tenho que ler o livro!

    ResponderExcluir
  11. Gostei desse livro.
    Achei a capa legal, e a resenha me agradou bastante, então provavelmente vou ler! ^^

    ResponderExcluir
  12. Realmente flor, bruxas são a cara do mês de outubro! Amei a resenha e acredito que vá gostar muito do livro, mas também acho que o casal Lexi & Cole não cairá nas minhas graças, odeio romances repentinos.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida,
    não conhecia o livro, mas parece ser interessante e o tema não é tão explorado como deveria.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu sou completamente apaixonada por livros que trazem o tema bruxaria e magia, e esse livro parece ser muito bom...
    Garoto misteriosa, garota determinada e muitos mistérios...
    Super curiosa para ler...

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Super curiosa para ler *-*
    Amei a resenha e como você sou fã do sobrenatural <3

    Beijocas
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida, é um ótimo tema mesmo!!
    Eu Amo de paixão!
    Eu amei sua resenha, pena que o romance se deu tão rápido né... Eu comprei este livro e quando ler te digo o que achei..

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  17. Eu amoooo o tema bruxas, amo filmes, livros, qualquer coisa que envolva magia!
    Esse livro é um prato cheio para mim!
    Essa capa me lembrou aqueles livros antigos eu meio que gostei e não gostei

    ResponderExcluir
  18. Oi, eu achei este livro muito interessante e espero poder lê-lo em breve.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. ta entrando no clima, né?
    olha nunca li nenhum livro cuja tematica principal sejam bruxas e fiquei curiosa pra pelo menos começar a ler e ver se me interesso!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Esse livro é exatamente o que eu imaginava. Adorei a premissa que você descreveu na resenha.
    Tô bem ansiosa pra comprar e conhecer mais uma história sobre bruxas.
    beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie amiga
    Eu me interessei por esse livro quando vi a capa pela primeira vez. Ela é linda.
    A história me agradou muito e estou ansiosa por esse livro.
    Por mais que a protagonista não seja sua favorita e romance foi muito rápido eu realmente quero ler esse livro.
    Parabéns pela resenha.


    Jéssica - Leitora Sempre
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  22. Oi.

    Não conhecia este livro, mas não sei, acho que não é meu tipo de leitura favorito, mas um dia quem sabe venho a lê-lo.

    Parabéns pela resenha

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Cida! Poxa, ler e sentir a aura do ambiente descrito é maravilhoso! Ainda mais de um lugar atemporal. Boa pedida esse livro, para esses dias. Com essa pegada de mistério e fantasia eu já amei.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Pah! O ambiente aqui é de suma importância para a trama, é a alma do livro.

      Excluir
  24. muito bom já está na lista de desejados.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!