[Resenha Premiada] Fale!

Fale
Título Original: Speak
Autor(a): Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina    Páginas: 248
Lançamento: 2013     ISBN: 9788565859073



9788565859073 Fale
“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Ouvindo Stand Clear - The Recorder Club (ouça também)

Eu não conhecia este livro até receber as novidades da Editora Valentina, gostei da proposta e acabei solicitando para leitura. Embora tenha um outro livro da autora, este foi o primeiro que li e confesso que fui totalmente surpreendida.

Fale! Me capturou desde antes de a história começar, quando abri o livro e vi a relação de prêmios que recebeu fiquei curiosa, afinal, para tanto, sua trama precisava ser muito impactante. Logo a seguir temos uma introdução feita pela autora, onde relata como sua vida mudou depois da publicação da obra, como jovens de muitas partes do mundo procuraram por ela para falar, não somente do livro, mas de si.

Vamos lá então. Fale! tem algo para mostrar, não só uma história para entreter.

Melinda é uma menina solitária, um ser pensante e reservada. Muito sarcástica, posso dizer que zomba de si mesma, vivendo uma negação. Porém nem sempre foi assim. Um dia Mel foi uma garota alegre e sorridente, cercada de amigos, uma jovem que vivia plenamente sua adolescência, mas que por conta de algo muito chocante, sofreu uma grande transformação, recolheu-se para dentro de si, fechando - se para o mundo. 

A história começa com Melinda tendo que encarar mais um ano letivo, porém para ela é mais um desafio do que uma simples ida para escola. Ali, ela assiste vida passar, é uma espectadora e vai nos mostrando tudo que assiste. Assim além de termos uma ótima ideia do cenário, vamos vendo também a personalidade da menina, e descobrindo pouco a pouco como ela mudou tanto. Logo fica fácil de saber o que ocorreu com Mel, mas não é a descoberta o foco da trama, é na verdade a luta de Melinda para superar seu trauma que te prende.

Eu não imaginava que esta história me envolveria tanto, eu me apeguei de tal forma a protagonista que queria eu mesma lutar sua batalha. Mel calou-se por medo, por vergonha. Ela não falou para ninguém o que havia acontecido com ela. Parou de falar mesmo, e ninguém se dava conta disso, nem os pais dela, era como se eles fossem cegos para a dor da filha. Me digam! Como não perceber tanto isolamento? Comodismo? Egoísmo? Não sei, mas que eu tinha vontade de estapear os dois eu tinha. A menina além de deixar de falar, deixou de se arrumar, de ter boas notas e de viver.

"Não é possível que possam me castigar por não falar... O que é que sabem sobre mim? O que sabem sobre o que se passa na minha cabeça? Relâmpagos, crianças chorando. Atropelada por uma avalanche, morta de preocupação, contorcendo-me sob o peso da dúvida e da culpa. Medo."

Mel no começo não mostra desespero, mas eu via nela uma bomba relógio, cedo ou tarde aquilo tudo iria explodir e conforme a leitura foi avançando, vi Melinda ficando mais e mais frágil. A falta de amigos, o desprezo dos outros jovens, a dificuldade de esquecer... tudo contribuindo para sua queda, mas aí é onde ela mais nos conquista, pois quando fica frente a frente com seu maior medo e enxerga que o que ocorreu com ela vai acontecer com alguém que já foi muito importante, ela reage, sua força surge. A explosão que imaginei não foi o fim, e sim o recomeço, Melinda ganhou minha total admiração, pois lutou sozinha, sua força impressiona e emociona.

A autora foi muito habilidosa ao construir sua trama, já que poderia ter nos chocado com algo logo de cara, mostrando a cena que mudou a vida de Mel, mas ela preferiu chocar gradativamente, com a decadência de Melinda. Você sofre junto, é como um verme corroendo algo de bom, e deixando inutilizável, é dor inserida em doses pequenas e venenosas.

Tudo vai entrando tão sutilmente, que quando eu percebi estava em total comoção, mexida demais. Mel é uma personagem com sentimentos intensos. Fale! é intenso. Quando Mel cita seu coração como algo frio e morto, é como vê-la abrindo uma sepultura.

Reage Mel! Reage! Naquele cenário estudantil, sem nada inovador, o típico ensino médio americano, este é o grito de guerra do leitor, “Reage Mel! Reage!”, Laurie  explorou o local mais clichê, base de tantas tramas jovens, de forma sem igual, com simplicidade, ela inovou.

O livro é dividido em partes, e ao final de cada uma temos o boletim de Melinda, suas notas caindo, caindo. Cada vez que um novo boletim aparecia, eu torcia por notas mais altas, a prova da recuperação de Mel.

São muitas cenas, mesmo o livro sendo curto, tem bastante conteúdo e cada episódio que pode parecer tolo, traz na verdade um grande significado. Por incrível que pareça eu não chorei com o livro, mas fiquei muito chocada, com um aperto no coração, travada.

Descobri que existe um filme baseado na obra, bem antigo, protagonizado por Kristen Stewart, lançado aqui como O Silêncio de Melinda, então quis assistir antes de fazer a resenha, e foi ao ver o filme que destravei, e chorei muito, muito mesmo. Embora tenha algumas diferenças, por conta de tornar a obra adequada para as telas, a história foi muito bem retratada, inclusive com cenas idênticas ao livro, tanto que pude até dizer as falas antes dos atores.

E foi revivendo o livro em imagens que senti muito mais, mesmo sabendo o que iria acontecer,  ver Mel, foi incrível, por ela não falar, são as expressões e gestos que mostram seus sentimentos, aqui o silêncio tem significado, e falou mais que qualquer palavra.  Eu recomendo muito a leitura e o filme, um completa o outro, e torna a experiência com Fale! inesquecível. Eu não sei mais o que falar, depois de A Lista Negra eu não acreditava achar outra trama tão impactante.

Engraçado como eu encontrei algo semelhante em outro livro, mas a falta de reação dos personagens não me fizeram acreditar na gravidade da situação, mas aqui isso ganhou a importância e dimensão exata que dever ter, e como devemos lutar contra a impunidade e violência. 

Leitura fluida, sem enrolação, aqui menos é mais. Você aí, é isso, leia, leia. Fale! o que achou. Eu amei! Um livro que vou ler novamente com certeza. 



Curiosidades...
- A Melinda do filme é menos silenciosa

- A mãe do livro é uma megera, a do filme é mais compreensiva e desta eu gostei

- A árvore na capa é peça fundamental na trama, uma alegoria para a vida de Mel. No filme há uma cena onde Mel apresenta suas árvores ao professor de artes, e recomendo que sintam mais do que assistam esta cena.



A Editora Valentina é muito legal e cedeu Fale! para sorteio.
Se vocês ficaram interessados no livro, não deixem de participar.


Como participar?
Regras:
* Ter endereço de entrega no Brasil
* Preencher corretamente o formulário
(até 19/10)

2leep.com

75 comentários:

  1. Vi o filme há alguns anos atrás e mexeu muito comigo,mas nem imaginava que era baseado em um livro,quando descobri pirei.
    Sua resenha me fez querer mais ainda ler o livro,por que,realmente pra um filme chamado "O SILENCIO de Melinda" ela não tava tão silenciosa ainda,e acho que outra coisa que deve ter se perdido no filme é os pensamentos dela,que no livro claramente tem.
    Ps. Estou com medo de odiar a mãe dela no livro XD

    ResponderExcluir
  2. Olha já fiquei presa e curiosa a essa história, quero saber o que realmente se passa com Melinda.
    e vou aproveitar e participar do sorteio.

    Bjs....Janini

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida.
    Nossa fiquei mega curiosa pra saber o que aconteceu pra que Melinda se calasse.
    Vou me segurar pra não correr e assistir o filme antes de fazer essa leitura.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Eu já havia ouvido falar apenas do filme pois sou fã da Kristen Stewart e agora sabendo que tem o livro estou mais interessada ainda, não tive a oportunidade de ver o filme porém já sabia do que falava, acho interessante essa obra pelo assunto que retrata, geralmente jovens estão na mesma situação de Melinda e esse livro veio em boa hora. Adorei a sua resenha, ela fez com que eu entendesse o livro profundamente.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu já havia ouvido falar apenas do filme pois sou fã da Kristen Stewart e agora sabendo que tem o livro estou mais interessada ainda, não tive a oportunidade de ver o filme porém já sabia do que falava, acho interessante essa obra pelo assunto que retrata, geralmente jovens estão na mesma situação de Melinda e esse livro veio em boa hora. Adorei a sua resenha, ela fez com que eu entendesse o livro profundamente.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi flor!
    Que livro forte e polêmico esse! Abordando atitudes cruéis e violentas que acontecem nas escolas. Quantos conflitos, inseguranças e memórias dolorosas temos dessa protagonista.
    Parece que a escrita e a narrativa da autora é bem simples, descrevendo de forma precisa tudo que acontece com Melinda, graças à escrita astuta da autora nada passa despercebido aos olhos do leitor.
    Acredito que Fale! é reflexivo, envolvente e angustiante. Acredito que é uma obra que tem o objetivo de alcançar e conscientizar os jovens, mas de uma forma simples, jovem e até com relatos divertidos da adolescência.
    Ótima resenha!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oie :)

    Não preciso nem dizer que me encantei pela resenha e vou participar do sorteio né ? percebi que a autora gosta bastante de abordar assuntos que envolvam doenças e problemas, ela tem esse efeito no leitor mesmo de torcer pela personagem, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Hey!

    Eu li "Garotas de Vidro" da autora e me apaixonei, portanto não vejo a hora de ler este, parece ainda melhor! Pelo jeito ela ama temas polêmicos hein?

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Cida
    não sabia que essa autora era a mesma de Garotas de vidro. Ainda não li o livro, mas sei que o assunto também é polêmico na trama.
    |Desde que vi a capa desse livro , surtei. Amo essas tramas que abordam a complexidade dos pensamentos do personagem.
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oie, quando comecei a ler a resenha do livro me deu uma vontade de sair correndo e comprar o livro só para saber o que acontece, ainda mais eu que sou super ansiosa, não conhecia a autora ainda e já marquei como desejado o livro a história é muito boa!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  11. Oie Cida
    não sabia que essa autora era a mesma de Garotas de vidro. Ainda não li o livro, mas sei que o assunto também é polêmico na trama.
    |Desde que vi a capa desse livro , surtei. Amo essas tramas que abordam a complexidade dos pensamentos do personagem.
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Havia lido uma resenha que já havia me deixado um pouco curiosa, mas a sua me deixou extremamente curiosa para saber o que Melinda passa e como ela supera o acontecido, fiquei aqui imaginando mil coisas que poderiam ter ocorrido com ela, mas é difícil supor sem ler. Já anotei o filme para procurar, só não queria ver antes de ler. Sua resenha me convenceu, vou adicionar o livro nos desejados e esperar a primeira oportunidade para adquirir.
    Abraços, Raquel.

    ResponderExcluir
  13. Não assisti o filme, fiquei sabendo dele um dia desses! Não li também nada da autora. Mas pretendo começar por esse. Ele parece ser ótimo, fascinante, instigante, emocionante e como você mesmo citou intenso. A Mel já me cativou de uma forma viu? Preciso ler esse livro.
    Quando vi a capa adorei, ela é linda. E fico mais feliz ainda de saber que a árvore da capa, tem mais haver ainda com a Mel. ^^

    ResponderExcluir
  14. quando eu vi esse livro confesso não me interessei, não foi algo que me abalou, que me deixou doente pra ler, lendo a resenha eu percebi traços na Melinda que atraem

    ResponderExcluir
  15. Você falou do livro de um jeito tão doce, tão magnífico que eu não pude se não desejá-lo. Espero que eu possa ter ele na minha estante e posteriormente em minha mente. rs

    Adorei a resenha, Cida. Digna!

    Beijos ;*
    Clicando Livros

    ResponderExcluir
  16. Tenho que confessar que já tinha ouvido falar do livro, mas é a primeira vez que descubro que ele já foi um filme.
    A Melinda parece ser uma garota bem doce, exceto pelo problema dela ser tão "calada". Acho que se algum dia eu ler esse livro, vou me surpreender com o enredo da história!

    ResponderExcluir
  17. Li algumas resenhas desse livro e vi que é uma história forte de bullying....ainda não li nada do gênero, mas estou doida para ler esse!!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  18. Oi!!
    Estou curiosa para saber o que aconteceu com ela e quero saber porque os pais não foram conversar com ela, já que houve uma mudança drástica na garota.
    Participando da promo!
    bjs

    ResponderExcluir
  19. A autora já gosta de colocar o dedo na ferida, ela sempre aborda temas difíceis sem medo. Eu também não sou muito de chorar durante a leitura mas sempre aprecio livros capazes de provocar uma certa angústia e um nó na garganta. Não sei porque, mas acho que vou gostar mais desse livro do que de Garotas de vidro, não que eu não tenha gostado é só uma intuição de que vou conseguir me sentir mais ligada a essa menina calada.

    ResponderExcluir
  20. Oie Cida =)

    E não é que resenhamos o mesmo livro esse semana rs...

    Eu gostei muito desse livro! Ele me levou ao extremo de minhas emoções. Senti pena da Melinda, e raiva de todo mundo por não entendê-la e não se preocupar em ajudá-la. O final me corta o coração até agora, por que o livro narra fatos que podem acontecer com qualquer pessoal.

    É real demais, doloroso demais, e ao mesmo tempo a forma com que a autora trabalhou a história tornou tudo muito delicado e comovente.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos e um ótimo domingo;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  21. Estão falando tão bem desse livro que não estou me aguentando de curiosidade pra ler! Só não fazia ideia que era um filme, vou procurar...
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Estão falando tão bem desse livro que não estou aguentando de curiosidade pra ler! Só não sabia que era um filme, vou procurar...
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Eu nunca tinha escutado falar do livro, até que um dia entro e todos os blogs estão falando dele e eu fico super surpresa! Disseram que esse livro é muito emocionante, que choraram ao lê-lo, estou super curiosa pra saber se ele vai mexer assim comigo também HUAHSUAS Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  24. Ultimamente ando vendo muitos livros, em diversos blogs e a priori, nenhum me chamou muito a atenção. Esse livro foi um deles. Obviamente não devemos julgar um livro sem nem ao menos ler a resenha ou ver a opinião de quem o leu. Sendo assim, resolvi me informar e confesso que despertou meu interesse. Adoro livros que me prendem, que emocionam, que são intensos a ponto de me fazer refletir durante uns 30 minutos após lê-lo. Aparentemente esse livro transmite essas sensações ao leitor. Futuramente irei lê-lo.


    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu só escuto falar desse livro por aí. Só elogios em cima de elogios! Preciso ler, ainda mais depois da sua preciosa resenha que me deixou com a curiosidade a mil. Preciso descobrir afinal o que aconteceu para a Melinda ficar tão isolada, o que ela precisa falar?! Tenho cada vez mais gostado de livros assim reais, que deixam a nossa emoção a flor da pele. Me senti assim quando li Como eu era antes de você e agora lendo Dançando Sobre Cacos de Vidro tem sido igual. Vou torcer para ganhar o livro. Obrigada pela promoção. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  26. Já ouvi falar super bem deste livro, mas por falta de tempo e oportunidade nunca o li. Nunca tinha parada para ler um resenha deste livro, apesar de minhas amigas já terem comentado sobre, mas depois de ler a sua, devo admitir que o livro subiu para o topo da minha lista de desejados. PRECISO conhecer a Mel. hahaha

    ResponderExcluir
  27. Não assisti ao filme e pra ser bem sincera, odiei a capa. Mas, como não se deve se julgar um livro pela capa, fui procurar mais sobre ele. E advinha? Me encantei. Até agora não li uma resenha negativa a respeito do livro então estou muito curiosa pra para ler. Sei que vou sair da minha zona de conforto e adoro quando um livro consegue me prender mesmo assim. Vamos ver se eu consigo ter um pouquinho de sorte, não? Custa nada tentar!

    Beijos, Rê

    ResponderExcluir
  28. Ainda não sei bem o que esperar desse livro, li algumas resenhas e o que senti foi que preciso ler esse livro que parece carregado de possibilidades de interpretação ainda mais para uma psico como eu. Com td certeza o silencio é poderoso e diz mais, mto mais que palavras, mas poucos de nós conseguem lidar com ele.

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  29. Oie Cida,
    nunca li nenhum livro que se trata-se do tema aborto e estou bem curiosa para saber como seria. Confesso que estou na dúvida se iria gostar, pois geralmente não curto muito livros tristes, mas o tema me chamou atenção.

    bjo

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  30. Já tinha ouvido falar sobre o filme mais ainda não tive oportunidade de assistir, Lendo a resenha só posso dizer que me encantei pela historia achei maravilhosa fiquei super interessada no livro.

    ResponderExcluir
  31. Você arrasou na resenha fiquei morrendo de vontade de ler o livro melhor do que comprar só ganhando rsrs estou louca atrás de A lista negra se esse é tão bom quanto impossível não desejar ler também :)

    Beijos

    http://www.livrosechocolatequente.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Simplesmente preciso fazer a leitura desse livro! Primeiro porque a narrativa da autora é muito boa! Já li Garotas de Vidro, escrita por ela e adorei!
    Acredito que Fale quer mostrar para nós, que não é só uma historia de uma adolescente que sofre bullyng, mas sim o quão real isso é e quantas meninas devem passar por isso por aí! É um tema bem reflexivo!
    Espero lê-lo em breve!
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  33. Eu li Garotas de Vidro a escrita enérgica e profunda da autora já me conquistou. Interessante como ela gosta de temas Tabu para a sociedade, certo? Muitos já estão cheios da temática bullying, então por que isso ainda é tão comum nas escolas? Acho que assim como em Garotas de Vidro, a autora foca mais nos pensamentos das personagens, o acontecia em suas mentes enquanto os acontecimentos se desenrolam e eu acho isso bem construído e incrível, louca para ler!

    ResponderExcluir
  34. Fiquei com muita vontade de ler, parece ser muito bom, envolvente, fazendo o leitor sofrer junto com o personagem. Prefiro ler o livro, acha mais emocionante.

    ResponderExcluir
  35. Olá,
    Nunca tinha ouvido falar sobre o livro, mas sua resenha me despertou muito curiosidade em conhecer Melinda e sua história. Só pela resenha já me encantei, preciso muito ler este livro. =)

    ResponderExcluir
  36. Nossa amiga, que resenha foi essa. Maravilhosa!!!
    Eu simplesmente quero ler esse livro imediatamente.
    Eu tenho certeza que se ler esse livro vou chorar muito.
    A história de Melinda parece ser tão triste.
    Parabéns pela resenha;
    Beijos

    Jéssica
    Leitora Sempre
    http://leitorasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Já vi o trailer do filme, mas ainda não o assisti. Gostaria muito de ler o livro por se tratar de um assunto tão polêmico e ao mesmo tempo tão comum na nossa sociedade, embora muita gente não esteja ciente disso. Amo livros com temas reais, muito drama, e já estou babando por esse livro.

    ResponderExcluir
  38. Meu Deus! Depois de ler essa resenha eu não vejo a hora de ler o livro, parece ser perfeito, preciso ler. Mas já que não posso ficar comprando livros o tempo todo, vou tentar assistir o filme. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  39. Eu já tinha visto esse livro, e agora mais do que nunca estou super curiosa para ler, parece mesmo ser muito bom, com certeza está na minha listinha de metas para leitura :)
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  40. Adoro livros com temas polêmicos.... Fiquei bem interessada em ler o livro e assistir o filme tbm.... Adorei a dica

    ResponderExcluir
  41. Ameei a resenha, o tema é intrigante - me interessou por abordar um assunto bem comentado atualmente. Quero leeer!!

    ResponderExcluir
  42. Esse tema nunca sai de moda! Deve ser um livro incrível... Eu já estava com vontade de ler, mas agora fiquei ainda com mais vontade. Ótima resenha :)
    Tenho certo receio de ver o filme e estragar o que eu vou ler, mas espero que seja tão ótimo quanto!

    ResponderExcluir
  43. Uau não imaginava que um livro com essa capa tratasse de um assunto tão forte assim! Ainda chocada, ele deve ser demais! Acho que vou baixar o filme mas queria ler o livro primeiro; Resenha fantástica, amei!!

    ResponderExcluir
  44. Assisti o filme um tempo atrás e me surpreendeu muito pela sensibilidade em lidar com o tema. Na época fiquei triste por saber que o livro não tinha sido lançado no Brasil.
    A notícia foi uma grata surpresa e achei a capa muito de acordo.
    Estou ansiosa para ler e me emocionar novamente com a batalha interna da Melinda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  45. Assisti o filme um tempo atrás e me surpreendeu muito pela sensibilidade em lidar com o tema. Na época fiquei triste por saber que o livro não tinha sido lançado no Brasil.
    A notícia foi uma grata surpresa e achei a capa muito de acordo.
    Estou ansiosa para ler e me emocionar novamente com a batalha interna da Melinda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  46. Esse livro parece ser bom demais. Li um da autora e fiquei querendo conferir o que pudesse dela, gostaria de ver como esse é também. Mas pelas resenhas é outra trama ótima, muito bem feita mesmo.

    ResponderExcluir
  47. Oi, adorei a resenha. Realmente parece ser um livro maravilhoso, mas que também te revolta, devido a tudo que a menina passa, sendo ignorada até pelos pais (essa informação foi pesada, coitada dela!). Eu já tinha ouvido falar do filme, que no Brasil ganhou o nome de O Silêncio de Melinda, e já no trailer descobrimos o porque de tanto sofrimento e o que ela sofreu. Por isso adorei quando soube que a Valentina iria lançar esse livro,
    parabéns pela resenha

    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
    @MeuMundinhoFict

    ResponderExcluir
  48. Eu ainda não consigo acreditar que eles realmente publicaram Fale!
    Eu já vi o filme diversas vezes e sempre quis um livro para ler mais detalhadamente o decorrer da história. PRECISANDO DEMAIS DESSE LIVRO.
    Obs: A resenha de vocês está tão tão tão perfeita. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  49. Apaixonada pela capa do livro, apesar de que a capa da versão em inglês é bem mais bonita, (minha opinião).
    Amei a resenha do livro, ele parece ser tão envolvente, forte e intenso como Garotas de Vidro, que passou a ser um dos meus livros favoritos! *-*
    Tomara que tenha mesmo as maravilhosas características de G. V. Um livro que meche com sua cabeça e que te assombra por dias á fio.
    Amo livros assim! E também que falem de emoções humanas, segredos e etc.
    Necessitada demais de lê-lo!
    Espero ganhá-lo, ou que eu consiga interceptar o cartão de um dos meus pais. *ü*
    Se só for possível o segundo caso, espero que o preço abaixe um pouco!

    Então é isso, que a sorte esteja a meu favor . ~.~
    xoxo ^.~)

    ResponderExcluir
  50. Nunca tive vontade de ler esse livro até que vi a primeira resenha sobre ele, embora sejam de blogs diferentes todos tem em comum os elogios dispensados para esse livro.
    Com isso descobri que não se trata de um livro qualquer, tem uma ótima trama com assuntos polêmicos, escolhas e consequências. Ganhou facilmente um lugar na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  51. Hummm, muito intrigante e polêmico ne, fiquei curiosa para lê agora rs

    ResponderExcluir
  52. Primeira resenha que leio sobre o livro e não sabia que era tão intenso, fiquei curiosa para saber o que aconteceu com Melinda. A capa do livro não é bonita, mas como disse que tem tudo haver com a historia quero conferir. Acho um máximo quando um autor consegue despertar tanto sentimento que ficamos com vontade de "entrar na historia" e interferir. Com certeza este é um livro que quero ler e vou conferir o filme tambem.

    Participando da promoção
    Nome Rafflecopter: Luciane Rodrigues

    ResponderExcluir
  53. Muito boa a resenha, já tinha lido outras resenhas antes,mas a sua me deu um gostinho de quero mais, espero conseguir ganhar a promoção.

    ResponderExcluir
  54. Estou apaixonada pela resenha. A crítica nos blogs está excelente.

    ResponderExcluir
  55. Oi Cisa adorei a resenha....Quero muito ler esse livro!!

    ResponderExcluir
  56. Céus... se só ao ler a resenha, o meu coração já se partiu em mil pedaços, imagine ao ler o livro! Fiquei tão curiosa em conhecer a história da Melinda; principalmente por você comparar o impacto que te causou, em relação a "A Lista Negra", que foi uma leitura que estraçalhou tudo em mim. Essas leituras profundas, que nos transformam, e que são um tapa na cara de muitos... É o tema que mais aprecio. E Fale!, que já estava em minha lista de desejados, agora foi para o topo... E o comprarei com urgência, sem dúvidas. Beijocas.

    ResponderExcluir
  57. Todo trauma causa um bloqueio e a tendência é a negação, pra ver se passa. O certo é procurar ajuda e falar, nem que seja com algum bom amigo que se importa. Acho que o livro vai ajudar a muita gente. Valeu pela resenha. \0/

    ResponderExcluir
  58. Gostei muito de todas as resenhas que li desse livro.
    Me identifiquei muito com ele, porque eu também já passei por problemas parecidos com os de Melinda, e também já conheci pessoas com esse mesmo problema.
    É realmente horrível...
    Gostaria muitooooo de lê-lo!
    Já está na minha wishlist ;D

    beijos @anairados

    ResponderExcluir
  59. Desde que fiquei sabendo desse lançamento, fiquei super interessada e curiosa em saber o motivo do silêncio de Mel.
    Também não tinha idéia de que tem um filme... então esse livro é antigo?!
    Quero muito, muito, muito!
    Acho até que vou ler logo 'Garotas de Vidro' da mesma autora, dizem que é bem impactante tbm! ;)

    ResponderExcluir
  60. O livro me parece intrigante e dramático!! Um drama adolescente abordado de forma envolvente e misteriosa. Quero muito ler este livro... esta na minha lista. Eu ia assistir ao filme sem saber, mas desisti porque não gosto muito da atriz, mas agora que vc comentou fiquei com vontade de assistir!! Adorei a resenha...

    ResponderExcluir
  61. Quero muuuito ler o livro , fiquei completamente curiosa parar saber o que acontece e ver como Melinda lida com tudo isso , não sabia que tinha um filme *-* depois que ler o livro irei assistir, mas confesso que não gostei da capa ;s

    ResponderExcluir
  62. Quero muito este livro. Me desculpe por não ter lido a resenha eu fiquei com medo de spoilers, eu li a sinopse e fiquei muito curiosa, mas um livro para minha lista.

    vestido-de-papel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  63. Aaaaah eu quero esse livrooooo =3
    Participando com certeza!!!
    raquelower@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Já ouvi muitas críticas positivas sobre esse livro. O fato de ele ser intenso e passar as aflições da personagem principal ao leitor despertou minha atenção.
    Incrível como essa autora é ótima para descrever traumas e situações tristes.
    Quero muuito ler!

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
  65. Oi Cida
    Eu descobri ontem que esse livro é sobre o filme "O Silêncio de Melinda" e fiquei querendo muito ler esse livro. O filme eu vi já tem um tempo e achei emocionante, pois nem imaginava que a história iria seguir por aquele caminho. Gostei muito de saber que tem o livro e a sua resenha está ótima, me deixou com mais vontade ainda de ler o livro!!
    Estou participando do sorteio e com os dedos cruzados para levar o livro pra casa :)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  66. A primeira coisa que fez eu me interessar por esse livro foi a capa, mas depois ui ler a sinopse e confesso que não me prendeu muito, achei que fosse uma história bobinha, mas depois dessa resenha vi que estava errado, que a história tem mais coisas que problemas adolescentes bobinhos, agora estou louco para ler esse livro, espero que possa ser uma de minhas próximas leituras.

    ResponderExcluir
  67. Tem como uma pessoa se apaixonar por livro só pela sinopse? Eu me identifiquei taaaaanto e fiquei muito curiosa para lê-lo!!!

    ResponderExcluir
  68. É absurda a quantidade de resenhas positivas que tenho lido em relação a esse livro. É ótimo quando os autores trabalham temas tão difíceis de uma maneira impactante, mas envolvente ao mesmo tempo. A pena é que, infelizmente, esses problemas que a Melinda passa é real demais. Fico imaginando quantas pessoas passam pelo mesmo o que ela passou nessa trama.
    Estou bastante curioso pra ler, e assistir o filme.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  69. Adorei a capa do livro, achei bem chamativa, e a história é bem diferente de tudo que já li, geralmente as pessoas buscam o recomeço depois do final de uma história de amor, aqui estamos falando de amizade, e do quanto é ruim andar sozinha.

    ResponderExcluir
  70. Fiquei querendo ler, gostei bastante ^^

    ResponderExcluir
  71. Depois dessa resenha sinto que NECESSITO ler esse livro, o filme acho que vi, mas lembro muito vagamente, quero vê-lo novamente.

    ResponderExcluir
  72. Leia Garotas de Vidro dessa mesma autora, e eu tenho certeza que será o terceiro livro impactante que voce encontrará.
    Essa autora tem uma capacidade de trazer livros com temas pesados, mas que te fazem refletir! Adoro isso. Eu não sabia que tinha um filme.. vou procura-lo com certeza.

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  73. Eu quero muuuuito ler Fale! e Garotas de Vidro. Antes de ler os livros da Laurie já estou quase me tornando fã haha Gosto muito dos temas que ela aborda, e me parece que a história em si também é muito interessante e boa. Ganhando a promoção ou não, com certeza eu lerei.

    ResponderExcluir
  74. Essa trama deve ser muito emocionante, pois trata de um tema muito delicado e atual.
    Visita o meu cantinho e se puder segue, =D

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!