[Resenha] Inferno

Inferno
Título Original: Inferno
Autor(a): Dan Brown
Editora: Arqueiro    Páginas: 448
Lançamento: 2013     ISBN:  9788580411522

Inferno_Capa_site


Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

Fazia tempo que não lia nada de Dan Brown, li o Símbolo Perdido no final de 2010 e desde então estava órfã de suas obras, que sempre me deixam fascinada com tantas informações históricas e culturais, ocultas nos mais intricados enigmas que temos na literatura.  E claro que estava querendo reencontrar o incrível Robert Langdon, este cativante e pacato professor que faz de sua inteligência uma arma.

Inferno é o quarto livro do autor publicado no Brasil pela Editora Arqueiro, nele Langdon está no centro de tudo, em pleno olho do furacão, embora ele nem saiba como foi parar lá. Nosso protagonista acorda em um hospital e fica sabendo que sofreu uma tentativa de assassinato , levou um tiro na cabeça e para completar perdeu a memória, não totalmente, apenas o que aconteceu nos últimos dias. Ele está em Florença, sendo que sua lembrança mais recente é de estar em Harvard.

Enquanto tenta entender o que está acontecendo, ele é atacado novamente, e a sua médica, Dra. Sienna Brooks o ajuda a fugir. Perdido, sem saber por onde começar, ele só tem a moça como aliada e quando toda a polícia da Itália começa a caçá-lo, ele tem que buscar uma maneira de entender a razão de tudo aquilo. Sua única pista é um objeto que estava em seu bolso, algo que reproduz uma famosa pintura, porém de forma inversa. A imagem do Inferno de Dante e todos os seus níveis, esconde o começo da trilha que ele precisa seguir. 

Paralelo a fuga de Langdon, temos o suicídio de um famoso geneticista e sua ameça de exterminar parte da humanidade como forma de evitar uma futura extinção de nossa espécie.

Ufa! Quanta coisa acontecendo, é um ritmo alucinante desde a primeira página, e junto com Langdon vamos correr atrás de respostas. Em sua narrativa em terceira pessoa Dan Brown usa como base a obra o Inferno de Dante para motivar um vilão astuto e sem limites, que julga ter a obrigação de salvar a humanidade de si mesma. Ele considera o aumento da população uma ameaça de esgotamento de recursos, que resultará em nossa extinção, assim acha melhor fazer algo para reduzir o humanidade, antes que seja tarde.

Mais uma vez fui surpreendida com a capacidade do autor de dar uma aula e esbanjar conhecimento enquanto conduz seu enredo, viajamos por Florença e temos a oportunidade de mergulhar na obra de Dante, conhecendo o poeta e também suas motivações. Rico em detalhes, o livro nos dá a visão de cada local, de forma singular, e eu fiquei com muita vontade de visitar esta cidade.

Temos uma série de personagens, pessoas cheias de mistério que não revelam quem são logo de cara, é complicado sentir afinidade por eles, afinal vemos que são um bando de mentirosos e dissimulados, no entanto Langdom cativa e compensa isso, não há como não cair de amores pelo jeito meigo e peculiar do professor, queria eu ter aulas com ele. Achei que ele estava bem mudado nesta trama, mais introspectivo e reflexivo. Será que é a idade eu deixou ele mais zen?

Mesmo com tanta confusão, em certos momento o autor foi bonzinho e deixou Langdom achar soluções muito facilmente, muitas vezes era tudo muito simples, eu acredito que mais dificuldade teria tornado a situação mais crível, no entanto eu fui enganada, considerei certas pessoas do bem e quando me dei conta, elas jogavam no outro time, e o pior que quando isso foi revelado, eu pensei. Cara! Era tão óbvio!!!! Nesta hora lembrei de Anjos e Demônios (sua melhor obra na minha opinião), e vi tudo que imaginei como certo, ruir.

Uma história bem construída e que flui bem, embora sejam quase 500 páginas, os capítulos são bem curtos e você nem vê as páginas passando. Adquire um conhecimento enorme sobre Dante, os pecados capitais, a história de Florença e um pitada da de Veneza e até mesmo relembra a Peste Negra.

Há porém algo que para mim não foi muito legal, o final foi morno, ou melhor passivo, eu esperava outra atitude, queria algo mais severo para certas pessoas e mais leve para outras. Queria gente pagando caro pelo que fez.

Uma obra que não traz só aventura e suspense, mas também nos leva a pensar sobre nossas atitudes, se realmente estamos provocando o fim de nossa própria existência. Ao observar O Inferno de Dante, uma obra tão antiga, é fácil ver como a vida imita a arte, ou vice-versa, e que mesmo depois de tantos anos, Dante ainda é atual. A verdade intrínseca em sua obra foi muito real no passado, e permanece assim ainda hoje.



2leep.com

39 comentários:

  1. Eu estou lendo ele agora, e adorei sua resenha, já tinha uma certa expectativa sobre o livro, não tão grande, porque não consegui concluir o símbolo perdido, e mesmo que estivesse com muita vontade de ler Inferno, me segurei em relação ao que esperar do livro. Até o momento ele está me agradando, e muito, mais do que o Símbolo Perdido com certeza. Sua resenha foi maravilhosa XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo! O Símbolo eu acho mais chocante e violento, este aqui já vejo como mais rico em cultura, ambos são muito bons, e eu não consigo escolher entre eles. Quando terminar passa aqui e me diz o que achou. Bjos!!

      Excluir
  2. Oie,
    eu gosto bastante dos livros dele, mas acho ruim em um ponto, depois que vc pega o jeito do autor, no caso do Dan tudo é sempre igual e o livro de mistério e ação acaba se tornando mtooo previsível, por isso não tenho tantas expectativas sobre ele.

    Mas quero lê-lo em breve.

    abraços.

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade Van, mas sempre tem algo que podemos aprender.

      Excluir
  3. Nunca li nada do Dan por folga mesmo, porque não existe nenhuma outra explicação! Sempre que compro algum livro, esqueço que as obras dele existem e já era. Mas eu preciso ler, pois amo os assuntos abordados nele!

    Beijos,
    Caroline
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, tudo bem flor?
    Eu ainda não li nada do Dan, apesar dos inúmeros elogios. Esse livro em particular me causou curiosidade pois sempre achei interessante a pintura feita por Dante. Vou anotar sugestão está anotada, e espero poder conferir em breve.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  5. Oie, joia?
    Ainda não li nada de Dan, mas já fiquei muito curiosa para ler Anjos e Demônios.
    Inferno também me pareceu muito interessante depois de sua resenha, gostei.
    Precisa ser realmente muito bom para que 500 páginas passem de forma rápida.

    Bjos
    Rafa Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. os livros do Dan são pra ler e refletir e eles me deixam sempre meio pirada, dão a impressão de que tudo que eu acredito é falso!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fica mesmo em dúvidas sobre a realidade.

      Excluir
  7. Ainda não li nenhum livro do autor, mas já assisti as adaptações de “Código Da Vinci” e “Anjos e Demônios” e acho incrível os seus enredos. Já estar anotado aqui, para quando surgir uma oportunidade eu poder lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não vejo a hora de ler esse livro!!
    Adoro os livros do Dan Brown, principalmente os com Robert Langdon e fiquei bem feliz por saber que ele escreveu outro!!

    ResponderExcluir
  9. Eu li apenas um livro de Dan Brown, o código da Vinci, mas queria ler outros, o que falta é oportunidade. Dan é um ótimo autor e o jeito que ele escreve é sensacional e totalmente cativante. Já recebi muito comentários sobre Inferno e me pareceu ser o um dos melhores que ele já escreveu. Estou muito curiosa com relação a esse livro e fiquei ainda mais depois de ser sua maravilhosa resenha.

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida,

    Eu já li Inferno e gostei muito. Adoro a narrativa alucinada do Dan e de tantas informações históricas embutidas em seus livros. Adorei conhecer mais sobre Dante e os lugares maravilhosos que são descritos no livro. Também fiquei pensando sobre o futuro da humanidade.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele escreve de forma a nos deixar com mil perguntas, e rever muitos conceitos.

      Excluir
  11. Olá!Olha eu nem li o livro Anjos e Demônios,mas este livro parece ser muito bom,nossa me peguei aqui elétrica com aquela ansiedade pela leitura.
    Olha eu poderia deixar este livro passar,mas agora já o adicionei a minha listinha(que esta acada dia maior),e não vejo a hora de ler!

    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Anjos e demônios é meu preferido, e se você gostou, vai curtir este também.

      Excluir
  12. Tenho alguns livros do autor, mas ainda não os li... Sempre vou deixando para depois.
    Quando esse livro foi lançado, eu nem li a respeito, mas se soubesse que teria Dante no meio, teria me empolgado mais! Haha... Gosto muito de Dante e todo mundo que eu conheço fala muito bem do Dan Brown. Então acho que o lerei em breve! :)
    Ai, final morno também me deixe desanimada, rs. Nós esperamos tanto, ou pelo menos algo à altura e... Nada.

    Beijocas, Cida.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Rafa, e aqui rolou certa impunidade na minha opinião.

      Excluir
  13. Olá!
    Tinha comprado esse livro, mas sem obter muita informação sobre ele. CARACA, adorei conhecer muito mais. Sério, parece ser beem do gênero que eu amo, que é o suspense policial. Daqueles de deixarem a gente loucos de curiosidade sobre o final. Já vou colocá-lo mais a frente na minha lista de próximas leituras, com certeza. Conhecer mais sobre os lugares, até os pecados capitais, pode ser muito interessante nesse momento da minha vida.
    Adorei a resenha, de verdade. Só fiquei triste em saber que o final não é tão impactante quanto o livro todo.

    Beijos,
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre quis ler algo do Dan, Anjos e Demônios em especial. Mas em uma conversa com uma professora, ela me disse que estava empacada com a leitura deste livro, e que ela achava todas as suas obras eram muito parecidas. Ainda tenho vontade de ler algo dele, principalmente por curiosidade. Gostei da sua resenha, apesar de você se decepcionar com o final.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida!
    Dan Brown não escreve mais bons livros como escrevia lá no início da sua carreira como autor.
    Esperava BEM mais de "Inferno". Confesso que concluí a leitura decepcionado. Nem mesmo o nosso adorado protagonista me convenceu e agradou neste livro. Não o achei tão determinado como nos outros livros e isso me incomodou. Sem falar que a história em si, foi previsível em determinados momentos.
    Enfim, adorei a resenha. Bem esclarecedora. E eu não curti o final também. Logo logo estarei postando minha resenha e você, talvez, me entenda melhor.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi como eu citei na resenha, desta vez ele estava mais reflexivo, bem diferente do que costumava ser.

      Excluir
  16. Acredita que nunca li nada do autor, até tentei, mas não consegui terminar o livro, infelizmente achei a leitura um pouco cansativa

    Bjo

    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Esse livro está na minha lista de desejados, sempre leio resenhas positivas sobre ele e estou bem curiosa para ler.
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta

    Essa

    ResponderExcluir
  18. Heey!

    Eu super amei esse livro! Roubou o lugar de favorito do autor de Simbolo Perdido! Até favoritei! Dan Brown ainda consegue me surpreender!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi! Espero que esse seja melhor que o Símbolo Perdido, eu não gostei parece que faltou algo que me surpreendesse. Espero gostar desse porque não quero me decepcionar com autor novamente.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Esperando por esse livro pra poder ler... Nunca li nada do Dan Brown, e sendo católica, não faz muito sentido ler críticas à minha religião, assim como O Código da Vinci faz. Mas Inferno parece ser diferente.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Faz séculos que estou querendo ler Inferno, mas nunca sobra tempo :o( O último livro que li do Dan foi Fortaleza Digital. Sempre gostei do autor e confesso que o que mais me seduziu em Inferno foi a história toda por trás da criação e da tradução do livro. Comecei a ler o 1º capítulo e fiquei morrendo de dó do Robert. Como esse personagem sofre nas mãos do autor, coitado! kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vida de herói é complicada, mas ele é um professor bem resistente.

      Excluir
    2. kkkk põe resistente nisso.. ele com certeza tem mais do que 7 vidas.. kkk coitado.

      Excluir
  22. Oi Cida!
    Apesar de ter assistido a todos os filmes baseados nas obras de Dan Brown, nunca li um livro dele, é mais o estilo de leitura da Rosem, mas preciso experimentar um dia com certeza!
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito Elis, mas não tem aquele romance que você curte tanto, então leia já esperando por algo mais sério.

      Excluir
  23. Nunca li nada do Dan Brown, e não tenho vontade, apesar de adorar os filmes inspirados nos livros!!

    ResponderExcluir
  24. Oi Cida tudo bem, eu tive uma fase Dan Brown a uns anos atrás, eu li Código da Vince e Ponto de Impacto duas vezes ainda mais por que os livros eram emprestados e não li com atenção, mas agora quero todos eles e inferno com certeza é um deles, sobre o final que vc falou fiquei mais curiosa ainda para ler!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Fazia tempo que eu não lia nada dele, e veio em boa hora, estava com muitas saudades. Bjos!

      Excluir
  25. Oie amiga
    O único livro que li do Dan Brown foi 'Anjos e Demônios''.
    Fiquei bastante interessada em ''Inferno''. Vou adicionar na minha lista de leitura.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Jéssica
    Leitora Sempre
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Gosto muito de Dan Brown, principalmente os fatos históricos que ele coloca no enredo. Não tive a oportunidade de ler o livro ainda. Tenho certeza que vou gostar de conhecer um pouco mais de Dante, a historia de Florença e Veneza.

    ResponderExcluir
  27. Todo mundo fala tão bem desse livro a cada resenha que eu leio dá mais vontade de comprar. Até porque eu adoro esse gênero e é um livro do Dan Brown né.

    ResponderExcluir
  28. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!