[Resenha] Feérica

Féerica
Autor(a): Carolina Munhóz
Editora: Fantasy/Casa da Palavra    Páginas: 352
Lançamento: 2013     ISBN: 9788577343744


FCdP_Feérica_desenvolvimento_014

E se uma fada se revelasse em um reality show? Violet Lashian tem apenas um objetivo: ser famosa em seu mundo. Mas quem nunca se seduziu por esse pensamento? Ignorada pelas fadas de uma sociedade que preza a padronização, a jovem de cabelos roxos decide abandonar seu sofrimento em busca de um lugar entre as estrelas de Hollywood. Bastidores de reality shows. Festas badaladas. Encontros amorosos com jovens milionários. Entrevistas em rede mundial. Fama instantânea, dinheiro e poder. De repente, a feérica se vê cercada pela realidade com que sempre sonhou. Mas será que Violet é capaz de manter a pureza de sua raça mágica em um mundo corrompido pelo deslumbre material? E quais seriam as reais consequências de sua revelação para a existência oculta de seu povo? Você descobrirá tudo isso e muito mais nos próximos capítulos deste livro.

Em seu terceiro livro a escritora nacional Carolina Munhóz nos traz um tema que quem conhece seu trabalho sabe que ela curte muito, fadas. Eu tive a oportunidade de conhecer a Carol em um evento no ano passado na Saraiva do Shopping Pátio Paulista, e posso dizer que ela é uma pessoa muito simpática e fofa, que transmite muita paixão quando fala de seus livros e dos temas abordados. Você vê claramente como ela acredita na magia e nas fadas, então minha curiosidade para ler algo dela era enorme, e Feérica foi o escolhido.

Aqui conhecemos Violet Lashian, uma fada do avesso. Ela vai contra todas as regras de seu mundo encantado, é totalmente diferente das irmãs (tanto na aparência, quanto no gênio indomável) e sonha em viver em nosso mundo, embora não tenha coragem de cruzar a fronteira que nos separa. No entanto, no dia que é vítima de um ataque, ela decide que não dá mais para viver em sua dimensão e acaba aterrissando em Los Angeles, a cidade da fama.

Violet não poderia ter caído em local mais apropriado, já que seu sonho é chamar atenção e ser conhecida. E que lugar melhor que Los Angeles para isso? Ela chega lá e fica deslumbrada pela calçada da fama, pelo luxo e glamour daquele local que pode ser considerado um universo a parte na Terra e não demora muito para estar bem inserida no contexto. Sabem como? Participando de um reality show

O livro é narrado em terceira pessoa, e conta as trapalhadas de uma fada que queria ser encantada pelos humanos. Vemos aqui sua jornada pelo nosso mundo em busca de seu espaço e de si, pois Violet sofria muito em seu mundo, posso dizer que ela era mesmo uma vítima de bullying de fadas, fora que nem a própria família a aceitava. 

No momento atual ela está em um programa de auditório, estilo Jô Soares e conta como foi a experiência de fugir e depois mergulhar no reality show, tudo que sofreu em sua jornada e o que aprendeu. Violet tem uma vida de celebridade relâmpago que chegou ao topo muito rápido e depois teve aquela queda vertiginosa. Ela começa o livro como alguém com muitos sonhos e medos, depois avança para a personalidade destemida e aventureira, que logo transforma-se na pessoa afetada pela fama, muito enjoada e cheia de si e por fim acaba tendo que aprender com seus erros e ser mais humilde.
"Você viveu e tomou decisões boas e ruins. Agora é hora de consertar tudo de errado e voltar a ter magia, não nas câmeras, mas no seu coração."

Violet é uma menina que cativa, bem doce e meiga, e muito carente. Muito franca e espontânea  mantém sua opinião, doa a quem doer. Gostei muito dela, embora em sua fase deslumbrada tenha me deixado irritada. Ri muito com seu senso de humor que não é nada forçado e com todos os micos que ela pagou. 

Sua adaptação na Terra é outro ponto forte e que dá um clima alegre ao livro, adorei quando ela descobriu a Coca –Cola (água preta), o relógio de parede (um monstro no quarto que fazia tic-tac) e tomou seu porre de champanhe (poção humana).  E quando vemos a nós mesmos por seus olhos é muito interessante, como se estivéssemos em uma máquina de raio-x.

Independente de ser uma obra de ficção, vemos algo bem verdadeiro, que é a história de alguém muito diferente, com personalidade forte e inovadora, que não consegue ser bem aceita em seu meio. Para isso, é preciso ser forte e ter coragem para firmar-se. É complicado, muita gente foge, como foi o caso aqui, mas será que esta é a solução? Eu acredito que não, já que no final Violet teve que enfrentar tudo.

A narrativa é bem dinâmica, com capítulos curtos, que começam com trechos da entrevista de Violet. Uma trama leve, pontuada com muitas referencias de cultura pop, fica bem evidente aqui o fascínio da autora por séries de TV, música e celebridades.

Eu confesso que em certos momentos eu não sabia quem eram as pessoas citadas, até porque eu não sou uma pessoa que curte este meio novelístico e de reality shows, mas na parte de séries, eu me senti em casa. Outro ponto que foi complicado foi o começo do livro, onde temos o foco no mundo das fadas, eu não senti uma ligação com a dimensão de Violet,  foi uma parte do livro que passou muito rápido, deveria ter sido mais trabalhada, mais mesclada com toda a trama, não deixada para trás quando ela veio para cá.

Fada ou não, esta garota é como todos nós, claro que com uma pitada de maluquice, mas no fundo, alguém que só quer ser feliz, amar e ser amada. Feérica pode não ser um livro inovador, mas é uma mensagem de esperança, que mostra que devemos lutar sempre por nossos sonhos, mesmo quando as coisas parecem ser impossíveis, vale a pena tentar, se é para nossa alegria. Um livro gostoso e divertido, é fácil viver esta aventura com Violet.

O final foi fechado, mas deixa uma brecha para uma nova aventura da fadinha, já que o romance aqui teve apenas um começo. Então ainda há possibilidade de uma nova mágica. Que venha! Viva nossa Violet!!


2leep.com

28 comentários:

  1. Oie,
    acho que tb ficaria confusa quanto aos artistas nos reality shows, mas o livro parece ser bom tirando isso.
    Acho que vou gostar da leitura

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito da temática desse livro! A capa tb ficou lindinha!
    Ele esta na minha lista de leitura tem um tempinho.
    Também gosto muito dessa cosia de fadas, mas acho que nunca achei um livro que eu tenha gostado tanto da abordagem sobre elas. Ainda na busca de algum bacana.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda n tinha lido nd sobre ele.
    Parece ser legal
    vou colocá-lo na listinha!

    Bjooooooooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. o livro parece ser legal, e a capa é linda
    vou ver se dou uma chance pra ele.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Hey querida!

    O livro parece bom, mas a verdade é que tenho os dois pés atrás com a autora, li Inverno das Fadas e foi uma baita decepção :/ quando o trauma passar eu dou uma nova chance e leio este!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, estou encantada com sua resenha!!
    Está perfeita, e eu até fiquei com vontade de pegar o livro para ler.. é um dos próximos da minha lista dos atrasados..
    Adorei!!

    beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A Carolina escreve muito bem e aborda um tema que não é muito explorado quando a gente fala do místico, a Violet representa um pouco de nós: a vontade de ter sucesso e ser feliz, o que não podemos esquecer ou desistir jamais!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro nem a autora, amei a capa e que bom que gostou da história :)

    Beijos

    http://www.livrosechocolatequente.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já tinha ouvido falar desse livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha, achei a temática diferente e a protagonista parece ser bem divertida , além do fato da capa ser linda.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Hello Cida,

    Então, não sou muito fã de histórias com fadas, mas a sua resenha me chamou atenção. Fiquei super curiosa...

    XOXO
    Gaby

    ResponderExcluir
  11. Eu simplesmente amo fadas!
    mas infelizmente nunca li nenhum livro da autora.

    Gostei muito do seu blog e já estou seguindo.
    Eu tenho um blog também e estou fazendo um sorteio por lá.
    Se quiser dá uma conferida lá.
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/2013/09/sorteio-do-livro-poemas-sobre-o.html

    ResponderExcluir
  12. Oie :)

    Preciso ler Feérica para ter certeza de que toda essa coisa de fada vai me agradar e para tirar minha conclusão a respeito da autora, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie amiga
    Eu não li nada na Carolina ainda, mas tenho super vontade.
    Eu também não gosto muito de reality shows, mas pela sua resenha eu gostei da protagonista.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Jéssica
    Leitora Sempre
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida, tudo bem?
    Comecei a ler um dos livros da autora, mas me decepcionei muito e acabei abandonando :/ Ainda fico com um pé atrás quando falam deste livro, mas sua resenha me deixou bem empolgada. A capa é incrivelmente linda e a sinopse é bem interessante! Acho que vou dar uma chance ;D

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie Cida
    já tive minha cota de experiência literária com fadas, e mesmo esse livro parecendo ser divertido, não me empolga :(
    bjos

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela resenha!
    Não sei se eu leria um livro com essa temática... Mas levando em consideração a sua avaliação e os pontos positivos apresentados na análise, quem sabe eu não aposte?
    Parece ser realmente uma leitura dinâmica e divertida!

    Beijos,
    Le Lançanova
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida,
    Acho que fui nesse evento só não nos encontramos hien rs.
    Como disse conheço a autora e vi a paixão que ela tem por esse mundo de fadas, infelizmente não tive ainda a oportunidade de ler algum livro dela, mas estou bem curiosa pelo outro viu, esse eu gostei bastante da sua resenha é já anotei aqui a dica.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  18. Oi! gostei da capa, mas eu ainda não estou interessada nele ainda, acho que pelo fato do reality que me espantou um pouco...Porém, eu darei uma chance a ele.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida, é um livro que muitos leitores estavam aguardando. Mesmo com esses pontos que vc mostrou, parece bem legal e vc gostou.
    Beijinhos no coração e uma frutífera semana para você.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Cida. Acho os livros dela muito feijão com arroz, comuns demais pro meu gosto. Sobre menções ao mundo pop, acho que acabam por empobrecer mais ainda a tbm. Quem sabe não me surpreendo com Feérica, mas não levo tanta fé assim.
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas! Como eu disse não é nada inovador, mas é uma história alegre e que diverte, mesmo contando com elementos básicos, cumpre seu papel. Bjos!

      Excluir
  21. Oi Cida :)
    Eu adoro histórias com fadas, mas esse livro (e os demais da autora) nunca me chamaram atenção. Ace até já leu e resenhou A fada, mas eu ainda estou naquele pé atrás. rs
    Que bom vc ter gostado da história. Ela parece ser divertida, ainda mais com essa fadinha toda as avessas.rs
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu vou dizer uma frase e talvez diga tudo: Não gosto de livros de fadas!! rs
    Não é preconceito, eu só acho que todas as minhas experiencias com esse tema foram mto frustrantes, aí estou sempre fugindo deles,rs

    Beijos

    Ana
    www,euleitora.com.br

    ResponderExcluir
  23. Livro parece ser bacana! Li sua resenha e fiquei curioso!
    Parabéns pelo blog!

    Fabricio Machado
    http://loucamenteloucamente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Estava louca para ler uma resenha desse livro. Primeiramente fiquei encantada com a capa do livro e tive oportunidade de pegar os marcadores na Bienal. Adoro histórias de Fadas, mas até então ainda não consegui ler os da Carol. Pela sua resenha Feerica é um livro bem fofinho. Bem que podia rolar um sorteio né?! kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  25. Eu li o primeiro livro da autora, é confesso que foi só por curiosidade, já que na capa a comparavam a Cassandra Clare, e não curti a historia. Mas lendo a sua resenha, me deu vontade de ler este, essa mistura de cultura pop com a magia das fadas... sei lá, acho que vou dar uma segunda chance a autora.
    seuheusheusehu

    ResponderExcluir
  26. Acho que nunca li uma historia parecida e isto já é um ponto a favor. Sou uma curiosa sobre o mundo das fadas e esta fada parece bem diferente. Gostei tambem que a historia esta cheia de referencias da cultura pop.

    ResponderExcluir
  27. Nossa, adorei a resenha, e fiquei super interessada pelo livro.
    Ele parece ser ótimo!!
    beijos!
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!