[Resenha] O Projeto Rosie

O Projeto Rosie
Título Original: The Rosie Project
Autor:  Graeme Simsion
Editora: Record      Páginas: 320
Lançamento: 2013      ISBN:   9788501402219


Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi, todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma, e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto as mulheres. Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don. Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal. O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.

O Projeto Rosie, do australiano Graeme Simsion, publicado no Brasil pela Editora Record, surgiu durante as aulas de roteiro do escritor, primeiramente como um drama, mas no decorrer de cinco anos, passou por diversas mudanças, chegando em nossas mãos, finalmente como uma história com a melhor cara de comédia romântica que você pode imaginar.

Don Tillman é um cara meticuloso, perfeccionista e que preza a organização acima de tudo. Metódico. Sua vida é totalmente cronometrada, não sobrando um segundo para ser desperdiçado, assim este professor de genética, acha, que pode controlar tudo ao seu redor, mas percebe, que no quesito mulheres, esta regra não se aplica. Don, um estudioso constante, nas idas e vindas de encontros frustrados, decide criar o Projeto Esposa, um questionário que ele começa a distribuir tanto virtual, quanto pessoalmente, para todas as mulheres que encontra. As perguntas são baseadas no que ele não aceita em uma possível parceira, desde a pessoa ter o costume de se atrasar, até o vício de fumar. Mas será que é possível encontrar o par perfeito com base em perguntas? Algo tão inanimado, quanto uma rocha? Cadê os sentimentos? Onde fica o amor?

Sem aprovar nenhuma das candidatas, ele entrega os questionários os seu amigo Gene, que não tão exigente, resolve selecionar algumas garotas para Don. Neste meio tempo, Rosie bate na sala do professor, e pensando que é uma das garotas enviadas por Gene, ele a convida para jantar.Quando descobre que cometeu um engano, Rosie já sacudiu sua vida.
Eu já tinha ouvido a palavra "atordoante" para descrever uma mulher, mas essa era a primeira vez que eu realmente me sentia atordoado ao ver uma.
O livro é narrado em primeira pessoa por Don, e enquanto vamos conhecendo sua rotina e toda sua vida, acompanhamos a evolução do Projeto Esposa. Na verdade, este projeto não corre como ele esperava, ao conhecer Rosie, ele acaba entrando no Projeto Pai, na tentativa de ajudar a garota na busca de seu pai de sangue. Isso nada mais é que a desculpa de Don para passar mais tempo com ela, pois a cada dia, Rosie torna-se mais e mais importante para ele, embora Don não entenda a razão disso.

Confesso que não esperava muito do livro, eu imaginava que fosse mais um romance, mas acabei sendo surpreendida, em especial pela história ser sobre as frustrações amorosas de um homem e sua busca pelo seu par perfeito, um fato que nos livros e filmes, sempre é típico de nós mulheres. 

Don passa a impressão de ser chato e patético, com todas estas regras e planos, mas ao contrário disso, ele é uma gracinha e seu jeito peculiar de viver é muito engraçado, tudo tão certinho, que eu ficava torcendo para que acontecesse algo para tirar Don dos trilhos. Ele é um homem de quase 40 anos, mas com pouca experiência de vida, algumas atitudes dele, soaram como esnobes, mas quando percebemos que o cara nunca viveu uma realidade muito diversificada, entendemos que aquilo não é esnobismo, e sim tudo que ele conhece. Ele me fez passar todo o livro com um sorriso no rosto e me arrancou gargalhadas, fez cada coisa hilária, que vocês não fazem ideia. A cena do esporte fino é uma das melhores do livro. E de bônus, além dessa personalidade que cativa, temos um homem charmoso e lindo. Uau!

Ele ainda é uma pessoa sem nenhum traquejo social, e sua falta de tato imensa, faz com que cometa várias gafes, embora ele nem perceba isso, e nesta hora, seus amigos correm para tentar aliviar a situação. O rol de amizades de Don é pequeno, mas não o vi como um homem solitário, e sim seleto em suas escolhas.

Rosie é bem enigmática, e demorei para entender suas intenções, mas ela é uma mulher decidida e firme, e muito aventureira,  que consegue quebrar a rotina de Don, mas não por querer mudá-lo e sim por vontade de fazê-lo feliz. Ela não entende o que motiva Don a ajudá-la e vive lhe fazendo a pergunta de um milhão de dólares, "Por quê você está fazendo isso? ", e a resposta é a definição que vamos esperar até o desfecho.

A imprevisibilidade de Rosie tempera a trama, levando nosso protagonista a abrir os olhos para o mundo, e pela primeira vez em sua vida questionar-se sobre felicidade. Cada fronteira da vida dele que Rosie derruba, me deixava mais empolgada e cheia de expectativas. Eu queria ver Don feliz, queria vê-lo ser amado e viver uma paixão louca, na verdade, queria que ele cometesse suas loucuras. 

O sentimento que cresce entre os personagens, não só em relação ao amor, mas também à amizade, é algo bem delineado e com base, nada repentino, é algo que desenvolve-se a cada dia, fazendo o leitor acreditar em sua veracidade. Eu gosto de relações firmes, nada de "relações miojo", ou seja, instantâneas. 

Mas não pensem que temos aqui um romance melado, não mesmo, é algo diferente, até porque Don não é o tipo que saiba mostrar sentimentos, e quando tenta encarnar o romântico inveterado, não dá muito certo, ficando tudo, ainda mais cômico. Mas exatamente por fugir deste estereotipo de mel puro, que apreciei mais ainda, pois foi baseado na razão versus emoção, e este conflito é muito interessante. Fazia tempo que não lia um romance tão inteligente como este. 

O Projeto Rosie não é um romance, é O romance, que mostra duas pessoas se apaixonando, cuidando-se, com cumplicidade e respeito, vendo nas diferenças um do outro (totalmente opostos), o que faltava em si, e assim completando-se. Sensacional! Nos mostra no fim que na vida e no amor, não dá para planejar, apenas viver.

Leitura rápida e recomendada. Acompanhe Don e seus projetos. Divirta-se.

Projeto Esposa  - Projeto Pai - Projeto Don - Projeto Rosie

Quer responder o questionário do Projeto Esposa? No Facebook da Record você tem esta chance. Veja aqui
Eu sou totalmente incompatível.


2leep.com

30 comentários:

  1. Nossa, curioso como um livro pode passar por tantas transformações ao longo de sua produção, né? Já ouvi comentários do tipo, que o livro vai perdendo a sua identidade ao longo do tempo. O autor escreve, milhares opinam, editor sugere modificações, tradutor reescreve a história e no fim meio que uma nova obra nasce. Estou louca para ler esse livro porque só escuto falar bem dele. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei surpresa, começou como drama e acabou sendo um livro que diverte. Mas deu certo, pode conferir. Bjos!

      Excluir
  2. Assim que vi que o livro seria lançado fiquei de olho. A capa fofa e a sinopse me conquistaram, mas essa é a primeira resenha que leio dele, e tô vendo que realmente vale a pena. Adorei saber que a relação dos dois não é "miojo" hahaaha, também odeio! Depois digo o que achei.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Meu deus você triplicou a minha vontade de ler esse livro,ele é um dos próximos que irei comprar, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Oie Cida
    esse livro é muito bom mesmo, eu adorei cada particularidade do romance e dos personagens, especialmente Don que foi paixão à primeira vista!!!
    Tmb nunca tinha lido um romance tão inteligente e delicioso como esse. Espero que o autor lance mais livros urgente rs
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero o mesmo Jacque, ele escreve bem sem ser cansativo e de forma muito concisa.

      Excluir
  5. esse livro foi um lançamento e tanto, mas ainda não me conquistou, não bateu essa paixão pelo Don ainda
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. A cada resenha que leio desse livro eu fico com mais vontade de ler, estou precisando de uma comédia romântica por agora e estou pensando seriamente em comprar esse livro! *-*
    Pela sua resenha acho que vou gostar muito de Don, por ser do tipo que não mostra seus sentimentos...

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  7. Tô louca pra ler esse livro.
    Quando vi ele por aí também não esperava muito e nem me chamou a ateção, mas adorei a resenha. Parece ser um livro bem diferente dos que eu tô acostumada, até por ser narrado por um homem.
    BJo

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,
    tenho ouvido falar muito desse livro, mas ainda não li.
    Adorei

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie Cida =)

    Ah!!!! Todo mundo está falando tão bem desse livro que a cada resenha que leio, fico com mais vontade ainda de ler.

    Adoro romances inteligentes como personagens cativantes e esse livro parece ter exatamente as duas coisas.

    Preciso ler urgente!!!

    Ótima resenha!

    Beijos e um ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Também coloquei a resenha dele online ontem :D
    Gostei bastante do livro, muito fofo, agora quero ver o filme ;)
    Parabéns pela resenha,ficou ótima
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  11. Nossa toda vez que venho aqui minha lista de livros desejados só aumenta!! Adorei esse "Projeto esposa" gente rs se funciona na prática aí já é outra coisa já que o livro provou que o amor pode surgir das coincidências.

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maressa! Que bom que os livros estão te agradando, isso me deixa mega happy!!

      Excluir
  12. Parece ser super legal esse livro. Eu to lendo laranja mecanica agora . É bem forte, ma sé ótimo.
    Ameis eu blog.
    beijos
    barradosno-baile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Muita gente comentando e a vontade de ler aumentando RSRrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida,

    A cada resenha que leio apenas aumento minha curiosidade em ler esse livro. Aff, tá tão difícil resistir, e olha que prometi que não compraria mais livros esse mês. Fazer o que né.

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeferson! Faz um esforcinho, vale a pena.

      Excluir
  15. Pelo o que li da resenha, esse livro realmente merece 5 estrelas! Estou com uma vontade imensa de ler 'O Projeto Rosie', por se tratar de um livro de romance.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Além de a capa ser linda, só tenho lido comentários positivos sobre esse livro, o que me deixa bem animada para lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida!
    Que resenha empolgante, fiquei louca de vontade de ler o livro, é raro termos um romance baseado no ponto de vista masculino, com certeza esse diferencial e o fato do livro ser tão divertido me atraem bastante.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  18. Cidaaaaa
    Eu amei esse livro, ele entrou pros favoritos, por cada particularidade, por cada transformação de vida que o Don passa... Afinal, também passamos por elas, porém, sem perceber.
    O fato de ser narrado por um Homem, geralmente me faz perder a vontade de ler, pois eles são uns ogros, mas o autor conseguiu uma proeza com esse livro! Estudou muito bem a síndrome de Aspenger e as características psicológicas para construir esse personagem!
    Fantástico.. já recomendei, já fiz comprarem!!!!

    Beijossss

    Chrys Audi
    blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga! Don não é muito delicado, mas ogro não é, na verdade ele não sabe agir em sociedade, mas não deixa de ser doce, e suas gafes são hilárias. Ele é fofo, e não há como não gostar.

      Excluir
  19. Oie amiga
    Parabéns pela resenha!
    Só leio resenhas positivas desse livro e gostei muito da
    proposta do livro.
    Vou adicionar na minha lista de DESEJADOS.
    Beijos

    Jéssica
    Leitora Sempre
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida, sua resenha está maravilhosa e eu vi como vc amou o livro..
    Tem razão, este livro não é um romance, é O romance.. único na sua maneira de ser..
    E divertido... hehe

    beijos, tem resenha no Daily.. ^^
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Olha, não quis ler a resenha toda pois estou lendo o livro no momento e quero sentir o gostinho de não saber o que vai acontecer com o Don. Mas concordo PLENAMENTE com suas primeiras palavras da resenha: PERFECCIONISTA. Já dei boas risadas com o jeito que ele leva a vida, querendo achar que tudo tem que ser perfeitamente correto ao seu ponto de vista (principalmente em relação a esse projeto de esposa que ele faz). Espero gostar do livro tanto quanto você!

    Beijos,
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  22. Adorei sua resenha. Eu tbm não esperava muito do livro e ele acabou me surpreendendo!!! amei.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  23. Adoro romances inteligentes, eu já tinha achado o resumo da história muito bom, foi a primeira resenha que li. Adorei!

    Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!