[Resenha] Gélido

Gélido
Título Original: Ice Cold
Autor: Tess Gerritsen
Editora: Record      Páginas: 368
Lançamento: 2013      ISBN:   9788501092328



Quando a médica-legista Maura Isles reencontra um antigo amigo de faculdade durante um congresso, parte em uma viagem com ele e seu grupo. Porém, um acidente com o carro em meio a uma nevasca os leva ao inóspito vilarejo de Kingdom Come, onde algo terrível parece ter ocorrido. Enquanto isso, a detetive Jane Rizzoli recebe a notícia do desaparecimento da amiga e decide investigar seu destino. Assim, enquanto tenta descobrir o que houve com Maura, embrenha-se em uma trama envolvendo uma misteriosa seita e segredos do passado.


Arrepiante! E garanto que não é por causa do frio.


Apesar de ter na minha estante, faz um tempinho, O Clube Mefisto e Relíquias, este foi o primeiro livro de Tess Gerritsen que li, e sinceramente me arrependo de não ter conhecido seu trabalho antes. 

Gélido é o oitavo livro da série Rizzoli & Isles, publicado no Brasil pela Editora Record. Apesar de fazer parte de uma série, é aquele tipo de livro que você pode ler tranquilamente sem ter lido os anteriores, pois trazem histórias independentes em cada volume, protagonizadas pela patologista Maura Isle e pela detetive Jane Rizzoli.

Eu não senti nenhuma dificuldade neste leitura, consegui entender perfeitamente a trama e não senti falta de ler os outros livros, claro que agora eu quero ter toda a coleção, mas confesso que já vou ler os dois que tenho, depois compro os demais. 

Maura Isle é uma pessoa regrada, que gosta de manter sua vida sob controle, no entanto, seu último relacionamento amoroso quebrou esta regra. Apaixonada por alguém que não pode corresponder suas expectativas, está vivendo um momento conturbado e triste em sua vida, pois sabe que este romance não vai chegar em lugar nenhum, algo simplesmente incontrolável. Participando de um congresso médico, reencontra um antigo colega de faculdade, Doug, um cara boa pinta e super otimista, algumas vezes até demais. Um menino crescido, bem charmoso. Interessado em Maura, convida a doutora para esquiar com ele, a filha e um casal de amigos. Ela, disposta a fugir de sua rotina, aceita, no entanto não imaginava o quanto aquela viagem mudaria sua vida.  

O que deveria ser apenas um final de semana tranquilo, começa a dar errado quando o carro deles atola em uma vala, em uma estrada deserta. O local, além de estar inacessível devido a uma forte nevasca, fica longe de tudo, não há possibilidade de voltar, e a única alternativa é um vilarejo próximo, conhecido por Kingdom Come, mas lá não há ajuda, somente doze casas vazias, com fortes sinais que os moradores saíram as pressas, deixando até mesmo o jantar no prato, intocado.

O que aconteceu naquele local? Onde estão seus moradores?

Sabem aqueles filmes de suspense bem assustadores, que assistimos bem encolhidinhos no sofá e qualquer barulho nos faz dar aquele pulo? Bem, foi esta a sensação que me acompanhou durante esta leitura, e mesmo com medo, eu curti demais.

Uma trama onde tudo e todos são muitos suspeitos, fingem ser o que não são. Não sabemos onde esta história vai nos levar, a única certeza que temos, é que a série de fatos que vão sendo apresentados resultarão em algo terrível. Mas as razões não são apresentadas de cara, e isso instiga o leitor a seguir adiante em busca de uma explicação coerente. A história prende, quem é curioso, como eu, vai virar as páginas sem perceber, em busca de mais e mais, e os capítulos curtos ajudam muito, sempre alternando nos diversos cenários da história, finalizam com algo impactante.

O cenário não fica restrito ao local em que Maura está isolada, mesmo ali sendo onde mais o leitor fica assustado, é apenas a ponta de um iceberg, pois quando a amiga da doutora, Jane entra na trama investigando o que ocorreu com Maura, vemos uma universo de corrupção, mistério, assassinatos e fanatismo religioso abrir-se para nós. 

Jane é quem dá o toque policial em tudo. Na busca por Maura, não mede esforços, mostra que é capaz de mover montanhas pelo bem dos que ama. Percebemos aqui um laço de amizade muito forte, mesmo tendo outros amigos, família e companheiros, uma é o verdadeiro porto seguro da outra.

Esta relação suaviza um pouco a tensão do enredo, mas não ao ponto de aliviar o que encontramos, pois existe uma carga emocional muito forte neste livro. O que mais mexeu comigo foi a questão da fé cega e desmedida, que permite pessoas oportunistas tirar proveito dos mais simples e crédulos, mascarando assim crimes horrendos, como a pedofilia. 

Mas também existem cenas que emocionam. Em sua busca por sobrevivência, Maura encontra um jovem de dezesseis anos, abandonado pela família, muito doce e carente. Rato é um menino excelente, que mesmo sofrido e assustado, não deixa de estender a mão amiga para as pessoas e mexe profundamente com a doutora e conosco.

Em situações onde a morte é mais certa que a vida, vemos as pessoas fazerem coisas que não acreditavam serem capazes e mudar seu jeito de ser.

Rancor, vingança, quarenta e um corpos e tantos outros elementos já citados, que poderiam tornar este livro confuso, mas que a autora conseguiu unir de forma tão justinha, que ao final temos um desfecho conclusivo e satisfatório, que agrada todo fã do gênero. 

Eu agora preciso ler os outros livros desta série, pois a dupla de protagonistas, cheia de humanidade, me conquistou, são mulheres fortes e corajosas, que nos permitem identificação com seus valores e personalidades. Despertam admiração e muito simpatia.

Podem ler tranquilamente sem ter lido os demais, garanto um ótimo entretenimento, mas não me responsabilizo pelo vício imediato










2leep.com

34 comentários:

  1. Eu curti pra caramba o que você falou sobre o livro, a história dele em si, etc, e mesmo sendo um oitavo livro ele ter ganho tal avaliação positiva! Mas, infelizmente, eu tenho trauma com séries gigantes desde que começou aquela palhaçada de enrolação com House of Night. Sério mesmo, aí não leio mais séries compridas :C

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Mas é uma série diferente, pois cada livro é uma história, então não sofre do mesmo problema de HON que até hoje não acabou.

      Excluir
  2. A sua resenha só me fez ver como os livros dela parecem ótimos. Eu adoro o gênero e já tinha visto algumas outras resenhas. Realmente tinham falado que as leituras eram independentes, e que bom saber que dá pra ir lendo sem se preocupar com a sequencia.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que bacana. Parece ser um livro bem interessante.
    E gostei também do fato de não precisar ler os anteriores, porque apesar de gostar de acompanhar séries, as vezes eu não dou conta de seguir certinho.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Wow! Até que enfim alguém leu algum livro dela e comentou xD
    Eu sou fã dela, apesar de ainda não ter completado minha coleção. Recomendo que lia O Cirurgião, Desaparecidas e Jardim de Ossos (que eu chorei muito no final). Gosto dos livros dela porque nunca consigo descobrir quem é o verdadeiro criminoso - que acaba sendo o que quase não tinha participação na história...
    Mas fico feliz que tenha gostado. Também gosto muito dos livros dela :}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito, agora estou tentando achar os primeiros da série. Jardim de osso é sozinho não é? Sério que você chorou, fico imaginando o motivo. Que bom que gostou da resenha. Bjos!

      Excluir
  5. Eu gosto muito dos livros dela, to louca pra comprar o livro mas no momento o $ não deixa kkkkkk
    Eu aconselho a ler o Pecador pq é neste livro que aparece o "amor" de Maura.
    Ja assistiu o seriado que é baseados nos livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome tem mesmo relação com o tal amor dela, que é bem pecaminoso. Valeu a dica.

      Excluir
  6. Eu gosto muito dos livros dela, to louca pra comprar o livro mas no momento o $ não deixa kkkkkk
    Eu aconselho a ler o Pecador pq é neste livro que aparece o "amor" de Maura.
    Ja assistiu o seriado que é baseados nos livros?

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Gélido! Não acredito que já lançou este livro. Até hoje só li "O Cirurgião" e praticamente adorei. Foi uma da minha melhores leituras de 2012. Tess Gerritsen é minha autora favorita! Me apaixonei por "O jardim de Ossos". Foi a melhor compra que já fiz na vida. Acompanho a série Rizzoli & Isles e posso dizer que as atrizes além de serem boas no que fazem, são muito carismáticas. Espero poder conseguir ler todos os livros da Tess, isso se meu poder aquisitivo conseguir. rsrs

    Abraço,
    Tales http://www.blogrecapitulando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de ler o livro comecei a ver a série, morrendo de medo de pagar spoilers, mas não resisti. Estou gostando muito.

      Excluir
  8. Nossa Cida, que livro mais instigante...
    estou com ele na minha estante e depois da sua resenha vou ler ele logo, adorei saber dos capítulos curtos e sobre tudo o mais..
    Esse nome Rizzoli & Isles já meio que é conhecido, pois tem um seriado que ainda não passa no Brasil com esse nome, vou até verificar isso..

    beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o seriado sim, e é mesmo baseado nesta série de livros.

      Excluir
  9. Oii!!
    Quando li a sinopse desse livro, fiquei super curiosa para lê-lo!
    Mulheres decididas e corajosas na história sempre é garantia de uma boa leitura! Sem contar no suspense! *-*
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia mas pela sua resenha é incrível, como eu não conhecia??? rs Vou procurar por ele logo.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que máximo a resenha, Cida, fiquei super empolgada. Estou com esse livro aqui, mas depois que recebi, minha vontade de ler esfriou um pouco, sabe? Mas tua resenha era o que eu precisava pra voltar a me animar. Agora vou adiantar a leitura dele ;)

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel! Se você gosta do gênero este é um dos livros mais bel escritos que li, então acredito que você vá gostar.

      Excluir
  12. Eu ia solicitar esse livro, mas quando vi que era de uma série desisti. Agora fiquei arrependida haha Sua resenha me deixou muito curiosa, no início tava confundindo com outro livro que li resenha aqui acho que era o 1222. Não leio muito gênero policial, mas eu gosto, vejo séries e é engraçado ver como nossas teorias são derrubadas e um novo mistério se forma. Vou adicionar o livro na minha lista para adquirir!

    Abraços, Raquel.

    ResponderExcluir
  13. Ai meudeus, que resenha fantástica! Preciso ler esse livro!! Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  14. opa se euu ficar viciada a culpa é toda sua sim shhuasushasauh

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida, vou querer me arrepiar nesta leitura também!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida, eu sempre leio resenhas ótimos sobre os livros da Tess, mas sabe que ainda não tenho coragem de ler algum livro? Tenho a impressão de que ela não economiza em coisas assombrosas e violentas, e eu sou um pouco "fraca" para essas coisas. Mas, como gosto do estilo, ainda pretendo tentar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Um livro cheio de suspense, OMG! Deu até vontade de ler pra saber o que acontece no final!

    ResponderExcluir
  18. Poxa, eu nem conhecia esse livro, e nunca li nada do gênero.
    Me parece ser muito emocionante ^^
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie,
    não conhecia o livro, e fiquei na dúvida se iria gostar da leitura.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu me apaixonei por ele assim que vi a capa, é muito linda. Mas, lendo a sinopse, eu fiquei cada vez mais encantada. Faz um bom tempo que estava procurando um livro nesse estilo, e sua resenha só serviu para aumentar mais ainda minha vontade de lê-lo.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu ainda não conhecia essa série, mas adoreeeeeei conhecer, vou até pesquisar mais sobre ela. Gostei do fato dos livros serem independentes, odiaria ter que ler todos na ordem, já que já foram publicados tantos livros.
    O enredo é algo que me interessa bastante, adoro livros arrepiantes e sombrios.
    Beijos,
    Fernanda,
    Lendo & Esmaltando

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro, mas se não me engano existe uma série de TV, baseada nesta série de livros. O enredo parece ser bem instigante e como gosto desse gênero literário, acredito que irei gostar de ler ele.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie Cida =)

    Oitavo livro da série?? Ah!!! Ando meio cansada dessas séries longas demais rs...
    Eu até gosto de livros com um pouco de suspense, mas nada muito assustador por que fico com medo depois (shame).

    Parace ser uma história bastante interessante. Gostei!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  24. Já tinha visto a capa desse livro em algumas postagens e sempre pensei que era um livro com tema erótico e vejo que me enganei.
    Achei bem legal que as histórias não são sequenciais, assim não precisa obrigatoriamente ler em sequencia os livros porque tenho a opinião de que quanto mais estendem a história de um livro cada vez ele fica muito chato!
    Adoro livros de suspense fico tão vidrada que chego a sentir medo, mesmo quando não estou lendo, rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas desta série não passam mesmo ideia do que vamos encontrar, que pena que acabam enganando os leitores.

      Excluir
  25. Eu adoro a autora, adoro suspense!! Tudo de bom! Quero muito ler este livro e outros da série Rizzoli & Isles!!! Demais! Bjs

    ResponderExcluir
  26. Olá Cida,

    Já ouvi falar desse livro, mas a capa não me chamava muito atenção e pela sua resenha e capa é bem fraca em relação ao conteúdo, não sei se tem a ver com o enredo forte descrito por você, mas enfim, a sua resenha me deixou bem animado e curioso...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oie amiga
    Oitavo livro da série Rizzoli & Isles ?
    Nossa.. tem o seriado desse livro,porque assisto.Sou viciada!! Aqui: http://www.imdb.com/title/tt1551632/
    Não tenho certeza, mas pela resenha são os mesmos personagens da série de televisão. Nossa!! Não sabia que era baseado em livro.
    Vou procurar os livros para eu ler.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos

    Jéssica
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!