{Resenha} A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista

A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista
Título Original: The Statistical Probability of Love at First Sight
Autor(a): Jennifer E. Smith
Editora:  Galera Record      Páginas: 224
Lançamento: 2013      ISBN: 9788501095442
Compare & Compre   Skoob  Aperitivo

Às vezes a gente tem um clic e percebe que tudo mudou. Por uma coincidência. Uma fatalidade. Ou algo trivial. Nada será como antes.  É exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. E quatro minutos podem MESMO mudar tudo...
Depois de alguns livros mais densos eu precisava de um mais leve e este não poderia ter chegado em melhor hora. Eu queria algo doce e que não me deixasse com a mente a mil por hora com muita tensão, e este livro é exatamente assim. Cheio de situações inusitadas e inesperadas, me fizeram suspirar e sorrir que nem boba, ao viver com Hadley e Oliver, uma história de amizade, gentileza e muitos sentimentos.

A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista (com um nome bem maior que o livro), é o livro dos "ses" , "se ela não tivesse esquecido o livro", "se ela não tivesse provado o vestido", "se ela tivesse corrido mais rápido até o portão de embarque...". Isso mesmo, logo no prólogo temos várias situações hipotéticas, que vamos vendo ocorrer conforme a história se passa.

Tantos "ses" fizeram com que Hadley se atrasasse 4 minutos ou se você preferir 240 segundos, o que em um primeiro momento pode parecer algo sem importância, mas por outro lado pode ser a linha tênue entre sua vida atual e uma vida totalmente nova. Este pequeno atraso fez com que ela perdesse o avião que a levaria para Londres, rumo ao casamento de seu pai, que ela por sinal não aprova, já que nunca aceitou bem a separação dele e de sua mãe.

A vontade da garota era voltar para casa, mas após tantas discussões por causa de sua ida ao bendito casamento, ela acha melhor arranjar um outro avião e ir assim mesmo.  Horário da viagem remarcado, agora é só esperar no aeroporto e enquanto pensa em tudo que tem acontecido nos últimos tempos em sua vida, desde o pai deixar ela e a mãe, até o final de seu namoro, ela acaba conhecendo Oliver, um jovem britânico, estudante de Yale, que lhe dá uma mãozinha com a mala e a partir daí passa a ser seu companheiro de espera. Eles tomam um lanche e logo descobrem que irão embarcar no mesmo avião. Esta viagem fará com  que estes jovens, nunca mais vejam a vida da mesma forma.

Narrado em terceira pessoa, este livro tem uma história que acontece em um espaço de 24 horas, poderia desta forma ser superficial e corrida, mas pelo contrário, é muito intensa. Nos traz a mente uma única pergunta...

 "Qual a  Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista?"

Naquele dia Hadley sentia-se a pior pessoa do mundo, estava indo para um lugar contra sua vontade, iria rever o pai, o qual ela nem estava falando direito e ainda teria que entrar em um avião, o pior pesadelo para alguém que sofre de claustrofobia. Tudo conspirando para momentos horríveis, mas ao encontrar Oliver, aquele tempo curtinho, foi o melhor vivido por ela, e o que seria uma tortura, foi um paraíso. Eles, durante as sete horas de viagem, conversaram sobre tudo, família, cores preferidas, medos, ambições, livros e até dormiram um no ombro do outro.  Desta forma vamos conhecendo melhor cada um deles. No caso de Hadley a visão é mais ampla, ficamos sabendo muito de toda sua vida e de seu jeito de ser, pois ele é mais aberta, já no caso de Oliver conhecemos mais sua personalidade, em relação a sua vida, somente em outro momento.

Hadley tem 17 anos, é muito jovem, mas não achei ela nem um pouco imatura. Para alguns sua atitude em relação ao pai pode parecer exagero, mas acho que é mais insegurança, pelo medo de perder o amor de alguém tão importante. Mas mesmo assim ela é forte, pois quando sua mãe caiu em depressão por causa da separação, foi a jovem que manteve o lar de pé. Ela é super protetora em relação à sua mãe e isso me fez gostar mais ainda da personagem, amo demais minha mãe e não suporto que nada a entristeça. Neste ponto me identifiquei muito com Hadley.

Oliver é um fofo, um carinha muito simpático e educado, que acaba sendo a tábua de salvação de Hadley na viagem. Cheio de piadas, ele faz com que os medos da garota fiquem em segundo plano, deixando-a bem mais a vontade, até mesmo para expor seus problemas. Eu gostei muito dele, acho que é muito bom trombar com uma pessoa de bom caráter como Oliver em qualquer momento da vida, ele é tão alto-astral e positivo, que eleva nosso ânimo. Algo que não pude deixar de sentir em relação à ele, foi sua maneira de usar piadas, para não revelar muito sobre si, ele ouvia e apoiava, mas não gostava de sobrecarregar os outros com suas aflições. Foi muito fácil gostar deles.

Eu ia lendo e não queria que a viagem acabasse, a conversa dos dois era gostosa demais, mas acabou e cada um seguiu seu caminho. Então fiquei triste, não acreditava que tudo ficaria daquela forma indefinida, mas então, durante este intervalo, a história envereda pelo problema de Hadley e do pai, assim, além do romance, conhecemos também uma história de família. Vivemos duas expectativas, a de que ela se acerte com o pai e a de que se acerte com Oliver. Você pode achar que é muito para um dia, mas foi bem encaixado pela autora, fazendo todo o sentido.

Vale ressaltar que Hadley entendeu que Oliver também estava indo para um casamento,  e neste ponto percebemos que há algo muito estranho na vida do rapaz. Depois que está em Londres, já com seu pai, ela descobre algo que nunca poderia imaginar sobre Oliver e do nada, de salto alto e vestido de festa, somente com o nome do bairro que ele disse morar, ele cruza Londres para encontrá- lo, pois ela precisa tirar suas dúvidas.
"Mas, assim que se vira para sair, ela escuta a voz dele dizendo uma palavra cujo peso abre portas, como um fim e um começo, como um desejo."

E em situações como esta, cheias de emoção e nada de razão, vamos devorando o livro e torcendo para que esta casal se encontre outra vez e viva uma bela história de amor. Damos risadas com a implicância da garota americana, com o sotaque do garoto britânico, dançamos em um festa de casamento bem divertida, choramos com Hadley e esperamos um reencontro com Oliver.  O único ponto que achei negativo, foi a ausência de Oliver durante uma parte da história, achei que poderia ter tido uma maior abordagem dele nos momentos que ficou com sua família.

Ao final temos a resposta daquela pergunta...

"Qual a  Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista?"

Posso dizer que de acordo com as probabilidades... O livro é muito bom, rápido de ler, diverte e nos dá ótimos momentos.




2leep.com

33 comentários:

  1. Oie Cida =D

    Ah!! Eu acho que vou gostar muito desse livro, até por que eu vivo dizendo que não acredito em amor a primeira vista rs...

    Também ando precisando ler coisas mais leves, mas como sou fiel a minha fila de leitura isso vai demorar um pouco.

    Adorei sua resenha! Vou adicionar o livro na minha wishlist já!

    Feliz Páscoa para você e sua familia!
    bjus;***
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  2. Eu tô louca pra ler esse livro, só tenho visto resenhas super positivas.
    Eu achei o título tão fofo! Eu adoro histórias que envolvam os "ses" ;D


    Beijos!
    Livros e Tsurus

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida!

    Desde que vi esse livro estou desesperada para ler, ele é bem meu tipo de leitura favorita. Um romance bem fofinho e doce, eu achei a capa bem bonitinha também! ;)
    Já está na lista de desejados!

    Beijos!

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  4. OMG! Não tem nem o que se falar. Tô tipo assim: preciso ler esse livro!
    Amei o nome, achoque foi o que mais me chamou atenção, a capa dele também é muito linda.
    É a história então nem se fala. Fiquei aqui doida pra saber mais, pra realmente vê aonde isso tudo vai parar.
    Ultimamente ando optando por ler coisas leves e esse livro e tudo o que preciso no momento.
    Beijos.. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  5. É tão bom quando abandonamos livros pesados (não que a leitura não valha a pena) e pegamos um doce (como você disse), gostoso e simplesmente leve. Isso nos ajuda a ter uma boa leitura, e claro, a mente fica muito mais generosa a nosso favor.

    clicandolivros.blogspot.com.br
    beijos, feliz páscoa!

    ResponderExcluir
  6. Eu amo livros assim ! Que história linda !
    Eu estava com um pé atras com esse livro porque nao gosto muito de livros em terceira pessoa,mas depois que vc falou tão bem dele estou mudando de ideia.Achei a sinopse muito interessante,me lembrou um livro da Meg,em que a personagem conhece um cara no aeroporto,acho que se chama Todo Garoto Tem.
    Também adorei a capa do livro ! Enfim,vou dar uma chance ao livro o mais rápido possível.
    beijos =D
    modiceselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Achei, muito interessante!
    Não conhecia, mas adorei!
    Beijooos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. AAI eu acredito em conexão à primeira vista, à primeira conversa. E acho que às vezes um pequeno imprevisto, uma pequena mudança da rotina natural pode nos colocar frente a frente com uma pessoa especial. Gosto muito da capa e do título desse livro, o book trailer apesar de simples e rapidinho também é bem interessante.

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  9. Quando vi esse livro eu já fiquei bem curiosa só com o nome, e gostei tanto da capa que eu fui procurando mais sobre, parece ser realmente bom ótimo livro!
    Não li muitas resenhas do livro, e gostei muito da sua. Me deixou com mais vontade de ler ainda! Gosto muito dessas leituras leves e o tema é muito bom!

    Obrigada pelo carinho. Beijos! :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro, mas a leitura dele parece ser bem agradável;
    Ótima resenha e dica anotada!!!
    Feliz Páscoa!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. ja estou apaixonada por esse livro *-*
    e eu ainda e li XD

    ResponderExcluir
  12. Cida... Tu e suas resenhas maravilhosas!
    Guria cada vez que venho aqui minha lista de desejados aumenta! hahaha
    Esse não tem o perfil do estilo de livro que gosto de ler, MAAAAAS fiquei louca para ler esse livro! Ele parece muito bom, fora que me deixasse curiosa com o final e as questões que ela tem!
    É inevitável, minha mente já começa a borbulhar!!

    Beijão Cida!
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Estou louco para ler esse livro ele tem uma capa show e a estoria é bem envolvente e como você falou da pra devorar ele bem rapidinho ^^

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie Cida
    quero muito ler esse livro, pois adoro histórias leves que nos fazem suspirar e também sorrir um pouco. Eu prefiro a capa internacional, mas ao ler sua resenha percebi que essa teve mais em comum com a história.
    Já comprei o meu exemplar, e estou só esperanndo chegar para devorá-lo.
    bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida!
    Ok, já posso surtar e implorar para que alguém me dê esse livro! rs
    Sério, eu queria muito lê-lo, agora é uma necessidade. Acho que irei amar a história, pela forma como você descreveu tudo.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida!
    Amei a resenha! *--*
    Ganhei esse livro no evento que a Galera fez para no novos parceiros e estou louca para ler logo!
    Acho que vou adorar. Ele parece ser tão fofinho! rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Cida, logo que você começou a ler eu já queria opinião, e agora necessito do livro. Eu gosto de leituras fáceis, rápidas e cativantes, e acho que é o que o livro promete *-*
    Beijos, até
    descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Cida!
    Ai como estou curiosa para ler esse livro :3
    A capa é muito linda e a promissa do livro também! Além dos comentários ótimos que estão rolando sobre ele não é? Preciso ler uma história leviana e fofa, como esse livro parece ser *-*

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  19. Amiga, como vc consegue ler tão rápido assim? É praticamente uma resenha por dia?! rsrsrs .. brincadeirinhas a parte, eu achei fofo heim! A capa é bem chamativa, pelo menos pra mim, acho que eu compraria sem ao menos ler a sinopse ... shaushauha ... Pelo que eu vi na resenha esse livro pode até ser um pouco clichê, mas o tipo de clichê bem elaborado, que envolve o leitor e faz com que a leitura flua com facilidade a ponto de ler o livro em algumas horas né?! Gostei da sua resenha, e já estou adicionando a minha listinha!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ja quero o livro só pelo titulo gigante
    Amo livros com titulos enormes ahahahaha
    Parece ser um livro ótimo mesmo, pra se divertir!
    Dica anotada e devidamente marcado como desejado no meu skoob huhuhu

    Bjos
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  21. Estou aqui tentando lembrar... Vi esse livro em algum lugar e de alguma forma eu me apaixonei pela capa. Ah, lembrei, foi no skoob.
    Achei bem fofa a sinopse e sua resenha também foi ótima.
    Parece ser uma graça *-*
    Te espero no meu.
    - VITAMINA DE PIMENTA -

    ResponderExcluir
  22. Juro que quando vi o livro pensei que era um auto ajuda e nem quis mais saber, mas adorei sua resenha, o livro parece ser mto bom :)

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  23. Cida esse livro tem uma capa maravilhosa, já me conquistou por aí.
    O que mais chamou minha atenção foi saber que a história se passa num curto espaço de tempo...24 horas.
    Adoro livros com histórias leves, quero ler.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  24. Ai que delícia Cida!
    Consegui sentir pela sua resenha que vc realmente gostou do livro!
    Com certeza será minha próxima pedida da Galera!!!
    A capa é lindinha e o book trailer me deixou com gostinho de quero mais...
    Já para a wish list!!!

    Beijos
    Chrys

    ResponderExcluir
  25. Ahhh.. Que máximo!
    Adorei a resenha e a ideia do livro. Realmente, depois de algumas leituras mais tensas, nada melhor que relaxar com uma leitura descontraída!
    E a resposta? Qual é a probabilidade? rs..

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia esse livro
    Mas fiquei encantada com a resenha
    Agora já esta na lista

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. oi,
    Nossa que resenha incrível, gostei bastante...
    A capa do livro também é linda, espero poder lê-lo em breve.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Acredita que eu estava em dúvida se lia ou não esse livro?
    Adorei a sua resenha!
    5 estrelas, vou ler com certeza!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  29. Cida esse livro parece ser ótimo, quero ler.
    Já estou seguindo seu blog, ótimo conteúdo, visita ?
    www.diariodostreze.blogspot.com , Beijo♥

    ResponderExcluir
  30. Eu sou apaixonada pela desse livro, ela é muito fofa.
    Gostaria de dar uma oportunidade ao livro, tenho muita curiosidade.

    Beijos, Rayra Mirelem

    ResponderExcluir
  31. Hunnn deve ser um livro muito bom de ler!!! Já está na minha lista de próximas leituras! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  32. Eu não acredito em amor à primeira vista mas acho que seria bem interessante ler esse livro. Sua resenha está ótima e despertou a minha curiosidade sobre o livro.

    ResponderExcluir
  33. Esse livro parece ser muito fofinho, e a capa esta linda. Já havia visto resenhas dele em outros blogs e tinha me interessado na história. Como apenas 4 minutos podem ter mudado a vida dessa personagem??? É realmente vou ter que ler.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!