Autor(a): Camila Dornas
Editora: Novo Século Páginas: 336
Lançamento: 2013 ISBN: 9788576798682
Compare e Compre Skoob
Londres do século XVIII. A capital da Inglaterra era um dos mais importantes centros do mundo. Vestidos pomposos, elegância e boas maneiras. Um tempo onde as posses e a reputação regiam a sociedade. A igreja possuía poder absoluto e condenava aqueles os quais pesava a suspeita de bruxaria – a arte oculta temida e repudiada pelo senso comum. Nesse cenário intimidador, surge uma mulher especial, com dons inimagináveis. E um destino grandioso...
Evangeline Bennett, a mais velha das filhas de Julian Bennett, é uma moça criada de acordo com os costumes de sua época, mas isso não significa que ela concorde e obedeça estes costumes. A submissão imposta às mulheres não é algo que agrade a jovem, pensar em casar-se com um homem que seja escolhido por seu pai nem passa por sua cabeça, e ao lutar por seus direitos, acende uma ira sem tamanho, no tirano Julian.
Para completar, nesta época a caça as bruxas está em pleno vigor, e Eva, possui dons especiais, herdados de sua falecida mãe. A jovem porém não tem muito domínio sobre seus poderes, causando muita confusão sempre que suas emoções saem de controle. Seu pai além de ter problemas com suas vontades, deseja fazer Eva ter vergonha de seu poder, ele é violento, bate sem dó nem piedade na filha, sempre que ela usa magia.
A vida de Eva não é fácil, além do pai, sua família é composta por uma madrasta venenosa e uma irmã cheia de inveja, a única pessoa que lhe dedica carinho e afeição é a sua dama de companhia Morgana. Tudo fica ainda pior no dia que seu pai lhe informa que escolheu seu marido, Hector Callum, uma homem cruel e dominador, mais que Julian, que demonstra claramente que Eva é mais uma aquisição, não uma mulher para amar, e sim um novo bem.
Mas existem homens interessantes também nos caminhos da jovem, Henry é um deles, o empregado charmoso e bonitão, que desperta uma chama no peito de Eva. E temos também Dorian, misterioso, gosta de andar nas sombras e alega poder ajudar Eva à dominar seus poderes.
Estes três diferentes homens irão transformar a vida da jovem de uma maneira que ela nem poderia sonhar. Aventura, emoção e muita magia irão conduzir esta história.
O primeiro fator que chamou minha atenção neste livro foi o cenário, Londres, eu não canso de dizer, o quanto amo histórias passadas nesta cidade, principalmente quando são tramas cheias de mistério e magia. Assim comecei a leitura de A Linhagem, com muitas expectativas, algumas superadas e outras não. Vamos lá.
A vontade de saber o que envolve a magia de Eva, que é mais complexa do que achamos inicialmente, nos faz agarrar o livro e ler sem parar. Para saber sobre isso, vamos mergulhando na vida dos personagens e conhecendo suas histórias, cada um traz consigo muitas marcas e mágoas, então vamos além do universo sobrenatural e entramos no lado humano da trama. Pelo lado do romance, a autora usou cenas mais ousadas, então preparem uma dose de romance caliente. Ela conseguiu amarrar bem as diversas situações e não deixou pontas soltas.
O livro é narrado em primeira pessoa por Evangeline, desta forma podemos acompanhar os problemas vividos não só por ela, mas por todas as mulheres da época, a falta de liberdade. Não é que ela fosse uma escrava ou estivesse encarcerada, mas não poder viver suas escolhas e não poder expressar suas opiniões, era como viver em uma prisão. Eu logo percebi que ia passar muita raiva com isso, não suporto ver as pessoas serem reprimidas, independente do sexo, sou a favor de podermos seguir o caminho escolhido, buscar nossa felicidade e aprender com nossos erros. Cada vez que o pai da protagonista fazia valer sua autoridade eu queria bater nele, mas por outro lado, a postura de Eva, que não cedia facilmente e sua vontade de mudar, de conquistar seu espaço, me deixaram contente. Foram muitos sentimentos conflitantes que vivi.
"Sentir medo não a faz fraca. Não ter coragem para lutar é o que a enfraquece, e você é a pessoa mais corajosa que eu já conheci."
Eva foi uma personagem que me deu muitas alegrias durante o livro, mas também conseguiu me tirar do sério muitas vezes. Eu gostei disso, pois ninguém é 100% perfeito e nos agrada em tudo, assim ela foi muito mais real e verossímil. Sua vontade se sair e resolver as coisas foi contagiante, mesmo que na maior tempo acabasse se metendo em confusão, ela não desistia, ela tentava de outra forma. Foi um ponto bem positivo de sua personalidade, toda esta energia, mas sua petulância em ouvir os outros, em especial Dorian eu achei irritante.
Temos muitos personagens masculinos na trama, os que mais gostei foram Dorian, com todo seu refinamento, charme e mistério, e o melhor amigo de Eva, Albert, que é uma graça, um solteirão convicto, que adora demonstrar sua habilidades na arte da conquista. Achei que ambos poderiam ter tido mais espaço na história, cada vez que eles apareciam, as cenas ficavam muito mais intrigantes e divertidas. Temos também Henry que faz o mocinho e Hector que faz o vilão, não foram personagens que achei marcantes, acho que faltou algo em ambos, Henry ser mais maduro e Hector mostrar mais suas intenções. Mas no caso de Henry, não posso tirar o mérito de suas belas atitudes e devoção em relação à Eva, ele protegeu e apoiou a moça de forma única.
Por tratar-se de um romance histórico, os elementos apresentados devem ser fiéis a época em que tudo se passa, alguns locais, costumes, objetos e expressões que a autora usou não seguiram esta linha, nos levando a parar e pensar se estávamos mesmo no século XVIII ou nos dias de hoje, isso foi algo negativo. Outro ponto que achei falho, foi a continuidade de algumas cenas, uma em especial, quando Eva sai de uma festa toda arrumada, participa de uma perseguição nas ruas de Londres sob a chuva e depois volta para festa com o penteado no lugar e as roupas também, só os pés ficaram sujos, pois ela havia tirado os sapatos para andar mais rápido, o mínimo era que ela estivesse bem descabelada. São pequenos detalhes, mas que fazem a diferença enquanto estamos lendo e tentando "ver" a história.
O livro apresenta uma história que prende, uma leitura leve, que diverte e é dinâmica, sem nenhuma enrolação, mesmo tendo os pontos que achei falhos e tendo sentido falta de um maior espaço para alguns personagens, eu gostei. Aqui é o onde que fico dividida. Apenas como leitora, seria perfeito, mas no momento que tenho que resenhar e olhar a fundo a obra, vejo que existem detalhes que precisam ser melhor trabalhados pela escritora, e até mesmo pela editora, pois existem alguns erros na revisão. Faltou pesquisa para um romance histórico, mas por outro lado é uma história gostosa, que tem começo, meio e fim e alegra o coração de quem gosta de um romance cheio de aventura.
Camila Dornas tem potencial como escritora, sua escrita não é cansativa, ela sabe prender o leitor em sua história, então acredito ela ainda nos trará outros livros ótimos, por isso recomendo a leitura de A Linhagem, quem gosta de um romance mágico e aventureiro tem que conhecer esta história.
Camila Dornas tem potencial como escritora, sua escrita não é cansativa, ela sabe prender o leitor em sua história, então acredito ela ainda nos trará outros livros ótimos, por isso recomendo a leitura de A Linhagem, quem gosta de um romance mágico e aventureiro tem que conhecer esta história.
" No meu último suspiro, quando sentir a vida deixar meu corpo, a última coisa que me esquecerei será o modo como me olha agora."
Oi Cida,
ResponderExcluirvi esse livro em vários blogs e todos falando que gostaram. Curiosa para ler.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oie, achei a capa maravilhosa, lendo a resenha achei bem interessante a história, quanto o livro tem uma boa narrativa e nos prende, acabamos esquecendo qualquer falhar não é mesmo ?
ResponderExcluirQuero ler o livro !
Beijos
Raíssa Lis
Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com/
Oi Cida minha flor, tudo bom?
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro, a estória criada pela autora - pela sua resenha - me chamou muito a atenção.
E que frases são essas! De tirar o folego! Adorei!
Tem post novo vem ver* :)
Abração!
Lucas F >>> http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/
flor, eu já resenhei o livro e vc até comentei na postagem. Eu confesso que reparei nesses detalhes, quer dizer, bem superficialmente. Mas nessa cena eu não tinha notado isso, estava tão empolgada com o livro que deixei passar. rs
ResponderExcluirAdorei a história e o aambiente criado pelo autora, na verdade, meu personagem preferido é o Henry
Beijos *-*
Clicando Livros
Oi Cida!
ResponderExcluirTenho curiosidade em ler esse livro, também adoro romances que se passam em Londres e que são históricos acho o cenário fascinante. A capa também é muito bonita e a história me fez ter muita vontade de ler, os nacionais estão me surpreendendo! :)
Beijos!
Rafa {Fascinada por Histórias}
Ola...
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar nesse livro mas acabou de entrar para a minha lista de desejados...
Parece ser justamente o tipo de livro que me agrada...
Adorei a resenha:)
Beijos,
Carol e seus livroa.
Vim hoje pela manhã, uma resenha desse livro em outro blog. E a conclusão foi de que ele é bom. Dps dessa resenha não resta dúvidas
ResponderExcluirEu quero ler!!
Adorei a primeira citação que vc postou do livro: a de que sentir medo não faz a pessoa fraca! Amei mto
bjs
http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/
Oi amiga.
ResponderExcluirHoje é nosso dia ,parabéns pelo dia do blogueiro.
Beijos
Leituras da Paty
Quero ler também, apesar dos elementos atuais num livro de época. Esse tipo de escrita me fascina.
ResponderExcluirBye da Pah
Livros Estrelas
Olá Cida, adoro a Camila. Já acompanho o trabalho dela á algum tempo.
ResponderExcluirO livro dela é muito bom e a história é maravilhosa.
Oi Cida!
ResponderExcluirParabéns para nós, blogueiros, hoje é o nosso dia, haha!
Então, apesar de correr em um tema comum hoje em dia, senti certa diferença em "A Linhagem", sei lá, acredito ser uma excelente obra, apesar dos pontos falhos, como a pesquisa, que acredito ser essencial!
Beijos
Oi, Cida! Muito boa sua resenha, parabéns. Já li inúmeras resenhas de A Linhagem e a cada uma minha vontade aumenta ainda mais, mas confesso que a sua me deixou "arrancando os cabelos" de tanta vontade de fiquei de ler o livro. Adoro romances históricos, e se envolve o tema sobrenatural fica melhor ainda pra mim. Mesmo com o pontos negativo minha curiosidade sobre o livro não diminuiu em nada.
ResponderExcluirBeijos, Leitura da Vez.
Mesmo com estes detalhes, é uma leitura que prende, então eu recomendo.
ExcluirNão estava muito animada em ler este livro, na verdade acho que nem cheguei a ler a sinopse. =x Mas acabo de mudar de ideia, primeiramente por saber que a história é ambientada em Londres <3 e segundo, porque adoro esta temática! Magia, aventura, história, romance e coisas do tipo.
ResponderExcluirAcabou de entrar na minha lista de desejados! =D
Ótima resenha, Cida!
Beijocas.
http://artesaliteraria.blogspot.com.br
Gente a Eva parece sofrer muito na história, mas por outro lado aparenta ser uma personagem bem forte. Acho legal também essa mistura de magia, cenas dinâmicas, algumas mais "calientes" ... Enfim, adorei o livro, espero ter a oportunidade de ler ^^
ResponderExcluir(desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)
Quando o pai bate nela é cruel, muito ruim mesmo.
ExcluirAdoro romances históricos e já tinha visto uma outra resenha sobre esse livro. Fiquei interessada nele, mas no momento não estou podendo gastar e nem tô conseguindo muito tempo pra ler :x
ResponderExcluirDe qualquer forma, vai pros desejados.
Bjs,
Kel
www.itcultura.com.br
Oi Cida, eu adorei este livro e também senti esses pontos negativos que citou.. Mais a narrativa de Camila é ótima, tb acho que Dorian poderia ter sido mais explorado e até acho que uma relação de amor de Eva e Dorian seria mais envolvente, com química..
ResponderExcluirParabéns pela Resenha!!
Beijos Mila
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
Também acho Mila, Dorian tinha muito potencial
ExcluirNão conhecia
ResponderExcluirMas parece ser bastante encantador
Fiquei com vontade de ler
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com.br
Oi Cida!
ResponderExcluirAmei a resenha! ^^
Estou com o livro aqui já, mas ainda tenho 4 para ler na frente dele.
Curiosaaaa! rs
BjO
http://the-sook.blogspot.com.br/
Fiquei muito intrigada com o livro e com a proposta, acredito que já tenha lido uma ou duas resenhas positivas também. Sou muito ligada nessa coisa dos detalhes, e concordo que perde um pouco do clima quando essas situações acontecem.
ResponderExcluirGostei e já anotei a dica.
Beijitos
Vou ler o livro em breve, adoro livros de época e se mistura magia então...
ResponderExcluirEsses detalhes pegam mesmo. Mas quando a história é muito boa a gente releva rs
www.reticenciando.com
Olá Cida,
ResponderExcluirEsse livro parece bem interessante e sua resenha confirma isso gostaria de lê-lo...abçs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
Oie Cida,
ResponderExcluirEu já li o livro é gostei bastante.
Também amo histórias que tem Londres.
Eva foi uma protagonista que eu gostei muito, e também fiquei com muita raiva do pai dela.
Dorian e Albert são perfeitos, são personagens bens construídos e envolventes.
Parabéns pela resenha.
Beijão
Jéssica
http://leitorasempre.blogspot.com.br/
Também adorei o Dorian e o Albert, pena o desfecho de um deles :(
ResponderExcluirGenevive também foi bem divertida! hehe A irmã da Eva me surpreendeu um bocado!!
Bjus
Verdade, eu não esperava aquela atitude dela no final.
ExcluirOi Cida!
ResponderExcluirÉ muito bom quando a narrativa de um autor nos prende de tal forma que os pontos negativos, mesmo existentes, não pesam tanto na balança. Gostei muito da tua resenha amiga, pessoal e objetiva ao mesmo tempo, parabéns!
Beijos... Elis Culceag.
* Arquivo Passional *
Oi Elis! Você ia gostar do livro, lendo lembrei muito de você. Bjos!!
ExcluirEstou curiosa para ler, já vi várias várias resenhas positivas!
ResponderExcluirBeijos
http://sonhando-com-livros.blogspot.com
O tipo de livro que sempre me interessa adoro livros voltados para o sobrenatural, é sempre envolvente, tenho quase certeza de que vou ama-lo. Apesar de suas criticas, que embora tenham fundamento, pois é um pouco chato esses detalhes que para um leitor não passam nem um pouco despercebidos. Evangeline (que nome lindo *--*). Muito linda essa capa mesmo, fiquei instigada a ler primeiro por causa dela.
ResponderExcluirEu quero muito ler esse livro que vem me chamando a atenção há bastante tempo. Sua resenha está maravilhosa e só contribui para eu querer ler o livro logo. Parabéns.
ResponderExcluirAdorei a resenha.
ResponderExcluirTenho lido vários comentários sobre esse livro e fiquei bem curiosa para lê-lo. Adoro romances que se passam em Londres, sou apaixonada pelos históricos.
A capa foi bem construída, e gostei bastante da história também.
Quero muito conhecer os personagens e suas histórias. :D
Oiee =)
ResponderExcluirfalar que quero o livro seria bobagem, afinal quem não quer? rsrsr
pelo que li da tua resenha a leitura é bem intensa assim como o tema, também gosto de livro histórico |õ|
Gostei de ver tua observações sobre algumas coisas que precisa serem melhorada tanto por parte da escritora como pela editora, afinal como leitora temos que apontar isso também.
Beliscões
Conheço a autora e estou curioso para ler o livro! :)
ResponderExcluiré o tipo de livro que sempre me interessa!
ResponderExcluiradoro livros com tema sobrenatural, é sempre envolvente!
tenho certeza de que vou amar.
e gente.. Evangeline, q nome lindo, adorei! rs
A capa é linda tbm!
Fiquei super interessa em ler, entrou pra minha lista
de desejados!
adorei a resenha!
ESTOU QUERENDO LER.
ResponderExcluirLondres, magia, tirania... Eu preciso!
ResponderExcluirHoje toda resenha que estou lendo está me lembrando o seriado Merlin, apesar de não tem nada de Arthur ou, mesmo, Merlin, mas eu sempre acho uma ligação.
Tirando o fato que eu não gosto de vestidos brancos, eu amei a capa!
SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES
ResponderExcluirTenho ouvido bons comentários sobre esse livro e depois dessa bela resenha, passou a ser leitura obrigatória para mim.
Já tinha visto esse livro em alguns blogs, mas não sabia do que se tratava. Achei a história bem interessante. Gosto bastante de romance histórico, regado a muita magia e fantasia. Pena que rolaram esses probleminhas na narrativa, mas fora isso, deve ser legal.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Adoreiii..
ResponderExcluirLendo a resenha me deu mais vontade de ler ainda !!!
ADOREI a resenha,
ResponderExcluirJá tava com vontade de ler, agora entãoo me incentivou mais!!
Olha, eu confesso que vendo o livro de cara ele não me interessou, por conta da capa, mas acabei ficando muito curiosa quando li a sinopse e resenhas sobre.
ResponderExcluirAgora fiquei um pouco descontente com esses "detalhes" que autora deixou passar. Porque detalhes fazem a diferença e eu geralmente os relevo. Como esse fato dela não ter explorado mais a época em que se passa sua história.
Mas sua resenha está ótima, inclusive já li várias que você postou no Skoob. Sempre bem escritas ^-^
sete-viidas.blogspot.com
Adorei a resenha, quero muito ler esse livro!
ResponderExcluirCamila é uma de minhas autoras nacional favorita. Amo a forma como ela escreve é lindo e delicioso de ler quando eu cheguei ao final de A Linhagem queria mais e mais e fiquei tão triste pela Camila não ter se aprofundando mais na estória do Dorian... Queria saber mais sobre ele, mas estive conversando com a Camila e ela me disse que existia uma conto sobre Dorian, fiquei tão feliz quando ela disse que compartilharia ele com seus leitores, não vejo a hora de vê-lo.
ResponderExcluir