{Resenha} A Princesa com Olhos de Gato

A Princesa com Olhos de Gato
Autor(a): Gislene Vieira de Lima
Editora:  Modo                 Páginas: 258
Lançamento: 2012       ISBN: 9788565588665        
 Skoob

Tudo o que Loiane desejava era encontrar uma forma de ser aceita pelo pai. Sabia que por causa de seus olhos amaldiçoados não encontrava pretendentes, justo quando o avanço da Igreja exigia herdeiros prósperos e fortes para manter a casa dos D’Nort no trono de Rúbia. Somente algo poderia reverter a magia - a própria vida...” Conflitos e intrigas políticas e religiosas misturam-se à magia e grandes revelações num cenário de incertezas, ânsia pelo poder e desespero. 
Um cenário medieval, a Inquisição, um jovem que busca na sabedoria de um grande mago desenvolver seu dom para a magia, um povo com costumes únicos e uma família real amaldiçoada. Junte estes elementos e embarque na leitura deste livro.

O jovem Abner nasceu em uma família cristã, mas seus laços de sangue com o grande mago Aluanã, o levam a deixar sua família e partir em busca deste sábio homem. O mago é o avô de Abner, e o rapaz sabe que só aprenderá o que deseja com ele, mesmo que isso não seja aprovado por seu pai.

Nosso aventureiro chega então a cidade de Rubia, um local que devido as lutas entre a igreja e os magos, está em franca decadência. Como se isso não fosse suficiente, a família real sofre para encontrar um herdeiro para o trono, vítima de uma maldição, eles tiveram sua rainha assassinada, o príncipe desaparecido e a jovem princesa Loiane transformada numa menina- gato. O rei mesmo casando novamente, não foi agraciado com outros filhos e devido a estranha situação de Loiane, nenhum rapaz quer casar com ela.

Abner imaginava ser apenas um aprendiz, mas ao conhecer Loiane, as vidas dos dois jovens entrelaçaram-se de forma única. Ele para estudar com o avô, precisará resolver um enigma, ela para salvar o reino de seu pai dos inimigos, precisará quebrar a maldição. Juntos eles descobrem que existe o Tomogaia, um livro mágico que tem a resposta para tudo, inclusive seus problemas. Com coragem e fé, Loiane e Abner partem em uma jornada de vida e morte, onde logo fica claro que eles serão apenas dois peões em um jogo muito maior, entre o bem e o mal.

Desde a primeira página a história me prendeu, adoro enredos que tenham como pano de fundo a era medieval, as tradições desta época e a magia intrinsecamente ligada a elas, que sempre me fascinaram.  Com este livro não foi diferente, a autora conseguiu criar uma trama muito envolvente, com personagens bem construídos, mocinhos que encantam e vilões odiosos.

Loiane e Abner são as estrelas do livro. Ela é uma pessoa boa e humilde, mesmo desprezada pelo pai, por ser amaldiçoada, não deixa de amá -lo e desejar o melhor para o reino. Vive reclusa, tendo como companhia apenas sua empregadas, as únicas que não a consideram uma personificação do mal, por causa de sua aparência ímpar. Loiane, apesar de ter apenas 15 anos, é muito madura, passa normalmente por uma jovem de 20 a 22 anos, mesmo em alguns pontos sendo totalmente inexperiente, compensa em outros mostrando coragem e determinação. Não é uma protagonista cheia de frescuras e lamentações.

Abner é o cara bem humorado e provocador, metido a sabichão. Ela cativa o leitor facilmente, fazendo um contrapeso com a triste situação de Loiane. Por vezes ele tenta ser frio e distante, mas a vida trata de abrir seus coração.

A jornada em busca do Tomogaia é cheia de armadilhas e cenários fantásticos com sombras do passado e almas que buscam salvação . Nossos protagonistas cruzam a linha tênue entre a vida e a morte. Mais uma vez o amadurecimento da princesa surpreende, mesmo enfrentando situações traumáticas, em especial para uma mulher, ela não se deixa arrefecer, ergue a cabeça e luta tanto por sua vida, quanto pela do rapaz. Na verdade Loiane é muito mais corajosa e batalhadora que Abner.

Entre situações inusitadas e constrangedoras, os jovens desenvolvem laços muitos fortes, permeados de muito respeito, lealdade e companheirismo,  que nos fazem ficar na expectativa de um romance. São sinais sutis e singelos, mas nem por isso menos emocionantes.

O livro é narrado em terceira pessoa, tem uma linguagem bem peculiar no começo, mas não implica no entendimento do leitor. O que achei uma pena foi a revisão do livro, existem mutos erros mesmo, é uma excelente história e merece uma nova edição urgente.

O final do livro é estarrecedor, a busca do jovens revela uma verdade muito triste, confesso  que não foi o final que eu desejava, acho que após tanta luta e sofrimento, Abner e Loiane deveriam ter sido melhor recompensados, no entanto a obra construída por Gislene Vieira é muito boa e criativa, apreciei cada trechinho desta linda história, mesmo não tendo concordado com o final. Acho que uma continuação caberia bem, não por terem ficados pontas soltas, mas por desejar algo mais para Abner e Loiane.





2leep.com

43 comentários:

  1. Oi Cida, não conhecia esse livro (como tantos outros que descubro por aqui), mas gostei da proposta, e achei interessante. Parece uma mistura de drama com aventura, e acho que gosto de histórias assim. Pena que o final decepciona, mas a leitura parece ser boa.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! Eu esperava outro final, mas muitas pessoas gostaram do desfecho dado pela autora, é algo bem pessoal. Bjos!

      Excluir
  2. Oi, gostei da resenha a história do livro parece ser muito boa.Em relação aos erros concordo com você é chato, tenho o costume de destacar nos livros todos os erros de edição.

    Um xero,Ana.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, nossa eu adoro este estilo de leitura, só acho que a capa pedia ser melhor trabalhada..
    Adorei a dica, ainda mais sendo da Modo, tenho me surpreendido com os livros desta editora!!

    bjs mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, já li vários e ressalto que os anteriores foram bem revisados.

      Excluir
  4. Oi Cida,
    Tenho muita vontade de ler os livros da Gislene. Gostei muito desse por ter um cenário medieval. Fiquei curiosa.
    bjs

    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha, Cida! Bom, fiz uma entrevista com a autora há algum tempo no blog, e ela me disse que já está construindo a continuação do livro. Estou ansiosa por esta publicação!
    Beijo.
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Jeni, espero que saia logo, afinal este livro foi muito bom e gostaria de passar mais tempo com Abner e Loiane.

      Excluir
  6. Oi Cida, quando o final não é como havíamos desejado deixa aquela tristeza, mas é importante para nos mostrar diversos caminhos na leitura.
    Beijinhos no coração e um ótimo final de semana para você.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Marli, e há muitos que gostaram, depende das expectativas que criamos.

      Excluir
  7. Não conhecia o livro
    Mas gostei bastante da resenha
    E é tão ruim quando o livro tem esses probleminhas

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas gostei bastante da resenha. Parabéns.
    OBS: Obrigada por comentar lá no meu blog.
    Beijos
    http://sucessoparaseublog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida !!
    Gostei da resenha, é um livro que me chamou atenção e que entraria para a minha lista de leitura, se ela não estivesse tão grande, haha.
    Ótima dica.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  10. Vou ser sincera rs é a primeira vez que vejo falar desse livro e gostei, fiquei curiosa com esses olhos de gatos, sempre achei olhos de gatos lindo, assustador, e bom conhecer estórias narradas em tempos medievais, até pra fugir um pouco do clichê

    http://blogversoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida!
    Não conhecia o livro, mas ela já me chamou atenção por uma coisa; assim como você adoro livros que se passam na era medieval qualquer livro assim me prende muito rápido. :)
    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida,
    Já li algumas resenhas positivas sobre esse livro e estou bem curiosa para ler.
    A história parece ser bem legal!

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida! Não conhecia o livro e não gostei nada da capa, mas fiquei bem curiosa com a estória e o livro tendo um cenário medieval me chamou mais a atenção ainda.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não julgue pela capa Yara, o livro é muito bom.

      Excluir
  14. Olá Cida!
    E esse é mais um dos livros que eu não conhecia kkkk. Mas adorei a resenha, fiquei bem curiosa ^^ Acho que se tiver a oportunidade de ler vou gostar.

    Beijos
    @blogscl
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida!

    Ahh esse final... Estava toda empolgada lendo sua resenha e chegando ao fim me deparei com o final que não sei nem o que é, mas que me deixou apreensiva!
    Adoro tramas medievais tbm, tudo que envolva essa época!
    Quero muito ler, mesmo com esse recadinho do final! O livro parece muito bom!

    Beijão
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri! Foi a minha expectativa que me fez não curtir tanto o final, eu imaginei algo diferente, mas dependendo do que você espera, será perfeito.

      Excluir
  16. Oi Cida!
    Fico tão feliz ao ler resenhas positivas de livros nacionais!
    Já faz um tempinho que tô paquerando esse livro. Gostei da temática e acho que tem tudo para me agradar. Me lembrou um livro que li ano passado (também nacional) que foi uma das minhas maiores surpresas.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual livro Neyla? Me passa o nome depois.

      Excluir
  17. Não conhecia esse livro e pela capa nunca me chamaria a tenção, mas achei a sinopse e a resenha interessantes.
    Eu sempre me interesso por livros desse tipo, com essas coisas de igreja e reis.
    Só é chato essa parte da revisão, muitos erros incomodam um pouco a leitura.
    Bjo

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida!
    Gosto muito de livros com cenário medieval e de mocinhas que demonstram amadurecimento e fibra frente às adversidades.
    Que pena que a revisão deixou a desejar =/
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida!
    Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa, você escreve de um jeito que me deixa com vontade de ler...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Sora, estou conseguindo passar uma boa mensagem então. Bjos!!

      Excluir
  20. Oii
    Não conhecia esse livro mas me interessei bastante pela estória...adorooo livros com esse genero historico =]
    sou nova nesse mundo de blogueiros =]
    to te seguindo!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Cida, tudo bem?
    Não conhecia o livro nem a autora, mas fiquei curiosa porque sempre gostei de livros ambientados na era medieval. Um apena que o livro tenha tantos erros, vamos torcer pra ter uma nova edição o mais breve possível.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! A autora informou que já tem.

      Excluir
  22. Oi Cida; não conhecia o livro, nem a autora.
    Mas a história realmente parece fascinante, gosto quando a mocinha não é cheia de frescura e tem inciativa.
    Não parece ser aquelas historias cheia de lenga lenga. Me interessei muito pelo livro.
    Espero que a Editora faça uma segunda edição corrigindo os erros de revisão do texto, ninguém merece um livro bom com tantos erros.

    Beijokas
    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  23. A estoria é ótima amei o livro, também reclamei da edição, então eu fiquei chocada com o final gosto muito desse casal, ah boas noticias vai ter continuação hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  24. Oi gente
    Só passei para agradecer aos comentários e avisar que os problemas de revisão da primeira edição já foram corrigidos e que o livro que está disponível agora já foi revisado. Quanto à continuação, estou aqui sofrendo com o Abner e a Loiane. Rs. Estes dois também não facilitam... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo aviso, fico muito feliz com esta novidade.

      Excluir
  25. Oi Cida.
    Adorei sua resenha, como sempre.
    Fiquei encantada com a história.
    Desde que eu vi esse livro fiquei com vontade de lê-lo.
    Eu adoro histórias medievais, então tenho certeza que vou gostar dessa.
    Beijinhos!
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lindo este livro Kezia. Recomendo.

      Excluir
  26. Oi Cida!
    Vou confessar que não achei a capa essas coisas, mas adoro enredos medievais, com bruxaria envolvida então... Não resisto!
    Espero não me decepcionar então!
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Cida,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog e gostei muito, gostaria de lê-lo....parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Cida!
    Ainda não li muitos livros ambientados na Idade Média, mas eu acho legal porque a gente se vê de frente com outros costumes, um outro tempo. Pena que esse livro tem muitos erros de escrita!
    Beijos...Samantha

    ResponderExcluir
  29. Oie amiga.
    Eu já tinha lido algumas resenhas desse livro é já tinha me apaixonado por ele, e ainda é na Idade Média, fato que me empolga mais.
    Pena que tem esses erros no livro.
    Parabéns pela resenha Cida , ela só aumentou minha ansiedade para ler esse livro.
    Beijos

    Jéssica
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Gostei desse lance de cristão e magia,gostaria de saber o resultado dessa mistura...

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!