{Resenha} Predestinados

Predestinados
Título Original: Starcrossed
Autor(a): Josephine Angelini
Editora:  Intrínseca      Páginas: 320
Lançamento: 2012       ISBN: 9788580572209                     

Helen Hamilton passou a vida inteira tentando disfarçar o fato de que é uma garota diferente, mas agora, aos dezesseis anos, isto está cada vez mais difícil. Não apenas por causa de sua força sobre-humana ou porque, sem motivo aparente, pessoas estranhas simplesmente a atacam, mas também porque ela teme que esteja perdendo o juízo. Pesadelos recorrentes com uma estranha viagem pelo deserto e visões de três mulheres derramando lágrimas de sangue a têm atormentado noite e dia. Ao mesmo tempo, um impulso inexplicável passa a dominar seus pensamentos: Helen quer matar Lucas, um dos rapazes da  misteriosa família Delos. À medida que descobre mais sobre sua verdadeira origem, ela percebe que a relação dos dois está submetida não só à sua vontade, mas a forças muito antigas.
O destino os uniu, os deuses os separaram.

Helen  é uma garota que vive com o pai, já que a mãe os abandonou quando ela era uma criança, tem medo de multidões, mas recusa- se à admitir, diz ser apenas tímida.  Ela sente -se mal por ser diferente de outras garotas de sua idade, sua altura acima da média, força incomum e velocidade excessiva a perturbam constantemente. Helen na verdade,  tem um grande complexo de inferioridade.

A vida de Helen muda completamente em decorrência de dois acontecimentos, primeiro ela começa a ter estranhos pesadelos, mais do que isso, são como viagens à outros mundos, já que ao acordar ela encontra consigo vários indícios que viajou durante o sono.  E na escola chega uma nova turma de estudantes, os jovens da família Delos, belo e ricos, quebram a rotina daquele lugar e Lucas, um dos rapazes desta família, desperta em nossa protagonista um ódio incontrolável, algo que logo fica claro, ser parte de uma maldição muito antiga, iniciada entre os milenares deuses do Olimpo. Porém o ódio é complementado com uma forte atração, algo que deixa ambos sem ar. 
"Foi então que Helen viu Lucas pela primeira vez.  O céu lá fora finalmente soprou todo o vento que vinha segurando há dois dias. Uma rajada de ar quente e estagnado entrou por todas as janelas abertas na escola abafada. Pegou folhas de papel largadas, bainhas de saias, cabelos soltos... e jogou para o teto como chapéus no dia de formatura. Por um momento Helen achou que tudo havia ficado lá em cima, congelado no teto, tão sem peso quanto no espaço."
Helen precisa entender esta maldição, em sua busca descobre a verdade sobre si, passando a ver suas "esquisitices", como algo muito maior e  poderoso.

Predestinados é um young adult que nos apresenta uma romance épico.  Narrado em terceira pessoa, nos traz os grandes deuses do Olimpo agindo em nossos dias, por meio de suas profecias e maldições. Helen e Lucas são como Paris e Helena de Tróia nos dias de hoje, representando um amor que pode destruir a civilização.

O livro demorou um pouco para engrenar, o complexo de inferioridade de Helen e suas brigas com Lucas, são bem irritantes, na verdade eu não vi tantos motivos para ela sentir-se mal por ser alta, forte e veloz, afinal era ela linda e poderosa. Afinal que mulher não gosta de sentir-se assim? Mas um incidente entre ela e Lucas consegue mudar o rumo das coisas e a partir daí, a leitura me prendeu.

A curiosidade para descobrir sobre a origem dos sonhos de Helen e sua estranha ligação com a família Delos, é palpitante. São tantos e tantos fatos ocorridos no passado que influenciam e amaldiçoam o presente, que o leitor se vê ávido pela união destes e o encontro por uma solução que permita a felicidade dos personagens. Temos não só algo que impede o romance de Helen e Lucas, mas também fatores que estão destruindo toda a família Delos.

Fica claro que esta família não á apenas formada por pessoas lindas e ricas, eles são muito mais do que aparentam. Não vou dizer o que são, acabaria com parte do mistério da trama, mas não posso deixar de comentar a semelhança com a família Cullen, da saga Crepúsculo, a maneira como agem e até como tratam Helen, conduz à esta comparação, mas adianto que não temos vampiros aqui.

Eu não gostei de Helen, como eu disse sua atitudes são bem irritantes,  já Lucas e sua família são extremamente cativantes, são animados, corajosos e muito enigmáticos. Destaco também Claire, a melhor amiga de Helen, uma baixinha bem enérgica, totalmente o oposto da protagonista, ela tem uma confiança em si, excepcional.

A mãe de Helen, Daphne dá um tempero especial ao enredo, a intriga. Dissimulada e cheia de segundas intenções, é  uma personagem controversa, deixando o leitor sem saber de que lado ela está. Foi uma pena ela ter aparecido bem no final do livro,  afinal ela trouxe muita energia à trama.

O forte do livro é o enredo, gostei de ver a mitologia inserida nos dias atuais, criando uma ponte entre duas eras tão distantes, mostrando a crueldade dos deuses e o quanto são impiedosos. A escrita de Josephine Angelini ainda é um pouco imatura, mas acredito em seu potencial. 

O livro tem continuação, e depois do final trágico, eu estou bem ansiosa por ele.
"Um amor escrito nas estrelas... Uma disputa que começou na Grécia Antiga... Uma maldição que nem os deuses podem desfazer."


Série Starcrossed
Predestinados #1
Dreamless #2
Goddess #3
2leep.com

37 comentários:

  1. Adorei sua resenha, honesta e muito bem escrita. Confesso que estou bem curiosa para ler este livro porque desde que li Percy Jackson eu acabei tomando um carinho enorme por histórias que misturam mitologia em seu enredo. Uma coisa que me desanimou um pouco foi o tal complexo de inferioridade que você destacou - isso costuma me irritar bastante também. Parabéns pela resenha ^^

    Beijos
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo que permeia boa parte da trajetória da personagem, mas no entanto existem pontos que compensam, como os demais personagens citados.

      Excluir
  2. Não sabia muita coisa sobre o livro, mas eu gosto de mitologias e fiquei interessada pelo fato dessa mistura que vc citou. Personagem com complexo de inferioridade é muito irritante mesmo.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oie Cida,
    não conhecia o livro, mas me parece ser bem interessante, acho que leria, mas não agora

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, adorei o enredo do livro, parece ter uma história ótima!
    Eu adoro esses livros que misturam mitologia e que conseguem amarrar o passado com o presente. Bom saber que o desenvolvimento agrada, e ainda mais que o final é trágico (sou meio louca, mas adoro isso).

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive curiosidade pra ler esse livro, mas o dinheiro me faltou kkk.
    Adoro a capa e sua resenha ficou muito boa.
    Me deixou ainda mais curiosa, msm não gostando de finais trágicos.
    Lançamentos das Editoras Parceiras
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida!
    Estou com esse livro aqui me esperando.
    Agora minha ansiedade em ler aumentou, adoro a temática desse livro *.*
    Sem falar que a capa é linda.
    Beijinhos!
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Aodrei a capa e a sua resenha também, me atraiu muito.. Já li e vi Crepúsculo e, em geral, gostei dos livros, creio que a semelhança dos Cullen me atraiu bastante, além da descrição perfeita que você fez *-*

    http://vidradaemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia
    Mas parece ser bom e bem interessante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida,

    Estou muito curiosa para ler esse livro, gosto muito de mitologia! Ótima resenha, como sempre.

    Beijinhos, Bi
    http://www.youtube.com/watch?v=_v5F2R8hqUE&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  10. Cida, ainda não tinha visto nenhuma resenha dele, e até pensei em comprar, mas a sua me deixou instigado. Adoro mitologia, quando bem trabalhada. Espero ler logo !
    Tem post novo > descobrindolivros.blogspot.com.br
    Comenta?
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida!
    Esse é um daqueles livros que eu queria ler por causa da capa (admito sem vergonha - rs).
    Gostei bastante da sua resenha, o livro vai bem além do que eu imaginava e fiquei bem interessada em ler. Uma pena ter continuação, ando fugindo de séries mas parece que sempre estou "me batendo" nelas.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla! A capa é sensacional, impressiona muito. Eu já tentei fugir de séries, mas não tem como, sempre me pegam no caminho.

      Excluir
  12. Apesar de misturar mitologia com assunto envolventes, pelo menos para mim, esse livro não me cativou. A capa é muito bela, realmente, mas quando vejo personagens coomo Helen, que são estressantes, isso me cansa logo de cara.

    Beijos,
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida!
    Nossa, que épico o/ Eu amei a temática desse livro, com certeza adoraria lê-lo... Pena que tem final trágico, dá uma tristeza quando a gente fecha o livro kkkk

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. esse livro está já na minha meta de leituras desse ano. Amo mitologia!! E irei amar vê-la inserida nos dias atuais.
    sua resenha ficou ótima!!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida, eu ganhei este livro no natal, e estou bem animada, só fiquei meia triste pq vc falou que a leitura demorou a engrenar, isso é muito chato..
    Gostei da sua comparação com a família cullen, e menina fiquei intrigada agora, vc me deixou curiosa!!
    Espero que eu goste da leitura, apesar dos pontos negativos ^^

    beijos mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila! A comparação foi inevitável, embora sejam seres diferentes, a maneira como agiram foi muito parecida.

      Excluir
  16. Ta ai, um livro que não faço a minima questão de ler .. não sei o porque, mas ele não me chamou atenção. No entanto, pela sua resenha pude perceber que sim, tem algo que possa me interessar.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida,
    É a primeira resenha que leio do livro e achei interessante por ter mitologia nos dias atuais. Fiquei curiosa.
    bjs

    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida!
    Já tinha visto esse livro mas não sabia que tinha relação com a história de Helena de Tróia. Me interessei, apesar da personagem ser chata, quero ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora! O enredo evolui, e isso achei muito bom, exatamente por este motivo quero ler o próximo.

      Excluir
  19. Adoro a capa desse livro!!! Tenho mais ainda não li.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Esse livro tem uma capa como poucos, mas as resenhas que tenho visto não são muito positivas. Eu espero ler, mas nunca se sabe.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Adoro mitologia, mas infelizmente esse é um livro que eu não tenho interesse em ler. Adorei a resenha, está muito boa.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, Cida! Tudo bem? Assim que esse livro lançou fiquei morrendo de vontade de ler, mas ao ler algumas críticas negativas desanimei completamente. Tenho vontade de ler ao mesmo tempo que não, pois fico imaginando que seja um livro ruim. Estou bem dividida, na verdade. Algo que chamou minha atenção é a mitologia no enredo, pois adoro esse tema. Só me entristece saber que é uma série, rs.

    Beijos, Leitura da Vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também li muitos comentários negativos, mas é sempre bom ler e formar nossa opinião. Leia sim e depois me fala o que achou. Bjos!

      Excluir
  23. Olá Cida :)

    Eu acho essa capa bem interessante, mas estou fugindo de livros com esse tema... Quem sabe no futuro né?!

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  24. Eu tenho esse livro, comprei numa promoção ahahaha
    Não lembro de já ter lido outra resenha dele, então não sabia que a história envolvia mitologia (tipo Percy Jackson e os deuseus no meio de nós na atualidade hehehe)
    Achei legal, pq curto o tema, e misturar as coisas assim me agrada

    Adorei a resenha, e vou tentar ler esse livro esse ano ainda pq parece ser super bacana.

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Flavia, depois me fala o que achou.

      Excluir
  25. Boa tarde Cida,

    Não conhecia o livro e confesso que não faz o meu estilo, mas sua resenha esta ótima...parabéns....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Nossa, eu não consegui engrenar nesse livro de jeito nenhum!
    Tipo, desisti e troquei para outro antes mesmo de conhecer a "família misteriosa", o complexo de inferioridade da Helen é um porre de lidar mesmo. Pretendo voltar, mas já estou meio com o pé atrás.

    A sua resenha me deixou meio curiosa, deu uma vontadezinha de voltar, mas sei lá.

    Beijitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu persisti e consegui encontrar ponto bem positivos, acho que a sequencia será muito melhor.

      Excluir
  27. Oie amiga.
    Esse livro já tinha me chamado atenção pela capa, mas nunca tinha lido resenha dele.
    Depois de sua resenha , fiquei muito ansiosa para ler esse livro, mesmo que a protagonista seja chata , tenho muita vontade de ler.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Jéssica
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Nossa, tenho esse livro e apesar de dizer sempre que "vou ler", nunca começo a leitura. Mas sua resenha, caramba me despertou um desejo imenso de ler o livro logo!
    Fiquei animada e quero muito conhecer essa história *-*

    Adorei seu blog e venho mais vezes aqui com certeza ;)

    Beijão!
    http://literarioecultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Eu gostei muito desse livro e antes de ler, tinha lido em uma resenha que ele parecia Crepúsculo e tal.
    Bom eu discordo, não achei parecido não,(minha opinião) famílias unidas e meio doidas existem em muitos livros.
    Espero ansiosa pela sequência, tomara que a Intrínseca faça o favor de publicar ainda esse ano :)


    Abraço

    ResponderExcluir
  30. Eu gostei muito desse livro, gostei de sua resenha, só discordo na comparação com Crepúsculo, não achei nada parecido.

    Espero que a Intrínseca faça o favor de publicar a sequência ainda esse ano :)

    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!