{Resenha} O Livro do Cemitério

O Livro do Cemitério
Título Original: The Graveyard Book
Autor(a): Neil Gaiman
Editora:  Rocco (Jovens Leitores)      Páginas: 336
Lançamento: 2010     ISBN: 9788579800122 

Enquanto seus pais e irmã são impiedosamente assassinados por um misterioso homem chamado Jack, um bebê consegue escapar de seu berço e se aventurar pelo mundo. Uma série de coincidências, aliada a uma grande dose de sorte, salva o pequeno de ter um destino tão trágico quanto o de sua família.  A história do bebê sortudo e fujão começa quando ele chega à rua e sobe a colina em direção ao velho cemitério.


Neil Gaiman não é um autor estreante, mas este foi o primeiro livro dele que tive oportunidade de ler e posso dizer que  comecei bem. 

Abra sua mente, dê asas à sua imaginação e conheça o mundo criado por Neil Gaiman, o mundo do cemitério. Com uma narrativa que nos faz ter a sensação de estar ouvindo uma história contada por nossa mãe, para embalar nosso sono, este livro nos conta a história de Ninguém Owens, nosso Nin, o garotinho que cresceu com o povo do cemitério.

Livro do Cemitério já começa de forma impactante e assustadora, um homem chamado Jack, invade uma residência e assassina toda a família com facadas, porém o integrante mais jovem, um bebê de quase dois anos, escapa pela porta aberta e vai parar em um cemitério. O assassino tenta encontrá - lo, mas os moradores do cemitério, uma turma de fantasmas muito camarada, toma o pequeno como seu protegido e consegue afastar Jack de lá. Deste dia em diante o bebê ganha uma nova família, e é batizado pelos novos pais, o casal Owens, como  Ninguém Owens.


Nin ganha a liberdade do cemitério, desta forma ele tem as mesmas habilidades dos fantasmas, que por sinal fogem à regra das criaturas que conhecemos como assombrações. Esta turma formada por fantasmas de pessoas ilustres e outras nem tanto, vive em seu cemitério, de forma única, organizados em uma sociedade, com regras próprias e sem a preocupação de assustar as pessoas. Lá é um mundo a parte, um local que desperta a tenacidade e sagacidade do jovem Nin. O que poderia ser apenas a história de um órfão, ganha outra dimensão neste cenário.
"Você recebeu a Liberdade do Cemitério... Então o cemitério está cuidando de você."
É um livro infanto-juvenil capaz de agradar pessoas de todas as idades, como uma linguagem de fácil compreensão, torna a leitura fluida. Os acontecimentos do livro são rápidos, sem enrolação, tem poucos capítulos, que trazem a evolução da vida de Nin, tais como a descoberta da primeira amiga, o aprendizado com os seres fantásticos que o cercam, sua aventura em uma escola de pessoas vivas, o encontro com o perigoso Jack e muito mais. Cada capítulo é uma etapa da vida do menino, e assim podemos estar ao seu lado enquanto ele cresce. O livro traz ilustrações que enriquecem seu conteúdo.



O cenário do livro é macabro, mas dada sua singularidade, também é atrativo e acolhedor. Temos uma cena ou outra que acontece fora dos portões do cemitério, porém não pensem que isso restringe a história, pelo contrário, o cemitério esconde muitos segredos, nos deixando ávidos por respostas, e como Nin é curioso também, nos ajuda a desvendar tudo. A curiosidade dele poder sua melhor qualidade, mas também o maior defeito, já que toda vez que tenta descobrir algo, entra em tamanha confusão, que se não fosse a proteção de seu guardião Silas e do povo do cemitério, ele não iria muito longe. Ressalto que não é só o mistério do cemitério que iremos acompanhar, ainda temos a questão do assassinato da família de Nin e as razões que levam o assassino a continuar em busca do menino.
"Ele está aqui fora, em algum lugar, e quer você morto - disse ela. - Aquele que matou sua família. Nós, no cemitério, queremos que você fique vivo. Queremos que você nos surpreenda, nos decepcione, nos impressione e nos maravilhe. Volte para casa Nin."
O que achei muito legal, é que em cada confusão que entrou, Nin tirou um ensinamento, e no momento em que ele mais precisou, utilizou sabiamente tudo o que aprendeu. Há uma junção de todos os acontecimentos do livro nas páginas finais, que mostra o quanto a história é bem amarrada.

Além de ter uma história coesa, um ambiente rico, temos neste livro personagens cheios de carisma. Nin o protagonista é cativante, ele é teimoso, curioso, inteligente, justo, uma graça de menino. Dá vontade de adotá-lo. Seus companheiros de cemitério são os melhores fantasmas que já vi, donos de um humor sem igual e de um coração enorme. São meio malucos, mas combinam bem com a história. Existem personagens humanos também, como a jovem Scarlett e temos Silas, o misterioso guardião de Nin, que não sabemos bem o que é, só que ele está entre o mundo dos vivos e dos mortos.

Outro ponto positivo em relação aos personagens foi o cuidado em sua criação, ao observar os diálogos, podemos perceber que são pontuados com detalhes da época que cada um viveu ou vive. A linguagem usada às vezes é clássica, em outras contemporânea, dando ao leitor a condição de saber identificar o personagem dos dias de hoje e o que viveu  séculos atrás.

Enfim, foi uma ótima leitura. A vida de Ninguém Owens pode ser tudo, menos cansativa. Uma história que mostra o valor da palavra dada e das verdadeiras amizades, o único ponto que não me contentou, foi o destino da personagem Scarlett, mas não vou me aprofundar neste assunto, pois seria uma spoiler.



Sobre o autor

Neil Gaiman é um escritor britânico, que atualmente mora nos Estados Unidos, próximo a Minneapolis. Criador de graphic novels de enorme sucesso como a série Sandman e reverenciado pelos fãs de histórias em quadrinhos em todo o mundo, também é um prolífico autor de obras em prosa e poesia para todas as idades, além de atuar como jornalista, roteirista, compositor e dramaturgo, sendo considerado um dos dez escritores vivos mais importantes da pós-modernidade pelo Dictionary of Literary Biography.
(Créditos da imagem: http://www.neilgaiman.com/gallery/)


2leep.com

47 comentários:

  1. Nossa' os universos dos livros de Neil Gaiman são surrealistas e cheios de um mistério e terror que nos envolve do início ao fim. "Coraline" foi o primeiro livro que li dele e adorei a narrativa e a forma como ele dá vida as personagens. "O Livro do Cemitério" me parece um livro muito bom e sua resenha me despertou curiosidade em lê-lo. Gosto das tramas dos seus livros e com toda certeza lerei esse livro. :D

    Abraços.
    Andreza - http://www.darealidadeaosonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Meu deus agora fiquei com vontade de ler esse livro sinceramente :D

    Eu assisti Coraline que também é de um livro dele e ameeeei é um dos melhores desenhos que já vi na vida então acho que minha próxima leitura será esse livro O.O , beijos !!

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coraline está sendo bem indicado, acho que será o próximo.

      Excluir
  3. Eu lei as obras de Gaiman desde a época que ele escrevia Sandman e me apaixonei. Quando ele começou a escrever livros fiquei muito feliz :-)
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi meu primeiro e gostei demais Aris, quero ler mais em breve.

      Excluir
    2. O Livro do Cemitério, Coraline e belas Maldições são livros mais leves dele, os dois primeiros especialmente por serem juvenis; Fumaça e Espelhos varia do sombrio ao mais leve; Neverwhere é bem o estilo de escrita que ele tinha em Sandman e a série Deuses Americanos é bem pesadinha ;-)
      Eu recomendo muito belas Maldições, que ele escreveu com o Terry Pratchett. É muito engraçado :-D
      Bj, Aris.

      Excluir
  4. Nossa, que diferente! Gostei muito das descrições dos cenários que você citou, me interessei :) Não conhecia o autor '-'

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!
    Eu morro de vontade de ler um livro do Neil Gaiman mas até agora não li? Todos dizem que são maravilhosos, mas até agora não tive oportunidade. :(
    O livro do cemitério é um dos livros que eu mais ouço falar, mas não sei se a temática dele seria adequada pra mim. :( Vamos ver...

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! É um livro infanto juvenil, se você aprecia este gênero com certeza irá curtir.

      Excluir
  6. Não conhecia o autor, o livro parece ser tão cativante, daqueles que a gente guarda boas recordações :)
    Fiquei interessada.

    Rafa
    Blog Melody

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu guardei Nin comigo Rafa, você usou as palavras certas.

      Excluir
  7. Ainda não li nada desse autor tbm amiga. Confesso que quando li cemitério já fiquei com um pé atras, mas no decorrer da resenha vi que parece ser um livro interessante, fiquei curiosa *-*

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ouvi muita gente falando do autor, mas ainda não li nada dele. E sua resenha me deixou mais que curiosa, ai ai...
    Mas sinceramente, acho que irei morrer de medo, mas ainda sim eu quero ler algo dele.

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Lu, dá para ler sem ficar morrendo de medo, só alguns sustinhos.

      Excluir
  9. Oi Cida!

    Uaaaau, parece ser um excelente livro esse, hein! Adorei sua resenha, me deixou super curiosa pra começar essa leitura!

    Bjão!

    Paulinha.
    http://www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa Cida;
    Adorei a resenha, o livro me pareceu ser muito bom mesmo.
    Já vou aidiciona-lo a minha listinha de desejados.

    Beijkas
    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  11. Oie cida,
    não conhecia o livro e não sei se leria, não me chamou atenção

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida.
    O Neil Gaiman é um dos meus autores favoritos.
    Adoro todos os trabalhos dele.
    Sempre fico boba com ele consegue transformar o macabro em algo adorável.
    Leia os outros dele que você irá amar.
    Beijinhos!
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Esse livro me parece meio macabro, mais acho que leria sim.
    Gostei da sua resenha.
    Beijos
    www.souseuastral.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida,

    Não conhecia o livro mas adorei mesmo, fiquei super interessada. Vou procurar saber mais sobre ele. Adorei a resenha como sempre.

    Te indiquei 1 selinho e 2 memes!!!
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/2013/02/selinhos-e-memes.html

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida,
    Que livro diferente, adorei o enredo e fiquei bem curiosa para ler *-*
    Parabéns pela ótima resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  16. Ah.. Adorei a resenha.
    Você escreveu dados muito importantes e que me deixaram curiosa sobre o livro.
    Vou procurá-lo no Skoob para não esquecer!

    Beeijos
    e uma linda semana
    luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha ouvido falar desse livro e, pra falar a verdade, a capa não me atraiu muito, mas pela sua resenha toda a minha opinião mudou.. Adoro livros desse gênero e gostei muito da história, parece ser ótima!

    http://vidradaemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Cida, que livro perfeito é esse?
    Realmente parece ser muito bom!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida, tudo bem flor?
    Flor a cada nova resenha que eu leio aqui me sinto cada vez mais pobre, porque a maioria dos livros que você resenha,e que eu não conheço, eu fico com vontade de comprar. E esse entrou pra minha lista de desejados pela irreverência da estória. Achei incrível a ideia de colocar um bebe para ser cuidado por fantasmas, e imagino que o trabalho de pesquisa dele deve ter sido intenso por conta da diferenciação da forma de falar. Mais uma ótima resenha.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    "> Você é o que lê


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, eu fico feliz por trazer livros que despertem seu interesse, é muito bom ver um comentário assim. Obrigada. Bjos!

      Excluir
  20. Nossa, Cida!!!
    Preciso ler esse livro, adoro universos assim surreal, levam nossa mente para longe, coisa mais gostosa isso.
    Minha cunhada tem esse livro, se não me engano, vi ela uma vez com um livro que acho ser ele..

    Beijinhos.
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana! Pede emprestado então, você vai curtir bastante.

      Excluir
  21. O Neil Gaiman é incrível, e eu gostei muito deste livro e adorei o Nin ♥ haha. Ótima resenha.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nem conhecia o livro, mas acho que por hora ia optar por nao realizar a leitura.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Cida!
    Esse autor é muito elogiado. Inclusive tenho muita vontade de ler qualquer livro desse autor, apenas por curiosidade.
    Não conhecia esse livro dele, mas a história parece ser interessante.
    Fiquei curioso e gostei da sinopse, o que já é um bom passo.
    Enfim, parabéns pela resenha! (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Ainda não conhecia o livro...
    Gostei muito da sua resenha, parece ser um ótimo livro.
    Já vou colocar na minha lista de leitura.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oie Cida!

    Ah!! Eu preciso ler algum livro desse autor rs... Estou com Stardust aqui me esperando e por tudo que já li sobre a escrita do Neil sei que vou ficar viciada =D

    Esse livro já está na minha lista de desejados. Super curiosa para ler ele *-*

    Adorei a resenha!

    Beijos;***
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane! Stardust eu assisti o filme e é muito bom, com muita magia e romance, acredito que o livro seja melhor ainda.Bjos!

      Excluir
  26. sou louca pra ler esse livro, parece ótimo.
    Neil é fantástico.
    beijos

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Conhecia o livro não mais adorei a resenha :)
    Beijos
    @blogscl
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. O Neil Gaiman é muito queridinho! Adoro os livros e quadrinhos, especialmente "Os Livros da Magia".
    Já havia visto este livro antes e lembro de ter achado a capa linda, mas acabei nem lendo a sinopse. =/ Gostei bastante de conhecer a história melhor, deve ser incrível mesmo. O cenário parece fantástico e instigante.
    Ótima resenha, Cida!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. O Neil Gaiman é muito queridinho! Adoro os livros e quadrinhos, especialmente "Os Livros da Magia".
    Já havia visto este livro antes e lembro de ter achado a capa linda, mas acabei nem lendo a sinopse. =/ Gostei bastante de conhecer a história melhor, deve ser incrível mesmo. O cenário parece fantástico e instigante.
    Ótima resenha, Cida!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi Cida,
    Eu não conhecia o livro e capa não me agradou ,mas sua resenha positiva me deixou curiosa e interessada pelo enredo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Adorei! Quero ler esse livro já! Você descobre cada livro surpreendente srta Cida... Ao ler o comecinho da sinopse lembrei do Harry...

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pah! Eu tenho uma infinidade de livros aqui, cada um de um jeito e gosto de colocar sempre alguns como este. Bjos!

      Excluir
  32. Oie Cida
    confesso que esse livro não me empolgou muito não, eu li um tempo atrás, somente por causa de muitas resenhas positivas, mas só achei legalzinho, talvez eu prefira outro estilo. mas achei legal as ilustrações.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  33. Olá Cida,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog e fiquei bem interessado, irá para a minha lista....parabéns pela resenha.....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/




    ResponderExcluir
  34. Oi Cida!
    Esse livro me pareceu um barato, sua resenha está o máximo amiga, me deixou babando aqui. Ainda não li nada dele, mas a Rosem é super fã, assim que ver esse livro num promo vou adquiri-lo com certeza!
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  35. Olá Cida!
    Adorei o livro, a história parece ser muito bonita e gostosa de ler, já ouvi falar muito bem do Neil Gaiman.
    Ótima resenha!
    Beijos...Samantha
    Só pra Menores

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!