{Resenha} Garota Tempestade

Garota Tempestade 
O Estranho Mundo de Jane True - #1
Título Original: Tempest Rising
Autor(a): Nicole Peeler
Editora:  Valentina      Páginas: 280
Lançamento: 2012       ISBN: 9788565859035               
Compare Preços   Skoob
Mesmo tendo passado a vida inteira na pequena e conservadora cidade de Rockabill, Jane True, 26 anos, sempre soube que não se encaixava numa sociedade pretensamente normal. Durante um de seus clandestinos nados noturnos no mar congelante, desafiando um perigosíssimo redemoinho, uma descoberta terrível leva Jane a revelações surpreendentes sobre sua herança genética: ela é apenas meio-humana. Agora, Jane precisa penetrar um mundo de mitos e lendas, povoado por criaturas sobrenaturais, aterrorizantes, belas e até mortais.  Entretanto, alguém está matando meio-humanos como Jane. A pergunta que não quer calar é: os assassinatos são fruto de uma mente doentia ou há um plano macabro para exterminá-los? 
Garota Tempestade é o primeiro livro da série O Estranho Mundo de Jane True, da escritora Nicole Peeler, Phd em literatura e professora em Pittsburgh.

Neste volume introdutório, vamos conhecer Jane True, uma jovem de 26 anos, que vive em uma pequena cidade do interior do Estados Unidos. Sabem aquelas cidades onde o vizinho espirra e já é motivo de fofoca? Pois é , uma cidade habitada por gente que adora cuidar da vida alheia, e quando vê alguém que é diferente, logo torna esta pessoa motivo de preconceito e discriminação.

Jane é a vítima da cidade, filha de uma mãe pouco convencional, com um passado marcado pela morte do namorado e uma internação em uma clínica psiquiátrica, não é bem vista pela comunidade, praticamente vive isolada. Mora com o pai e trabalha em uma livraria, a Morrer de Ler, seu único passatempo é nadar nua, durante a noite, no mar revolto.

Em uma destas noites, a jovem encontra um corpo no mar, e para sua surpresa a pessoa não morreu afogada, e sim foi assassinada. Deste dia em diante tudo muda para Jane. O assassinato foi a porta de entrada para um mundo fantástico e inimaginável, que para surpresa de Jane é o seu próprio mundo. Ela vai conhecer seres que antes faziam partes apenas de livros de ficção e começar a entender porque nunca sentiu -se muito normal, afinal ela é apenas meio humana.

Narrado em primeira pessoa por Jane, este livro diferente do que muitos pensam, por causa da capa, não é infanto- juvenil. É um livro que apresenta um mistério ao redor de um assassinato, dentro de um mundo sobrenatural e de quebra tem um clima hot. A capa é a original, e traz elementos que fazem parte do enredo.

O cenário utilizado pela autora não é estranho, uma cidade beira mar no Maine. Todas as tramas que conheço neste local, possuem cidades com moradores cheios de segredos, os ditos esqueletos no armário, e desta vez não foi diferente. Com o aparecimento do corpo, temos a ideia de que vamos mergulhar em um livro policial, mas logo a aparição de seres sobrenaturais mostra que não é nada disso. Eles apresentam-se à protagonista e a levam a conhecer seu mundo, na verdade eles mostram que estão em nosso mundo, até mesmo dentro de nossas casas.  O fascínio de Jane por um destes seres logo se faz perceber, dando início a uma relação apimentada entre ela e o vampiro Ryu.

Eu fiquei bem dividida nesta leitura, existem elementos da trama que me agradaram bastante, enquanto outros achei que precisam ser melhor trabalhados.Vou explicar melhor. Gostei do clima de mistério e da busca pelo assassino, mas no tocante ao sobrenatural achei que a autora deixou a desejar. Foram muitas criaturas inseridas na trama, vampiros, selkies, kelpies, elfos, súcubos e outros tantos, trabalhados em uma nova visão, mas com uma abordagem rasa, que em vez de esclarecedora, tornou-se confusa. 

Jane é muito legal, divertida a maior parte do tempo, uma típica garota de 16 anos... Opa! Mas esperem ela tem 26 anos! Isso mesmo, ela passa a ideia de ter muito menos. Seu comportamento imaturo é mais condizente com o de uma adolescente, não de uma mulher adulta. Quando ela vê o vampiro Ryu, seus hormônios entram num enorme estado de ebulição, a garota só consegue falar de sua libido. Gente, como ela gosta desta palavra, usando-a 99% do tempo, de forma bem cansativa. Jane também, viaja muito em seus devaneios, muitas vezes mostrando muita falta de amor próprio e opinião. Não posso deixar de dizer que achei ela um pouco vulgar certas horas.
"...gosto de você porque toca minha periquita como Jimmy Hendrix tocava guitarra."
Como eu disse, foi o clima de mistério que gostei, foi ele que me fez não largar o livro. Eu gosto muito de tentar descobrir o que ocasionou um assassinato, não é apenas a descoberta do assassino que me guia, mas os fatores que o levaram a isso, e neste ponto a história surpreende. Descobrimos uma crise no mundo sobrenatural e nesta fase entram personagens muito bons, o possível protetor de JaneAnyan e a controversa Nyx. Estes sim, conseguem atrair o leitor, já que são bem intrigantes e não mostram logo de cara suas verdadeiras intenções.

Por causa desta crise, testemunhamos uma luta e tanto, podemos perceber que a história promete, que este mundo criado pela autora tem potencial. Surgem as perguntas, as suposições e a vontade de saber o que realmente Jane representa neste cenário. Ela não é apenas mais uma garota meio-humana, acho que ela tem uma grande importância para todos.

Vou apostar na série, o próximo livro será Caçadores de Tempestade e quero muito ler, conferir se a expectativa criada pela autora no desfecho deste primeiro volume é a perspectiva do amadurecimento e crescimento dos personagens e da própria história.

O Estranho Mundo de Jane True
Garota Tempestade #1
Caçadores de Tempestade #2
Tempest’s Legacy #3
Eye of the Tempest #4
Tempest’s Fury #5
Tempest Reborn #6


2leep.com

55 comentários:

  1. minha periquita? uashhasushusahuu senhor eu ri do quote
    eu estou curiosa para ler esse livro sabe

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida! A capa realmente aparenta um livro infanto-juvenil, mas pelo que percebo não é nada disso. Não sei por que, mas o livro não me agradou.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida! =)

    Fiquei um pouco desanimada ao saber dos pontos negativos, mas por gostar de um bom mistério, acho que daria uma chance à ele.
    Concordo... Ao olhar a capa, parece que se trata de um infantojuvenil. Mas enfim, eu a achei bem bonita.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, agora lendo sua resenha fiquei dividida tb, gostei muito dos pontos positivos que marcou, mais os outros, fala sério... E esse quote ai, dispensável, realmente parece ser uma adolescente, pelo que vc falou..

    beijos mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie amiga.
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro , tenho um grande interesse nesse livro,mas os pontos negativos me deixaram bastante dividida, só que posso ler já que gosto de mistério, o suspense , o sobrenatural também.
    Esse quote é um horror, rir muito aqui. A protagonista parece um adolescente mesmo... kkkkkk
    Beijos

    Jéssica
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa Cida, eu amei e odiei! rsrsrs .... não gosto muito dessa imaturidade nos personagens principal, mas o fato do assassinato e o sobrenatural me chamaram muito a atenção! Mas ainda estou indecisa se irei querer ler a série!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que personagem mais sinistra hein! Hehehe Apesar de não curtir muito este tipo de livros gostei da resenha... Deu vontade de ler :)

    Beijos

    Dani
    http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ótima resneha...ótimo quote kkkkk'
    Não estava animada por esse livro agora animei
    Beijoos
    Brubs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cida!
    Jura que a autora criou uma personagem de 26 anos que tem a personalidade de uma menina de 16? Nossa, no momento eu passo longe de leituras assim. E aquela parte da periquita só me convenceu de que não vou ler Garota Tempestade tão cedo.rs A parte do mistério deve ser realmente boa, investigar um assassinato sempre prende o leitor. Quem sabe a estória melhore nos próximos livros.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida.
    A capa desse livro é tão fofa, já desperta minha curiosidade, e confesso que por pensei que fosse uma história adolescente, nem imaginava sobrenatural
    Gostei da dica.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Oie Cida,
    não sabia que era uma série, mas estu interessada no livro mesmo assim rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tenho vontade de ler o livro a capa é super linda e já vi várias resenhas.
    Adorei a sua e também nem sabia que era uma série.

    Beijos
    @blogscl
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida!

    Penso seriamente em adquirir o livro, a capa é muito fofa e gostaria de saber se a história vale ser lida.Já li algumas resenhas e a tua foi a primeira que não foi totalmente positiva,gostei muito.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Cida!

    Nossa, que quote estranho né... rs Sei lá! Eu estou muuuito afim de ler esse livro. Adorei tudo o que você relatou, o que me fez ter mais vontade ainda de ler. Mas concordo com você, toda essa gama de seres sobrenaturais é demais... eu achei. E a imaturidade de jane pode atrapalhar um pouco... mas quero ler para saber mais. Ótima resenha!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Novidade saber que é uma série, e sinceramente, esses pontos que vc comentou fizeram eu desanimar. rsrs
    Mas quem sabe um dia eu leio?

    clicandolivros

    ResponderExcluir
  16. OMG, o que foi aquele último quote? HAHAHAHAHA
    Sem mais.

    O livro é interessante. A temática é interessa e a capa é.. não, não é chamativa. Por mais que seja condizente com a história, não a vejo como apropriada para o gênero. Percebi que esse é um romance mais pesado e a capa passa a impressão errada, hehe.

    Mas quero ler o livro, algum dia..

    Um abraço,
    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Todos falando sobre o livro = quero ler!
    HAHA
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida,
    Já tinha comentado em outra resenha que pela capa, eu imaginava um enredo totalmente diferente. Mas gostei da mistura criada pela autora e fiquei com vontade de lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Flor eu também fico um pouco incomodada quando há uma mistura muito grande de seres sobrenaturais diferentes, eu li um livro chamado "O Segredo de Esplendora" que tinha muito isso mas não deixou de ser uma boa leitura.
    Na verdade o que me assustou nesse livro foi esse quote que você disponibilizou. Tenho que concordar que a personagem é meio vulgar sim. A repetição de palavras me mataria de tédio também rs. De qualquer forma, pra não ser uma completa chata de galocha eu acho que o livro merece uma chance por ter um bom cenário e por conseguir segurar o clima de mistério como você mesma ressaltou. Pode ser uma boa leitura mas no momento não é uma das minhas prioridades ^^

    desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida!
    Fiquei curiosa com esse livro desde o lançamento, mas não sabia que se tratava de uma série.
    Gostei da sua resenha, pois destacou os pontos positivos e negativos.
    Vou dar uma chance para esse livro, quem sabe ele não me conquista... rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Cida!
    Lembro que quando vi a capa desse livro pela primeira vez achei que se tratasse de um livro mais infanto juvenil. Fiquei surpresa ao ler a temática dele.
    Gostei bastante da sua resenha, com certeza vou querer ler o livro em breve. A diagramação dele também é bem bonita, né?
    Espero que os próximos volumes possam te agradar mais :)
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Cida, muito boa sua resenha. Eu comento isso toda vez que vejo algo sobre o livro: achei que era mais juvenil. rsrs
    Gostei de saber que não é bem assim, a história parece ser mais interessante do que esperava, ainda mais por ser mais adulta. Não sabia desse toque de mistério, normalmente isso me deixa grudada nas páginas também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Confesso que eu também achei que o livro era infanto-juvenil. Essa de ter até um clima hot me surpreendeu.
    Bom, quero ler. Gosto da premissa.

    Beijos,

    Carissa
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  24. Ei ri com o quote! kkkkkkkkkkkkkkkk...
    Vou ler, pessoas tem opnioes diferentes, tem muita gente falando dele!!!

    Bjao

    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Cida, gostei da sua resenha. Nos deixa bem cientes do que vamos encontrar ao ler este livro. Eu achava que ele era mas infantil, sei lá. Talvez pela capa. Também não sabia que era uma série, e confesso que estou evitando começar novas séries ultimamente. E também achei o comentário da jane, bem vulgar... Mas, se caso vier parar em minhas mãos vou ler com certeza! Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  26. Adoro esse ar de mistério. O livro parece ser infantil, mas parece ser uma ótima história. Adorei sua resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Muito boa a sua resenha e cada vez que vejo mais opiniões sobre o livro me dá vontade de ler.
    A capa levou muita gente a pensa em uma série infanto juvenil o que não nada disso e sim um livro maduro que tem de tudo um pouco e o suspense, mistério são gêneros que me fascinam.

    Quem está lendo na Saleta de Leitura é a colaboradora Pandora e já quero ter a coleção na minha estante para ler.

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  28. Oi Cida!
    A impressão que tenho é que o livro tinha tudo pra ser especial mas faltou uma dosagem adequada dos elementos, tipo "Menos é mais". Acho que faltou também uma tarja de "conteúdo adulto" nessa capa, que parece muito juvenil.
    Ótima resenha, beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  29. Oi Cida!
    Nossa parabéns pelo post e para a Editora Valentina pelo lançamento do livro "Garota Tempestade".
    Gostaria de saber mais sobre esse gênero: urban fantasy
    A história de Jane já era triste por causa dos pais e da morte do namorado, e na cidadezinha ainda faziam comentários sobre ela.
    Pela sua resenha fiquei na expectativa para ler por causa dos elementos e da Jane "endo aquele tipo de protagonista que fala tudo o que pensa, e pensa coisas . Ela é engraçada e divertida".
    Realmente tem de tudo: vampiros, seres mitológicos...
    Como será que Jane vai entrar nesse mundo de criaturas sobrenaturais ?

    ResponderExcluir
  30. À primeira vista, esse livro me passou batido, em razão de sua capa. Mas depois que li a sinopse e algumas resenhas, não pude deixar de ignorá-lo..... Estou louca para ler esse livro. Mas estou um pouco receosa quanto à imaturidade da protagonista. De qualquer forma, como o gênero literário muito me agrada, não vou resistir.....

    ResponderExcluir
  31. Quero muito ler esse livro, e sendo uma série lerei também. Gostei muito da capa e a sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  32. Logo quando vejo a capa do livro, penso: oowwnt que fofo. É que ele tem bem uma cara de livro infantil, sendo que não é, mas eu gostei bastante da sinopse e de sua resenha. Deve ser engraçado a imaturidade de uma mulher de 26 anos ou não o.O Só que fiquei bem curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  33. Estou super afim de ler esse livro... É bem o estilo que eu gosto, muito sobrenatural e mistérios...

    ResponderExcluir
  34. De acordo com a resenha, fica a dúvida se vale a pena a leitura do livro ou não... Pelo tipo de linguagem no trecho que você citou, me lembrou um pouco a linguagem da série "House of night", que é uma série envolvente pela trama, mas muito rasa de conteúdo... Tenho todos os livros dessa série, mas principalmente pelo fato de já ter começado a leitura e por ser uma série que te "desliga", por ser de leitura muito fácil.
    Enfim, Garota Tempestade não está no meu top 10 de desejos...

    ResponderExcluir
  35. Não gostei muito. Primeiro, a capa não é de acordo com o livro, e a personagem também não me agradou muito.
    Eu não compraria.

    ResponderExcluir
  36. Oi, Cida!
    Estava com saudades do seu cantinho, andei sumida mas estou voltando!

    Morri de rir com o quote, tinha vontade de ler o livro, mas estou com medo de não gostar :(

    Beijos, flor

    ResponderExcluir
  37. To louca pra ler esse livro, é obvil que não acho a capa condizente, não acho feia nem bonita, mas acho ela meio infantil pra o estilo do livro. Esse livro mistura bastante o mundo sobrenatural, e eu amo esse mundo, e também tem um romance que eu gosto muuuuito!!!

    ResponderExcluir
  38. O livro é muito bom, já tinha lido algumas resenhas do livro, mas não custa nada ler a sua né Cida?!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  39. Eu estou doida para ler esse livro, to fazendo de tudo para consegui-lo =D

    ResponderExcluir
  40. Eu já li várias resenhas desse livro , mas gostei de saber os pontos negativos ...
    Mas mesmo assim , ainda estou curiosa pra ler !!
    Bjus

    ResponderExcluir
  41. A capa nao me chamou muito atençao, mas eu leria sim, por adorar um Suspense... Até porque nao podemos julgar um livro pela capa nao é? haha estou bem curiosa!

    ResponderExcluir
  42. Esses são dois temas que gosto muito romance e fantasia então esse livro é pra mim, só não gostei de saber que é uma série acho que estou cansada de séries, ainda tenho algumas pra completar e ler e não gosto de esperar.
    A capa é feia gostei mais de uma que vi num blog ,não lembro agora qual era o país mas era mais bonita.

    ResponderExcluir
  43. o livro que está causando grande frisson na blogosfera literária;
    muitos gostam, outros nem tanto..
    mas estou muito curiosa para ler
    achei o trabalho da capa maravilho, e espero que o resto do livro esteja tão bom qunto.

    ResponderExcluir
  44. Primeiro que capa feia, mt infantil para um livro pelo que li na resenha bem legal, mas lendo outras resenhas vejo divergências, mts amam e outros odeiam , bom está na minha lista mais por curiosidade mesmo !

    ResponderExcluir
  45. Assim como você, quando vi a capa, imaginei que era uma publicação voltada para o público infanto-juvenil, mas pelo que você disse, não é mesmo. Cenas de sexo?!?! Será que todos os livros hoje em dia terão que ter obrigatoriamente?!?!
    Bem, como amante de sobrenatural, acho que irei gostar dessa história, mesmo sabendo que ela não desenvolveu tão bem essa parte.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  46. Confesso que quando vi a capa a primeira vez eu achei que não seria um livro bom, mas então lembrei da capa de Harry Potter e Percy e percebi que tinha que conhecer mais do livro, ao ler as resenhas, amei, adoro seres sobrenaturais e gostei do fato de ela não ser tão jovem, desconfio que Ryu não seja um vampiro bonzinho e já amei Anyan.

    ResponderExcluir
  47. eu estou louca pra ler esse livro, ja ouvi vários comentarios dizendo que é muito bom
    só achei essa cpaa meio infantil, mas disseram que a capa engana mesmo
    gostei da sua resenha, bjss

    ResponderExcluir
  48. Adorei essa resenha, louca pra ler o livro!

    ResponderExcluir
  49. Super diferente esse livro. Mistura tudo em um livro só. Gostei muito da resenha, ja li muitas sobre esse livro e essa é uma das melhores. Super participando da promoção pra ganhar!

    ResponderExcluir
  50. Da primeira vez que vi esse livro logo pensei que se tratava de uma história infantil, mas pelas resenhas que eu tenho lido de infantil esse livro não tem nada rs, gostei muito do fato de a autora ter investido em outros seres sobrenaturais e não so em vampiros e lobisomens mas também naqueles em que não ouvimos muito falar.
    Estou bem curiosa pra ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  51. Oi Cida!
    Realmente a capa não diz nada sobre o livro.
    Gostei de saber que tem mistério e sobrenatural no livro, adoro essa temática :)
    Curti sua resenha, bem detalhada, nos apresenta como é a história.
    Beijos, bom final de semana =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  52. De tanto ouvir falar deste livro, to muito curiosa.
    Eu fui uma das pessoas que julgou o livro pela capa, mais pela resenha da pra ver que foi uma falsa impressão.... Quem diria que dentro desta capa infantil teria um texto "hot"...
    Quero ver qual é a deste mistério...

    ResponderExcluir
  53. Cida,
    Também amo clima de suspense de quem matou quem , como matou. Esse mistério todo é bom demais. E esse livro deve ser bem bom mesmo. E a capa é muito fofa! Já quero ler!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!