{Resenha} A Bailarina Fantasma

A Bailarina Fantasma
Autor(a): Socorro Acioli
Editora:  Biruta      Páginas: 184
Lançamento: 2009       ISBN: 9788578480400                           

O Theatro José de Alencar é um lugar mágico. Foi construído em 1908 e graças aos cuidados que tem recebido, ainda conserva a mesma beleza e encanto do dia de sua inauguração . Parece inacreditável que seja possível sentar nas mesmas cadeiras em que tantas pessoas estiveram há cem anos, quando a cidade recebeu de presente essa jóia de arquitetura.
Até hoje a empresa escocesa MacFarlane & CO, que forneceu o ferro para estrutura da sala de espetáculos, indica o Theatro José de Alencar como uma de suas obras mais bonitas, dentre tantas espalhadas pelo mundo. Além do material vindo da Escócia, a beleza desse teatro também conta com a obra de artistas plásticos, arquitetos e engenheiros brasileiros. 
Este livro foi uma grande surpresa, eu imaginava somente mais um história de fantasmas, cheia de sustos e mistérios, mas o que encontrei aqui foi um livro que mescla o sobrenatural  com um conteúdo histórico e cultural sensacional. 

O livro começa nos apresentando Anabela, uma jovem que perdeu a mãe muito cedo e vive apenas com seu pai. Eles vivem na Travessa do Anjo, uma residência que carrega em cada tijolo, a história dos imigrantes portugueses. Um lugar que despertava admiração e curiosidade dos moradores da cidade, uma joia rara.

" ... uma ilha feita de passado no meio de um mar de vidro e metal."
O pai da jovem estas prestes a começar o maior trabalho de sua vida, a reforma do Teatro José de Alencar, em Fortaleza. Para comemorar o início da obra, uma apresentação de balé é oferecida. Neste dia, todos os envolvidos neste grande projeto, juntamente com suas famílias, tem a oportunidade de assistir um belo espetáculo, mas para a jovem Anabela tudo será diferente, ela assiste uma apresentação única e exclusiva, com uma bailarina mais do que especial, a bela Clara.



Clara é jovem, triste, quase transparente e dona de um hálito gelado, ela é a Bailarina Fantasma, a mais antiga moradora do teatro. Sua história mistura-se a fundação daquele lugar, é difícil saber onde começa uma e termina a outra. Ambas estão extremamente ligadas, como se fosse algo único. Só temos uma certeza, ela precisa de ajuda, precisa dividir o fardo que carrega a tantas décadas e caberá à Anabela ajudá - la.

Com a narração alternada entre primeira e terceira pessoa, este livro nos apresenta uma história cheia de sensibilidade e beleza. Inspirada em uma lenda urbana, a escritora Socorro Acioli, consegue em cada página deste livro nos dar uma aula de história diferente, que vai emocionar até o mais sério dos leitores.

Gostei bastante da variação na narrativa, deu uma visão mais ampla da trama, principalmente por não ter ficado presa ao ponto de vista de apenas um personagem. A história é contada por várias pessoas, desde meados de 1907 até os dias de hoje. Além disso, o livro foi dividido em atos, tal como uma peça de teatro.

A cada ato vamos conhecendo sobre o projeto do teatro e sua construção, mas também vamos acompanhar a vida das pessoas que estavam envolvidas neste acontecimento. Pessoas que fizeram do Teatro José de Alencar o cenário de uma bela e sofrida história de amor. O romance vivido por Clara foi acompanhado pela sensibilidade da arte. Foi puro, doce e mágico, pena que o egoísmo do ser humano também o fez ser uma tragédia.

" Um breve instante de amor apaga uma eternidade de tristezas."
Clara é o passado e Anabela o presente. Ao ver a bailarina Anabela sentiu medo, mas logo entendeu que ela não queria assustar ninguém, tudo que precisava era contar sua história e terminar algo que havia sido começado há muito tempo. 

"Você quer oração, vela ou missa?"
Eu gostei mais do passado, e desta forma mais de Clara, do que de Anabela. A bailarina é uma personagem extremamente sensível, minha empatia com ela foi enorme, ao ponto de sentir suas aflições e de derramar lágrimas por sua dor. Eu sou muito emotiva, foi impossivel não chorar ao saber o que levou a bailarina a ser o fantasma do teatro. 

Anabela não é uma personagem ruim, mas como é apenas uma intermediária para algo bem maior acabou não tendo muito destaque. Tanto ela, quantos os outros personagens são coadjuvantes deste espetáculo protagonizado por Clara e pelo teatro. Na verdade este foi o único ponto que achei negativo, eu queria ter tido mais contato com os outros personagens. Mesmo assim a obra não perdeu nenhum ponto, a mágica do livro foi muito compensadora.

Eu li este livro muito rápido, fui arrebatada para dentro de suas páginas e viajei para Fortaleza. Com uma diagramação linda e recheado de fotos do teatro, foi um presente para os olhos e para o coração. Sua bela história não traz apenas amor, traz também amizades sinceras e uma lição de esperança e confiança. Podemos ver o tamanho da maldade de um ser humano, mas também o quanto a bondade e a solidariedade de outro pode ultrapassar as barreiras do tempo e da razão.

Claro que recomendo.





Sobre a autora:  
Socorro Acioli nasceu em 1975 em Fortaleza, é jornalista, escritora e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Já recebeu o Prêmio de Melhor Obra Infantil da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, o Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.


2leep.com

45 comentários:

  1. Uma das minhas próximas leituras. Parece muito bom. E a diagramação é linda demais mesmo.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olha aí o blog falando um pouco da minha cidade ^^
    Adoro esse livro, mesmo não tendo tido a oportunidade de lê-lo.
    A estória é muito contada por aqui e todos os Fortalezenses conhecem.
    Amei a resenha e adorei o post.
    Nova Coluna no Blog - Resenha do Leitor.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lauri! Então você cresceu ouvindo esta lenda. Que legal. Já viu a bailarina?

      Excluir
  3. Oiii, tudo bom?
    O livro parece bem interessante! Ainda mais pelas fotos e tal.
    Não sei se é exatamente o tipo de livro que eu gostaria, mas vou dar mais uma olhada!
    Adorei a resenha!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais! O livro é rápido de ler e tem um enredo muito interessante, acho que vale a pena conferir.

      Excluir
  4. Oie Cida,
    adorei o post!!!! bem diferente essa resenha :)

    o livro parece ser bem interessante

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Cida!
    Ah, desde que vi esse livro pela primeira vez fiquei super curiosa em relação a história, sua resenha me deixou mais ainda, Bailarina fantasma parece ser realmente muito bom. Sem dúvida pretendo lê-lo me breve. Ótima resenha:)

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida!
    O livro parece muito bom e forte tb " Um breve instante de amor apaga uma eternidade de tristezas.",essa frase já me diz muito sobre o tipo de história que eu posso esperar.

    Bjos

    http://www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  7. Oie Cida !!

    Esse livro parece encantador. Eu queria ser bailarina, mas cresci demais e os meus 1,75m não me permitiram seguir essa carreira, então tenho que viver a profissão através das páginas de livros.
    Adorei sua resenha :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara! Quem não sonhou em ser Bailarina, eu também, mas não deu certo. Como você, vivo o sonho nas páginas de um livro.

      Excluir
  8. Oi Cida, tudo bem flor?
    Eu li uma resenha desse livro no blog fluffy e fiquei encantada. Depois de ler a sua quero ainda mais curiosa, e com vontade de conhecer essa bailarina. Não sei porque assim que li as resenhas me lembrou um pouco O Fantasma da opera, talvez seja porque ela é o fantasma de um teatro.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida,

    não conhecia o livro, mas fiquei com muita vontade de lê-lo! Adoro conhecer livros nacionais que trazem um pouco da história do país juntamente histórias bem feitas! Ótima resenha, parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Não sou muito acostumada a ler romances históricos mas se tem sobrenatural no meio deve ser realmente interessante.
    A resenha ficou ótima!

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sério. Uow!! Que livro show!
    Eu adoro aprender história durante a leitura, mas não foi apenas isso que me ganhou. O próprio enredo que expuseste me ganhou. Parece Um fantasma da ópera de início, mas ele não parece permanecer na linha.

    Já anotei.
    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, esta história mesmo sendo dramática é diferente. A bailarina é mesmo um fantasma, não uma pessoa que se esconde sob este véu.

      Excluir
  12. Cida!
    Não conhecia esse livro!
    Amei!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. oie Cida
    não sabia que era um livro nacional. Fiquei bastante curiosa para ler. Adorei a resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida, que resenha maravilhosa! Eu adoro quando os autores conseguem construir histórias tocantes, ainda mais com tanta sensibilidade como você citou. Acho fantástico quando mistura-se história e mito, ficção e realidade, ainda mais por se tratar de um pedacionho do Brasil. Parece ser uma história que vale a pena ler, e eu leria com o maior prazer.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! Nosso país é tão bonito e tem lugares maravilhosos, eu gostei demais da ambientação que a autora usou, fiquei até sonhando com um livro em SP.

      Excluir
  15. Oi Cida!
    Que linda sua resenha! Venho paquerando esse livro há algum tempo, justamente por conta de resenhas positivas a respeito. Confesso que a capa eu acho sem graça (sou louca por capas bonitas), mas a história tem tudo pra agradar.
    Deu pra perceber o quanto você curtiu a leitura, me contagiou! rs
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla! Estou parando de confiar em belas capas ultimamente e tenho descoberto ótimos livros. Acho que será uma leitura muito boa para você.

      Excluir
  16. Boa noite Cida,

    Não conhecia nem o livro e nem a autora e achei bem interessante, ainda mais incluindo José de Alencar....gostaria de ler...parabéns pela resenha e dica..abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Livro não fala do escritor José de Alencar e sim do Teatro José de Alencar.

      Excluir
  17. Bela resenha, a estoria parece boa eu já li sobre ela em outros lugares também hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  18. Oi flor,
    Adoro os livros desa editora, sempre com lindas ilustrações e ótimas diagramações.
    Estou curiosa pra ler esse livro ^^
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida (: você sempre com resenhas incríveis! Gostei do livro só pelo nome, e gostei ainda mais pelo fato da estória acontecer na minha cidade *---* no teatro José de Alencar, onde eu já fui várias vezes! Sou apaixonada pelo teatro e adoraria ler esse livro, tenho certeza que eu chorarei quando estiver lendo porque também sou muito emotiva (: e quando eu comprar esse livro vou no teatro pra ler ele lá kkkk já pensou que legal? k adorei a resenha, o livro, a capa, tudo! pretendo mesmo ler!

    Agente já postou lá, quer ler? Desde já obrigada!
    -Mica
    Fallen in Me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mica! Você conhece o teatro? Nossa que legal. Já fico imaginando você lendo o livro lá. Tire fotos para vermos. Bjos!!

      Excluir
  20. Cida, amei sua resenha. De verdade! Já havia ouvido falar desse livro, mas não me interessei tanto assim, levando em conta que as poucas resenhas que li a respeito falavam bem pouco, bem pouco mesmo, do conteúdo da obra. Pelo visto é um livro incrível!
    Beijo grande.
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeni! O livro é bem pouco divulgado, uma pena mesmo.

      Excluir
  21. Não conhecia o livro, e amei tudo o que vc disse.
    Quero ele para ontem, já foi a minha lista de desejados :)
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  22. Oie amiga.
    Confesso que ainda não conhecia esse livro,mas lendo sua resenha fiquei
    encantada com a história.
    Vou procurar para ler esse livro.
    Parabéns pela resenha.
    Beijão

    Jéssica
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Cida!
    Vou me entupir de autores nacionais este ano, e quero que A Bailarina Fantasma esteja entre os selecionados!
    Minha única razão para lê-lo seria amar o balé, mas isso já é algo suficiente!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser dicas pode falar, ano passado eu li vários e encontrei uns excelentes.

      Excluir
  24. Já tinha visto uma resenha deste livro, parece ter uma bela história. Adorei saber que tem fotos *-*
    Parabéns pela resenha!

    xoxo
    lepetit-mari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Amei a resenha, mas a resenha ficou muito boa que chamou minha atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi cida!!! Tudo bom?

    Que livro com a capa linda, adorei sua resenha e o livro. Não conhecia o autor. fiquei super instigada a começar a ler.

    ResponderExcluir
  27. Oi... já me deparei com esse livro. Ao ler a resenha lembrei de O Fantasma da Ópera. Gosto de livros com contexto histórico, parece que eles nos ensinam mais. Na biblioteca onde trabalho tem, vou ler com certeza.
    Sobre os Saraus, pelo menos em São Paulo há um movimento muito forte, vários acontecem tanto no centro como nas periferias, entre eles (os que lembro) Sarau da Brasa, Sarau da Cooperifa, Sarau do Binho, Sarau Suburbano Convicto, Sarau do Parque, que é na biblioteca onde trabalho. Nas casas de Cultura também. É um movimento bem forte, viu..
    Bjos

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  28. Quero muito ler este livro, ele despertou a minha curiosidade. E parabéns pela resenha, ela ficou muito, muito boa.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Nossa, Cida. Amei esse livro! Preciso ler ele!
    Você e seu dom para descobrir tesouros literários. Obrigada pela valiosas dicas.

    Beijo enorme!

    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  30. Que lindo seu envolvimento com o livro Cida, a emoção foi transmitida na resenha. Tenho uma ligação muito forte com teatros, pois já me apresentei em vários palcos quando jovem (velhinha eu?), acho que irei me emocionar bastante com a história da Clara.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  31. Hmmm, estou curiosa pra ler agora... ótima resenha, adorei!
    Beijão :)

    ResponderExcluir
  32. Parabéns Cida pela divulgação de talentos nacionais!
    Nossa adorei a resenha,recentemente tive o prazer e a sorte de conhecer O Theatro José de Alencar,um lugar maravilhoso,os detalhes da pintura,o valor histórico,pensar nas peças do passado que foram representadas no local...
    Parabéns para a Autora Socorro Acioli.
    Fiquei com mais vontade de ler depois que Você mencionou:" história de fantasmas, cheia de sustos e mistérios, mas o que encontrei aqui foi um livro que mescla o sobrenatural com um conteúdo histórico e cultural"

    ResponderExcluir
  33. Oi Cida,
    não conhecia o livro mas amei o que li no post. Quero muito ler e já anotei para leitura posteior.

    ResponderExcluir
  34. Ei Cida!
    Conheci esse livro por acaso, e a sinopse me agradou muito, porém até hoje não tive a oportunidade de ler.
    Ótima resenha.
    Beijos!
    Monomaníacas por Livros

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!