{Resenha} Sonhos

Sonhos - The Soul Seekers #1
Título Original: Fated
Autor(a): Alyson Noel
Editora:  Leya      Páginas: 320
Lançamento: 2012       ISBN: 9788580445756                                Compare Preços

Daire Santos é uma adolescente de 16 anos, filha de uma maquiadora de Hollywood, que namora estrelas de cinema e viaja com a mãe por todo o mundo. Até que coisas estranhas começam a acontecer com ela: visões com corvos e pessoas brilhantes, o tempo que para de andar, sonhos com um belo menino de olhos azuis-gelo... Os médicos acham que se trata de um caso psiquiátrico, mas a medicina não sabe a verdade sobre Daire.


Este é o primeiro livro da série intitulada The Soul Seekers (Os Buscadores de Alma), na escritora Alyson Noel que também escreveu as séries Os Imortais e Riley Bloom.

Eu já conhecia o trabalho de Alyson, li toda a série Os Imortais e digo que temos aqui uma pessoa que sabe como envolver o leitor, em uma narrativa fluída, interessante e dinâmica. Chamo de interessante pois esta escritora consegue em seus livros trazer sempre uma novo tipo de ser em um cenário diferente. Sonhos apresenta Buscadores de Almas, pessoas com o poder de andar entre dimensões afim de manter o equilíbrio entre o bem e o mal.

Daire Santos é uma destas pessoas. Ela vive com a mãe, uma maquiadora de artistas de cinema. Ambas não tem residência fixa, vivem viajando com as equipes de produção de diversos filmes. Enérgica e despretensiosa, Daire vive um dia de cada vez, ela passa a impressão de ser uma pessoa que consegue se sair bem em qualquer situação, uma pessoa que você sabe que  pode conversar por horas a fio.

Mas nossa protagonista não é tão simples assim, ela é atormentada por visões de pessoas brilhantes, corvos e estranhos sonhos. Quando isso se torna muito intenso, ela surta, levando vários médicos a cogitar que ela é desequilibrada e precisa ser internada em uma instituição psiquiátrica. A mãe de Daire não sabe o que fazer com a filha e é uma ligação da avó paterna que traz a solução.

Paloma afastou- se da neta e da nora assim que seu filho morreu, mas em seu intimo sabia que quando a jovem completasse dezesseis anos, ela teria de voltar. A avó entende o que está acontecendo, ela sabe que não é loucura, e sim o legado da família que está se manifestando, afinal elas são Buscadoras de Almas.

Daire vai viver com a avó em uma cidade bem pequena, chamada Encantamento. Lá ela tem que aprender, em primeiro lugar, a viver em família e confiar em alguém além de sua mãe, para que assim possa entender seu destino e a missão que seu dom carrega. Paloma não explica tudo de uma vez, ela introduz sua neta, aos poucos em um universo místico e espiritual, como Daire dizia, a avó possuía um tempo próprio.  

Logo o mundo é visto por um novo prisma, dividido em mundo inferior, mediano e superior. O mal existe, assim como o bem, e para manter os dois em equilibro, Daire terá conhecer a si mesma e dominar o seu próprio mundo interior. Não é uma jornada fácil, principalmente pela presença de dois irmãos, Dace e Cade, que além de belos e charmosos, povoam os sonhos de Daire e são também, um a sua ruína, o outro a sua esperança.

Narrado em primeira pessoa por Daire, este livro nos apresenta um mundo mágico. Em uma cidade dominada por ladrões de almas, não vamos acompanhar somente a luta do bem e do mal, vamos também conhecer muito sobre a cultura indígena e do Novo México.  Fica claro que a escritora estudou bem ambas, dada a infinidade de detalhes que ela apresenta ao nos inserir neste cenário. É uma obra de literatura fantástica, mas também uma aula sobre estes povos e suas crenças.

O começo do livro é rápido, do surto de Daire, até sua chegada à Encantamento, é um piscar de olhos, isso chegou a me deixar um pouco perdida, mas assim que seu aprendizado teve inicio, eu fui aprendendo e entendo junto com ela. Mesmo tendo toda esta jornada espiritual, o livro não deixa de ser jovem, afinal a protagonista é uma adolescente de dezesseis anos, e como tal vai ter conflitos com os mais velhos, dificuldades na escola e claro, o despertar de uma bela paixão juvenil.

Eu achei a jovem bem inteligente, o que foi ótimo, já que Ever Bloom, protagonista de Os Imortais era bem desprovida de inteligência e conseguia esgotar minha paciência. Eu gostei muito de Daire, ela tem coragem para aceitar mudanças, algo que para muitas pessoas é bem difícil. Mudar é preciso, faz parte de nosso crescimento, e esta é uma mensagem que o livro passa, além de despertar em você o espírito da amizade, lealdade e confiança.

Foi uma excelente leitura, a apresentação do livro é muito boa, traz o significado de alguns animais, tratados nesta obra como nossos guias espirituais. Daire é guiada por um corvo, olhando a capa vocês podem perceber que a menina está acompanhada por este animal, ilustrando a ligação de ambos. As páginas internas trazem ilustrações de penas caindo, eu achei linda a edição do livro, realmente um sonho.

Estou ansiosa pela continuação, que dado o final deste livro, promete muitas lutas e desafios. 

The Soul Seekers
Sonhos (Fated) #1
Echo #2
Mystic #3
Horizon #4

Conheçam o site sobre a série aqui





2leep.com

46 comentários:

  1. Oi Cida!
    Gostei dos pontos que você destacou na resenha, me interessei pela parte da cultura indígena mexicana, já que a pesquisa parece ter sido bem feita, vou ficar de olho nessa série.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom conhecer novas culturas amiga, este livro foi uma boa oportunidade.

      Excluir
  2. Alyson Noel realmente tem aquela magica de encantar quando lemos seus livros. Ainda tenho que terminar de ler a série Os Imortais, mas posso dizer que Sonhos já esta em minha lista de leitura, e agora lendo sua resenha, estou ainda mais interessada em lê-lo logo =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida!
    já li o livro e também gostei muito da Daire, a história é muito interessante e eu gostei das referências à cultura indígena. Também estou ansiosa pela continuação. *-*
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  4. Eu não gostei do livro, isso porque li apenas a sinopse e algumas resenhas que vi pelos blogs.
    O livro me pareceu meio chato, fraco de certa forma.

    Bjão!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um livro fraco não Markos, tem um ótimo conteúdo e um enredo rico.

      Excluir
  5. Só pelo fato de você ter falado que a Daire é diferente da Ever me fez ter vontade de ler o livro! Sério, eu tinha muita vontade de ler este livro porque a estória parece ser legal, mas estava com medo de que a personagem fosse chata igual a Ever haha. Adorei a sua resenha!
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ever foi o trauma de muitas pessoas, mas Daire é muito diferente.

      Excluir
  6. Hey Cidaa!!
    Sonhos parece muito legal, não curti muito o livro "para sempre" da Alyson Noel, mas quem sabe não goste mais deste não é? rs. Imagino quão lindas devem ser as páginas, já que parecem um sonho, a capa acho super legal, mas não algo "de outro mundo", rs. Parece bem interessante esses "guias".
    Beijoo!!

    ResponderExcluir
  7. Sonhos está na minha lista de desejados desde que foi lançado, justamente por ser escrito pela Alyson *-*
    Eu estou acompanhando a série Os imortais e estou adorando!
    Não vejo a hora de ler Sonhos também, parece ser um livro muito envolvente. Sem dizer que a capa é linda né? hehe
    Beeijos,
    http://leitoraobsessiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é muito linda mesmo, na foto não dá para ver bem os detalhes, mas quando peguei, foquei encantada.

      Excluir
  8. Que capa linda!
    Olha não li nada dessa autora, mas me interessei muito por este livro! Gostei do enredo, da personagem, do tema, quero muito ler! :)

    Beijos
    Pri - Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  9. A capa do livro é linda, isso posso afirmar com certeza, e a história parece ser bem interessante também. Acho que não custaria ler.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Cida, então será que o livro aborda, de certa maneira, o xamanismo? O que vc acha?
    Beijinhos e um ótimo final de semana para vc e sua família.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Cida,

    Apesar de não faze muito o meu estilo fiquei até curioso, não conhecia esse livro...parabéns pela sua resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Deve ser bem interessante. Gosto da sinopse, mas o fato de ser uma série me desanima um pouco. São tantas séries aparecendo que cansa.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro
    Mas acho muito bom quando explora outras culturas

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Hey Cida
    Adorei o novo visual daqui, o blog está lindo.

    A capa desse livro é linda, e estou bem curiosa para ler.
    Minha prima é fã da Alyson e então, pegarei emprestado com ela..

    Enfim,
    Achei essa história de buscadora de almas bem interessantes.

    Ri com esse 'desprovida de inteligência' da Ever, eu li só o primeiro livro e por enquanto, gostei dela.

    Feliz Natal e Feliz 2013!!
    Obrigada por estar com Obsession esse ano.
    Equipe Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é verdade Nana, ela não tem esta qualidade. Bjos!

      Excluir
  15. Oi Cida!
    Babei na resenha! rs
    O enredo é interessante e a Alyson realmente sabe encantar um leitor. Li a série "Os imortais" e adorei.
    Estou louca por esse livro. Nem acredito que logo ele estará nas minhas mãos. Acho que ele vai ser uma das minhas primeiras leituras em janeiro. rs

    Tenha um feliz natal!!!

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Da autora só conheço a série 'Os Imortais' mesmo, e tentei a sorte com ela, mas acabei detestando!
    Não acho que vá ler 'Sonhos' tão cedo!
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Cida! :)

    Esta capa é linda, não é?! Foi o que mais chamou minha atenção... Mas assim que eu li a sinopse, fiquei ainda mais interessada.
    Se não me engano, esta é a primeira resenha que eu leio de "Sonhos". Adorei a abordagem, e com certeza já está na minha lista de compras!
    Minha mãe ganhou a série Os Imortais, logo, logo eu a lerei!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida, eu gosto muito da protagonista desse livro, por mais que eu nunca tenha lido, minha irmã leu ( a Paty *-*) e me contou grande parte do livro e eu gostei muito, ta na minha lista de leitura para 2013, por mais que eu ainda to preocupada com a cena que ela vira barata e eu tenho fobia de baratas então vai ser um pouco difícil ler essa parte, mesmo assim vou tentar (:
    Adorei a resenha, explica muito bem o livro e dá muito vontade de ler!

    Agente já postou lá, quer ler? Desde já obrigada!
    -Mica
    A equipe do Fallen in Me te deseja um Feliz Natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, esta cena é de arrepiar, em deu muita agonia.

      Excluir
  19. Oi Cida!
    Eu adorei o novo layout! *-*
    Sobre a resenha, antes eu não tinha vontade de ler esse livro, por ter sido escrito pela Alyson que esgotou minha paciência com a série Os Imortais. Mas como você disse que a história desse livro é melhor e a protagonista não irrita, acredito que lerei sim. Mudei totalmente minha opinião.
    Parabéns pela resenha!
    Feliz Natal! (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  20. A minha experiência com a série Os imortais não foi nada legal, mas pelo número de resenhas positivas que eu li sobre esse livro acabei comprando, mesmo com um pé atrás hsuhuahus Adorei sua resenha, só de saber que a a protagonista não é burra que nem a Ever me deu uma animada para lê-lo!

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bem diferentes Bianca, pode ler tranquila.

      Excluir
  21. Oi Cida!
    Ainda bem que já tenho o livro (só falta ler), pois senão, depois da sua resenha, eu iria correndo comprar. Parece ser ótimo!!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  22. Oi Cida!

    Ainda não li nada da Alison, e confesso que tenho um pouco de medo devido as inumeras criticas que já li sobre ela.

    Tenho bastante curiosidade em ler este livro, principalmente por ter como plano de fundo um tema que gosto bastante. Acho que vai ser uma boa conhecer o trabalho da Alison atravé dele =)

    Parabéns pela resenha!

    bjus e feliz natal;***


    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  23. Oi Cida! Bem, ainda não li nada da escritora, mas confesso que tenho curiosidade em saber como ela escreve já que vi muitas opiniões bem divergentes uma das outras.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Gabriela - leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Cida!
    Acho muito fofa a capa desse livro, a estória me parece boa através da sua resenha, só fico enciumada pois é da Alison, não gostei muito do final morabolante daquele livro para sempre..rsrs
    ótima resenha!
    Feliz Natal!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Eu acho a capa desse livro maravilhosa, tenho um pouco de receio de ler ele pelo que já me falaram da autora, você é a primeira pessoa que vejo elogiando o trabalho dela.

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  26. Oi Cida,

    primeiramente, adorei o novo visual do blog! Ficou divino! Também achei Ever Bloom uma protagonista bem chatinha, tanto que nunca terminei de ler a série Os Imortais. Confesso que estava meio apreensiva com Sonhos, mas sua resenha me deixou com vontade de dar uma segunda chance para a autora e de ler Sonhos.

    Bjs e Feliz Natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, acho que agora acertei.

      Excluir
  27. Não me interesso muito em ler os livros dela, mas Sonhos me interessou, acredito que o fato de terem Soul Seekers :D
    Quando tiver a oportunidade de ler Sonhos, o farei!

    Beigos!

    ResponderExcluir
  28. Adoro histórias fantásticas, talvez um dia leia esse.
    bjss
    http://beletrismos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Apesar de a Alyson Noel ter uma escrita que flui, eu já cansei dela, Todas as obras dela falam de outras dimensões e tal, e isso já me cansou. Para falar bem a verdade, eu nem terminei de ler Os Imortais,d e tão enrolada que ela é, mas algum dia eu termino!

    Beijos!
    http://bagaco-de-laranja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Eu ainda não consegui acabar de ler a série Os Imortais, porque na minha cidade ainda não tem todos na biblioteca, e eu não achei eles nas livrarias, mas eu quero acabar. Eu já tinha visto outras resenhas sobre esse livro e já queria ler, mas a sua me convenceu mais, me deixou muito curiosa e ansiosa para ler.
    my-history-restarted-again.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. "Sonhos" está na minha escrivaninha e eu estou louca para lê-lo, mas por enquanto estou lendo Murmúrio, da Alyson Noël também. Adoro a escrita dela e amei sua resenha, ficou bem legal e me deu mais vontade ainda de ler esse livro!
    Vim te desejar um Feliz Natal também :D Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Ainda não li nada da autora, mas a julgar pelo que vejo sobre a série dos Imortais, não levo muita fé.. hehehe
    Mas pela resenha parece que a história é muito boa e gosto qdo outras culturas são exploradas

    Adorei o lay novo!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  33. Jura que tem uma Paloma personagem??? Que legal, primeira vez que eu vejo! A resenha me fez lembrar do filme A Bússola de Ouro, sobre o animal guia espiritual, o que no filme retrata o animal como metade da alma da pessoa, se naõ me engano, é essa a ideia.

    Bye da Pah
    www.livrosestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Também conhecia o trabalho da Alyson Noel por causa da série Os Imortais.
    Interessante o poder de andar entre dimensões,divisão do mundo e os personagens. Com certeza curiosa para ler e acompanhar o que acontece na história.

    ResponderExcluir
  35. Eu tenho muito receio de ler Os Imortais, realmente a protagonista parece que esgotou a paciência de muita gente... hehe...

    Me animei mais com Sonhos, me parece uma leitura mais interessante.

    Beijo e um ótimo 2013, Cida!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  36. Oi, tudo bom?
    Amei o nome do livro, a capa e a resenha também,
    O Livro deve ser ótimo =)

    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!