{Resenha} - O Círculo de Pedra

O Círculo de Pedra
Autor(a):  R. Costac
Editora: Novo Século     Páginas: 600
Lançamento: 2012            ISBN: 9788576796480
O que você faria se tivesse que guardar o maior segredo de todos os tempos e nunca... nunca pudesse revelá-lo a mais ninguém? E se tivesse que conviver com um segredo tão incrível que mudaria sua vida para sempre? Cinco jovens estudantes descobrem um segredo guardado por quatrocentos anos que os fará viver a maior aventura de suas vidas. Eles serão levados a descobrir coisas inacreditáveis nessa fantástica jornada, desafiando constantemente suas habilidades, inteligência e coragem. E quanto a você, seria capaz de guardar o maior segredo de todos os tempos?
Em 1539 acontece um naufrágio, uma nau portuguesa que estava quase chegando ao seu destino, sofre um desvio do curso e entra em águas desconhecidas. Sentindo a aflição dos tripulantes na própria pele, afundei com estas pessoas, nadei e nadei, até chegar em uma misteriosa ilha com o capitão. Não uma ilha comum, uma ilha que apresentou algo ao capitão que ele jamais acreditou que poderia existir.

O ano agora é 1932, vamos conhecer jovens de diferentes partes do mundo que estão preparando -se para ingressar em uma nova escola, não uma escola qualquer, mas a Escola Internacional do Atlântico, localizada em uma ilha conhecida como Ilha da Coroa. Esta escola oferece uma educação sem igual. Durante quase dez anos, estes jovens viverão em uma ilha, isolada do mundo, adquirindo conhecimentos que permitirão aos mesmos, um futuro brilhante, em qualquer carreira que venham a escolher. São eles Mark, Chester, Rafael, Daniel e Margareth, vindos respectivamente da França, Estados Unidos, Brasil e Inglaterra.

O ponto em comum entre estas duas épocas é a Ilha da Coroa, que logo descobrimos tratar- se da mesma ilha onde o capitão daquele navio que afundou em 1539 foi parar, é uma ilha cheia de lendas e segredos, aparentemente a escola é apenas um disfarce para ocultar o que a ilha esconde em seu coração.

Imaginem estes jovens, na faixa de 13 a 14 anos, vivendo em um local como este, logo eles encontram o maior desafio de suas vidas, desvendar o mistério da ilha. A direção da escola proíbe entrar na floresta que cerca o local, não permite caminhadas noturnas pelos corredores, tem em sua biblioteca um livro guardado à sete chaves e lido somente pelo diretor, passagens secretas e  professores que sempre esquivam -se de perguntas mais profundas sobre a ilha. Tudo isso junto, só serve para atiçar mais a curiosidade desta meninada, que não demora a unir as peças deste enigma e mergulhar em uma aventura espetacular.

O Círculo de Pedra é um livro grande, são 600 páginas, que devido ao tamanho da fonte, podem muito bem ser 900, mas nem por isso é um livro cansativo. Narrado em terceira pessoa, nos apresenta na primeira parte todo o cenário que este mistério está inserido, bem como o perfil de todos os personagens, são muitos elementos que o autor conseguiu unir muito bem, antes de nos conduzir a segunda parte da trama.

Eu achava que tudo ficaria restrito ao ambiente da ilha, quando o segredo do local é revelado eu pensei o que iria acontecer, pois ainda não estava nem na metade do livro, então veio a surpresa, a aventura dos jovens estava apenas começando, ao descobrir a verdade, eles mergulharam em um mundo novo, cheio de pessoas e criaturas fantásticas. 

Tem inicio uma verdadeira jornada de vida e aprendizagem. Mark, Chester, Rafael, Daniel e Margareth, junto com alguns professores, vivem situações onde descobrem o verdadeiro sentido da amizade, lealdade, companheirismo, coragem e honestidade.

Cada um deles tem seu momento de herói, submetidos à grandes perigos, os talentos ou dons, que cada um possui, são a chave para salvar a vida de todos, seja desvendando enigmas, seja lutando com espadas. Cada capítulo traz uma prova, um obstáculo que deve ser vencido, para que todos possam voltar para casa sãos e salvos. O clima de mistério permanece na segunda parte do livro, mas o foco maior agora é na fantasia e aventura.

Personagens muito cativantes, não tenho como escolher o melhor, achei ótimo R. Costac dar espaço para o desenvolvimento de cada um, fazendo com que todos sejam de extrema importância ao enredo.

O ambiente da história foi muito bem descrito, os locais, povos e as criaturas que o escritor criou, ficaram bem vivos em minha mente, lembrei muito da Odisseia de Homero.

O único ponto negativo que encontrei, foi troca do nomes dos personagens em determinada passagem do livro, mas nada que uma revisão não resolva.

Este livro tem continuação, mas o final é fechado. A pergunta que fica conosco é " O que acontecerá com nossos heróis após viverem esta grande experiência?", ficamos querendo saber como eles vão conseguir levar uma vida comum, depois de tantas descobertas.

Eu gostei muito mesmo deste livro, viajei por desertos milenares, por montanhas amaldiçoadas, conheci feiticeiros e bruxas, aqui chamados de desenvals e veussidas, desvendei enigmas e conheci uma galerinha muito simpática e divertida.

Recomendo muito esta leitura, leiam e desvendem este mistério.


2leep.com

35 comentários:

  1. Oi Cida!
    Ganhei esse livro num sorteio e ainda não tinha lido porque não tenho o 2º volume, mas agora sabendo que o final do 1º volume é fechado, já posso ler sem medo se ser feliz rsrsrs...
    Adorei a resenha, agora me empolguei!
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis! Foi um livro que me surpreendeu muito. Leia sem medo.

      Excluir
  2. Oi flor,
    Estou com esse livro aqui e não vejo a hora de ler, acho que o que me chamou mais atenção são esses enigmas, esses mistérios.
    Essa sua resenha só me deixou mais curiosa.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Tem mistério e aventura na medida certa, super recomendado.

      Excluir
  3. Parabéns pela resenha Cida! Já li O Círculo de Pedra e curti bastante. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida!
    Eu tenho a maior curiosidade em ler esse livro, mas ainda não tiver oportunidade. Adorei sua resenha! Acho que até hoje não vi nenhum resenha negativa dele e isso me anima bastante.
    E ele é bem grossinho, né?
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla! Acho que você e o Ace vão curtir. Depois me fala o que achou.

      Excluir
  5. Adorei a capa!
    Gosto de livros com bruxos e essas coisas, acho que ia gostar desse ^^

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, tudo bem?
    Gostei e muito da sua resenha e fiquei curiosa, com vontade de descobrir esse segredo também. Amo livros nesse estilo, mesmo sendo enormes, mas quando lemos, prece que acabam rapidinho, ao contrário de alguns livros pequenos que se arrastam por uma eternidade.
    Abraços,
    Amanda Almeia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Amanda, já li livros bem menores que foram muito cansativos. Este aqui eu queria mais páginas.

      Excluir
  7. Esse livro já está na minha listinha de desejados há algum tempo, rs. Mas não sabia que o nome dos personagens mudavam numa passagem.. Preciso ler outras resenhas para formar minha opinião. (:

    Parabéns pela resenha e ah, tem uma nova lá no blog também! Se quiser dar uma olhadinha!

    Beijos :*

    http://raiseyourheadandread.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida!
    Ainda não conhecia esse livro.
    Gostei da sua resenha. Vou dar mais uma sondada por aí atrás desse livro, quem sabe eu não me animo em ler. rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá cida!
    Eu já conhecia esse livro, mas nunca havia lido uma resenha dele antes, pelo o que eu me lembre. Confesso pra fosse que não é uma leitura obrigatória pra mim, mas espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.
    parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa! Se estiver em busca de uma ótima aventura, dê uma oportunidade a este livro.

      Excluir
  10. Oii Cida!!
    Começo respondendo a pergunta da sinopse: Não, não guardaria esse segredo. SHUAUHSUHSAHUS, é difícil demais guardá-los, rs.
    Adorei a resenha, os nomes diferentes que deram aos bruxos e feiticeiros, as montanhas milenares, tudo parece incrível e encantador, menos a imensa quantidade de páginas unida a fonte minúscula, rs. Não sei se leria, mas parece bem interessante.
    Beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor! Leia sim, vale a pena e você vai ficar querendo mais páginas.

      Excluir
  11. Tenho curiosidade de ler, agora que li sua resenha fiquei mais curioso ainda.
    Gosto de livros com todo um suspense carregando os personagens e eu mesmo.
    Adorei a dica Cida, bjão!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida!
    Esse livro parece ser ótimo, misterioso e com bastante aventura. Não sabia que ele era tão grande assim, mas pelo que você contou, nem dá pra perceber as páginas passando. Adoro livros assim.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Estou bem curioso para ler esse livro, e depois de ler essa resenha minha curiosidade aumentou mais ainda, como o livro é um tijolo vou tentar lê-lo nas férias =D

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi!!
    Nossa, nem imaginada que tinha isso tudo de páginas.. Mas se é como você diz, talvez dê pra encarar, essa quantidade de páginas e letras pequenas me lembrar muito um livro enorme que tenho aqui e ainda não comecei a ler por isso, mas tenho muita vontade.
    Aaah, mas pela história eu acho que vou ler, parece ser repleto de aventuras.

    Beijos;
    Leticia- ObsessionValley.

    ResponderExcluir
  15. adoro esses livros com misterios
    adorei a resenha
    espero poder ler logo o livro

    ResponderExcluir
  16. OOwwwnn adorei a resenha
    Esse livro é muito legal mesmo. Adoro livros cheia de aventura e com toque de misterio.. só achei que ficou um pouco parecido com HP ahahaha e a Margareth é muito bicuda ihihi
    Qdo recebi pra ler me assustei com o tamanho, mas vc vai lendo e é tão boa que nem vê as paginas passando

    Flor, eu to ficando doida e esqueci de te avisar que vc foi tageada no meme ou eu avisei mas nao sei onde? rsrsrs
    Depois espia lá se nao tiver avisado então: http://www.livrosechocolate.com.br/2012/11/meme-livros-doces.html
    E se tiver, desculpaaa!

    Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é mesmo Flavia, mas muitas vezes foi o que ajudou.Bjos!

      Excluir
  17. Oi Cida!
    Eu já li algumas resenhas em outros blogues, sobre o mesmo livro e sempre o elogiam. Confesso que o que me incomodaria na leitura seria a fonte, que me disseram que é muito pequena. Mas como eu sou curioso, isso não seria empecilho. rs
    Como você disse, o livro é repleto de aventuras e acredito que eu curtiria.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lê, é bem pequena mesmo, mas nada que comprometa a leitura.

      Excluir
  18. Não conhecia o livro, mas ja comecei a gostar só de saber que os personagens são cativantes.


    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  19. Olá
    Ficou muito legal tua resenha.
    Já li esse livro e gostei bastante.
    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Gostei da história ela é misteriosa e bem criativa. Sou admiradora desse tipo de texto.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. É bom né? Quando um livro nos agrada, adoro autores detalhistas, onde fazem uma construção de personagens bem elaboradas e tudo mais. Esse livro já estava adicionada a minha lista de ''vou ler'' e, agora fique com mais vontade de ler. Eu já havia me interessado, quando só tinha lido a sinopse. Parabens, ficou ótimo;

    beijos, 7hings.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Cida,
    Esse livro parece ser muito legal, repleto de maldições, bruxas, mistérios, feiticeiros e aventuras... uma trama bem interesse que deve nos prender do início ao fim.
    Parabéns pela ótima resenha

    ps: tem resenha nova lá no blog :)
    http://www.escutaessa.blogspot.com.br/2012/11/resenha-livro-luxuria-de-eve-berlin.html

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  23. oi Cida
    Para quem leu Senhor dos Aneis, sentiu muitas semelhanças nesse livro. Deu para perceber que o autor é super fã de Senhor dos Aneis, ele mesmo me contou.
    Eu amei esse livro, mesmo sendo grosso, ele não é cansativo.
    mal posso esperar para ler a continuação!!!
    e espero muito que tenha um mapa no livro.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! Eu não li, mas você não é a primeira que fala sobre a semelhança.

      Excluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!