{Resenha} Círculo Noturno - O Uivar

Círculo Noturno - O Uivar
Autor(a):  Thiago Pined
Editora: Baraúna     Páginas: 198
Lançamento: 2011            ISBN: 9788579234415

Tudo começou quando ele viu lobos enormes vagando pelas redondezas de sua casa, matando pessoas, porém, alguma coisa acontecia, fazendo com que essas pessoas não morressem. Com isso, Bruno virou o garoto esquisito da sua cidadezinha e teve que ir para a cidade grande para se tratar do seu "problema". Mas quem disse que ele estaria a salvo? 

Cuidado com o lobo!

Bruno morava em uma pequena cidade do interior, após presenciar um homem sendo atacado por um lobo sua vida mudou totalmente. Ao contar o que tinha visto foi tido como insano, afinal ele alegava que o lobo tinha o tamanho de um homem e pior ainda, tinha virado um homem ao fugir. Cidade pequena, poucas pessoas e logo o boato de sua insanidade é espalhado, seus pais decidem que um tratamento precisa ser providenciado, e assim Bruno vai viver com uma tia rica no Rio de Janeiro.

A tia Cecy é uma mulher moderna, recebe o sobrinho muito bem e logo providencia a mudança do visual do garoto, ela diz que ele tem que ser descolado e perder o ar de caipira que tem. A titia providencia de tudo, roupas, acessórios e até aulas de etiqueta, logo Bruno será um verdadeiro carioca.

Mesmo longe de sua cidade natal, Bruno não consegue esquecer o lobo, o som do uivar do animal o acompanha, além disso, o jovem passa a ter estranhos pesadelos em locais de outras épocas e com pessoas de seus dias atuais, tudo misturado com a presença do estranho animal. Como se não bastasse tudo isso, ele ingressa em uma escola onde os alunos somem misteriosamente e logo depois voltam como se tivessem adquirido uma nova personalidade e passam a fazer parte de um grupo conhecido como o Círculo Noturno.

Bruno sabe que seus sonhos e este grupo estão ligados, mas o motivo não está claro, assim cria um plano para chegar ao fundo deste mistério e descobrir se existe algo, ou se ele está enlouquecendo.

Narrado em primeira pessoa, por Bruno, este livro apresenta um enredo sobrenatural ligado ao mito do lobisomem. Na trama baseada na misteriosa ligação do protagonista com esta criatura, o escritor  traz muitas situações que deixam o leitor ávido por respostas, mas peca por não esclarecer nenhuma parte do mistério. 

Ainda em relação a narrativa, Bruno divaga bastante e acaba muitas vezes prejudicando o ritmo do livro, quando estamos ficando ansiosos e aflitos, ele começa com muitas explicações, um excesso de descrições que tiram a emoção do momento, como neste trecho: 

"Ela colocou duas colheres de açúcar na xícara pequenina dela e depois colocou café da chaleira brilhante de metal. Em seguida pegou um pedaço de pão e colocou manteiga, depositando - o num prato branco de cerâmica."

O livro ganha ritmo a partir da metade, quando conhecemos o Círculo Noturno, confesso que a cada aparição ou menção ao grupo o clima fica realmente tenso e a sensação de perigo é algo que assombra os personagens. 

Eu gostaria que pelo menos algumas respostas, ou pelo menos menos uma pequena ligação entre tantos acontecimentos tivesse sido apresentada. Gostei do Bruno, ele é engraçado, bem como outros personagens da história. Eu criei milhares de teorias, até mesmo que os sonhos representam outra vida do jovem, mas não consegui saber se estava certa.

O livro tem sequência e espero que a história amadureça, a premissa é muito boa, acredito que por ser o primeiro livro de Thiago Pined, podemos esperar seu crescimento, ele é criativo e tem tudo para fazer desta história, uma grande saga.


2leep.com

23 comentários:

  1. Ah que legal *-* É difícil ver por aí uma resenha de livro independente, gostei bastante da sua. E esse livro é um dos que eu quero ler. Agora que sei como é a história deu mais vontade ainda *-*
    Acho que ele só não revelou o mistério porque vai ter sequência. Também não gosto muito da narrativa exagerada que tira todo o clima, mas vou dar uma chance. Quem sabe, né?
    Adorei a resenha :}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que essa tenha sido a intenção do autor, mas acho que esclarecer algumas partes teria sido melhor.
      Bjos!

      Excluir
  2. Oi, flor.
    Tudo bem?
    Adorei sua resenha.
    Não conhecia esse livro, mas a história me chamou atenção.
    Eu sempre gostei do gênero sobrenatural, e adoro livros que tem sequencia, então esse é uma boa pedida rsrs
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kezia! Se aprecia a temática acredito que vá gostar. Bjos!

      Excluir
  3. Oi Cida!!!
    Poxa achei bem legal essa estória, mas descrições demais me tiram um pouco a paciência... Mas vamos ver a continuação, vou deixar de stand by =D
    bjocass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de detalhes Fê, mas neste caso, por ser em primeira pessoa, prejudicou o ritmo.

      Excluir
  4. Não me interessei muito pelo enredo do livro, mas gostei da sua resenha.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  5. Oii flor!!
    Poxa, imagino que deva ter sido um pouco frustrante ter tantas perguntas e nenhuma resposta, não é? Fico chateada quando o narrador descreve objetos e lugares com muito cuidado, acho isso uma besteira, que acaba cansando o leitor. Pois eu pouco me importo se a colher é de metal, ouro ou prata, e muito menos se ela é grande é pequeno, rs, então isso acaba parecendo que apenas quer encher linguiça, sabe?
    Enfim, o livro parece interessante, mas a narrativa e as questões que ficaram em aberto não me animaram muito.
    Beijoo!

    ResponderExcluir
  6. Achei o livro interessante, mas senti que ele é meio forçado, sei lá.
    Mas em resumo, o livro parece ser bem escrito e muito bom.

    Bjão Cida!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi amore, adorei a capa desse livro, mas não pretendo ler esse não, ultimamente estou com tantos livros na fila de espera que eustou na procura por livros independentes, já que hoje em dia qualquer livrnho o povo faz séries né....

    Beijiinhos da Táta


    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br/
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cida!
    Adorei a sua resenha!
    A estória parece ser bem legal!
    Beijos!
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Mitos é sempre um prato cheio de descobertas e intrigas.
    Achei a capa super linda e a estória parece ser bem interessante, eu leria sim. Só me falta dinheiro e tempo rs.
    Adoro as novidades literárias que vc mostra aqui.
    Resenha - Sem Clima para o Amor.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    não conhecia o livro. (Acho que estou dizendo mto isso ultimamente rsrs) parece ser bem interessante, mas ainda estou na duvida se leria

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida, acho um sério problema os autores que fazem séries e deixam o primeiro livro com várias coisas sem solução. Tudo bem, gosto de séries, mas acho que as explicações têm de vir junto do que as provocou, depois sei lá, inventa outra história. rsrs Simplesmente me irrita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida!
    Quanto tempo!! Eu gosto de estórias sobrenaturais, mas de modo direto, sem divagar como vc mesma falou. Adorei a resenha e desejo sorte pro autor^^
    Beijos
    Saudades
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida!
    Eu adoro livros que envolvem mistério, mas é importante haver resposta para as questões levantas pelo autor senão o leitor fica perdido na história. Eu fiquei curiosa com o livro, o protagonista parece ser muito legal. A capa é muito bonita! *.*

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro!! Parece ser bem interessante, com uma temática bem legal. Parabéns pela resenha!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida!
    Menina, você acelera mesmo nas leitura, hein?! rsrs
    Eu não conhecia o livro e nem fiquei muito interessado. Concordo com você que, excesso de informações prejudica muito no ritmo da leitura. Principalmente em livros como esse.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê! Eu consegui ler muito em novembro, foi bom pois minha fila anda enorme.

      Bjos!

      Excluir
  16. Oi Cida!
    Adoro histórias sobrenaturais, então já gostei do livro ;)
    A capa também é linda.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  17. OLá Cida,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, achei interessante e gostei da capa...parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  18. Olá, Cida!
    Não tenho certeza mas acho que já vi esse livro em algum lugar. A sinopse é bem legal, a capa contribui bastante. Mesmo que eu ainda não tenha lido o livro, confesso que já estou com algumas perguntas em mente e provavelmente algumas respostas, ou não.

    Parabéns pela resenha!
    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/
    O blog está de cara nova, dá uma passada por lá e comenta!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!