{Resenha} Noites de Tormenta

Título Original: Nights in Rodanthe
Autor(a): Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito       Páginas: 172
Lançamento: 2008            ISBN: 9788599560518


Aos 45 anos, Adrienne Willis repensa toda a sua vida quando o marido a abandona por uma mulher mais jovem. Com o coração partido e em busca de descanso ela segue para a pequena cidade de Rodanthe, na Carolina do Norte, para cuidar da pousada de uma amiga,  mas quando uma tempestade terrível se aproxima, Adrienne começa a achar que sua fuga perfeita está arruinada - isso até a chegada do novo hóspede, o Dr. Paul Flanner.
Aos 54 anos, o médico chega a Rodanthe para repensar sua profissão e relação com a família. Agora, em meio à tempestade que os cerca, os dois seres feridos procurarão conforto um nos braços do outro - e esse único fim de semana despertará sentimentos que irão acompanhá-los pelo resto de suas vidas. 
Uma história de amor suave e sensível, que nos faz acreditar na possibilidade de amar novamente.

Quando peguei este livro, estava um pouco receosa, pois já li várias resenhas dizendo que não se trata do melhor trabalho de Nick, pode até ser que não seja o melhor livro do escritor, eu não li todos e não posso afirmar,  mas no meu caso, foi uma ótima leitura, como diz minha amiga Elis, do Arquivo Passional, li em uma sentada só. Sentei e devorei Noites de Tormenta.

Este livro não traz nada de novo, pelo contrário, apresenta uma história de amor e superação, que poderia ser vivida por mim, por você, por qualquer um de nós, talvez por esta razão seja uma leitura tão gostosa, é  próxima de nossa realidade e fica fácil identificar -se com os personagens.

Adrienne é mãe de três filhos, quando sua filha perde o marido aos 30 anos, entra em uma profunda depressão e na tentativa de ajudar a filha a superar a dor, ela resolve contar à moça algo que viveu 14 anos atrás, em uma viagem Rodanthe...

Conhecemos a partir deste momento Adrienne e Paul, pessoas que surpreendidas pelo fim de um longo casamento, tiveram suas vidas transformadas.
Ele foi um jovem pobre, que com muito esforço e trabalho conseguiu reunir uma pequena fortuna, porém sua família ficou em segundo plano, perdeu todo e qualquer contato com seu filho e foi deixado por sua mulher. Assim Paul percebeu  que não tinha mais ninguém, estava sozinho e precisava urgentemente dar uma guinada na vida e reaproximar -se de seu filho.
Para Adrienne o divórcio trouxe muitas dores, trocada por uma mulher mais jovem, sua auto - estima evaporou, ela passou a viver os dias por viver, sem esperança e sem um sorriso no rosto.
Então o destino quis que essas duas pessoas viajassem para uma pousada a beira mar e lá se conhecessem, quando seus olhares se cruzaram, algo agitou -se dentro de cada um; imensamente atraídos um pelo outro, desenvolveram imediatamente uma enorme cumplicidade, em poucas horas, eles haviam falado de suas vidas e mostrado seu lado mais intimo, como jamais haviam feito com qualquer outra pessoa.

Talvez em um dia qualquer, na rotina de suas vidas, eles nem fossem amigos, mas naqueles cinco , dias naquela praia, sofrendo com seus problemas, eles foram amigos, e mais ainda, amaram -se para toda uma vida. Adrienne e Paul conseguiram encontrar a si mesmos, após aquele período juntos.

Em cada diálogo destes dois personagens, podemos identificar situações bem corriqueiras, podemos ver a história de um amigo, de um vizinho, ou até a nossa, pois o livro fala sobre amor, este sentimento universal que nos cerca, que buscamos, que damos e que compartilhamos, é difícil não se emocionar enquanto acompanhamos Adrienne e Paul, ele dividem não só sua viagem conosco, mas as experiências  de toda uma vida.
A cada página várias perguntas surgiam, embora o final tenha sido o que imaginei, você acaba criando outros bem diferentes. Nick poderia ter escolhido diversos desfechos para Noites de Tormenta, pode ser que alguns não gostem deste, mas na minha opinião, não poderia ser outro, mesmo eu tendo chorado muito, foi o final que casou com a proposta inicial.

Adorei os personagens, não teve nenhum que me desagradou. O cenário é maravilhoso, a maneira como Rodanthe é descrita deixa qualquer um apaixonado, quem não gostaria de estar em ótima companhia, em um lugar deserto e romântico, em uma noite de tempestade, em uma noite de tormenta?

Eu recomendo esta viagem de cinco dias, ao lado de Adrienne e Paul.





2leep.com

39 comentários:

  1. Boa noite Cida,

    Só li dois livros do autor e o segundo terminei essa semana e ainda não postei resenha, mas gostei e pretendo ler os demais...parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco!
      Também estou começando com o autor agora e gostando bastante.

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha Cida! Estou ansiosa para ler Noites de Tormenta! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. toda vez q eu vejo um livro desse autor me da votnade de ler.
    nunca li nada dele.
    adorei a resenha ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita a dica e começa por este.
      Bjos!

      Excluir
  4. Ainda nao li nada desse autor e nem tenho curiosidade.. O estilo emoções lindas e tragedia no fim são tipicos rsrsrsrs
    Um dia vou ler, principalmente por saber que se trata de historias comuns, que pode acontecer com a gente mesmo, mas não por agora hehehe

    Adorei sua resenha! SUper linda!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensava assim Flavia, até que dei uma chance e fiquei encantada.
      Bjos!

      Excluir
  5. Oi Cida, acho que o Nick tem este dom, pode não ser uma das melhore leituras, mas ele nos prende sempre até o fim. Este eu ainda não li.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, eu li o livro há algum tempo e também gostei dele. Claro que ele não tem nada demais e segue aquela receita que consagrou Nicholas, mas eu adorei, mesmo assim. E é impossível não chorar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia!
      Quem não chora com uma boa história de amor.Eu não resisto.
      Bjos!

      Excluir
  7. Oi Cida!
    O Saparks nunca me decepcionou e com Noites de Tormenta não seria diferente,adora ler as tuas percepções com relação a leitura.

    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Cida! Ainda não li nenhum livro do autor, dizem que é tão bom!
    Imagino que deve ser o tipo que faz alguém morrer no final pra fazer a gente chorar kkkk'

    Talvez eu comece lendo Sparks por esse livro.
    Ótima resenha,
    beijão!

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida!
    Esse livro é realmente muito emocionante, revivi essa emoção ao ler sua resenha. Acho que o grande trunfo do Sparks é fazer personagens extremamente reais, como você disse, pode ser você, eu, um amigo, um vizinho... e é impossível ler um livro dele sem tirar uma mensagem positiva de vida.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, acho que a identificação com os personagens é fundamental para uma boa leitura e ele consegue fazer isso.
      Bjos!

      Excluir
  10. Puxa, minha coleção no Nicholas ta boa aqui.. oaksoas Livro bom e rápido... nesses o nicholas acerta, agora a Escolha foi terrivel. oaksoas

    beijos

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou ler A Escolha, espero gostar. Bjos!

      Excluir
  11. Adorei a resenha, Cida!
    Ainda não li nenhum livro do Nicholas... mas Noites de Tormenta parece bem legal, gostoso de ler e que nos faz pensar... deu vontade de ler!
    Bjus!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty! Este é o segundo que leio, até o momento tenho gostado do trabalho dele.

      Excluir
  12. É dificil um livro do Nicholas Sparks não ser bom
    eu já li esse e amei, tbm fiz resenha dele.
    gostei bastante da sua resenha, ficou ótima.

    http://www.lostgirlygirl.com/

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Oie Cida :)
    Sou uma assumida viciada no Sparks, ainda não li esse livro. Está na minha lista de desejos, mas sempre que vou comprar algo esqueço dele... Vou por um aviso em amarelo aqui no PC pra não esquecer, hehe.
    Sua resenha, ótima como sempre, me deixou mega curiosa para lê-lo.

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre esqueço O Milagre, nem sei porque.Bjos!

      Excluir
  14. Oi, Cida!
    Eu sou apaixonada por Nicholas Sparks, ele é meu autor favorito! Desejo muito ler este livro!
    Linda resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erica! Ele está entrando para minha lista aos poucos. Bjos!

      Excluir
  15. Oi Cida!
    Adoro "Noites de Tormenta". Um dos melhores livros do Nicholas que eu pude ler. Estou lendo a versão em inglês do livro e adorando também. E que bom que você curtiu.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este eu sabia que você ia gostar, obrigada.

      Excluir
  16. Eu só li Um Amor para Recordar do Nicholas Sparks e fiquei bastante decepcionada porque achei o filme bem melhor mas quero ler outros livros dele pra ver se ele me conquista, só que eu tenho um grande problema com finais tristes e o final desse parece que não é muito feliz não né? :x suahsuahusa
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um pouco, mas é muito lindo assim mesmo.

      Excluir
  17. Esse não foi um dos livros que mais gostei do Nicholas Sparks, mas até que gostei dele, principalmente da descrição do lugar.
    Lembro como se fosse hoje o dia que li Noite de tormenta, também li rapidinho, mas como estava muito triste no dia não sei dizer se realmente me emocionei com a história ou se era pura tristeza heheeh
    O filme não me agradou muito =|

    Tourner la Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que uniu os dois, e então foi só emoção. Bem vinda! Bjos!

      Excluir
  18. Oi Cida!

    Aproveitei a visita para deixar o meu comentário....rsrsrs, gostei da resenha, o meu livro já está aqui do lado aguardando para ser lido. Eu tenho sorte por ter uma consultora expert em boas indicações de livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha quem está aqui!!! Viu que bom, e você ainda ganha elogios!
      Obrigada por aguentar e dividir esta minhas manias.

      Excluir
  19. É isso que acho incrível Cida, o livro não traz nada inovador mas ainda assim encanta e faz com que o devoremos em uma única sentada, rs.
    Adorei o livro, apesar de também não achar que seja a melhor obra dele.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Ah Cida, dizer que não é a melhor obra do Nick, não é o mesmo que afirmar que não é bom, já que as obras dele são maravilhosas, é preciso muito para estraga, não é mesmo? rsrsrs
    Tenho muita vontade de ler esse livro, gosto de romances com pessoas maduras. ótima resenha.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Um romance emocionante! Pena que teve um final triste. Muito boa resenha!

    ResponderExcluir
  22. Adorei esse romance! Uma história de amor tão bela com um final que não gostaria de ver.A resenha ficou ótima.

    ResponderExcluir
  23. Eu demorei um pouco para resolver ler esse livro, que já estava na estante há um bom tempo. Depois que comecei a ler, não parei mais. Amei.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!