Resenha - O Casamento


O Casamento
Título Original: The Wedding
Autor(a): Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 224
Lançamento: 2012
ISBN: 9788580410563
O advogado Wilson Lewis é casado com Jane há quase três décadas. Os dois já criaram três filhos e têm uma vida confortável e sem grandes sobressaltos na bucólica cidade de New Bern, na Carolina do Norte.
Porém, quando esquece seu aniversário de 29 anos de casamento, Wilson ameaça a aparente estabilidade da relação. Esse descuido é apenas a gota d’água em uma longa lista de decepções que sua negligência e falta de romantismo já causaram à esposa.
Com medo de que Jane não o ame mais e esteja pensando em deixá-lo, Wilson decide se aconselhar com o sogro, Noah, e mergulha de cabeça em um ambicioso projeto de um ano para reacender a chama de seu relacionamento.
Quando esses 12 meses estão quase no fim, sua filha Anna anuncia que vai se casar dali a duas semanas, exatamente no dia do aniversário de 30 anos de matrimônio dos pais. Agora que a hora da verdade está chegando, o evento se torna a oportunidade perfeita para Wilson descobrir se valeu a pena todo o seu esforço para que ele e Jane voltem a ser felizes.

Um romance maduro, mas que recomendo para pessoas de todas as idades.


O Casamento é um livro com uma proposta agradável para homens e mulheres de qualquer faixa etária, embora nos traga a história de uma união de trinta anos, traz também o frescor do primeiro olhar, do primeiro encontro, do primeiro amor...
O livro começa com Wilson pensando em toda sua vida com Jane, e tentando encontrar uma resposta para a seguinte pergunta:

"Será possível um homem mudar de verdade? Ou será que o temperamento e os hábitos constituem as fronteiras imutáveis de nossa vida?"

Esta questão surge para Wilson no momento em que seu casamento está em crise e ele enxerga o quanto foi ausente neste relacionamento. 
Viciado em trabalho, acreditou durante toda a vida que prover o sustento da família fosse o suficiente para conservar o amor de sua esposa e filhos, mas no dia que esqueceu o aniversário de seu casamento, sua esposa Jane, não foi capaz de suportar, por nem mais um momento, a falta de atenção do marido.

Esta não é uma situação incomum, muitas pessoas acreditam que bens materiais são o bastante para manter a felicidade, mas esquecem que as vezes tudo que alguém precisa é um gesto de carinho, seja um sorriso, um abraço ou alguém para segurar sua mão em um momento difícil. Muitas vezes afastamos quem amamos por causa de nossos atos, mas isso não quer dizer que seja por maldade, acontece que erramos, tentando acertar. E foi o que aconteceu com Wilson, ele queria o melhor para sua família, e achou que trabalhando muito, conseguiria isso, mas sua esposa, uma mulher extremamente romântica, não viu dessa forma, ela sentiu - se em segundo plano e a mágoa cresceu em seu coração.
Wilson ficou surpreso com o rumo da situação, e começou a enxergar o quanto havia sido displicente com Jane, e assim o medo de perder sua amada, leva esse homem a recriar seu modo de vida, e nos sábios e românticos conselhos de seu sogro Noah, ele encontra a inspiração para salvar seu casamento.

Uma história comovente, que mostra o quanto um amor pode ser imenso. Na luta por salvar seu casamento, Wilson narra sua vida, ele divide conosco cada um de seus sentimentos, desde a infância, passando pelos primeiros passos de seu relacionamento com Jane, depois de sua vida de casado criando os três filhos, até os dias atuais. Uma vida inteira nas páginas desse livro, não há como não se emocionar com este homem, pois por mais dificuldade que ele tenha em mostrar seus sentimentos, ele ama sua esposa e toda sua família, na beleza de suas palavras  fica claro o quanto todos são importantes para ele, mas infelizmente ele não sabia abrir seu coração.
Wilson vai tentar mudar e reconquistar Jane, e misturado com sua batalha pessoal, ainda teremos a preparação para o casamento de sua filha mais velha, Anna. Na correria do casamento, nas tardes a beira de um lago conversando com seu sogro, Wilson tentará encontrar seu caminho.
E digo mais, não esperem por algo comum, um final pré - fabricado, eu acreditei que tudo terminaria de uma forma, mas nas páginas finais, Sparks conseguiu me surpreender totalmente com uma reviravolta na trama,  que posso classificar como, maravilhosa.

Em relação aos personagens, Wilson, suas duas filhas e Noah, são muito cativantes e algo que achei muito interessante foi a impressão que Jane me passou, ela é citada como uma mulher muito romântica, mas achei ela fria e foi com os personagens que citei anteriormente, que realmente me emocionei. 

Um livro que recomendo para todos.

Agradeço à Editora Arqueiro por ter cedido este livro para resenha.





2leep.com

38 comentários:

  1. Oi Cida!!!
    Desde que este livro lançou estou de olho nele.
    Já li O Melhor de Mim, e sei como o autor escreve bem, e como costuma deixar a gente emocionada, e o mais interessante é ter um homem como personagem sofredor, o que não vem sendo tão frequente nos livro que ando lendo ultimamente
    Adorei sua resenha *-*
    Bjks
    Paty
    http://abajurdepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty!
      Ter um homem no papel de sofredor foi bem interessante, e realmente não é muito frequente.
      Bjos!

      Excluir
  2. Oi Cida
    Eu nunca entendi, por que eu nunca li nada do Nicholas Sparks. Mas há tanta gente que fala bem desse livro, que até penseo em começar a ler um livro do autor por este.
    Adorei o novo layout.

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas!

      Eu demorei a ler Sparks, e também não sei o motivo, já que ele é muito bem recomendado.

      Obrigada!

      Bjos!

      Excluir
  3. Estou com esse livro aqui na minha estante só esperando na fila das próximas leituras, estou ansiosa para lê-lo por que gosto dos livros do Nicholas! Me emocionei e gostei bastante de "O Diário de uma paixão", espero que aconteça o mesmo com "O Casamento".
    Gostei da resenha, me deixou mais curiosa pela história!

    Bjos,
    Verbologia Pink

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o livro anterior emocione mais, mas cada um deles tem sua riqueza.
      Bjos!

      Excluir
  4. OI Cida!

    Estou vendo muitas resenhas positivas do livro. Acho que o Sparks trouxe um tema que é bem presente em alguns casamentos.Deve passar uma boa lição. depois de ler as resenhas que fiquei sabendo que o Noah é o mesmo do outro livro.

    Bjs :D
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Effy!
      É o mesmo Noah, e garanto que ele consegue cativar o leitor.
      Bjos!

      Excluir
  5. Muito boa a sua resenha!
    Preciso ler logo esse livro! *-*
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  6. Poxa cidinha ta rapida hein...
    Nao comprei nada Cida da promo, to sem money :D

    E ae tudo bem?

    Poxa, estou lendo a escolha, ta bem legal, emocionante. Nicholas é foda neh... Beijos

    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gui!
      O que eu queria estava esgotado.

      Tudo bem e você?

      A escolha ainda não li, será o próximo dele.


      Bjos!!

      Excluir
  7. Oi Cida!
    Acredito mesmo que o Sparks tenha surpreendido com o final.O primeiro livro do autor que li foi O Melhor de mim e o final foi surpreendente com certeza.
    O Casamento está causando uma grande onda de resenhas positivas.Sparks conquistou novamente.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi!

      Eu gostei muito, foi o primeiro que li e já virei fã.

      Bjos!

      Excluir
  8. Sempre digo Sparks é Sparks. :)
    Querooo tanto esse livro, cada resenha aumenta minha vontade, vou deixar pra comprar na Bienal se der hahahaa...
    Respondendo o seu comentário no blog, na minha opinião o livro não acaba não, pq foi dele que saiu a série não ao contrário.
    Beijos
    Bruna - Livros de Cabeceira

    PS: Amei o layout novo :)

    ResponderExcluir
  9. Não curto muito os livros do Sparks, pelo menos, os que li não curti, mas esse livro tem uma ótima história. Vou já incluir em meus desejados. Adorei sua resenha, me conquistou!
    Muito bom seu blog, já estou seguindo. Visite meu blog se puder.
    Beijão!
    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um livro mais adulto, acredito que vai agradar muitas pessoas que não curtiam o escritor.
      Bjos!

      Excluir
  10. Adoro Sparks! Sei que iria gostar muito desse livro também. Como você disse é uma boa indicação para todas as idades. Ele sempre nos emociona,né?
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie, Cida :)
    Querida, gostei da tua resenha e fiquei com vontade de ler, verdade, pois não sou muito fã, tá nao posso dizer muito bem como me sinto em relacao a Sparks.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Os livros do Sparks são lindos!
    E esse também parece ser ótimo =)

    http://4demarco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida, não vejo a hora de ler este livro, como não li ainda o Diário da Paixão, já o separei para ler e depois dar sequência com este.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela resenha Cida! Estou ansiosa para ler O Casamento! Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Cida!
    Quando vi esse lançamento, fiquei doida. Nicholas é meu autor favorito, sou apaixonada por seus livros.
    Linda resenha, mal posso esperar para ler esse livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Cida :)
    Como vai?
    Eu gostaria de ler este livro...muita gente gosta do Sparks (eu só li uma obra) mas não sei,não estou num momento para ler Romances rsrs

    Beijos e bom final de semana

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandro, deixa anotado, quando você estiver afim de um bom romance, já sabe qual. Bjos!

      Excluir
  17. tem que ler Diario d euma paixão antes para entender né? já estão na minha wishlist =)

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler tranquila, dá para entender sim.

      Bjos!

      Excluir
  18. Eu quero ler...
    Adorei a resenha Cida!!

    beijosss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Estou louco para começar a leitura deste livro. Parece ser surpreendente.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha!!!
    Ah! E o visual do blog,então?
    P-E-R-F-E-I-T-O!!!!

    ADOREI!!!

    *-*

    ResponderExcluir
  21. So li um livro do autor "A escolha" e digo é maravilhoso, recebi esse livro de parceria com a arqueiro e em breve vou ler. Quanto tempo néh? Seu blog está mmmmeeeeeeeeeeegggggggggaaaaaaa maaaaraaavilhoooosooo, rsrsrsrs. E quantos seguidores :o, parabéns e espero que ele crescça mais e mais.

    Tem resenha nova http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos!
      Graças a Deus está indo bem.
      Obrigada!

      Excluir
  22. O livro Diário de uma paixão é um dos meus preferidos, e a minha ansiedade por ler o casamento é enorme, as resenhas que tenho lido até agora todas foram positivas, pretendo ler esse livro em breve.

    Beijos :)
    ummundodecomentarios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Quero muito.
    Eu ainda não li Diário de uma paixão. Queria saber como se dá a continuação.

    ResponderExcluir
  24. Oi Cida!
    O Nicholas consegue sempre nos surpreender com suas reviravoltas, mesmo quando a gente acha que já sacou o final tem alguma surpresinha escondida por ali...
    Amei sua resenha, muito sensível e gostosa. Achei a Jane pacata demais, e acredito a conduta dela no casamento também contribuiu para o afastamento que o casal enfrentava no início da história.
    Hummm, será que demora para lançar outro livro do Sparks??
    Beijos... Elis Culceag. www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  25. Sou apaixonadaaa por esse livro. Acho que sou a unica pessoa na blogsfera que ainda não teve a oportunidade de ler . =/
    Maiiis uma vez, minha ansiedade aumentou. Sua resenha está nota 10!

    Parabéns!

    http://leituraecrecimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Um romance maduro que é recomendado para todas as idades, traduz exatamente o que eu penso desse livro.
    Amo Nicholas de paixão, tenho quase todos os livros e vou ler todos rs
    Esse livro nos mostra que as coisas tem jeito sim e que basta você querer e ir atrás.
    Lindo, lindo, lindo.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!