O Diário de Suzana para Nicolas (Suzanne's Diary for Nicholas )


Editora: Arqueiro
Autor: James Patterson 
Lançamento: 2011
ISBN: 9788580410273
"Sozinha em seu apartamento, Katie abaixou a cabeça quando terminou de ler o diário encadernado em couro. Colocou-o sobre o banquinho de madeira ao lado da banheira. Então começou a soluçar.Sentiu o corpo estremecer. Jamais imaginaria o efeito perturbador que aquelas páginas poderiam ter sobre ela. A imagem de Suzana lhe veio à cabeça. Então pensou no pequeno Nicolas aos 12 meses de idade, com seus olhos azuis brilhantes.Por fim, visualizou Matt. Pai de Nicolas. Marido de Suzana. Ex-namorado de Katie. O que ela pensava de Matt agora? Não tinha certeza. Mas finalmente compreendia um pouco do que havia acontecido. O diário havia apontado pequenos traços do que ela precisava saber e lhe revelara segredos dolorosos de que talvez não quisesse tomar conhecimento.” (Trecho extraído do livro)    
Em o Diário de Suzana para Nicolas, temos a história de duas mulheres, que apesar de nunca terem se conhecido, tinham algo em comum, o amor pelo mesmo homem. Confuso?
De maneira nenhuma. Na verdade uma bela história de amor, não de um só tipo de amor, mas vários tipos de amo, o de uma mãe e um pai por um filho, o amor entre um homem e uma mulher, o amor entre as pessoas, mais conhecido como amizade.
Tudo começa com Katie, arrasada pelo fim de seu relacionamento com Matt. Um acontecimento tão inesperado que ela não consegue entender a razão de Matt, simplesmente lhe dizer adeus.
Katie conheceu Matt por meio de seu trabalho em uma editora de livros. Ela uma mulher independente, batalhadora, com uma carreira profissional brilhante. Ele um escritor, talentoso, encantador e muito charmoso. Uma combinação perfeita, uma atração imediata, um casal que conseguia combinar seus gostos e hábitos de maneira tão singular, que para aqueles que os conheciam, inclusive a própria Katie, logo eles estariam casados.
Então em uma noite, Katie prepara um jantar especial para seu amado, com a intenção de lhe fazer uma grande surpresa, o que ela não poderia imaginar é que a felicidade por ter encontrado um amor tão grande quanto aquele, iria se transformar em uma dor tão grande, pois naquela noite Matt rompeu o relacionamento deles, dizendo a Katie que não poderia mais continuar com aquilo.
Por que? O que levou Matt e tomar tal decisão?
A dor consome Katie de forma tão brutal, que ela chega ao ponto de cair em lágrimas no meio de uma multidão. Envergonhadela volta para casa e encontra um embrulho deixado por Matt. A vontade de jogar aquilo no lixo é grande, mas ela precisa ter suas respostas, precisa entender quem na verdade é o homem que ela ama.
O embrulho traz um diário, escrito por uma mulher de nome Suzana, para seu filho Nicolas.
Suzana, a mulher com quem Matt foi casado, a única coisa de seu passado que ele disse à Katie. Assim ao abrir o diário Katie mergulha no passado de Matt, Suzana e Nicolas.
Suzana, era uma jovem médica, que sofreu um infarto aos 35 anos de idade.
A doença faz Suzana refletir sobre sua vida, e ver o que realmente vale a pena, e o que deve ser deixado para trás, e quando seu namorado rompe com ela, alegando que após o infarto ela dificilmente poderá ser mãe, que ambos não tem mais nada em comum e que ele está apaixonado por outra, Suzana decide viver em uma cidade menor e mudar totalmente seu ritmo, tudo que importa agora é começar de novo, e aproveitar a vida que ela quase perdeu.
E assim, em sua nova vida, Suzana conhece Matt, o amor de sua vida, que torna – se seu marido e pai de Nicolas.
O diário, foi a forma que Suzana encontrou de dividir com o filho sua vida e a de Matt. O amor do homem e da mulher e o amor de ambos pelo seu querido filho.
Ao ler cada palavra escrita por Suzana, Katie conhece realmente o homem que ela ama, e que também é o homem que Suzana ama, e principalmente á admirar Suzana.
Vocês podes achar que Matt, é um canalha, que manteve uma amante e uma esposa, ou talvez imaginar que ele apaixonou –se por Katie e no final não teve coragem de dizer a nenhuma das duas a verdade, optando então por uma fuga silenciosa.
Não julguem nenhum destes personagens, antes de ler o diário de Suzana junto com Katie. Eu li de mente aberta, conheci duas mulheres de fibra, um homem de caráter, com um enorme coração e também vi que sempre vale a pena começar de novo, e buscar ser feliz.
James Patterson, consegue nos prender neste livro, de uma forma única. Com uma narrativa de fácil compreensão, o autor nos mostra o quanto temos que dar valor a nossa vida, que devemos nos importar em buscar a nossa felicidade, mesmo que para isso seja necessário parar e começar tudo do zero.
Que caráter, honestidade, amizade, solidariedade, devem estar presente em nosso cotidiano.
Mais que um livro, O Diário de Suzana para Nicolas, nos traz uma bela lição, que reproduzirei aqui com as palavras da própria Suzana para seu filho.

“Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas – família, saúde, amigos e integridade – são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a história das cinco bolas você terá começado a atingir o equilíbrio em sua vida. 
Nicky, eu finalmente compreendi.”(Trecho extraído do livro)


E se vocês quiserem saber quem Matt realmente amava e se eles conseguiram ficar juntos, ou se ele foi capaz de enganar duas mulheres espetaculares como Suzana e Katie, leia este livro, ou porque não dizer, este diário.



2leep.com

9 comentários:

  1. Nossa, tenho tanta vontade de ler esse livro. Leio tantas resenhas positivas sobre ele, sua resenha só me fez ficar com mais vontade ainda de ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran leia sim e com uma caixinha de lenços de papel de seu lado.

      Depois me fala o que achou.

      Beijos.

      Excluir
  2. Cida, Parabéns pela resenha!
    Seja muito bem vinda a esse mundo maravilhoso dos blogs literários e suas leituras intermináveis e prazerosas. Adorei quando vc me disse que finalmente criou coragem pra fazer seu blog! Acho que vc tem muito a dividir com todos nós. Quanto ao livro, eu já li e confesso que esperava um pouco mais do autor. Apesar de ser uma boa estória, acho que o estilo romântico ainda não ficou bem definido pro James Patterson. Nos Policiais ele é melhor... Mas isso é uma analise completamente pessoal minha. Vale a pena ler o livro sim!
    Bjs!
    Paulinha
    memyshelfandmybooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre gostei de ler, mas participar mais ativamente deste mundo, estava difícil por falta de tempo, trabalho, faculdade, e tantas outras coisas. Mas agora estou mais livre,sei que é um trabalho sério, mas ao mesmo tempo um prazer. E nossas conversas via twitter, só foram me deixando com mais vontade de entrar nesse mundo blog.

      Foi o primeiro livro deste autor que li, não tenho a visão dele em outro estilo. Mas isso que é bacana, cada um tem uma opinião diferente, e aqui podemos dividir isso.

      Paulinha, beijos e obrigada pelo apoio.

      Excluir
  3. Linda a resenha, se o livro realmente foi o que foi dito, é muito emocinoante.
    Parabéns, ficou muito bom!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jayme, vale a pena conferir este livo sim.

      Beijos.

      Excluir
  4. Oi flor, obg pelo convite pra conhecer teu blog, muito fofo!
    Eu sou louca pra ler esse livro, espero que este ano eu consiga finalmente lê-lo, pois já li tantas resenhas boas dele.
    Parabéns pela resenha e muita sorte com o blog viu! Bjão...

    http://lerepensaresocomecar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse foi um dos livros mais lindos que já li! E o que li mais rápido.
    Chorei de soluçar com o final!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu adorei essa resenha. Esse livro parece ótimo. Fiquei intrigada para saber o no fim de qual era a do Matt.

    Vou adicionar esse livro a minha lista.

    http://lapiselivros.blogspot.com.tr/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!